Páginas

8/29/2012

Professores e alunos ocupam reitoria da UESPI e cobram melhorias


O prédio da reitoria da Universidade Estadual do Piauí foi ocupado nesta segunda-feira (27) por professores e estudantes que cobram melhorias para a instituição. 
Os docentes da UESPI estão em greve há 15 e durante assembleia realizada no campus Poeta Torquato Neto foi decidido pela ocupação da reitoria.
De acordo com a presidente da Associação dos Docentes da UESPI, professora Lina Santana, a categoria cobra um posicionamento da reitoria da instituição em relação à greve e sobre um documento que teria sido entregues aos professores ameaçando cortar o ponto daqueles que aderiram à greve.
Já os alunos cobram mais investimentos para a universidade. Eles defendem a autonomia financeira da UESPI e que 5% do Orçamento Líquido do Estado sejam investidos com a instituição. Segundo o alunado, o valor é o mínimo para que a universidade possa funcionar de forma satisfatória.
“Além da autonomia financeira, nós estamos cobrando melhorias estruturais. Entre elas está a construção de restaurantes universitários em todos os campi da UESPI, ampliação dos prédios e dos acervos de todas as bibliotecas, além da contratação de mais professores efetivos”, explica Luan Mateus, representante dos estudantes da UESPI.
Segundo os manifestantes, o restaurante do campus Poeta Torquato Neto estaria licitado, faltando apenas o inicio das obras de construção. Segundo eles, a reitoria teria informado que os trabalhos estariam previstos para iniciar no mês de dezembro.
Em relação à contratação de professores efetivos, os estudantes afirmam que apesar da realização de concurso público recentemente, ainda existem muito docentes temporários na instituição.
“Ainda há uma defasagem de aproximadamente 500 professores efetivos. Cobramos a realização de um novo concurso. A Lei 122 diz que a universidade pode ter no máximo um terço de professores temporários, no entanto, hoje cerca de 40% dos professores da UESPI são substitutos”, afirma Luan Mateus.
Os manifestantes prometem ficar acampados até serem recebidos pelo reitor da UESPI, Carlos Alberto Pereira. Uma reunião estava marcada para a manhã de hoje, no entanto, o diretor da universidade teria se recusado a falar com todos os professores e estudantes.

“Tínhamos marcado uma audiência com ele [Carlos Alberto] para as 11 horas de hoje, no entanto, ele disse que só aceitaria conversar com uma comissão. Não aceitamos essa condição por entender que todos tem o direito de participar desta discussão. Ele desmarcou a reunião, por isso decidimos ocupar a reitoria, que é um prédio público. Ficaremos aqui até ele aceitar dialogar com todos nós”, explica Luan.
Governo
Através de sua assessoria de comunicação, a Universidade Estadual do Piauí afirma que as reivindicações de professores e estudantes barram na falta de autonomia da reitoria da UESPI. Segundo a ASCOM, o Governo do Estado é o responsável por conceder reajustes salariais e liberar recursos para a instituição.
Portal AZ.com
Edição: Thiago Pires/ Proparnaiba.com

8/23/2012

Idepi fará integração asfáltica na Rota do Litoral

 
O Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), fará a integração asfáltica na Rota do Litoral piauiense. A obra que está avaliada em R$ 175 milhões deve asfaltar 98 km interligando os munícipios da faixa litorânea.

“O projeto tem início na cidade de Parnaíba, com a duplicação da avenida que leva a Luís Correia. Essa duplicação contará com canteiro central e pista lateral para caminhada”, explica o presidente do Idepi, Elizeu Aguiar.
Além desta duplicação, as três principais avenidas de Parnaíba serão beneficiadas com melhoramento do asfalto e da iluminação pública. “Com isto, priorizaremos o acesso ao Aeroporto de Parnaíba, tornando o acesso moderno e fácil”, enfatiza Elizeu Aguiar.

As principais avenidas de Luís Correia também terão asfalto e iluminação melhorados. O trecho que leva a Praia do Coqueiro terá alargamento de duas vias, com calçadão para caminhadas e iluminação.

Para o trecho que liga Coqueiro à Barramares, o projeto prevê duplicação de aproximadamente 2 km com canteiro central e também pista lateral para caminhada. Já o trecho de Barramares a Camurupim contará com alargamento de quatro vias, duas em cada sentido da pista. “Com este alargamento conseguiremos duplicar a capacidade de tráfego neste trecho. Um outro alargamento de quarto vias será executado de Barra Grande a Parnaíba. É uma obra estruturante que vai potencializar nossa capacidade turística na região do litoral”, destacou o presidente.

O Idepi tem buscado recursos para esta obra junto ao Ministério de Turismo e prevê o início da obra em 2013. “O Ministério de Turismo já aceitou nosso projeto e ele já é prioridade. Estamos aguardando uma sinalização deles e cuidando dando entrada no licenciamento e nas audiências públicas necessárias”, declarou Elizeu Aguiar.
Fonte: Ccom
Edição: Proparnaiba.com

8/22/2012

O PSOL TEM CANDIDATO

Ao contrário do que muita gente anda falando, o PSOL de Luis Correia, tem candidato sim a Prefeito de Luis Correia. A chapa do PSOL é composta por Luis Carlos Sipaúba Prefeito e Marcelo Ribeiro Vice-Prefeito com o número 50. A campanha com o slogan POR AMOR A LUIS CORREIA, já está nas ruas como uma opção para o eleitor que não deseja mais votar nos mesmos de sempre.

Plano de desenvolvimento turístico será lançado nesta terça-feira


Imagem: Divulgação
 O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Piauí, um estudo pioneiro que aponta os rumos para o setor turístico do Estado até o ano de 2020, será lançado às 17 horas, desta terça-feira (21), na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), à Avenida Campos Sales, 1046, em Teresina.

A consultora Manuela Scaldaferri fará a apresentação do documento, que contém dados de todos os polos turísticos do Piauí, como Teresina, Costa do Delta, Origens, Aventura e Mistério, Nascentes, Águas, e Histórico Cultural. Esses polos envolvem 122 cidades e foram definidos dentro do projeto Roteiros do Brasil, criado pelo Ministério do Turismo.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Piauí foi realizado em três etapas. Primeiro foram feitas pesquisas de mercado e reuniões com o trade turísticolocal, seguido de pesquisa das potencialidades, quando foram realizadas visitas técnicas aos vários polos turísticos para a elaboração de cenários e a construção de uma visão de futuro. A terceira etapa foi destinada à consolidação do plano estratégico.

As vertentes do turismo que são apresentadas no plano são negócios, histórico-cultural, rural, sol e praia, ecoturismo, aventura, esportivo, científico, pedagógico, de lazer e religioso. O objetivo macro do estudo é desenvolver o turismo de forma competitiva, pautado na sustentabilidade e na integração do setor, como forma de gerar benefícios tanto para as comunidades locais como para os visitantes.

O estudo surgiu de uma demanda do Governo do Estado e foi realizado pela consultoria Daventura, com sede em Salvador e atuação em todo o país. A empresa, que tem quatro anos no mercado, é especialista em serviços de consultoria para planejamento e marketing turístico, interpretação do patrimônio, ecoturismo, e turismo de aventura.
Fonte: Ccom
Edição: Proparnaiba.com

CAIXA INAUGURA AGÊNCIA EM LUIS CORREIA


Nova unidade em Luis Correia faz parte dos desafios estratégicos do banco


A Caixa Econômica Federal inaugura, nesta sexta-feira (24), às 17h, em Luis Correia (PI), uma das 17 unidades da CAIXA que serão inauguradas no estado. A nova agência, batizada como Luis Correia, fica na Av. Senador Joaquim Pires, no Centro da cidade, em breve estará pronta para atender com excelência à população.

O evento contará com a presença do superintendente regional da CAIXA, Emanuel do Bonfim Veloso Filho, do gerente geral da nova unidade, Paulo César da Rocha e de diversas autoridades.
A abertura da Agência Luis Correia está alinhada a um dos desafios estratégicos da CAIXA, que é ser referência em atendimento, valorizando a satisfação e comodidade dos usuários.

Rede de Atendimento:
A rede da CAIXA é composta, hoje, por 2.373 agências, 602 postos de atendimento bancário, 5.686 correspondentes transacional 20.611 correspondente negocial e 11.643 casas lotéricas, além da rede banco 24 horas, com 11.285 equipamentos, 1.691 posto de atendimento eletrônico, dentre outros pontos de atendimento, totalizando 72.635 pontos em todo o país. No Piauí temos 950 pontos de atendimento.

Serviço:
Inauguração da Agência Luis Correia
Data: 24 de agosto de 2012 (sexta-feira)
Hora: 17h
Local: Av. Senador Joaquim Pires, 1083 – Luis Correia(PI)

*Fonte: Caixa Econômica

8/05/2012

Candidatos Impugnados em Luis Correia


Vários candidatos a vereador tiveram os registros indeferidos em Luis Correia. Segundo o TSE, no Piauí 380 candidatos estão inaptos para disputar cargos eletivos nas eleições municipais deste ano. Os juízes eleitorais indeferiram pedidos de candidaturas de 259 candidatos a vereador, prefeito, vice-prefeito e prefeito.
Os candidatos inaptos representam 3,63% do total, mas o percentual pode ser maior porque, um dia antes do final do prazo para os juízes julgarem os pedidos de registro, 2.219 candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador estão esperando julgamento. O prazo final para o julgamento é este domingo, dia 5 de agosto.
Até a tarde de sábado, já tinham sido apreciados e considerados após a disputar cargos eletivos nas eleições municipais deste ano o total de 7.763 candidatos, 74,9% dos inscritos pelos partidos.
Já renunciaram de suas candidaturas um total de 117 candidatos e um candidato a vice-prefeito morreu após ter inscrito sua candidatura na Justiça Eleitoral.
Dentre os candidatos a vereador que tiveram suas candidaturas indeferidas na cidade de Luis Correia, estão Zé Filho, Zé Paulo, Zé Maria Castro, Júnior Negão, João Batista Lima Araújo, Pedro Neto Fontenele Brito, Geilson Silva, Francisco Soares dos Santos, João Batista Lima Araújo e José Eurico.

Realizada campanha sobre resíduos sólidos na Ilha das Canárias


Imagem: Divulgação
No dia 25 de julho, foi realizado na comunidade Canária, Araioses (MA), uma campanha de limpeza de resíduos sólidos e envolveu 50 pessoas da Escola Municipal Tia Dedé, Unidade Escolar Silvio Freitas Diniz, Associação da Comunidade das Canárias, Serviço de limpeza Municipal e Projeto Tartarugas do Delta.

Estiveram presentes para contribuir na ação: professores, alunos e moradores da região. A campanha consistiu em realizar visitas de casa em casa, solicitando a colaboração do morador e seu apoio na campanha, ao entregar o lixo que porventura fosse encontrado em seu quintal.

O tempo para coleta e pesagem dos resíduos sólidos foi de duas horas, e essas atividades foram executadas por grupos. Foram coletados 401 kg de resíduos sólidos, e destes, 321 kg foram de materiais recicláveis distribuídos entre: 111 kg de plástico, 110 kg de vidro e 100 kg de ferro; e não reciclável 80 kg.


O material reciclável foi transportado de barco para o Porto dos Tatus e em parceria com a empresa Liquigás de Parnaíba foi conduzido em um caminhão para um posto de material reciclável para venda, adquirindo o valor de R$ 40,00 que será repassado à Associação de Moradores das Canárias.

Em continuação a esse momento foi realizada ainda oficina com materiais de plástico (garrafa PET) com 14 professores das duas escolas já citadas, no turno da manhã, e à tarde contou com a participação 26 de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Na conversa realizada com os participantes da oficina pode-se descobrir que existe o Sr. Selva (como é conhecido nas Canárias) que procura materiais recicláveis para vender em Parnaíba. Essa iniciativa poderá ser fortalecida pelos habitantes da região conforme incentivamos durante a oficina e na campanha de limpeza.

“Acreditamos que esse momento de sensibilização vivenciado na lida cotidiana pode levar os professores, alunos e comunidade a repensar de como se encontra o seu ambiente, e principalmente de se reconhecer responsável pela proteção da ilha. Esse momento foi o passo inicial que o Projeto Tartarugas do Delta proporcionou, mas que precisa ser fortalecido e repetido pela comunidade”, disse Francinalda Rocha, coordenadora de Educação Ambiental do projeto.
Fonte: Tartarugas do Delta/proparnaiba.com

8/02/2012

Casa Grande de Simplício Dias será aberta ao público dia 14


Dia 14 de agosto, data que se comemora o aniversário de 168 anos de emancipação política de Parnaíba, a Casa Grande de Simplício Dias será inaugurada e aberta à visitação pública.
Reuniram-se nas dependências da Casa Grande de Simplício Dias o secretário municipal de cultura Francisco Dourado, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Claudiane Cruz dos Anjos e da arquiteta e representante do IPHAN em Parnaíba Andreia Cruz, com o objetivo de visitarem a restauração  do imóveljá concluída.
Segundo o secretário Francisco Dourado próximo dia 14 de agosto, data que se comemora o aniversário de 168 anos de emancipação política de Parnaíba, a Casa Grande de Simplício Dias será inaugurada e aberta à visitação pública.
alt
Claudiane Cruz dos Anjos disse que no prédio está previsto para funcionar o Arquivo Público Municipal, um Café Cultural, o Museu “Simplício Dias” e o escritório Técnico do Iphan. O projeto de restauração é resultado de um convenio firmado entre Prefeitura de Parnaíba, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Ministério da Cultura no valor orçado em R$ 951.611,37.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura
História
A Prefeitura Municipal de Parnaíba desapropriou o mencionado prédio na segunda gestão do prefeito José Hamilton, por meio do decreto municipal nº 701/2007, declarando-o de utilidade pública, no dia 28 de fevereiro de 2008, com o valor em torno de R$ 98.388,16, oriundo dos recursos próprios do município.
A Casa Grande, como é conhecida, foi residência de Simplício Dias da Silva, um dos mais importantes vultos da história do município, por ter liderado a expansão econômica de Parnaíba no clico da charqueada, no século XVII, e participado ativamente do movimento pela inclusão do Piauí e outros Estados no processo de Independência do Brasil, entre outras lutas. Era filho do Português Domingos Dias da Silva, um dos primeiros desbravadores da região, e foi também o principal donatário para a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, na Praça da Graça.

Fonte: PMP/proparnaiba.com

PRF apreende madeira com documento forjado em Parnaíba


A Polícia Rodoviária Federal - PRF - apreendeu uma carreta com 20 metros cúbicos de madeira, transportada para empresas de Parnaíba. Os inspetores na BR-343 descobriram que ao invés de peças de madeira para portas, 
o veículo levava madeira serrada, que necessida de documentação específica que o motorista não dispunha.
A ação aconteceu no quilômetro 33 da rodovia federal. Segundo a PRF, o artifício é usado para esconder origem ilícita da madeira, que pode ter sido retirada das florestas brasileiras sem o devido monitoramento dos órgãos de controle ambiental.
O veículo tem placa de Estrela D'Oeste, São Paulo. O motorista S.J.S.N, 48 anos, foi levado para o Ibama de Parnaíba junto com a carga.
 
Cidadeverde.com
Edição: Thiago Pires/ Proparnaiba.com