Páginas

5/31/2011

Patrimônio do Prefeito de Luis Correia aumentou mais de 10 vezes em 3 anos


Prefeito Kim do Caranguejo

Kim do Caranguejo quando do registro da candidatura a prefeitura de Luis Correia, declarou a Justiça Eleitoral que possuía bens no valor total de 35 mil O patrimônio do Prefeito de Luis Correia, Francisco Araújo Galeno, o Kim do Caranguejo, aumentou mais de 10 vezes do registro da candidatura em 2008 até o ano de 2011. É o que mostra os documentos obtidos com exclusividade pelo Portal GP1


Kim do Caranguejo quando do registro da candidatura a prefeitura de Luis Correia, declarou a Justiça Eleitoral que possuía bens no valor total de 35 mil reais: um veículo Ford pampa, ano 1994, no valor de 8 mil Reais; um imóvel residencial em Parnaíba, no valor de 15 mil Reais e um imóvel em Luis Correia, no valor de 12 mil Reais. 

Kim do Caranguejo comprou após assumir a prefeitura, uma casa residencial que pertenceu ao ex-senador Benício Sampaio, com 237, 17 M² de área construída, por 65 mil reais e que segundo um corretor de imóveis que não quis ter o seu nome revelado, é avaliada em 300 mil Reais.

Uma gleba de terra com uma área de 23 hectares, denominada “Baixão” por 10 mil Reais e um terreno na localidade Brejinho por 4 mil reais. 

Kim do Caranguejo é proprietário, segundo dados do Detran, de uma camionete Hilux , ano 2010, placa NIE – 6531, avaliada em 100 mil Reais. O salário de prefeito em Luis Correia é de aproximadamente 10 mil reais. 

A soma de todos os bens atinge o valor de 424 mil reais, bem mais que a soma de todos ossalários recebidos por Kim do Caranguejo que atingiu 310 mil reais brutos.


* Fonte: GP1


Investigação: falsos pescadores estão na mira do Min. da Pesca


Falsos pescadores estão sob investigação do Ministério da Pesca por se apresentarem como trabalhadores da piscicultura aos sindicatos e associações de pescadores.
No Piauí a prática persiste ano após ano e vem causando indignação entre as pessoas que têm na atividade a única fonte de renda da família. A prática acontece porque durante a Piracema (período de desova dos peixes), entre 15 de novembro a 16 de março, os pescadores profissionais recebem auxílio do governo federal para não pescarem nos rios. Ao todo são quatro parcelas no valor de um salário mínimo (R$ 545).
Para a pessoa comprovar que é pescador, é necessária apresentação de duas testemunhas no ato da inscrição nas associações e sindicatos da categoria espalhados em todo o Brasil. São as testemunham que garantem que o futuro beneficiário é realmente pescador e tem na atividade seu sustento. Mesmo assim, há quem burle as recomendações.
Muitos casos no Piauí de falsos pescadores foram presenciados no Estado. Os casos de falsos pescadores que foram pegos pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Na-turais Renováveis) são encaminhados ao Ministério da Pesca e o benefício é suspenso. De acordo como presidente do Sindicato dos Pescadores do Piauí, Francisco Aquino, no ano passado houve muitas ocorrências de investigação nas cidades de Teresina e Palmeirais e nos municípios maranhenses de Parnarama e Timon, cujo o registro dos pescadores é feito no Piauí.
"A fiscalização do Ibama deve acontecer de forma rotineira porque mesmo sem o período da Piracema, tem gente pescando os peixes pequenos demais e desse jeito não tem como haver reprodução", enfatiza Aquino.
A Piracema compreende entre 15 de novembro a 16 de março. Nesta época, é proibida a pesca na bacia hidrográ-fica do Parnaíba. Para receber o benefício de um salário mínimo o Sindicato dos Pescadores age em parceria com o SINE (Sindicato Nacional do Emprego). O pescador artesanal também pode procurar o núcleo do Sine mais próximo da sua colônia munido dos documentos pessoais, atestado de filiação à colônia de pescadores e registro do INSS como segurado especial. No Piauí existem mais de dois mil pescadores cadastrados.
* Fonte: Diário do Povo.

Fim de semana marcado por nascimento de tartarugas no litoral 

No final da tarde de sábado (28) os biólogos do Projeto Tartarugas do Delta, realizado pela Comissão Ilha Ativa com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, acompanharam o nascimento de filhotes da espécie tartaruga-de-pente.A eclosão aconteceu na Praia do Coqueiro na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí, e teve início ainda durante o pôr-do-sol de sábado, o nascimento das tartarugas varou a madrugada de domingo (29).
 Durante o evento, quatro técnicos do projeto se revezaram em turmas de dois para realizar a colocação dos filhotes na água em virtude da grande distância que o ninho estava do mar.
Este ninho foi confeccionado próximo à casa do pescador local, Francisco Raimundo, conhecido na comunidade por “Seu Mundico”. “Ele nos auxiliou durante a realização dos monitoramentos, tornando-se assim um importante colaborador do projeto”, disse a coordenadora técnica, Werlanne Santana.




* Fonte: proparnaiba

Congresso Regional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba


De 01 a 03 de junho, acontece o Congresso Regional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba e Encontro Municipal de Turismo e Meio Ambiente. O evento, organizado pela Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Reis Veloso,
Curso de Turismo e Biologia tem ampla programação de conferências, simpósios e eventos paralelos organizados pelas instituições participantes, o evento reúne congressistas e palestrantes da região da Apa do Delta e outros estados brasileiros para trocar experiências e práticas sobre a criação, gestão e implementação das unidades de conservação.

* Fonte: proparnaiba.com

5/27/2011

Parnaíba sediará o Congresso Regional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba

Em parceria com a Universidade Federal do Piauí, através do seu curso de Turismo, a Secretaria Municipal do Turismo e a Associação Comercial de Parnaíba apoiarão o CORUC FEST (Congresso Regional de Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba), que acontecerá em Parnaíba no próximo dia dois de junho, com início às 22h30 no Espaço Cultural Cláudio Veras, localizado no Porto das Barcas. “O CORUC FEST é destinado a profissionais e a demais interessados em conservação da biodiversidade, estudantes, além do público em geral”, afirmou a coordenadora do evento Simone Putrik.

* Fonte: SETUR

DESCASO EM LUIS CORREIA

DESCASO EM PARNAIBA

DELTA DO PARNAÍBA.

5/26/2011

PARANGOLÉ - Lançamento de Adrião Neto

            O conceituado e vitorioso Adrião Neto (Adrião José Neto: Luís Correia, Piauí, 1951), dicionarista biográfico, historiador, poeta e romancista, através da mais recente publicação (2011): o livro “Parangolé”, pararromance de rara beleza historiográfica, mistura do real (empolgação do “Grito de Independência” estridulado em Parnaíba no dia 19 de outubro de 1822, à saguinolenta “Batalha do Jenipapo”, episódio que culminou com a separação definitiva da terra brasileira do julgo português), com a ficção, reuniu fatos romanesco entre brancos e índios. E por se tratar de caminhada civilizável em torno dos “Sertões de Dentro do Piagohy”, o verdadeiro e a fantasia se misturam ao lero-lero do nordestinês de Adrião Neto. O julgamento do livro dar-se-á pelo estabelecimento da nossa liberdade de expressão sacramentada pela Carta Magna do Brasil.
           Mas o que é mesmo “Parangolé”? Na cartilha contendo vocábulos e expressões regionais e de origem indígena tornada útil nas 162 páginas da obra toda de alcance popular, “Parangolé” é explicado como relato floreado e cheio de arrodeio. Ainda assim, adiantamos que “Parangolé” é a facilidade para escrever, eloquência que estimula leitores a se deliciarem com o palavroso estampado nas entrelinhas e comentários de um livro. E não seria diferente na obra de Adrião Neto, pois na sua arguta dissertação sobre o herói indígena Mandu Ladino, as lutas contra os sertanistas, período: 1712-1718, se tornaram na prova completa da existência desse mito selvagem.
           Portanto, o “Parangolé” do Adrião Neto está entremeado de leitura fácil. Os textos estão enxutos para compreensão dos leitores que desejarem conhecer mais sobre a História do Piauí. Realidade e ficção no pararromance analisado sob a ótica do interesse geral estão entrelaçados em vinte e nove (29) capítulos que ombrearam ao pacto da “Eterna Aliança” (livro outro lançado por Adrião Neto 2000), celebração do ajuntamento dos primeiros habitantes do litoral piauiense de Amarração, de Itaqui e de Lagoa do Camelo.
            Depois da lábia, isto é, do nosso “Parangolé”, ponderamos que Adrião Neto continua enredado em tarefas difíceis. A sua peregrinação nacional irradiando polos de integração da cultura brasileira é assunto sério. Aliás, os patrícios que estão habitando o vasto território de oito (8) milhões de quilômetros quadrados e mais alguma coisa, separados ainda por questões políticas que amesquinham a memória histórica do país, devem abraçar a nobre causa do Adrião Neto, um destemido na intenção criativa do ajuntamento do espaço geográfico brasileiro com os aspectos sociais que traçam as linhas da varorização da nossa etnografia.
Na leveza até folclórica “Parangolé” condensa fatos e acontecimentos histórico-culturais verdadeiros. E nas coincidências, relatos existem. Misturando as semelhanças entre pessoas, nomes populares sobejamente conhecidos, situações hilárias e comoventes também, tudo fortalecendo a lábia a fim de proporcionar o lero-lero como se Simplício Dias da Silva (Parnaíba, Piauí, 1773-1829) e João José da Cunha Fidié (Lisboa, Portugal, 1776 ? –1856) estivessem frente a frente no duelo de armas iguais (espada), nas duas refregas pelo Piauí de antanho: 19 de outubro de 1822 (Parnaíba) e 13 de março de 1823 (Jenipapo, Campo Maior). Lembramos que o episódio do 24 de janeiro de 1823, em Oeiras, reforça argumentos para que “Parangolé” arremede foros de patriotismo regional nas lutas pró independência do Piauí (sic).
            Críticas não faltarão. Os elogios serão mais evidentes. Adrião Neto tornou “Parangolé” em obra popular para consulta, pesquisa e divulgação. Consequentemente, arrodeio merecendo aprovação dos historiadores brasileiros.
Adrião Neto

*Autor: Carlos Said Jornalista e professor
*Artigo publicado no Jornal Meio Norte, Teresina, PI, 25-05-2011.

5/24/2011

Turismo do Piauí cresce, mas ainda é o penúltimo do Nordeste


Pesquisa realizada pela Fundação da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) aponta crescimento turístico do Piauí acima da média do Nordeste no período de 2002-2010, porém, em números absolutos, o Estado perde força e continua nas últimas posições da Região.
O maior destaque foi o número de passageiros que desembarcaram no aeroporto de Teresina que expandiu 44,7% em 2010, na comparação com o ano anterior.
O crescimento piauiense é quase três vezes maior que a média do Nordeste ano passado, quando foi registrada alta de 16,3% no mercado nacional. Em 2010, a participação do Piauí nos desembarques do Nordeste foi de apenas 2,94% do total de 13,8 milhões de passageiros nos aeroportos da Região. Foram mais de 406,6 mil passageiros desembarcando no aeroporto Petrônio Portela, zona Norte de Teresina.
Os estados da Bahia (3,8 milhões), Pernambuco (3,1 milhões) e Ceará (2,6 milhões) lideraram em volume. A pesquisa abordou outros indicadores como fluxo turístico. Neste quesito o Piauí apareceu na penúltima posição com fluxo de mais de 600 mil pessoas visitando o Estado. Os estados da Bahia (5,9 milhões), Ceará (3,997 milhões) e Pernambuco (3,9457 milhões) lideram, enquanto Piauí e Sergipe ficam nas últimas posições.
* Fibte: Portal AZ.

5/23/2011

O destino vitorioso da Rota das Emoções


Delta do Parnaíba - Foto: Edilson Morais Brito

Roteiro que impulsiona o turismo dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

O Ministério do Turismo, seduzido pelos encantos da já tão decantada "Rota das Emoções", que une Jericoacara (Ceará), Delta do Parnaíba (Piauí/MA) e Lençóis Maranhenses (localizadas em três importantes Áreas de Proteção Ambiental do nordeste brasileiro), contempla vários ecossistemas de feições marcadamente turísticas, englobando praias, rios, lagoas, trilhas, belezas naturais (situadas em 14 municípios dos três estados), permitindo a prática de esportes radicais, desenvolvimento da arte e da deliciosa culinária litorânea da região. A proposta da rota une o conceito da emoção ao contexto, o que chamou a atenção do Ministério do Turismo, que batizou de "As Maravilhas do Brasil" os destinos turísticos de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE).

É importante lembrar que a "Rota das Emoções" foi agraciada, em julho de 2009, com o "Troféu Roteiros do Brasil", concedido pelo Ministério do Turismo por intermédio do "Programa de Regionalização do Turismo", concorrendo com mais de 90 destinos turísticos em todo o país. Tal programa avaliza os roteiros em oito categorias: Gestão Turística de Destino; Planejamento e Gestão do Turismo Regional; Roteiro Turístico; Roteiro ou Destino Turístico Segmentado; Sítio Eletrônico Promocional; Material Promocional; Sustentabilidade Ambiental em Municípios, e Sustentabilidade Sócio Cultural em Municípios. A rota (que aposta no turismo sustentável com responsabilidade sócio ambiental) já se encontra consolidada e em franco crescimento, e vem sendo trabalhada desde 2005 por técnicos dos três estados que a integram através do Plano de Desenvolvimento Integrado, projeto que está a cargo do SEBRAE e do Ministério do Turismo.

Uma rota e muitas emoções

Tendo como base a área litorânea, a rota apresenta aos turistas praias limpas, propícias ao banho e à prática de esportes tais como o windsurf e o kitesurf, lagoas paradisíacas e rios ainda limpos, oferecendo a realização de trilhas em áreas bastante preservadas ecologicamente. Aliada a essas emoções, a hospitalidade também está no cardápio de uma população nativa que detém o saber local da arte do artesanato à base de fibras naturais, tais como a fibra do buriti, além de uma culinária de dar água na boca, recheada de peixes e frutos do mar. Esse componente cultural está intimamente ligado ao negócio do turismo, e vem sendo bastante desenvolvido ao longo da rota, estimulado como um produto de peso que enriquece o roteiro turístico vitorioso, que já é um sucesso desde os primórdios de sua implantação.

Lençóis - Partindo-se do Maranhão, e tendo como portal de entrada a cidade de Barreirinhas (que já possui desde pousadas rústicas até resorts de luxo), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é formado por milhares de lagoas em dunas de areia branca, numa área de 155 mil hectares. Ao longo do rio Preguiças, que banha Barreirinhas, o visitante pode apreciar a beleza de praias como Morro do Boi, Espadarte, Caburé e Atins. A rota atravessa as cidades de Santo Amaro, Barreirinhas, Paulino Neves e Tutóia (com 20 quilômetros de praias paradisíacas, além de mangues, dunas, lagos e rios). Santo Amaro do Maranhão é uma das cidades mais aprazíveis que se encontram encravadas na área dos Lençóis Maranhenses.

A cidade é pequena, pacata. O fluxo de visitantes é baseado no turismo ecológico e de aventura. Bem perto de Santo Amaro, localiza-se a lagoa da Gaivota, ponto de visitação indispensável. Nesta época do ano, após as primeiras chuvas de inverno, a lagoa da Gaivota já está disponível para banhos. A partir de março, contudo, quando o inverno aperta, o local se torna exuberante e muitas outras lagoas se formam nas proximidades, favorecendo o acesso para aqueles que buscam um pouco mais de privacidade.
Delta do Parnaíba - Situado numa área de 2.700 quilômetros quadrados, o famoso Delta do Parnaíba foi descoberto em 1571, pelo navegador português Nicolau de Resende. Contudo, a expedição que realmente oficializou a colonização da área aconteceu em 1613, quando Jerônimo de Albuquerque designou Martim Soares Moreno para explorar o delta. O local é o maior delta em mar aberto das Américas, composto por centenas de ilhas. A bordo de embarcação motorizada, as ilhas do lado do Maranhão começam a aparecer, com seus imensos manguezais e morrarias impressionantes. As designações são bastante peculiares: Bagre Assado, Desgracinha, Tucuns da Mariquita, Velha Anacleta, Desaforo, Enforcado.

Dentre as mais importantes destacam-se as ilhas do Carrapato, Canárias, Paulino, Poldro, Melancieira e Caju. De todas as mais de 80 ilhas ou ilhotas, a mais famosa é a do Caju. No local, atualmente existe uma pousada ecológica. A ilha recebeu no passado um visitante ilustre, o padre Antonio Vieira e, hoje, recebe aventureiros interessados em turismo ecológico. Esse rico ecossistema, verdadeiro paraíso ecológico, é um patrimônio que possui 70% de sua área em território maranhense. Além de Araioses e Tutóia, no Maranhão, a rota passa ainda por Parnaíba, no Piauí.
Jericoacara - CE.
Parque Nacional de Jericoacora - Formado por uma vila de pescadores que virou Área de Proteção Ambiental e se desenvolveu sem perder suas belezas naturais, Jericoacara apresenta a paz que se busca nas pequenas cidades, com as facilidades dos grandes centros urbanos: pousadas, grande diversidade da gastronomia, atividade comercial e passeios. Em Camocim existem 62 quilômetros de praias, a maior costa litorânea do estado, além de seis lagos paradisíacos. O casario colonial da cidade reserva um encontro maravilhoso com a história do Brasil. Nessa área, os pescadores garantem a permanência da gastronomia, de forma sustentável, e as artesãs também trabalham com a exploração da fibra do buriti. Jericoacara pode ser o término ou o começo da rota, dependendo do referencial adotado pelo visitante, que se beneficia com um dos mais belos roteiros ecológicos do planeta.

* Publicação: Jornal da Parnaíba
* Por Giselle Jansen/JPTurismo

Câmara aprova seguro-desemprego para catador de caranguejo


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na quinta-feira, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 1186/07, da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), que estende ao catador de caranguejo o benefício do seguro-desemprego.
O valor será de um salário mínimo por mês, durante o período do defeso da espécie.
O relator, deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), apresentou parecer favorável ao projeto e às emendas da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Se não houver recurso para votação em Plenário, o projeto será encaminhado ao Senado.
Mesmos requisitos
O projeto modifica a Lei 10.779/03, que regula o seguro-desemprego do pescador artesanal no período do defeso. O mesmo benefício e os mesmos requisitos são estendidos ao catador de caranguejo.
As emendas da Comissão de Agricultura apenas fazem correções de técnica legislativa, sem alterar o teor da proposta. O projeto foi aprovado também pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; e de Finanças e Tributação.
* Fonte: Agência Câmara


Ato Público: Jovens fazem caminhada e chamam a atenção o perigo do CRACK

Uma multidão de estudantes da rede pública de ensino em Parnaíba mobilizaram-se na manhã desta segunda feira (23) em uma caminhada pela principais avenidas de Parnaíba para chamar a tenção ao combate as drogas, com enfase ao CRACK. Na final eles frão concentração concentração pública. 

* Fonte e imagens portal do Catita

5/16/2011

Tartaruga gigante é encontrada na praia da Pedra do Sal

Na madrugada desta sexta-feira (13), por volta das 4h uma tartaruga de couro foi flagrada, realizando comportamento de desova na praia da Pedra do Sal, em frente a área de praia da Usina Eólica, em Parnaíba no litoral do Piauí.Segundo os biólogos do Projeto Tartarugas do Delta, a tartaruga não possuía nenhuma marcação em anilhas, isso significa que ainda não foi monitorada por nenhum trabalho voltado para esta espécie. O animal apresentou 1,60m de comprimento, com uma largura de rastro de 2,40 m."Essa espécie pode atingir até 2 metros de comprimento e pesar de 500 a 900 kg", revela a coordenadora técnica do projeto Werlanne Santana. O biólogo Mário Neto ressalta que o Projeto Tartarugas do Delta monitora desde 2007 o período reprodutivo de tartarugas marinhas nesta área, entre os meses de dezembro a julho.
Informações sobre a desova de tartaruga de couro:
Dentre todas as espécies de tartaruga marinha, a tartaruga gigante-de-couro (Dermochelys coriacea) apresenta grande distribuição geográfica, porém as suas desovas são restritas às áreas tropicais e subtropicais. No Brasil, o Estado do Espírito Santo é o único local em que ocorrem desovas anuais regulares, sendo observadas desovas aleatórias em outros trechos do litoral brasileiro.Entretanto, ao longo do trabalho, realizado pelo Projeto Tartarugas do Delta, pertecente a ONG - Comissão Ilha Ativa que tem patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, a partir de 2007, confirma-se a  presença da tartaruga de couro em todas as temporadas reprodutivas, sendo esta, a espécie mais ameaçada de extinção no Brasil.
Ações do projeto: levantamento de dados sobre o comportamento reprodutivo das tartarugas marinha no litoral piauiense.
Os monitoramentos normalmente são realizados durante o dia e a noite, através de caminhadas na praia. Entretanto, para conseguir monitorar os 20 km de praia (Pedra do Sal), fazemos alguns trechos com veículos na proposta de registrar dados de encalhe (animais encontrados na praia mortos ou desmaiados) e dados do comportamento reprodutivo. A coleta dos dados do comportamento reprodutivo e realizada principalmente no período noturno. Esse comportamento é seguido de algumas etapas como: subida da fêmea as praias, preparação da cama e a liberação dos ovos na cova (buraco cavado na areia).Quando a fêmea libera os ovos, podemos dizer que houve desova confirmada, entretanto, existem situações onde a fêmea sai do mar, circula na praia deixando seus rastros e não consegue desovar. Isso pode ocorrer devido a alguns fatores antrópicos (interferência do homem) como a iluminação artificial, tráfego de veículos e ocupação desordenada nas áreas de desova. Os monitoramentos nessas áreas contribuem com a redução de impactos que colocam em risco, a sobrevivências das tartarugas marinhas.



* Fonte: Proparnaíba.com

Porto de Luís Correia agoniza 


Não bastassem os poucos recursos para a conclusão do centenário porto piauiense, mais de 20 pessoas foram colocadas fora do emprego um dia após a manifestação por conta dos salários atrasados. A informação é do presidente do SINTEPAV.
Veja matéria relacionada 
De acordo com José Romeu Gomes, representante do Sindicato da Construção Pesada do Piauí, SINTEPAV, um dia após a manifestação de funcionários no último dia 10 de maio, por conta do atraso  de salário, mais de 20 homens foram demitidos. “Voltei hoje, como faço todos os dias para acompanhar a obra, e estava tudo fechado, nem o vigia da cancela estava por lá”, disse.
Segundo o sindicalista, funcionários que foram demitidos há dois meses ainda estão sem receber a rescisão e os 40% dos funcionários demitidos sem ser depositados.
De acordo com informações colhidas por nossa reportagem junto ao consórcio que está executando as obras do porto de Luís Correia, a demissão não se deu por conta da manifestação, mas devido a uma necessidade na redução do quadro de funcionários, visto que, a obra está em sua última fase não necessitando, portanto, da quantidade de empregados que lá se encontravam.
Ainda de acordo com o consórcio Staff/Paulo Brígido, se vencerem as licitações para as próximas etapas do porto, “esses profissionais deverão ser readmitidos, visto que temos seus cadastros, sabemos de suas competências. Só não os mantemos em nossos quadros, devido a despesa que isso geraria ao consórcio, sendo, portanto, inviável para o momento”, disse Heitor Gil, sócio proprietário do consórcio.
Mesmo em meio a esses entraves, o governador Wilson Martins promete para o final do ano, o atracamento de um navio de médio porte, para que seja apresentado o potencial do porto de Luis Correia.
* Por: Proparnaiba.com

Educação Socioambiental em Parnaíba rende prêmios a alunos


A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura de Parnaíba, premiou na sexta-feira, 13 de maio, na Praça Mandu Ladino os vencedores do Concurso de Desenho que elegeu o mascote do departamento de Educação Sócio Ambiental do município.
Além do vice-prefeito Florentino Neto, participaram do evento o secretário da pasta, Ribamar Silva, o Secretário de Projetos Especiais, Paulo Meireles, o gerente de educação socioambiental, Alcione Amorim, a Diretora de Fiscalização Ambiental, Dulcinéia Vieira de Oliveira, diretores, professores e alunos das escolas participantes.
O primeiro colocado foi o aluno Anderson Lopes, 9º Ano, da Escola Estadual Edson Cunha, premiado com um mini-system. O título rendeu ainda um aparelho de DVD para a escola. Já a segunda colocada, Ariane Oliveira, do 8º Ano, do Colégio Nossa Senhora das Graças, também recebeu um aparelho de DVD pela colocação. Os demais classificados foram agraciados com certificado de participação, além da confecção de um banner com os desenhos dos respectivos mascotes classificados na primeira seletiva.
O Concurso aconteceu no período compreendido entre 21 de março e 06 de maio, e envolveu 13 escolas, dentre as redes municipal, estadual e particular de ensino, nas modalidades fundamental, médio e educação de jovens e adultos. Dentre os objetivos foi pretensão da iniciativa, despertar nas crianças, adolescentes e jovens, o gosto pela arte e temática ambiental.
“É uma forma de deixar os jovens dessa cidade antenados com os assuntos globais, do país. Enquanto o Congresso discute o Código Florestal, eles não ficam alheios a temas relevantes como esse, uma vez que já foram despertados para voltar seus olhares para assuntos dessa importância”, disse Florentino Neto, sobre a iniciativa.
* Edição: Proparnaiba.com

Reunião com ministros vai tratar da Vila Olímpica de Parnaíba


Deputado Federal Osmar Júnior garantiu emenda de R$ 15 milhões.

O Piauí deverá receber, em junho, a visita de pelo menos dois ministros de Estado. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado e por parlamentares da bancada federal piauiense. Na pauta vai estar a Vila Olímpica de Parnaíba.
Deverão passar por terras piauienses o ministro dos Esportes, Orlando Silva (PCdoB), e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.
Na última quarta-feira, o governador Wilson Martins (PSB) esteve reunido com o ministro dos Esportes solicitando melhorias e recursos para impulsionar o desenvolvimento do esporte piauiense. Entre os projetos, estão a construção da Vila Olímpica de Parnaíba, cujo projeto já foi aprovado, com recursos de cerca de R$ 15 milhões, fruto de emenda do deputado federal Osmar Júnior (PCdoB). Martins espera também uma resposta positiva para o pedido de construção de um Centro de Referência Olímpico em Teresina.
Já o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, recebeu o governador Wilson Martins e o senador Wellington Dias (PT) para tratar do fortalecimento da agricultura familiar. Ambos solicitaram a inclusão produtiva de agricultores familiares em situação de miséria extrema. Na oportunidade, foi apresentado o projeto de distribuição de kits de irrigação e produção de galinhas caipiras em municípios do semiário piauiense, que poderá ser adotado em outros estados, como uma política pública geradora de renda. O ministro deverá visitar o Piauí para conhecer a experiência.
* Fonte: Jornal O Dia.
* Edição e foto: Proparnaiba.com

5/12/2011

Núcleos do PETI em Parnaíba estão sem merenda


Nos meses de março e abril, as crianças assistidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PETI, em Parnaíba, não tiveram lanche nenhum dia. Já na primeira semana de maio o lanche foi retomado, entretanto, só durou 5 dias.
Desde a última segunda que não tem merenda.
O núcleo do PETI no Bairro Rodoviária funciona com aproximadamente 264 crianças. No início deste ano, a forma de alimentação do assistidos foi modificada. Antes era almoço e, agora, apenas um lanche e no mesmo horário em que era dado o almoço, às 10:30hs, quando se encerram as atividades.
E não é só esse o problema do Programa na cidade. Faltam profissionais para realizarem as atividades específicas. As crianças, noturno manhã por exemplo, entram as 8hs nas salas de aula para atividades pedagógicas e saem às 9:30hs para as atividades específicas. Como estão faltando os instrutores, meninos jogam bola até as 10:30hs quando sai o lanche para, em seguida, retornarem às suas casas. Já as meninas, improvisam como podem para ver o tempo passar.
Segundo a diretora do núcleo, Elizeuda Silva, o lanche em março e abril não existiu e as crianças iam embora mais cedo pra casa. "Dia 03 de maio chegou pão com iogurte para o lanche deles, mas só durou 05 dias. De segunda pra cá não teve mais merenda", disse.
A Diretora de Proteção Especial da SEDESC, Jane Mendonça, informou que a falta de merenda do PETI se deve a um atraso no envio da demanda às empresa que venceram o processo licitatório e fornecem o lanche para os núcleos. "Já recebemos a segunda parte e hoje (quarta-feira, 11) já estaremos entregando em todos os núcleos", informou.
Quanto à falta de instrutores para as atividades específicas, Jane disse que o PETI está passando por reformulações em sua metodologia. "Estamos aguardando as diretrizes do Estado e, também, ainda está em fase de elaboração o edital para teste seletivo de instrutores dessas atividades", finalizou.
*Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com

porto de Luis Correia: Que lorota boa!


Quando fazia noticiário em rádio costumava afirmar que, "do fundo da minha alma, nesta encarnação não acreditava ver um dia construído o Porto de Luís Correia" , falado desde os tempos de antanho,
inclusive por Humberto de Campos no seu livro "memórias".
         Há mais de 8 anos atrás, com a chegada ao Poder de Lula e Wellington Dias, com o assunto vindo à baila novamente, cheguei a pensar que morderia a língua. Os "homens" iriam mesmo fazer e entregar o Porto para "escoar a produção do Piauí". E passou o tempo e minha excitação também foi passando. E disse, de mim para mim mesmo: "fui enganado de novo, como nos tempos do velho Alberto Silva"!
          É que eu pensei que Lula, amigo de Wellington, fosse pesar para que as coisas acontecessem. Ledo engano. Passaram quase 8 anos mentindo, deslavadamente, enganando tanta gente que sonha em ver o Piauí deslanchar para o progresso, o desenvolvimento, como seus vizinhos Ceará, Maranhão, Bahia, Pernambuco....Nordestinos como nós, menos bestas, porém.
         Quero parabenizar a colega Dora Rodrigues, pela matéria postada nesteproparnaíba  e denominada  "funcionários param obra e abrem a caixa preta do Porto", que foi fundo na questão e expôs as vísceras deste governo Wilson Martins, que mal começou e já está atolado nas mesmas mentiras de Wellington Dias & Cia.
          Na matéria a que me refiro, há um subtítulo que diz:" governador Wilson Martins foi enganado". E eu pergunto: Será que foi mesmo ou fingiu desconhecer a real situação da obra, as condições de trabalho dos funcionários da empresa, enfim, não deu para sentir que montaram um espetáculo circence para apresentá-lo, quando visitou a obra?
          Se parte da chamada grande imprensa do Piauí não fosse "amordaçada" e com elevadas faturas a receber do governo, a matéria do proparnaíba teria repercutido muito mais e chegado à mesa do governador, no Palácio de Karnak. Se é que não chegou.
Mentira, mentira, mentira...(não é a música de Evaldo Braga)
           Eu ainda acredito no ser humano. E acreditei no Governo Wellington Dias. Mas hoje vejo que fui enganado e constato que foi um governo de muita mídia e muita sujeira nos bastidores. É só lê nos portais, jornais, blogs, etc., para constatar quanto se jogou dinheiro público pelo ralo, fez-se desvios e gente "lascada" ficou milionária, como por milagre. Veja o caso das estradas. Era a menina dos olhos do governo. Só se falava que foi o governo das estradas. Resultado: Quase todas desmanchadas, acabadas, esburacadas, o que o repórter Yure Gomes chamaria estradas sonrisal. Usaram material de "quinta" para economizar o do desvio - é o que comentam.
            Mas, o que me contenta é que  Deus tá vendo!!
* Bernardo Silva para o proparnaiba.com