Páginas

2/09/2009

A FORÇA DOS PEQUENOS


Um dia o leão reuniu os animais da floresta e deu a seguinte ordem: Todos os animais, de qualquer gênero, de qualquer espécie e tamanho, devem reconhecer o leão como rei.
Ouviu-se um murmúrio geral, depois uma pequena voz se fez ouvir. Era a porta-voz das formigas guerreiras.
- Nós não aceitamos. Os nossos antepassados nos deram uma rainha e nós obedecemos somente às suas ordens!
O leão, com um rugido furioso, respondeu: - Tereis a vossa punição!
Em seguida todos se dispersaram. No fim da tarde, os filhos do leão caçaram um porquinho e o esconderam numa moita. Enquanto foram convidar o chefe para banquetear-se com o porquinho, as formigas se reuniram tão numerosas que cobriram a savana. Devoraram o porquinho e se dispuseram em ordem de guerra.
Ao pôr do sol o leão chegou majestoso com sua família. Então o exército das formigas entrou em ação. Os insetos caíram aos montes das ervas e das folhas ou subiam pelas pernas dos azarados. Os ferrões atacaram no focinho, nas orelhas, nos olhos, nas narinas...
Os leões, rugindo de dor, jogavam-se ás cegas contra as plantas, rolavam no chão inutilmente... Na manhã seguinte, um abutre, passando em vôo rasante, viu ali a ossada da família que havia pretendido impor-se sem efeito como rei absoluto de todos os animais. A lição foi fácil: os poderosos nunca devem desprezar a força dos pequenos unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário