Páginas

2/04/2011

Fecharam o Ponto de Cultura em Parnaíba

Bid Lima e Sonia Terra - Imagens: arquivo Google
A Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) está com nova presidente. No lugar de Sônia Terra entra Bid Lima, ambas saídas das entranhas do Partido dos Trabalhadores.Mas, e daÍ? Que temos com isso?
       Temos muito, considerando que a Fundação deveria atuar em todo o Estado, mas os projetos que vêm sendo desenvolvidos focam apenas Teresina. Sônia Terra, a ex-presidente, foi achada num movimento de periferia da capital denominada “coisa de nêgo”, onde surgiu também a ex-deputada Francisca Trindade. Nada contra o movimento, mas tudo contra Sônia Terra que pautou ou melhor, centralizou as ações da FUNDAC nesta tal “coisa de nêgo” e deixou a classe artística piauiense no geral a ver navios.
         Só em 2010, no ano passado, portanto, o Ministério da Cultura (Minc) enviou à FUNDAC algo em torno de 85 milhões de reais. Em que foram empregados os recursos? As poucas vezes que vi Sônia Terra dando entrevistas foi falando de viagens à África, à Cuba, e outros “points” que são o sonho de consumo, ainda, de todo petista que se presta. Que tem uma coisa a ver com a outra? Talvez nada, mas o comentário serve para ilustrar.
Pontos de Cultura
       Em todo o Piauí, fruto de um programa do Minc, foram criados, no governo Wellington Dias, pra mais de 170 Pontos de Cultura, dotados de kits multimídia, prontos para oferecerem cursos de arte e informática a jovens de baixa renda. Parnaíba ganhou um desses pontos, inaugurado pelo então governador WDias. Eu estava lá. A sede ficava no Complexo Porto das Barcas, num daqueles prédios velhos.
        Depois, Sônia Terra inventou de botar lá a sede da FUNDAC e o Ponto de Cultura foi parar na sede da SASC, antigo Sopa na Mão, frente à Escola Normal. Por que a Fundação Cultural do Piauí teria que ter sede em Parnaíba se não desenvolvia ação nenhuma?
        Em toda a história do Ponto de Cultura todo o recurso que entrou foram 5 mil reais, depositados na conta da Instituto histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP), porque o PC não tinha, como não tem C.N.P.J. Esse dinheiro sumiu da conta, faz tempo, e nunca mais foi encontrado. Alguns cursos ainda foram ministrados pelo PC. Como foram pagos, não sei.O responsável pelo Ponto, José Humberto Alencar, disse que chegou a gastar do bolso, para que alguma coisa acontecesse. Agora, equipamentos de ponta , que vivem em desuso, correm o risco de ficarem imprestáveis, porque no Governo do PT, foi assim: muita conversa e pouca ação. Disse-me o Humberto que vai entregar a responsabilidade a quem de direito.
Parnaíba é Piauí?!
      Será que nos projetos dessa Bid Lima constam uma visita a Parnaíba para saber que projetos da Fundac a cidade pode receber? Qual o contato mantido com a Secretaria da Cultura? Nossos artistas têm interesse em uma audiência com a nova presidente da Fundação?
    Quero lamentar profundamente que Parnaíba tendo um ponto de Cultura há alguns anos, não desenvolva nenhuma ação, porque o governo apenas o implantou, fez mídia e virou as costas para este investimento tão importante numa cidade carente como a nossa. Por isso é que eu digo: Ô terra de muro baixo!!!
* Fonte: proparnaiba.com
* Acesse também: www.blogdobsilva.com.br
 
 

Um comentário:

  1. Caro Marcelo Ribeiro,
    Leio com muito carinho e dor no coração(mente, melhor dizendo)suas linhas de crítica e protesto. Conheci e conheço ambas as presidentas da Fundac. São pessoas simpáticas no que fazem, mas , simpatia todos nós temos, todo e qualquer ser humano que a queira ter. Pois bem, faltou e falta nelas , interesse e conhecimento de fato de Cultura.São pessoas voltadas para seus interesses próprios e de alguns poucos amigos. E, sabemos que Cultura não tem nada a ver com amizade. Sinto tanto quanto você , caro colega, o desrespeito que certos gestores, e mal/mau gestores diga-se de passagem, têm pela Cultura de nosso Estado. Mas, acho que deveríamos unir mais vozes e forças para combater tal desrespeito e péssimo trato com a Cultura. Sugiro como uma saída, movimentos de protestos, buscar as pessoas certas que queiram entrar nesta causa,lutar por ela, abraçá-la realmente; Buscar em todas as cidades artistas, velhos e novos, de todas as áreas(literatura, artes plástica, dança, música, teatro, cinema),que estejam dispostos a se engajarem pra defender esse ideal. Sinto que este poder de lutar por nossos direitos está enfraquecendo, e tenho a impressão que é por estarmos nos tornando egoístas e individualistas demais. Precisamos de todos pra começarmos. Associações, sindicatos, cooperativas, todos devem entrar nesta luta. Enquanto ficarmos só falando mal de um de outro, nada acontecerá. Pelo contrário, esses maus gestores vão continuar fazendo as babaquices que querem e sorrir por cima da carne seca!Falo desta maneira agressiva porque é assim que vejo tudo o que está acontecendo. A má política está tomando de conta do que é do povo!E, sucateando a tudo e a todos.

    ResponderExcluir