Páginas

1/19/2012

Biólogos encontram rastro de tartaruga da temporada no Piauí

Durante o monitoramento de praia realizado pelos técnicos do Projeto Tartarugas do Delta foi encontrado na tarde desta terça-feira, dia 17 de janeiro, um rastro de tartaruga marinha na Praia do Arrombado em Luís Correia, litoral do Piauí.
Os biólogos do projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, registraram ainda a presença de quatro ‘camas. ‘Cama’ é o nome que se dá ao local onde possivelmente a fêmea depositou seus ovos, o animal também utiliza este recurso para camuflar o ninho no intuito de preservá-lo dos predadores.
- Não foi possível confirmarmos que houve postura no local, mas é certo que esta fêmea ainda deverá sair do mar mais duas ou três vezes para desovar nessa mesma área. Vamos intensificar o monitoramento noturno e diurno da área com o objetivo de flagrarmos a subida das tartarugas marinhas que estarão visitando nossas praias nessa temporada de 2012 – explicou a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Santana.
A temporada reprodutiva no litoral do Piauí teve início com o registro feito na Praia do Itaqui em Luís Correia, no final da tarde do último dia 25 de dezembro, quando uma tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) foi flagrada durante a subida à praia.
- Neste período é importante evitarmos o trânsito de veículos nas praias já que estes ao passar sobre o local onde estão depositados os ovos podem compactar a areia e comprometer o desenvolvimento embrionário destes filhotes. Além disso, solicitamos também, que as pessoas evitem a utilização de luzes com intensidades voltadas para o mar durante a noite pois, pode comprometer a subida da fêmea – alertou.

*Ascom
*Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário