Páginas

11/30/2012

Encontro de pesquisadores está sendo realizado na Uespi - Parnaíba


Imagem: Proparnaiba
Em meio aos avanços educacionais, foi realizado na noite desta quarta-feira (28/11), no auditório da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), jornada para profissionais e acadêmicos com o foco voltado para pesquisa.

O tema do evento é “Postura do Pesquisador no século XXI”. O evento deverá ocorrerá até amanhã, com palestras e discussões acerca da temática. A postura de pesquisador somente se obtém se houver disponibilidade e dedicação de tempo, para que se exerça com autonomia o ato de aprender.

No contexto do evento serão explicitados também pelos palestrantes, os tipos de pesquisadores acerca de fenômenos, de como proceder em meio a investigações científicas, dentre outros assuntos.

A carga horário para os participantes do evento é de 40h.


*Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Terminal abandonado atrasa turismo na Barra Grande


Imagem: Francisco Brandão
As obras do terminal que deveria ser a porta de entrada de visitantes e assim fomentar o turismo na praia da Barra Grande, litoral do Piauí, encontram-se abandonadas. O fato curioso, no entanto, é que o Ministério do Turismo (MTur) assegurou R$ 561 mil para a construção iniciada em 2010.

O prazo de execução foi vencido em fevereiro de 2011 sem que o terminal fosse concluído pela empreiteira contratada através de licitação com a Secretaria Estadual de Turismo – SETUR. A situação prejudica moradores e turistas no vilarejo localizado no município de Cajueiro da Praia.
A reportagem do Proparnaiba.com tentou contato por telefone com o secretário Marco Bona, mas não obteve retorno. A assessoria de comunicação não soube informar os motivos do problema causador de atraso para uma região que tem no turismo a maior fonte de renda para a população.
*Daniel Saturnino para o Proparnaiba.com

Bancada Federal esquece Parnaíba em reunião sobre investimentos 


Imagem: Divulgação
A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, reuniu-se na manhã desta quinta-feira (29) com integrantes da bancada federal do Piauí e o governador do Estado Wilson Martins. Mesmo sendo a segunda maior cidade do estado, Parnaíba ficou de fora da pauta e os parlamentares não apresentaram nenhuma emenda que beneficiasse o município.
O chamado PAC Mobilidade dominou as discussões e ficou definido que a região da Grande Teresina (composta por 13 municípios) receberá um grande volume de recursosatravés do programa que contempla o setor de transportes. Regiões afetadas pela seca também devem ser agraciadas com uma grande soma de recursos federais já no ano de 2013.
Entretanto, o grupo de deputados e senadores parece estar seguindo a linha adotada por Wilson Martins, deixando Parnaíba em segundo plano e carente de investimentosdo poder público estadual. Com isso, a população da principal cidade da planície litorânea acaba sendo a principal afetada com a falta de representatividade no Congresso Nacional.
Daniel Saturnino para o Proparnaiba.com

Governo deixa de lado projetos importantes para Parnaíba 


Imagem: Morais Brito
Mais uma vez, o Governo do Estado contrai um grande empréstimo sob pretexto de realizar investimentos no Piauí. Entretanto, como tem se tornado costumeiro, obras de suma importância para a cidade de Parnaíba serão deixadas de lado.
Dos R$ 624 milhões aprovados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, nenhum centavo deve ser aplicado no projeto de revitalização da Orla da Beira Rio, cujo dique inacabado pode gerar alagamento no período chuvoso.
Vale ressaltar que parte da verba tem como destino as obras da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Parnaíba. Ainda segundo a notícia oficial, o Ronda Cidadão deve ser incrementado, mas não há dados específicos o módulo local.
No ano passado, Wilson Martins cancelou a dotação orçamentária para a reforma do Complexo Cultural do Porto das Barcas, além perder os recursos que já haviam sido assegurados para a construção da nova sede do Corpo de Bombeiros na cidade.
*Daniel Saturnino para o Proparnaiba.com

I Jornada de Educação de Parnaíba tem início em 30 de novembro

Moradores de Ilha Grande esperam ações prometidas para a cidade


Imagem: Proparnaiba
No início de 2012, o município de Ilha Grande, no Piauí foi notícia dos maiores sites de nível nacional, quando a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgaram dados acerca da situação fiscal dos municípios do Brasil, onde Ilha Grande ficou com o pior resultado entre todos os outros no país.

A cidade também passa por situações degradantes quanto à estrutura, já que a estrada que dá acesso ao município, há anos não passa por melhorias, além de ser estreita. Durante a noite, populares que precisam trafegar pelo local, correm riscos devido à falta de segurança.

Ilha Grande é uma cidade litorânea com várias potencialidades turísticas, com um dos maiores e importantes centros de renda de bilro, que são até mesmo exportadas; um grande monumento católico, um dos pontos turísticos prediletos dos visitantes com a imagem da Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí, além do Porto dos Tatus, um local que tem tudo para ser explorado, gerando renda, como culinária com produtos extraídos do local e passeios ecológicos.

A cidade também possui um Festival do Caranguejo, que nos últimos anos vem definhando devido à falta de apoio aos pequenos produtores e empresários que querem investir e oferecer o seu produto aos visitantes.
Mas, outra realidade frustrante para os moradores de Ilha Grande diz respeito à segurança pública, assaltos vêm ocorrendo na cidade e nada tem sido feito. Há algumas semanas uma jovem teve sua motocicleta roubada próximo à localidade onde reside (Morros da Mariana), e, além disso, levaram bolsa com netbook, quantia em dinheiro, roupas e ainda a ameaçaram com uma arma de fogo.

Em janeiro de 2012, a deputada Juliana Moraes Souza juntamente com a atual prefeita da cidade de Ilha Grande, Joana D´Arc Sertão; os vereadores Francisco das Chagas Vaz dos Santos (Cassunete); Batista Gregório; Edmar, “O Sargento”; e Pereirão, delegada Maria de Jesus Bastos, entre outras lideranças, entregaram à deputada várias solicitações, entre elas a de ampliação da quantidade de policiais no município litorâneo, e de obras de restauração de estradas, infraestrutura e turismo.
Os furtos, roubos e outros atentados continuam acontecendo na cidade de Ilha Grande, mesmo após promessas de tentar junto ao governador e ao vice-governador, soluções para minimizar os problemas ocorridos na região. O efetivo policial do município litorâneo não é suficiente para a demanda. A cidade depende parcialmente da cidade de Parnaíba neste sentido, que também passa por problemas estruturais na Polícia Militar.

O mês vindouro encerrará o ano de 2012 e nada foi feito pelo município de Ilha Grande. Nenhuma iniciativa das quais estiveram em pauta foram atendidas. Hoje, o município que fica localizado à aproximadamente 446 Km da capital e possui mais de 10 mil habitantes sofre com o esquecimento do poder público.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

11/29/2012

Areia toma conta da orla da praia de Atalaia e afastam turistas



O período de férias esta chegando e os pontos turísticos de Luís Correia-PI não estão sendo preparados para receber os turistas.

A leitora do blog, Weline Borges, enviou fotos tiradas no último final de semana mostrando como a orla de Atalaia está sendo invadida pela areia, impedindo a passagem dos turistas. Nada é feito para melhorar a imagem do local.

Quem passa de carro, corre o risco de ficar com o veículo preso nos morros de areia que invadiram a avenida da orla. 

Jornal da Parnaíba | Por Aquiles Nairó/180graus | Fotos: Welline Borges

Força Tática confronta invasores de residencial em Parnaíba


Imagem: Proparnaiba.com
A Foça Tática da Polícia Militar voltou a ser acionada na tarde desta terça-feira (27) para conter um tumulto provocado por conta da invasão de um residencial na região do conjunto Joaz Souza, em Parnaíba. Os militares fizeram a desocupação das casas e as entregaram para os legítimos beneficiários.

O local havia sido tomado por pelo menos 40 famílias organizadas sob comando da líder comunitária conhecida como Milagres. Entretanto, Agência do Desenvolvimento Habitacional (ADH) do Governo do Estado, responsável pela obra, acionou a polícia para fazer a desocupação das unidades.

A polêmica começou ainda na madrugada do sábado (24) quando se deu a primeira invasão. Na ocasião, a Força Tática foi acionada e o grupo evadiu-se, retornando na manhã seguinte. A assessoria jurídica da ADH tentou negociar a saída pacífica, mas não obteve êxito, motivando a intervenção.
Houve confronto e os policiais munidos de escudos chegaram a utilizaram spray de pimenta para dispersar os manifestantes.
Daniel Saturnino para o Proparnaiba.com

11/27/2012

Parceria China-Brasil poder terminar obras do Porto e trazer o trem de Teresina


Sudene

A Sudene enviou uma equipe de técnicos à China que pode resultar em boas parcerias com o Nordeste e, pela vontade de seu superintendente, Luiz Gonzaga Paes Landim, bem proveitoso para o Piauí. 
Parceria para tocar obras importantes como o Porto de Luis Correia, a hidrovia do rio Parnaíba, o trem Teresina-Luis Correia e a Ferrovia Simplício-Mendes Teresina.


Fonte: Portal AZ

Parnaíba sediará I Fórum de Psicolinguística




Será realizado nesta sexta-feira (30/11), das 18h às 22h, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Ministro Petrônio Portela (CEEP), o I Fórum de Psicolinguística do curso de Pedagogia da Faculdade Piauiense – FAP, Parnaíba.
objetivo do evento é incentivar mais debates em Psicolinguística, uma área de investigação da ciência da linguagem de estudos ainda pouco fecundos em nossa cidade. O projeto tem como idealizador, o professor Me. Allan de Andrade Linhares, ministrante da disciplina Psicolinguística do curso de Pedagogia da FAP.

As discussões priorizadas no evento serão acerca da Aquisição da Linguagem, área de estudo da Psicolinguística. Considerando esse foco, o fórum se intitula Linguagem e mente: contribuições da Psicolinguística no processo de aquisição de língua materna.
As inscrições devem ser feitas no protocolo da Faculdade Piauiense (FAP) e custam R$10,00. Esclarece-se que os participantes do referido fórum receberão certificado de 20h.
Abaixo, programação sucinta:
17h - Credenciamento
18h30 - Abertura solene do evento
            Apresentação Cultural – Grupo de música do SESC
19h- I Palestra: Neuroanatomia da Linguagem
        Ministrante: Esp. Joel Araujo dos Santos
20h - II Palestra: A psicolinguística e a Aquisição da Linguagem
        Ministrante: Dr. Ronald Taveira da Cruz
21h - III Palestra: Desenvolvimento Infantil: dialogando sobre a linguagem da criança
        Ministrante: Esp. Filomena Maria Gomes de Sousa Santos

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

The New York Times repercute viagem no litoral do Piauí


Imagem: Divulgação
A versão online  do jornal norte-americano The New York Times destacou uma viagem feita pelo colunista e blogueiro Seth Kugel no litoral do Piauí. Intitulada “A 41-Mile, 4-Day, Best-Brazil-Beach Quest”, ou seja, “Uma busca pela melhor praia do Brasil em 41 milhas (65 km) e quatro dias”, a matéria pode ser acessada através do link:http://frugaltraveler.blogs.nytimes.com/2012/10/30/a-41-mile-4-day-best-...
Em parceria com um guia turístico local, o jornalista mochileiro percorreu toda a costa do estado, desde o Porto dos Tatus (de onde teve acesso ao Delta do Parnaíba) até o município de Cajueiro da Praia. Sobre a Pedra do Sal, por exemplo, Seth relatou ser o único visitante naquele dia, conheceu o farol e disse ter sido rodeado por cães vira-lata.
A viagem seguiu por Parnaíba e Luís Correia, onde o estrangeiro esteve nas praias de Atalaia e do Coqueiro, chegando ao fim em Cajueiro da Praia. Para chegar na Barra Grande, o correspondente fez a travessia do rio por R$ 20 de barco, considerando que assim tenha obtido uma significativa redução na distância, se comparada a viagem por terra.
Segundo o blog, uma parte do texto chegou a ser publicada na versão impressa do The New York Times, jornal de maior importância nos Estados Unidos.
Daniel Saturnino para o Proparnaiba.com

11/23/2012

1º Eco Downwing Bagre Kite School será realizado no Cajueiro da Praia




No próximo sábado (24), os ventos soprarão forte em Cajueiro da Praia, ponto de partida do 1º Eco Downwing Bagre Kite School, evento voltado para os amantes do kitesurfe e promovido pela escola com certificação IKO (International Kiteboarding Organization) Bagre Kite School, que fica localizada em Barra Grande.

Todo o litoral piauiense será desbravado na prova, que terá como percurso as praias de Barra Grande, Maramar, Coqueiro e Pedra do Sal. Os participantes irão velejar por cerca de 70 quilômetros de praia. Aproximadamente 30 kitesurfistas estarão presentes no evento.
De acordo com o organizador do evento, Francisco Flávio, o Bagre, o passeio tem como objetivo fomentar o crescimento do esporte no Piauí.

“Além de muita adrenalina, pretendemos estimular o desenvolvimento do turismo sustentável no Estado. Os kitesusrfistas terão a oportunidade de conhecer muitas belezas naturais do litoral piauiense. É uma forma também de conscientizarmos a população da importância da preservação das nossas praias e do nosso litoral, que apesar de pequeno é um dos mais belos do Nordeste”, destaca o professor de kitesurfe.

*Redação do Jornal da Parnaíba | Fonte: Portal da Clube

DENÚNCIA: caçadores inescrupulosos estão dizimando Aves Guarás, símbolo do Delta do Parnaíba



Guarás com as pernas quebradas por tiros de espingarda
O empresário e fotógrafo profissional Edilson Morais Brito, também conhecido como “Rei do Delta”, por ser um profundo conhecedor da região, esteve recentemente fotografando uma das aves que habitam o Delta do Parnaíba, o Guará, e constatou que caçadores bandidos estão dizimando os Guarás no Delta do Parnaíba. Segundo Morais Brito “... vi e fotografei vários guarás com as pernas quebradas por tiros de espingarda”, postou ele em seu Facebook.

Morais Brito é titular da empresa Moraes Brito Viagens & Turismo e já recebeu centenas de celebridades, políticos e turistas de toda parte do mundo. Sempre com sua câmera digital Sony Hx200V em punho flagrando a natureza exuberante do Delta do Parnaíba.


Pela inconsciência destes verdadeiros predadores, clama-se a atuação imediata da Polícia Florestal ou Fiscais do IBAMA ao tempo que elogiamos o trabalho de profissionais abnegados como Edilson Morais Brito, vigilante e fazendo da sua arte uma forma de conscientização para a defesa do meio ambiente. Valeu pelo seu belo trabalho.

Redação: Jornal da Parnaíba

Seminário - A Homossexualidade à Luz da Doutrina Espírita 


O Centro Espírita Semente Cristã vai realizar neste sábado (24), no horário de 14 às 18h, seminário sobre 'A Homossexualidade à Luz da Doutrina Espírita'.
Falar sobre a homossexualidade não é uma tarefa fácil. Apesar de na atualidade ser um dos temas mais discutidos, o preconceito e a discriminação ainda emperram a discussão e geram transtornos na vida de seres humanos que lutam pela conquista de seus direitos e pelo respeito à sua condição de vida.
 
Muitos jovens vivem em seus lares e na sociedade, o drama da não aceitação e do desrespeito, o que tem gerado sérios transtornos, inclusive o da prática do suicídio. 
 
Dessa forma, resolvemos levar adiante a proposta de esclarecimento que a Doutrina Espírita nos oportuniza através de um seminário que será realizado dia 24 de novembro de 2012, no Centro Espírita Semente Cristã, onde gostaríamos de contar com a presença não só dos espíritas, mas, também, de jovens que vivenciam a homossexualidade e seus pais. 
 
Será uma excelente oportunidade para conversarmos sem preconceito sobre a homossexualidade na visão da doutrina espírita.
O Centro Espírita Semente Cristã fica localizado na Rua Bolívia, Quadra 25, Casa 10 no bairro Nova América
Programação
14:00h - Início da atividade
14:10h - O Homossexualismo à luz da Doutrina Espírita
15:00h - O sexo na visão espírita
15:50h - Lanche
16:10h - Postura dos pais e da sociedade ante a homossexualidade
17:00h - Postura da casa espírita ante a homossexualidade
17:50h - Encerramento
Confirme sua presença no seminário através do email: dorarodrigues@proparnaiba.com
Maiores informações com Dora Rodrigues
Contato:
(86) 9402 4557 - Claro
(86) 9479 5019 - Tim

 * Fonte - proparnaiba.com

11/21/2012

Estudantes pedem restauração de prédio histórico através de faixa


Imagem: Proparnaiba
Os estudantes do curso Bacharelado em Direito da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, pediram providências ao poder público para a restauração do prédio da antiga escola Miranda Osório, localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, centro de Parnaíba.

Por um tempo em processo de deterioração, o prédio não pode mais abrigar os estudantes do curso por não ter mais condições estruturais, o que compromete a segurança dos mesmos.

Atualmente, os discentes que antes estudavam na região central da cidade, se deslocam até o campus Alexandre Alves de Oliveira, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima para assistirem aulas em novas salas disponibilizadas pela universidade.

A manifestação que partiu dos alunos do curso se deu através de uma faixa exposta na área externa do prédio histórico, com a seguinte frase: “Este prédio é do Piauí e de Parnaíba. Está abandonado e caindo. RESTAURAÇÃO JÁ!”.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

11/20/2012

UESPI de Parnaíba terá dois novos cursos: Filosofia e Ciências Sociais



Prof. Thiago Chaves; Profa. Rosineide Araújo, Diretora do Campus
de Parnaíba; Profa. Karina Cursino e o Prof. Carlos Henrique
Carvalho:
A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) do Campus de Parnaíba conta, agora, com mais dois cursos superiores. Foi aprovado segunda-feira (12) através do Conselho Universitário do  próprio Campus a abertura de dois novos cursos para esta instituição: Filosofia e Ciências Sociais. A aprovação foi feita por unanimidade.

Para apresentar o projeto político pedagógico do curso ao conselho de Parnaíba estiveram presentes na votação os professores Thiago Chaves, de Filosofia,  professora Karina Cursino, de Ciências Sociais, ambos de Picos; e o professor Carlos Henrique Carvalho, professor de Filosofia, do Campus de Oeiras.

Este é um grande avanço na história da UESPI em Parnaíba. “Acredito que a criação desses cursos significa não só uma conquista para toda a comunidade da UESPI, mas sobretudo para o Estado do Piauí, pois a nossa universidade atenderá uma demanda significativa por professores de Filosofia e Sociologia.”  explica o professor Thiago Chaves.

A partir do ano que vem, no segundo semestre de 2013, os vestibulandos já poderão colocar mais duas opções de curso no Sistema de Seleção Unificada  (SISU) do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Segundo Francisco Soares Santos Filho, Pró-Reitor de Ensino e Graduação da Universidade, “os cursos vão chegar em um momento oportuno, pois existia uma necessidade muito grande em relação a essas áreas. A universidade está abrindo portas e avançando cada vez mais . Este avanço beneficiará  todos os alunos que se interessem por essas áreas e que desejem daqui a alguns anos suprir as demandas da educação do município de Parnaíba”, afirmou.

Os avanços em relação à abertura de novos cursos também abrangem a cidade de Teresina. Está previstos para o Campus Torquato Neto a abertura dos Cursos de Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Engenharia da Computação e Bacharelado em Ciências Biológicas.

Edição do Jornal da Parnaíba | Por: Elias Monteiro da Cruz Neto

Descaso e abandono na Orla da Praia de Atalaia



Sujeira e abandono tomam conta dos banheiros da orla
Parnaibano leva grupo de amigos para conhecerem a orla da Praia de Atalaia em Luis Correia no litoral piauiense e fica decepcionado com o estado de abandono e sujeira que tomam conta dos banheiros destinados aos turistas que visitam aquele local.

Veja imagens e o que ele disse em e-mail encaminhado a redação do Jornal da Parnaíba.


“O TURISMO pode se desenvolver desse jeito e nessa situação?      

Turistas culpam proprietários de bares pelo abandono dos banheiros
Alguns amigos e seus familiares estiveram em Parnaíba neste final de semana prolongado, daí visitamos alguns locais que alguns não conheciam.
Porém quando fomos exatamente no domingo (18/nov/2012),fomos na praia de atalaia em Luís Correia, pois queriam conhecer a nova ORLA ,que o governo tanto propagou!!
Olha nas imagens, a surpresa que encontramos!
Ficam algumas perguntas:
1 – Porque os proprietários de restaurantes não cuidam já que são eles os beneficiados?
2 – O turista sendo tratado assim ainda volta?
3 - e VOCÊ voltaria?

São tantas indagações, mas imagens valem mais que muitas palavras.

Cordial abraço 

Edson Luiz

Edição do Jornal da Parnaíba

Atendimento on-line melhora serviços do Sine-PI de Parnaíba



Sine-PI de Parnaíba

Com a instalação do sistema de internet e a disponibilização do atendimento on-line, os serviços oferecidos ganharam melhorias

Com a instalação do sistema de internet e a disponibilização do atendimento on-line no posto do Sistema Nacional de Empregos (Sine-PI) de Parnaíba, os serviços oferecidos ganharam melhorias, proporcionando aos clientes mais agilidade e eficiência.

Funcionando desde dezembro de 2011, o atendimento on-line, que foi instalado com a inauguração do Espaço Cidadania no município, serviço que visa proporcionar melhorias no atendimento ao cidadão, tem facilitado os serviços oferecidos, como o encaminhamento ao mercado de trabalho, o Seguro-Desemprego e as demais emissões de documentos que são feitas pelo Sine-PI.

As intermediações e a providência do Seguro-Desemprego eram feitas manualmente, sendo necessário que os formulários fossem preenchidos um a um, enviados à capital, Teresina, enquanto o trabalhador aguardava e não recebia informações precisas quanto ao andamento de seu processo e os encaminhamentos eram feitos através de curriculum. “Agora temos o suporte do banco de dados que busca o perfil do trabalhador nos poupando tempo e nos dando informações seguras”, afirma a coordenadora do Sine-PI de Parnaíba, Marysa Ferreira.
Ainda de acordo com a coordenadora, os avanços no atendimento ao cidadão foram possíveis devido à influência da Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí (Setre), através do apoio da secretária, Larissa Maia. “Tivemos o apoio incondicional da secretária em todos os sentidos: operacional, administrativo e no que se refere aos treinamentos dos servidores, o que foi de bastante valia para as melhorias no posto”, complementa.

Para Larissa Maia, a medida dá oportunidade de melhorias aos cidadãos, além de garantir o desenvolvimento do município. “A agilidade e eficácia que o serviço on-line dispõe é essencial para que possamos garantir mais oportunidades de emprego. Queremos um Estado com a maior quantidade de empregos formais possíveis e nosso governo vem trabalhando para dar essa garantia aos cidadãos”, diz.

São atendidas, atualmente, pelo Sine-PI de Parnaíba cerca 170 pessoas por dia, no Espaço Cidadania, localizado na Av. Getúlio Vargas. O órgão realiza os atendimentos de 7h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira.

Edição do Jornal da Parnaíba | Por Lorenna Costa

A humilhante espera do pagamento da premiação do “São João da Parnaíba” 2012



Os vencedores dos Folguedos “São João da Parnaíba”, de 2012 continuam aguardando, pacientemente, que a Prefeitura se digne a efetuar o pagamento das premiações a que fizeram jus. E já se vão quase 5 meses de espera.
Chega a ser humilhante para quem se comprometeu no comércio, efetuando compras para pagar quando recebesse a premiação. Se não podem pagar, por que oferecem premiações tão elevadas? Se fazem alarde desta “oferta” na mídia,  por que não cumprem o compromisso com maior agilidade?
Para vereador “puxa-saco” do prefeito esse atraso não causa problema algum, porque mesmo atrasando o pagamento de premiações, o que vem ocorrendo ano a ano com relação ao carnaval e aos festejos juninos, os dois eventos sempre são realizados com sucesso. Certa vez o vereador do PT, Antônio Cardoso, pronunciou-se nesse sentido, quando seu colega vereador Fernando Gomes, do Plenário,  fez a cobrança dessas premiações.
Mérito dos nossos artistas, amantes dos folguedos, carnavalescos e incentivadores do bumba-meu-boi. Certamente vão continuar preservando essas manifestações culturais.Mas que o novo prefeito, a assumir em janeiro, corrija esta distorção porque a ninguém é dado o direito de humilhar quem quer que seja.

Fonte: Blog do Bsilva

Órgãos debatem prostituição infantil e crianças de rua em Parnaíba 


Imagem: Divulgação
Os órgãos de assistência a criança e adolescente em Parnaíba realizam nesta terça-feira (20) uma audiência pública para discutir questões ligadas ao tema. O encontro tem início às 9h no plenário da Câmara Municipal, na Praça da Graça, região do central da cidade.
Segundo a presidente do Conselho Tutelar de Parnaíba, Cleonice Matos, o objetivo é reunir as diversas entidades que atuam na causa, juntamente com a sociedade civil, visando debater os problemas e buscar soluções através de um trabalho integrado por todos.
Causam preocupação das autoridades e por isso ganharão destaque na audiência o aumento no número de crianças e jovens pedindo esmola, sobretudo em áreas com maior fluxo comercial, além da prostituição infantil já percebida em alguns pontos do município.
Daniel Saturnino para o Proparnaiba.com

11/19/2012

Um morto e um gravemente ferido em acidente de moto no litoral

A moto desgovernada chegou a derrubar o portão de ferro da agência dos Correios 

Por volta das 3hs da manhã de hoje, o condutor de uma moto Titan 125cc - identificado por Francisco dos Santos Silva, de 23 anos que residia na Rua Benú Nascimento nº 819, centro de Luis Correia, morreu após colidir sua motocicleta em um portão de ferro da agência dos Correios, localizada na Avenida Prefeito Antonio de Pádua Costa Lima (antiga Joaquim Pires), no centro daquela cidade praiana.


Em consequência do acidente - o garupeiro da moto de nome até o momento não informado, foi socorrido por uma ambulância de Luis Correia e encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital Estadual Dirceu Mendes Arcoverde em Parnaíba, com uma forte pancada na cabeça e se encontrava fazendo exame de tomografia naquela unidade de saúde.



Ambos não usavam capacetes no momento do acidente. Eles vinham retornando de uma festa quando foram vítimas da tragédia. Veja fotos:

 Devido a forte colisão o portão de ferro da agência foi de encontro ao chão
 Moto envolvida no acidente de placa NIU 2619-Luis Correia-Pi -
O piloto levou uma forte pancada na cabeça e não resistiu
      IML fazendo a remoção do corpo....
     Onde foi encaminhado para pedra cadavérica do Heda
     Unidades da Ciptur estiveram no local e fizeram o levantamento da ocorrência
Jovem teve morte imediata no local


Edição do Jornal da Parnaíba | Fonte:Nlog do Pessoa