Páginas

12/29/2009

PEIXE BOI I...


Não existe nenhuma covardia, pois meu nome foi colocado apenas o administrador do blog não publicou, e parece que o distinto não entendeu nada ou leu apenas superficialmente, pois o que estamos defendendo é a convivência dos caiçaras com o peixe-boi, e na RESEX, é a forma ideal, pois na área a ser criada como Refúgio de Vida Silvestre, a legislação é uma, e que tal UC não cabe neste caso, mas a RESEX é perfeitamente viável, pois vai permitir através de um PLANO DE MANEJO aprovado com a participação das populações nativas, em nada iria mudar a atual realidade, mas sim melhorá-la.O que não se pode admitir é que um empresariado lucífugo, que somente vê $$$$$ em detrimento do meio ambiente, pois para tal não tem escrúpulos em promover o consumismo exarcebado de produtos industrializados, que geram com seus resíduos sólidos a degradação ambiental, promovendo sujeiras e doenças entre estas populações, como se vê no próprio Delta, na Pedra do Sal, na Atalaia, Peito de Moça, Coqueiro da Praia, este é o mau exemplo do afã empresarial, e é só seguir em frente e veja o que encontramos nas questão lixo poluente e contaminante.
Sugiro que a questão não seja levada para o lado pessoal, pois aqui se trata de outra coisa, e, quem leva para o pessoal, prova que não tem argumentos e n em conhecimento, portanto mantenhamos o nível da discussão em alta, e vamos apresentar propostas, por exemplo:
Na RESEX, é perfeitamente possível a reestruturação dos atóis que foram quebrados pela pesca predatória do ARRASTÃO MECÂNICO, através dos barcos industriais, que agora não mais vemos em nossas águas, pois dentro do preceito empresarial brasileiro, é explorar, destruir e depois simplesmente sumir.
O que o distinto não sabe, dentro deste fisiologismo que mostra, é que os estuários a serem preservados, são berçários do Panaeus schimit, dentre outras espécies, e que a carcinocultura como é feita sem observar todas medidas de segurança, compromete as espécies, que por sua vez fazem parte deste ecossistema, no que se refere à formação de parte dos bentos que asseguram a produção de algas e outras plantas marinhas, alimento do peixe-boi.
Assim, é possível que se invista nos conhecimentos seculares dos quais são conhecedores as populações que vivem da pesca no litoral, ou seja, a recuperação das áreas degradas, com a formação de pesqueiros e metodologias alternativas de pesca que não sejam redes ou instrumentos que coloquem em risco o nosso peixe-boi, pois recursos estão disponíveis no FNMA
Bem vamos em frente, pois é a vida que segue, vamos caminhar.
Peço-lhe que ouça a mensagem do Pajé Benki Ashaninca, que hoje é o coordenador do Movimento pela Unificação das Nações Indígenas do Brasil, pois é um jovem de grande sabedoria adquirida na Mãe Natureza.

* Por: Teófilo Maia - Parnaíba/Pi.

Um comentário:

  1. Realmente o que estão querendo é bancar PAGÉ para mandar em Índios.. de seus escritórios com ar condicionado, queimando petróleo, fumando, bebendo, telefonando, consumindo energia, poluindo, recebendo diárias.. enfim, se dando bem, vivendo das benesses do mundo desenvolvido o que querem é simplesmente é poder, é mandar, dizer quem vai fazer o que, fazer de abestado nosso povo, acredite sabemos SIM o que é que vocês estão querendo... é DEFENDER PARA VOCÊS, EM NOME DA FAUNA E DA FLORA (altruismo??...), Desprovidos de razão, passou na TV CULTURA uma reportagem sobre a GRANDE RESERVA ESTRATIVISTA CHICO MENDES...pra sua informação, sabe qual é a principal atividade para a sobrevivencia da população extrativista local? Seringueiros, ìndio, mamelucos, Caiporas, e todas nomenclaturas de seres humanos??? É A CRIAÇÃO DE GADO NA RESERVA... SIM CRIAÇÃO DE GADO EXÓTICO, OS MORADORES DA RESERVA SABEM QUE NÃO SE SOBREVIVE SÒMENTE DO EXTRATIVISMO...por mais romântico que isso possa parecer,então, antes de virem com esta conversa fiada e mal disfarçada de que pretendem melhorar as condições dos pescadores e caiçaras blá...blá e mais blás...é fácil falar qdo não se precisa fazer, quando OUTROS pagam pelo seu salário, pelo seu footprint..pretenciosos, acham que catar caranguejo no mangue é muito bom..para isso querem sentenciar a esta e as futuras gerações a fazerem sòmente isso... todo pai de família caiçara, pescador, indio, e outros, gostariam de ganhar a vida como vocês, recebendo salário pago por quem produz, por quem gera riquezas nesse país, esse pseudo ambientalismo radical é instrução é ORDEM de além mar, por ong´s que servem ao Capitalismo, aos donos do mundo que adestram simpatizantes para a causa ambiental, impedindo o desenvolvimento e melhoria de vida em nações do 3º mundo,para evitar que outros possam viver a vida como estes e assim causar mais poluição no Planeta, ao que será que estes "naives" culpam o fracasso da COP 15? porque não defendem os SIOUX? NAVAJOS? CHEROKEES?? ou as matas europeias? onde fica a floresta de Sherwood onde viveu Robin Hood??...tolos, nós queremos viver com dignidade,com DESENVOLVIMENTO e SUSTENTABILIDADE.
    -Voltando ao Peixe Boi, acredite VOCÊS SÃO HOJE A MAIOR AMEAÇA A ESTE ANIMAL, pois estão gerando uma INSEGURANÇA MALDOSA E DESNECESSÁRIA, o Peixe Boi está protegido e se reproduzindo como até mesmo vocês atestam, vocês estão QUEBRANDO ESTA HARMONIA DO PESCADOR COM O PEIXE BOI, e talvez até mesmo colocando em Risco toda esta conquista, não será isso intencional?? Pra depois culpar alguém?? nesse sentido, se ocorrer qq incidente, vocês deverão responder às Penas da Lei por esta pretenciosa e insana sandice, prepotencia e irresponsábilidade de quem se supõe estar acima da Lei ou ser a Lei.
    -Democracia é respeito aos Direitos e Deveres, à ordem Jurídica.
    -Só pra corrigir ""distinto"" não é panaeus e sim PENAEUS... a proteção desse estuário é responsabilidade de vocês, para isso são pagos, alegam que não tem condições para fiscalizar.... isso porque estão de mais preocupados com firulações aqui e acolá,deixando de lado suas responsabilidades e pelas quais devem responder,dizer que não é responsabilidade de fiscalizarem os lixões que contaminam TODO O AMBIENTE é uma clara demonstração da incompetência e omissão no exercício da função.
    -Ao invéz de ficarem tentando se darem bem, porque é que não vão trabalhar e usam as instalações do Peixe boi doadas pelo Governo do Estado e pagas pelo povo pra trabalhar?
    -Afinal o que é que o funcionário designado para o Peixe boi faz dando expediente em Parnaíba??
    -Não teria que estar na área do Cajueiro trabalhando? Porque é melhor é?? Vão trabalhar, façam o muito que está largado, tem muito pra fazer ao invéz de agirem contra os interesses do nosso povo e da nossa gente,estes que com impostos pagam os seus salários?
    Hipólito Augusto.-

    ResponderExcluir