Páginas

12/09/2010

Cajueiro da Praia vai realizar Regata de Canoas à Vela Peixe-boi

            O cantinho do Peixe-boi no Piauí vai estar em festa neste próximo domingo (12). O município de Cajueiro da Praia, conhecido pela reserva de quase 11 hectares vai comemorar o aniversário da cidade de 14 anos, com diversas atividades. O evento leva o nome do anfitrião da casa, para lembrar a importância da preservação, 'IX Regata de Canoas à Vela Peixe-boi'. O evento que completa 10 anos de tradição, terá desde competição de ciclismo à regata e corrida de jegue. As atividades têm iniciativa da base Multifuncional do Centro Mamíferos Aquáticos, centro de pesquisa ligado ao ICMBio - (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em parceria com a Colônia de Pescadores de Barra Grande Z6 e o apoio da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia. Segundo a analista ambiental, Patrícia dos Passos, a comunidade e pescadores convivem perfeitamente com a preservação do animal, logo a reserva não apresenta pesca incidental e nem morte de peixes-boi por encalhamento. O Projeto Peixe-boi Marinho de Cajueiro da Praia tem como objetivo trabalhar para a proteção do peixe-boi marinho, mamíferos aquático mais ameaçado de extinção do Brasil e patrimônio natural da cidade. “A área é bem preservada, um caso bem particular. Historicamente os pescadores não possuem conflito com a espécie, a convivência é harmoniosa. O estuário é preservado, conservando o habitat do peixe-boi. Até os manguezais são preservados, o que ajudam a procriação de outras espécies como camarão, caranguejo e outros”, explica a analista. A reserva em Cajueiro da Praia, há pelo menos 30 animais, segundo último levantamento realizado pelos ambientalistas. No entanto, a contagem é antiga, número esse que deve ter crescido pela favorável condição de procriação da espécie. Paralelo as atividades comemorativas, também acontecem as ações de conscientização em escolas e na comunidade, através, por exemplo, de mutirões de limpeza à reciclagens. Ainda, chegando no período das férias, como a localidade costuma receber vários turistas, a equipe de ambientalistas do Instituto Chico Mendes organiza passeios ecológicos que mostram a torre do Peixe-boi, lugar onde pode-se ver o animal. Durante os passeios sempre há o incentivo dos hábitos comportamentais que ajudam a preservar a localidade.
Programação:
             Às 7 horas, a largada do X Ciclismo do entroncamento da BR 402 com a estrada estadual que dá acesso ao município, logo depois do Camurupim. A chegada é na sede do município em frente à secretaria da educação e acontece mais ou menos depois de 1 hora de pedaladas.
             O próximo evento é a IX Regata de Canoas à Vela, que sairá por volta das 9:00 hs, na praia do Cajueiro de Baixo, com algumas variações no horário devido à maré. As embarcações largam em direção ao alto mar onde devem contornar uma bóia e voltar à mesma praia da largada.
             Enquanto a regata acontece no mar, na mesma praia da largada será realizada a VI Corrida de Jegues.


*Patrícia Costa - Portal AZ.
*Edição e foto principal: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário