Páginas

9/30/2013

Comunidade surda de Parnaíba comemora os avanços

conquista  cada vez de mais espaço e reconhecimento da sociedade pelas pessoassurdas motiva a disposição de grupos organizados em favor desta categoria. Desta forma, a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS), há três anos fundada em Parnaíba, realizou uma programação especial pela pessoa com deficiência auditiva.
O Dia Nacional do Surdo é 26 de Setembro, mas foi no domingo (29) que associados se reuniram para comemorar os avanços em um restaurante no bairro São Benedito, em Parnaíba. Cláudio Gomes, especialista em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), disse que muitas pessoas entram na associação, mas não permanecem, pois, segundo ele, para conviver junto a classe dos surdos é preciso ter amor pelo público.
Gomes informou que ajuda muitas pessoas na iniciação da LIBRAS, mas é Ranier José Nascimento de Sousa, que ensina a LIBRAS em nível avançado. Ele é surdo de nascença e o que motivou sua mãe, Lindalva Nascimento, a fundar a associação, sendo então a presidente. A esposa de Ranier José também é surda, é Elisângela Sousa, e integra a equipe.
Lindalva, Cláudio, Elisângela e Ranier
Cláudio disse que os surdos são pessoas normais e que os cidadãos tem preconceito com este público porque não consegue se comunicar com ele. A comunicação é o principal meio de socialização. Na APAS existem pessoas que se conheceram lá, se casaram e trabalham em empresas de Parnaíba, por força da lei. A Língua Brasileira de Sinais é a segunda língua oficial do Brasil, muito conhecida, mas pouco dominada.
*Daniel Santos para o Proparnaiba.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário