Páginas

8/13/2009

CONCLUSÃO: AMARRAÇÃO, LÓGICO!


Qual o nome mais atrativo para uma cidade turística: Luis Correia ou Amarração? Amarração, lógico! Quando ouvimos ou lemos algum questionamento sobre o nome que deveria se chamar a cidade de Luis Correia, percebemos que em um ponto todos concordamos: a denominação de origem do povoado é Amarração. Em 1935, foi mudado para Luis Correia a fim de reverenciar uma família importante e política de Parnaíba, quando Luiz de Moraes Correia, após falecimento (1934), foi homenageado com o nome do povoado. Jurista, sociólogo, professor etc., apesar de nascido em Parnaíba, residia na cidade de Fortaleza desde os 20 e poucos anos. Vinha periodicamente passar férias na Praia de Amarração; que ainda não era cidade e por ser distrito de Parnaíba, à época, poderia ser avaliada como um logradouro. Embora considerado um cidadão autêntico, digno de admiração e tenha ocupado cargos importantes e funções de relevo no Estado do Ceará, não existem relatos sobre benefícios para o povoado de Amarração que justifique o mérito. Na ocasião da mudança do nome, os que eram partidários coligados ao lado político da família se posicionaram a favor, já os que tinham outra disposição política, além dos que simplesmente gostavam do nome original, ficaram contra. Estas divergências causaram inúmeras decepções aos que queriam manter o nome Amarração. Em 1939, o povoado recebeu autonomia mantendo o nome de Luis Correia como cidade, mostrando a importância e a força política da família. A maioria dos moradores do novo município não era alfabetizada, tendo pouco conhecimento, o que facilitou a imposição do nome, o que gerou mais polêmica em torno do assunto.
Na época, a cidade de Parnaíba estava preparada para continuar uma era progressiva com porto marítimo na Amarração, ferrovia que chegava até a Amarração, estradas e aeroporto. Coincidentemente, mesmo com opções de desenvolvimento, muitos parnaibanos quiseram partir para outras regiões e estados. Parecia que parte da energia de Parnaíba estava desaparecendo junto com o nome de Amarração. Neste período, deu-se início o grande êxodo de parnaibanos que resolveram ir à busca de oportunidades em outras cidades do Nordeste e Sudeste do país, estagnando a economia local e transformando nossa região na terra do já teve, do já foi e do já era. Hoje, junto com a possibilidade de retornar a ser Amarração, a esperança de desenvolvimento volta a aparecer, para toda região, oferecendo opções variadas de desenvolvimento econômico, turístico e social. O momento oportuno de voltar a ser a cidade de Amarração é agora. A nova geração deve crer na mudança de nome como um atrativo que irá gerar melhoramento da imagem turística e, consequentemente, o perfil econômico, com mais emprego, beneficiando também as questões sócio-culturais dos habitantes de Luis Correia.
Não é só pelo sabor poético que gerações procuram resgatar nosso bonito e original nome; o objetivo maior é recuperar nossa identidade. Se Amarração fosse um nome qualquer, fraco e sem sentido, talvez o atual tivesse “pegado” e não existisse questionamento. O nome Amarração foi tirado da história da cidade para que fosse esquecido, excluindo também o nome de uma praia que tinha o nome de Amarração, visando à completa absorção do nome Luis Correia. Para conquistar a simpatia do novo nome, mudaram o significado de Amarração: em vez de ancoradouro, transformou-se em “amarrar e não deixar ir para frente”. Contudo, o povo nunca esqueceu e continua a acreditar na energia do nome original. Percebe-se que o nome de Luis Correia como cidade nunca foi vontade do povo durante o transcorrer desses 74 anos. No entanto, como as gerações passadas não possuíam poder político para intervir na mudança do nome, bem como não apresentaram argumentos suficientes a fim de reverter à nova denominação do município, cabe a nós, uma geração privilegiada devido o fácil acesso às informações, alcançar este objetivo.
É um fato corriqueiro mudanças de nome e divisões territoriais de países, estados e municípios que sucessivamente deixam ultrapassadas as publicações que circulam no mundo inteiro promovendo as mudanças que o momento oferece. A Iugoslávia e a União Soviética foram fracionadas em vários países. No Brasil, dividiu-se o Estado de Goiás e Mato Grosso. Existem projetos para dividir os Estados do Piauí, Maranhão, Pará e Bahia. O Estado da Guanabara deixou de existir e a cidade do Rio de Janeiro substituiu Niterói como capital do Estado do Rio. Parnaíba dividiu sua área com as cidades de Ilha Grande e Bom Princípio, quando emancipadas. Note-se que Amarração (Luis Correia) também era território parnaibano que, já emancipada, dividiu seu território com Cajueiro da Praia. Não seremos os primeiros e nem os últimos a deixar as publicações desatualizadas.
Dr. Lauro Correia, na condição de sobrinho de Luiz Correia e sendo o maior defensor do nome atual, na sua contestação ao projeto Amarração (ver O Piagüí impresso, Edição. março 2008) reconhece a dificuldade de se divulgar o turismo da cidade de Luis Correia e fez a seguinte colocação: “as agências de turismo de Parnaíba e todas as regiões do Brasil oferecem pacotes turísticos para Lençóis Maranhenses (MA), Delta do Parnaíba (PI) ou Jericoacoara (CE), sem falar, incluir ou citar Luis Correia, que é uma cidade litorânea, e, obviamente se necessário, citam nossa querida PARNAIBA- Portal do Delta, Princesa do Igaraçu ou Rainha do Delta. Os agentes de turismo inteligentemente se referem às excelentes praias do Piauí, a saber: Pedra do Sal, Atalaia, Coqueiro, Macapá [...] A Amarração (Luis Correia, grifo meu) não é citada, pois não é necessária a inclusão, uma vez que o TURISMO aqui se pratica nas praias, no contato com o mar e não nas cidades”.
Nota-se que após 70 anos de cidade autônoma, mas sem identidade, precisamos usar nome de praias, cidades ou outras localidades já reconhecidamente consideradas turísticos, para participar do roteiro turístico regional. A independência é mais que necessária: deve-se deixar de ser apenas um balneário e ser considerado um logradouro. Por falta de um nome atraente, muitos visitantes sempre dizem estar em Parnaíba mesmo estando hospedado na cidade de Luis Correia. Com o nome inspirador de Amarração a divulgação nas agências de turismo em todo o mundo, ficará mais fácil, por ocasionar mais interesse, ao contrário do nome de uma pessoa como denominação de cidade, dificultando a imagem de turismo. A justa homenagem a Luiz Correia durante aproximadamente 74 anos é mais duradoura que sua vida: 52 anos. É o momento certo de promovermos esta mudança. O ciclo do já teve, do já foi, e do já era já terminou. Depende, agora, de nós mostrarmos à nossa juventude as inúmeras oportunidades com o advento desta mudança, assim eles começarão a pensar em permanecer aqui. Vemos há muito tempo nossos jovens, nossa força produtiva ir embora por falta de empregos ou em busca de educação de qualidade. Com a renovação de idéias e das forças produtivas, o progresso local será inevitável, e o amor e a fé na região serão renovados continuamente.
Respeitamos a pessoa de Luiz de Moraes Correia; não questionamos sua integridade, seu caráter muito menos seu exemplo extraordinário de cidadão digno de admiração, quando se sugere a mudança do nome da cidade para Amarração. Apenas sugiro como morador que ama sua região, mostrar alternativas que possam viabilizar o crescimento turístico do local. O nome atual não é atrativo. Por não ser atrativo não está em nenhuma agência de turismo. A população local é que deve decidir através de um plebiscito continuar a homenagear Luiz de Moraes Correia, ou resgatar o seu nome de origem: AMARRAÇÃO. Caso voltemos a ser Amarração, Luiz Correia poderia ser homenageado com algum logradouro, como sugestão, um grande bairro. Uma campanha educacional, com ampla divulgação entre a população, onde cada lado apresentara seus motivos, até pouco tempo atrás desconhecidos da população, é o meio mais democrático. Esperamos ver um dia realizado nossos sonhos de sermos mais prósperos, transformando a imaginação em oportunidades que um local com tanta energia positiva e condições de ser progressista pode nos oferecer. O importante de todo este debate é o fator que educa e trás conhecimento, pois não se trata apenas de mudarmos o nome, mas o que vamos construir através do novo.

* Por: Paulo Henrique Neves.
* Fonte: www.opiagui.com.br

Um comentário: