Páginas

12/31/2012

O Tempo é esse...

E mais um ano se foi... mas dessa vez, por ter sido o tão esperado final de 2012... parece que o tempo que se foi representa muito mais de que só um ano... e, realmente, este final de ano, além de ser só o final de mais um ano, configura-se como o término de um grande ciclo... e parece que estamos deixando para trás uma eternidade... e com ela todas as coisas que foram verdade e as que se revelaram como ilusão.


Sinto-me como tendo sida passada a limpo... e este ano foi mesmo super acelerado em termos de liberação de coisas, coisas que nem de longe ousaria questionar foram caindo por terra, uma após outra... e, quando pensava que já tinham acabado as mudanças, mais e mais coisas eram reveladas de uma forma tão clara e, agora, tão óbvia, que você não tinha outra alternativa a não ser fazer algo a respeito daquilo, uma vez que as crenças que você percebia que haviam te norteado, até então, revelavam-se com nitidez a olho nu, pela primeira vez... e só assim você tem como tomar uma decisão com consciência... Seria como se você pela primeira vez enxergasse a gaiola onde esteve prisioneiro por muito tempo e... o que agora se torna óbvio como uma prisão, antes não conseguíamos enxergar...

Enxergamos a gaiola e percebemos que a porta está aberta... é só bater as asas e voar...
Aquela gaiola que nos manteve prisioneiros por muito tempo... muito tempo, agora está visível e com a porta aberta, mas cabe a cada um decidir sair por essa porta e voar... ficar na mesma gaiola, ou até mesmo entrar em outra...

Sei que, no primeiro momento, a possibilidade de se libertar de uma prisão, que você nem percebia existir, dá um certo medo, pois afinal nos acostumamos tanto com o sofrimento que essa prisão nos impunha ao nos manter sob controle, que ele se tornou o único terreno conhecido e agora... diante da possibilidade da liberdade, você por um instante fica sem saber se sai ou se permanece, mesmo que a porta esteja aberta...
O velho e conhecido, por pior que seja, dá uma falsa ilusão de segurança, segurança que cobra um preço que, agora, muitos não estão mais dispostos a pagar...

E neste ponto em que estamos, com o novo escancarado à nossa frente, só nos resta ter coragem de deixar para trás o papel de seguidores e de assumir a responsabilidade de seguir somente o que o nosso coração nos diz, de fazer uma conexão direta com a Divindade e de escutar esta Voz que sempre esteve presente, mas que preferíamos não escutar, ao escolher escutar as vozes que vinham de fora e que nos ditavam regras, crenças e mais um monte de histórias, que nos afastaram cada vez mais de quem realmente somos.

Seguir o outro, a sociedade, as religiões, as pessoas, sem nem questionar o que estamos seguindo, sem passar pelo filtro do nosso coração, pode ser mais fácil e, com o passar dos tempos, foi ficando tão natural que até pensamos que o certo era isso mesmo... nos acostumamos tanto a esta posição onde quem dita as regras são os outros, e você só tem que segui-las... que, mesmo que isso tenha levado a humanidade até onde a levou, muito poucos ainda se arriscam a sair da prisão.
Só que os que ditaram as regras não nos avisaram que para segui-las teríamos que abrir mão do nosso bem mais precioso... a liberdade para ser quem você é...

Ficamos facilmente iludidos por coisas que nos contam e regras que nos ditam, que se dizem serem sagradas e acima de qualquer suspeita... que o simples que era Ser ficou complicado... tão complicado que um dia a gente não aguenta mais e quer respirar liberdade.

E o tempo é esse! Ninguém, além de você mesmo, sabe o que é melhor para você... existe um caminho... um longo caminho que você percorreu até esse tempo, uma história que você viveu até aqui, nessa e em outras vidas, que é única... existe uma coisa que só você sabe fazer... uma forma de Ser que é só sua... existe um lugar que só você pode preencher e cuja única exigência é que você seja simplesmente quem você é, que tenha a coragem e a liberdade de seguir seu coração, sem regras que não sejam as que ele dita... e se for seguir alguma regra, que passe primeiro pelo filtro do coração. Não vamos cair de novo nas mesmas histórias com novas roupagens...

Acessamos nossa verdade quando nos expressamos de forma única e genuína, com leveza e simplicidade, porque sabemos que no encontro das singularidade nos reconhecemos como Um.

*Fonte: somostodosum.ig.com.br

12/28/2012

Pedra do Sal:Por que tanto abandono?!


                                               Pedra do Sal: Pós Tsunami?
Sinceramente, é muito difícil de se acreditar que nos próximos anos cumpram as promessas feitas de investimentos no turismo da Pedra do Sal. Tudo que é para beneficiar aquele local sofre de uma má vontade inimaginável!Oito anos se passaram. E quais foram os avanços ali experimentados, de iniciativa da Prefeitura de Parnaíba?
O único olhar anual que a Prefeitura de Parnaíba dava para a praia do município, que era a realização do Reveillòn, deixa de existir este ano. Qual a justificativa que a Prefeitura dá? Por que não usam os meios de comunicação para dizerem alguma coisa, mesmo que seja mentira. Afinal, ainda existe uma Secretaria de Comunicação, cuja função seria exatamente fazer a ligação entre o Poder Executivo e a população. Mas o povo, é bem verdade, só serve mesmo para votar e botar no poder uns "bacanas" que, depois de eleitos, olham a todos de cima para baixo, como se superiores fossem. E nós, simples ralé.
Essa é a Parnaíba turística?! De que turismo estão falando, afinal?!

*Fonte: Blog do B. Silva.

Por falta de planejamento já é dado como certo o engarrafamento no réveillon em Luis Correia



Por falta de planejamento dos órgãos responsáveis pelo trânsito no estado do Piauí, anualmente no réveillon já é dado como certo o engarrafamento entre Parnaíba e as principais praias de Luis Correia, em especial a praia de Atalaia onde ocorre a programação do réveillon pela Secretaria de Turismo do Estado do Piauí (Setur).

O ideal seria a duplicação dessa via, entretanto, enquanto esta melhoria não chega, seria interessante um bom planejamento do acesso à praia de Luis Correia nos horários de pico do réveillon. Algumas vias poderiam ser interditadas, outras poderiam ser temporariamente feitas intervenções para funcionar apenas como mão única. Em suma, um estudo das ocorrências dos anos anteriores poderia trazer soluções e melhorias para todos.

Um bom exemplo da falta de intervenção nesta via foi a falta de energia durante o réveillon do ano passado, quando uma equipe da Eletrobrás não conseguia chegar ao local do defeito por conta do caos no trânsito naquele momento. E se fosse uma ambulância tentando salvar a vida de uma pessoa? O trânsito ficou parado por horas naquele dia, foi uma desordem total.

A praia do Coqueiro é outro local que é visível a falta de intervenção nas ruas, não só no réveillon, mas em todos os finais de semana prolongado, natal, carnaval, temporada de alta estação etc.

*Edição do Jornal da Parnaíba

Uma triste realidade que temos que admitir - o aeroporto de Parnaíba sem voos regulares



Aeroporto Internacional de Parnaíba Pref. Dr. João Silva Filho
Em 2005 o Aeroporto de Parnaíba foi habilitado para tráfego internacional, entretanto recebeu apenas 8 vôos charters de Verona - Itália.

Nosso aeroporto tem uma missão importante: deveria ser a porta de entrada para os turistas estrangeiros destinados ao Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses (MA), localizado a 180 km, e Jericoacoara (CE), também a 180 km, possuindo, portanto uma localização privilegiada.

No passado, empresas aéreas operaram voos regulares, como PARAENSE, TABA, VASP, VARIG, CRUZEIRO, RIO-SUL, NORDESTE, TRANSBRASIL e por último OCEANAIR em 2000.

Em 2011 a empresa aérea GOL realizou diversas reuniões com grupos de empresários do setor de turismo para viabilizar voos regulares para Parnaíba. Após a confirmação do início das operações para o ano de 2012, a empresa silenciou sobre o assunto e a imprensa calou-se.

De acordo com a revista Exame, edição do dia 22 de agosto de 2012, Parnaíba está entre as 40 cidades do Brasil, excluindo as capitais, cujo consumo mais cresce. Recentemente, levantamento realizado pelo anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Parnaíba teve a maior taxa de crescimento do Brasil, de 229,2%, excluindo as capitais. E é nítida a expansão da cidade: construção de 2 shoppings, instalação de grandes franquias e inauguração de novos hotéis.

Air Italy, voo charter de Verona - Itália - Parnaíba
Clique AQUI e leia outras matérias sobre o aeroporto de Parnaíba

Precisamos de voos regulares para alavancar o nosso turismo e mantermos o crescimento da cidade.


É interessante lembrar que a partir de 2014 o aeroporto pode deixar de ser administrado pela INFRAERO e fique a cargo da administração estadual, pois em 2004, por meio do convênio nº 14/2004/090, foi firmada a administração da INFRAERO pelo prazo de cinco anos, prorrogável por igual período.

*Darklilson Pereira Santos para o Jornal da Parnaíba

Dona de casa é encontrada morta por enforcamento no bairro Cearazinho em Luis Correia


     IML e a PMTUR no local da ocorrência

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Cíptur), da cidade de Luis Correia no litoral piauiense, foram acionados no período da tarde de hoje, 27/12 para atender uma ocorrência.

Os militares chegaram a uma residência localizada na Projetada 180, casa 1675, bairro Cearazinho e encontraram em um cômodo a dona de casa identificada como Maria Gleidi Ivo dos Santos, de 30 anos, pendurada sob um armador com uma corda envolta do pescoço.

O IML foi acionado via Copom e fez a remoção do corpo da vítima para pedra cadavérica do Heda em Parnaíba.
 Ninguém soube explicar as causas do suicídio de Maria Gleidi
 Militares da Rone estiveram no local
 IML retirando o corpo da vítima presa ao armador de rede
Vítima de 30 anos

*Fonte: Portal do Catita

Prodart iniciou feira de artesanato do litoral na quinta-feira



Feira de artesanato do Prodart em Luiz Correia (Foto:Thiago Amaral)











A Orla de Atalaia é palco tradicional da festa de virada de ano no Piauí. Por esse motivo, vários órgãos do Governo do Estado estão trabalhando no local nesse período, incluindo o Programa de Artesanato Piauiense (Prodart), que iniciou a exposição e comercialização de peças artesanais na quinta-feira (27). O Art Praia, que ficará na Orla de Atalaia, prossegue até o dia 7 de janeiro.
“Vamos fechar o ano com essa exposição na Orla de Atalaia, em Luís Correia, algo belíssimo para os visitantes, buscando superar o ano passado. Além da exposição, haverá várias oficinas, incluindo uma com materiais recicláveis. Ano passado tivemos apenas uma oficina. O Prodart trabalha incansavelmente na organização dessas feiras, pois são esses eventos que realmente divulgam nossos produtos”.
Ao longo desses dias haverá oficinas de pintura em tecido, pintura em tela, bijuterias e a novidade deste ano: a oficina de reciclagem, em parceria com o Projeto de Educação Ambiental da Sustentare. A meta é transformar o lixo domiciliar em algo que possa ser utilitário ou decorativo, dando aos participantes uma alternativa de geração de renda.
A programação do Reveillon no Litoral inclui ações de órgãos como: Fundação Cultural do Piauí (Fundac), Departamento de Trânsito do Piauí (Detran), Coordenadoria da Juventude (Cojuv), Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), Secretaria de Saúde (Sesapi), Agespisa, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, todos coordenados pela Secretaria de Turismo (Setur).
Para garantir a segurança para os visitantes do litoral piauiense nesse período, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros deslocaram mais de 150 homens de Teresina para a região. Os Bombeiros também fazem a vistoria e fiscalização nos jet-skis, lanchas e quadrículos que estiverem circulando nas praias piauienses.
A programação cultural da virada contará um trio elétrico, shows do Forró Toda Boa Axé, Forró Me Namora Elétrico e a bateria da Escola de Samba Ziriguidum, além dos DJs Júnior Andrade, Naldo Morais, Brytho e Byron.
*Fonte: Blog do Pessoa.

Réveillon no litoral terá feira cultural e atrações musicais

Imagem: arquivo Google

Mais de 100 mil turistas devem esperar a chegada de 2013 no Litoral do Piauí. Segundo a diretora de marketing da secretária de turismo do Piauí, Renée Fontenele, a expectativa é que a quantidade de turistas que participam da festa de réveillon nas praias do Piauí seja maior do que o número registrado no ano passado.<--break- />

“De acordo com a Polícia Militar, 100 mil pessoas passaram a virada de ano na praia e por conta disso, nos planejamos para realizar um grande evento este ano. Além disso, queremos  evitar que certos imprevistos tirem o brilho da festa que promete ter o públicomaior do que registrado no ano passado”, afirmou Renée.
O Governo do Estado através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac) realizará uma festa aberta ao público na Praia de Atalaia. A programação inclui queima de fogos que terá duração de 10 minutos. Além disso, as bandas 'Me Namora', 'Toda Boa', a bateria da Escola de Samba Ziriguidum e os DJs Brito, Bayron e Naldo Moraes, devem animar os turistas até o dia amanhecer.

Para garantir a segurança dos turistas, 142 policiais militares foram deslocados de Teresina para quatro municípios do litoral. As tropas saíram da capital no domingo (23). O tráfego de veículos será controlado através do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), por meio da Escola Piauiense de Trânsito (EPT).

No período de 27 de dezembro a 2 de janeiro, a EPT realizará ações educativas nos pontos com a maior concentração de pessoas, como a orla da Praia de Atalaia, Barramares, Cajueiro da Praia, além das principais avenidas de Parnaíba e Luís Correia.

O objetivo das atividades é conscientizar os turistas para a redução de acidentes. “Esta é uma ação que desenvolvemos há alguns anos e além do litoral, os educadores da Escola de Trânsito realizarão blitz nas cidades que fazem parte do percurso Teresina-Luís Correia, como os municípios de Altos, Piracuruca, Brasileira, Capitão de Campos, dentre outros”, ressalta Gemma Galgani, diretora da EPT.

Também serão realizadas feiras de artesanato nessa temporada. Os artesãos do Programade Desenvolvimento do Artesanato do Piauí (Prodart) estarão comercializando seus produtos e peças de moda praia, que já entram em exposição a partir desta quinta-feira (27) na Orla da Atalaia.
Ao longo desses dias haverá oficinas de pintura em tecido, pintura em tela, bijuterias e anovidade deste ano: a oficina de reciclagem, em parceria com o Projeto de Educação Ambiental da Sustentare.

A Secretaria Estadual de Saúde disponibilizará três ambulâncias de suporte básico. Cada uma  delas contará com um socorrista, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. As ambulâncias serão distribuídas da seguinte forma: uma ficará em Atalaia, uma no Coqueiro e a outra em Barra Grande. Ainda segundo a Sesapi, em casos de atendimentos mais complexos os pacientes serão encaminhados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba.

*Fonte:g1
*Edição:Proparnaiba.com

12/27/2012

GESTÃO FEMININA NO LITORAL

Adriane Prado de Luis Correia

Vania Ribeiro de Cajueiro da Praia
Gestão feminina
Dois municípios do litoral do Piauí serão administrados a partir do dia primeiro de janeiro por mulheres. Adriane, em Luís Correia e Vânia, em Cajueiro da Praia. Seus maridos, Luís Pedrosa (de Adriane) e Vicente (de Vânia), já administraram essas cidades. 
Então, toda torcida para que elas façam o que os maridos não fizeram e evitem cometer os pecados que eles cometeram.

Conselhos
Há outra torcida: para que elas não encerrem seus mandatos com as fichas que hoje os maridos detêm. 
E que elas só os consultem em casa. E, assim mesmo, somente sobre os problemas domésticos.


* Fonte: Portal AZ - Arimatéia Azevedo

Pedra do Sal fica sem festa de réveillon após sete anos


Imagem: Divulgação
Atualizado às 12h40  - O secretário de Cultura, Francisco Dourado, informou através de contato telefônico que a pasta da qual é gestor não tem responsabilidade sobre o réveillon da Pedra do Sal.
Matéria original  - Após sete anos consecutivos com eventos, a praia  da Pedra do Sal não terá festa de réveillon na virada de 2012 para 2013. Com isso, a população de Parnaíba deixa de ter uma opção para comemorar o ano novo.
A reportagem do Proparnaiba.com tentou contato com o atual secretário de Cultura, Francisco Dourado, mas não obteve retorno para esclarecer os motivos da não realização da festa este ano.
Idealizada na gestão do ex-secretário de Turismo e Cultura, Arlindo Leão, o Réveillon da Pedra do Sal contava com atrações musicais e movimentava a única praia pertencente ao município, no dia 31 de dezembro.
Em contrapartida, a praia de Atalaia, no município de Luís Correia, terá uma programação organizada pelo Governo do Estado. Festas particulares também buscam atrair turistas ao litoral piauiense.
*Daniel Saturnino para o Proparnaiba.com

Resort retira pedras da praia para conter erosão no litoral


Imagem: Divulgação
Fiscais do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) em Parnaíba receberam a denúncia de que os responsáveis por um resort situado na beira da praia da Carnaubinha, litoral do Piauí, estariam retirando as pedras da enseada para utiliza-las como barreira de contenção contra a maré.

Os chalés construídos próximos à orla marítima agora sofrem o processo de erosão acentuado, fato que tem causado preocupação aos donos do empreendimento. Por conta disso, segundo os fiscais, os empresários determinaram o recolhimento das pedras para assenta-las junto à cerca do resort.
De acordo com a denúncia, foi apresentada a justificativa de que os hóspedes estariam “cortando os pés nas pedras”. O fato é que o local só é apropriado parabanho na maré baixa, quando é possível a visualização da enseada, além da área ser um ponto de circulação do peixe-boi marinho.

Por telefone, a reportagem do Proparnaiba.com tentou contato com a diretoria do Carnaubinha Praia Resort, mas nenhum responsável foi encontrado. O atendente limitou-se a dizer que não estava ciente da situação e por isso não poderia prestar maiores esclarecimentos.
*Daniel Saturnino para o Proparnaiba.com

12/26/2012

Walter Farias do Parnaíba Foto Clube conquista Prêmio Interaje 2012

Walter Farias Júnior - Foto: Facebook

O parnaibano Walter Farias Júnior, integrante do Parnaíba Foto Clube, conquistou durante o meio de semana o Prêmio Interaje na “categoria fotografia que marcou a web no Piauí em 2012”. Na entrega do prêmio, Walter Farias Júnior foi representado por Sebastião Galeno.


A foto de Walter Farias Júnior ganhadora do Prêmio Interaje foi capturada nas proximidades de Floriópolis, antiga estação de trem no município de Parnaíba - PI, onde retrata a situação dos moradores daquela região. 

Foto ganhadora do Interaje 2012
O representante parnaibano concorreu na reta final com fotos de Thiago Amaral, Weslley Douglas, John Panado e uma de autor desconhecido.

*Por Gilson Brito - acesso343.com.br

2ª Etapa do Circuito Piauiense de Surf



Nos próximos dias 29 e 30 de dezembro a Praia da Pedra do Sal em Parnaíba será palco da 2ª Etapa do Circuito Piauiense de Surf. Três categorias disputam o circuito: Iniciante, Júnior e Open.   

*Fonte: acesso343.com.br

Obra parada do terminal turístico em Barra Grande é chamada de 'Elefante branco'


Terminal Turístico de Barra Grande, obra inacabada.

A obra é orçada em 760 mil reais e tem como responsáveis o Ministério do Turismo e o Governo do PI. Um verdadeiro “Elefante Branco”, mal localizado, com as obras totalmente paralisadas, material de construção mal acomodado, em fim, dinheiro público jogado fora.

Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, linda por natureza, tem uma das praias mais exuberantes do litoral Nordestino, reconhecida internacionalmente, é cada vez mais destino de turistas de todas as partes do mundo. Mesmo com todo este potencial, nossas autoridades ainda tratam o turismo da região de forma irresponsável.

As obras do terminal turístico que deveria ser a porta de entrada de visitantes e assim fomentar o turismo na praia da Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí, um dos destinos mais procurados pelos turistas, encontram-se abandonadas. O fato curioso, no entanto, é que o Ministério do Turismo (MTur) assegurou R$ 561 mil para a construção iniciada em 2010. O Terminal Turístico de Barra Grande seria edificado em dois pavimentos, com cozinha, área de administração, depósito, sanitários masculinos e femininos, restaurantes, área para refeição e estacionamento para ônibus.

Terminal Turístico de Barra Grande, obra mal localizada
O valor total da obra é de R$ 768 mil, sendo que, sendo 207 mil de contrapartida do governo do estado do Piauí. O prazo de execução do Terminal Turístico de Barra Grande foi vencido em fevereiro de 2011 sem que o terminal fosse concluído pela empreiteira contratada através de licitação com a Secretaria Estadual de Turismo – SETUR. A situação prejudica moradores e turistas no vilarejo localizado no município de Cajueiro da Praia.

Em recente reportagem o Secretário de Turismo Marco Bona informou que “A obra teve seu contrato cancelado com a empresa. Foi feita a rescisão do contrato e estamos relicitando e colocando em andamento novo edital, disse o secretário”. Segundo Bona essas obras serão concluídas ate o final do primeiro semestre de 2013.

*Edição: Jornal da Parnaíba | Com informações de Daniel Saturnino/Proparnaiba

Réveillon na Orla de Atalaia terá queima de fogos e apresentação de várias bandas.



O evento começará na noite do dia 31 de dezembro e seguirá até a manhã do primeiro dia do novo ano de 2013. A secretaria de Turismo do Piauí estima que um público de 50 mil pessoas, entre turistas e veranistas, escolherá a Orla de Atalaia como opção para passar o réveillon.

O Réveillon 2012 realizado pelo Governo do Piauí na cidade  de Luís Correia promete atrair milhares de piauienses e turistas de outros estados. O evento vai acontecer na Orla de Atalaia e já tem várias atrações confirmadas.

O evento começará na noite do dia 31 de dezembro e seguirá até a manhã do primeiro dia do novo ano.A Fundação Cultural do Piauí (Fundac-PI) já confirmou as apresentações, em um trio elétrico, do Forró Toda Boa Axé, Forró Me Namora Elétrico e a bateria da escola de samba piauiense Ziriguidum.

Além dessas bandas, vários Dj’s vão ocupar as duas praças de eventos da orla para entreter a população. Os DJ´s confirmados são: Júnior Andrade, Naldo Morais, Brytho e Byron que pretendem tocar vários estilos.

No momento da passagem de ano, o governo garantiu que haverá uma grande queima de fogos na Orla de Atalaia.

*Jornal da Parnaíba | Com inormações de Bárbara Rodrigues/GP1

Eletrobrás corta energia da Prefeitura de Luís Correia outra vez


Imagem: Divulgação
O fornecimento de energia elétrica na Prefeitura Municipal de Luís Correia voltou a ser cortado nesta sexta-feira (21) por falta de quitação dos débitos junto a Eletrobrás.
Em novembro o principal prédio público do município já havia passado por problema semelhante. Agora, por falta de segurança, o local está vulnerável a furtos.
Servidores não estão indo trabalhar por falta de condições mínimas e a situação é de total abandono, às vésperas do fim do mandato do prefeito Kim do Caranguejo.
Parte do funcionalismo também não recebeu o 13° salário e as áreas da saúde e educação, além da limpeza e infraestrutura urbana, estão completamente paralisadas.
*Daniel Saturnino para o Proparnaiba.com

12/21/2012

SINAIS ESCANCARADOS DE PATIFARIA


Um prefeito deixa o cargo dia 31 com um patrimônio de R$ 120 milhões. Há oito anos, quando assumiu o primeiro mandato, sua declaração de rendimentos acusava uma fortuna de apenas R$ 4 milhões. Essa é, por todos os títulos, uma belíssima evolução patrimonial. E o povo da cidade cada vez mais paupérrimo. Mas no Brasil, lamentavelmente, não se investiga pelos sinais exteriores de riqueza, ainda que extravagantes, escancarados, dos gestores públicos. É fácil ver parlamentares – de deputado estadual a senador – secretários, governadores, prefeitos, políticos, enfim, esbanjando dinheiro público. Já virou chacota se dizer que a primeira ação do novo gestor é comprar a bichona, referência jocosa à caminhoneta Hillux, que custa acima de R$ 100. A melhor forma de se aferir a roubalheira de um agente público é pela sua declaração de renda. Basta apenas medir sua evolução patrimonial ao fim da gestão. A ministra Eliana Calmon, do STJ, tentou isso, buscando avaliar a conduta de magistrados, aferindo sua evolução patrimonial, mas foi derrotada no CNJ. O Brasil não pode continuar na ciranda do faz de conta em relação à gestão pública e, mais que qualquer outro, os políticos que decidem sobre os destinos de sua população não tem apenas que parecer honestos.                                   

* Fonte: Arimatéia Azevedo - Portal AZ.

















Comitê da Copa reprova projeto de Parnaíba para sub-sede


Imagem: Divulgação
O comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 reprovou o único projeto apresentado pelo Piauí, que pretende receber uma das seleções que disputará jogos em Fortaleza-CE. A proposta de centro de treinamento em Parnaíba, litoral do Estado, pode ser apreciada mais uma vez, na quarta e última janela de inscrições, prevista para 2013.
Durante a série de entrevistas do repórter Herbert Henrique sobre os preparativos para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, o presidente do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Prates, abriu uma nova esperança para que o Piauí seja uma sub-sede ou um dos destinos brasileiros incluídos no pacote que será oferecido mundialmente.

“Uma nova janela de inscrição será aberta no primeiro semestre e o Piauí pode se inscrever novamente e caso cumpra os requisitos poderá receber uma seleção ou um grupo de torcedores que vão assistir aos jogos em Fortaleza-CE. A Fifa recomenda o mínimo de 64 destinos, que nós já temos, mas nossa expectativa é de aumentar para 80 ou 90, já que o governo federal que mostrar o máximo do nosso país possível”, declarou Prates.

Ele disse que a vantagem do Piauí é ter belezas naturais e está perto do Ceará que será uma das sedes dos jogos. Com isso, Parnaíba seria uma opção para as seleções da Copa do Mundo oferecidas pelo comitê, para que os jogadores façam seu período de aclimatação. Os centros são sugestões para os países e a aprovação pelo comitê não implica em garantia da cidade vir a se tornar sub-sede.

Dentro do projeto do Piauí está a Vila Olímpica de Parnaíba, ainda em construção e com um estádio para 40 mil pessoas. Porém, o Comitê avalia também a distância em relação ao aeroporto e hotel, por exemplo, bem como a qualidade dessas estruturas.
*Fonte: Cidadeverde.com
*Edição: Proparnaiba.com

12/19/2012

GOVERNO DO PIAUÍ E SEU TURISMO DE "MENTIRINHA"


                                  Uma lembrança da Barra Grande
Foi ainda  no Governo de Freitas Neto que se começou querer dar ares de profissionalismo ao setor turístico do Estado.De lá pra cá pouca coisa aconteceu de concreto.Entretanto, não faltaram as falácias, as conversas pra boi dormir. E gente "sabida" ganhando dinheiro em cima do atraso que se verifica no setor. Não obstante o ex-governador Mão Santa, por exemplo, haver passado tanto tempo falando em Delta do Parnaíba, os investimentos para se desenvolver alguma coisa, efetivamente, ainda estão por vir...E o que dizer do Porto das Barcas? Local turístico, porém, escuro e sem segurança. E os "encantos" da beira rio?!
Propaganda enganosa
Não faz muito tempo divulgou-se na grande mídia nacional os encantos da Barra Grande. E é de lá que vem agora, num período de alta estação,  o pedido de S.O.S dos comerciantes e moradores de lá, na pessoa do médico e ex-vereador de Parnaíba, Ariosto Ibiapina. "Há mais de 30 dias a telefonia fixa está com problemas na área, levando os donos de restaurante e pousadas à loucura. Por falta de telefone eles não passam as vendas nos cartões de crédito dos turistas".
Quem está lutando para resolver o problema? Isso sem se falar em possíveis faltas de energia elétrica no reveillòn, falta d`água no carnaval....e por aí vai. "Piauí, Terra Querida"!!!

Deficiências nos serviços básicos vão além da Barra Grande no Piauí


Toda a propaganda positiva que se faz lá fora, de São Paulo para o resto do mundo, sobre o réveillon dos Milagres, em Barra Grande, colocou o litoral do Piauí em grande evidência. 
Mas pode jogar tudo por terra e chamuscar a imagem do Estado se os serviços básicos, da alçada do poder público, não forem oferecidos. 
Sem serviço
Há meses donos de pousadas se queixam que a telefonia fixa não funciona, a celular é precaríssima e a energia falta constantemente.Do Portalaz
Em Tempo: Onde há prestação de serviços 100%, no litoral do Piauí, que possa bem atender os nativos e visitantes? Em Pedra do Sal? Em Luís Correia? Em Portinho?!E em Parnaíba, como vai o fornecimento de água e luz?Então, parem de falar em turismo promovido por governos. O povo vem para o litoral por conta das belezas naturais, do clima, da boa receptividade e nada mais. Se sai falando mal, fala com razão.

Começa nesta quinta (20) programação do Natal de Luz em Parnaíba


Foto: Wanderlei Portela
Começa nesta quinta-feira (20), a programação Natal de Luz na cidade de Parnaíba. A programação inicia na Praça de Eventos Mandu Ladino e tem sua culminância na noite de Natal na Praça da Graça.
O Natal de Luz de Parnaíba não se restringe apenas a programação noturna que será realizada a partir desta quinta, a decoração de luzes pode ser vista nos principais pontos da cidade, conforme registro do fotógrafo Wanderlei Portela.
O Natal de Luz é uma realização da Prefeitura de Parnaíba, através das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Veja programação:
NATAL DE LUZ - PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS

 20/12/2012 (QUINTA-FEIRA) – PRAÇA DE EVENTOS MANDU LADINO

18h30min - Abertura Oficial do Projeto Natal de Luz 2012 com a chegada do Papai Noel que receberá a chave da cidade

18:30 - Banda Municipal Simplício Dias – Concerto Natalino

19h – Apresentação de Coreografia – Bate o Sino – Escola Municipal Benedito Santos Correia

Apresentação de Coreografia  – Escola Municipal Sen. Alberto Silva        

Apresentação de Dança Hip Hop Natalino – Escola Municipal Godofredo de Miranda

Apresentação Especial – Músico Gregório Neto

21/12/2012 (SEXTA–FEIRA) - PRAÇA DE EVENTOS MANDU LADINO

18h - Banda Municipal Simplício Dias – Concerto Natalino

19h – Apresentação de Coreografia – Sonho de Paz – PETI Rodoviária

Apresentação Teatral –  Um presente de Natal - Escola Estadual Eduardo Augusto Lopes

Apresentação Musical – Noite Feliz – Grupo Chama Viva

22/12/2012 (SÁBADO) - PRAÇA DE EVENTOS MANDU LADINO

18h - Banda Municipal Simplício Dias – Concerto Natalino

19h – Apresentação de Coreografia  - Grupo Shekinah Dance

Apresentação de Teatro – O aniversário do Menino – Ministério de Dança Marial

Apresentação de Coreografia – Vem que está chegando o Natal - Ministério de Dança Marial

23/12/2012 (DOMINGO) - PRAÇA DE EVENTOS MANDU LADINO

18h - Banda Municipal Simplício Dias – Concerto Natalino

19h – Apresentação de Orquestra Escola da Secretaria de Educação – Maestro Antônio Carlos

Apresentação Musical – Banda Aliança

 24/12/2011 (SEGUNDA–FEIRA) - PRAÇA DA GRAÇA

18h - Banda Municipal Simplício Dias – Concerto Natalino

19h - Apresentação de Coreografia  - Anjos do Resgate – Grupo Chama Viva

Apresentação de Teatro – O aniversário do Menino – Ministério de Dança Marial

Apresentação de Coreografia – Vem que está chegando o Natal - Ministério de Dança Marial

Por Proparnaiba.com