Páginas

1/04/2012

Defeso do Caranguejo em 2012 começa no dia 10 de janeiro


Porto dos Tatus na Ilha Grande de Santa Isabel, principal
entreposto da venda do caranguejo-uçá
Foto: Moraes Brito

Em 2012 o período de defeso do caranguejo terá inicio no próximo dia 10 de janeiro, quando fica proibida desde o estado do Pará até a barra do Timonha na divisa com o estado do Ceará a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo ou de suas partes. Para proteger a espécie durante o período reprodutivo, até dia 15 de janeiro, os feirantes não poderão comercializar o crustáceo.

A SEMAR – Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, através do secretário Dalton Macambira, explica que durante esses dias, a comercialização dos caranguejos armazenados está liberada apenas para os vendedores que declararam o armazenamento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).  “O defeso é a ação de proteção do caranguejo durante sua fase de reprodução, por esse motivo, este período é vital para a sobrevivência da espécie”, ressalta o secretário.

Após o dia 15, o produto é liberado para comercialização por cerca de oito dias. O defeso volta a acontecer no período de 24 a 29 de janeiro. No mês seguinte, em fevereiro, a proibição será no período de 8 a 13 e 22 a 27. Em março o defeso ocorre entre os dias 9 a 14 e 23 a 28. No total, serão seis períodos de defeso durante o ano.

O secretário ressalta que a fiscalização durante os períodos de defeso está garantida. “A SEMAR, em parceria com o Ibama, Capitania do Portos, Polícia Militar e outros órgãos irão atuar na fiscalização para evitar que o crustáceo seja comercializado”, diz. Este ano, a SEMAR também firmou uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que já está trabalhando com uma orientação aos catadores e vendedores no interior do estado, mais particularmente na região do Delta do Parnaíba.

*Fonte: jornaldaparnaiba.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário