Páginas

6/27/2013

Estudantes realizam “Ato – Debate” na praça pública em Parnaíba


Estudantes da UFPI, UESPI, ensino médio das escolas públicas e privadas, além da presença da sociedade parnaibana compareceram ao “Ato Debate” que tinha como propósito a discussão e deliberação de uma pauta de reivindicações sobre o transporte público da cidade de Parnaíba.

No ato debate, os estudantes presentes expuseram suas indignações acerca do atual transporte do município e no decorrer das falas, pautas que buscam a melhoria do transporte da cidade foram anotadas.

De acordo com a estudante, Maristela, não existe transporte público em Parnaíba e os carros que fazem o transporte estão todos quebrados. “Se formos às ruas e dialogar com o poder público, vai dar resultado para o movimento”, pontuou a estudante.

Foram deliberadas as reivindicações apresentadas, que serão devidamente entregues para a Secretaria de Transporte e Trânsito, junto a Prefeitura Municipal de Parnaíba e assim os estudantes poderem dialogar diante das políticas por um transporte público, gratuito e de qualidade.

Foi encaminhado um ato de manifestação intitulado de “Panelaço pelo transporte público”, que será realizado na próxima sexta-feira (28/06) às 16h em frente a UFPI-Parnaíba e será mais uma iniciativa do manifesto da luta por um transporte público.

Agora, os estudantes estão com a pauta de reivindicações pronta que será entregue para as instâncias responsáveis.

Opinião do Jornal da Parnaíba:
O Ato – Debate, O Panelaço, As Caminhadas, todas são manifestações válidas, mas como vimos ficou muito incorporadas as lutas de cunho nacional. O bom exemplo foi a derrubada da PEC 37 (Projeto de Emenda Constitucional nº 37) que foi derrubado na Câmara dos Deputados no dia de ontem (25). Como temos que fazer uma pauta de reivindicações direcionadas aos problemas locais, como foi o caso do realizado hoje, onde o foco era o Transporte Público de Parnaíba, que é inexistente.

Mas ao meu ponto de vista deveriam insistir no Ato – Debate. De preferência que fosse realizado em um auditório onde houvesse uma mesa composta com os principais atores responsáveis pelos transportes Públicos em nosso município. Sabemos que a licitação de linhas de ônibus está suspensa por conta de uma liminar concedida por um desembargador. Então uma das questões é como derrubar esta liminar? Na realização do Ato – Debate, o Desembargador, o Ministério Público, O prefeito municipal, o Secretaria de Transporte, Trânsito e articulação com as Forças de Segurança, poderiam ser convidados para auxiliar na solução para estas questões.

E isto tem que ser feito o mais rapidamente possível uma vez que o presidente do Senado em pronunciamento realizado ontem disse que vai coloca em votação um projeto que discutirá a implantação do passe livre para os estudantes com recursos da educação que virão dos 75% dos royalties aprovados no texto base no dia de ontem.

De que adiantará recursos, passe livre, se não temos linha de ônibus regular, rotas para os principais barros, para que os estudantes possam utilizar!

Além dos Universitários da UESPI, UFPI e demais estudantes de Parnaíba, deveriam ser chamados para esta luta os idosos, policiais, deficientes físicos e os trabalhadores que já dispõe de gratuidade previstos em lei, mas não têm ônibus para desfrutarem dos seus direitos. Quem paga passagem mesmo é o estudante.
Após o Ato – Debate seria redigido um documento, uma espécie de carta compromisso onde todos os atores do Transporte Público e um representante do movimento assinariam e daria conhecimento à imprensa para que fosse tudo registrado para uma possível cobrança posterior.

*Por José Wilson – Redator do Jornal da Parnaíba

6/25/2013

Manifestação em Luis Correia

              Estudantes de Luis Correia e membros da comunidade luiscorreiense, liderados por um grupo de mulheres estudantes da escola Zulmira Xavier, seguiram o exemplo do movimento de rua que ganhou o País e se manifestaram ontem pela principal avenida da cidade, saindo em passeata da praça Luis Correia até a sede da Prefeitura Municipal com palavras de ordem, gritos de protestos e discursos contra a corrupção, contra a má qualidade na saúde, na educação e no transporte coletivo e também contra a PEC 37. Durante a passeata, os estudantes contaram com a adesão de pais e mães de família e puderam contar também com o apoio da Polícia Militar que fez a organização do trânsito.


























6/19/2013

Manifestação por melhor transporte ganha as ruas


Foto: Renato Carllos/ Proparnaiba.com
O auditório da UFPI em Parnaíba foi palco da discussão do tema “Transporte Público em Debate” realizado na tarde desta terça-feira, dia 18, e organizado por estudantes das universidades Estadual e Federal na cidade parnaibana.
O debate foi aberto para toda a comunidade local e a participação de estudantes foi maioria, após elaboradas as pautas que os manifestantes entendem como prioritárias e irremediáveis foi realizado um ato público de repúdio ao atual momento do transporte coletivo parnaibano.
A manifestação saiu da UFPI por volta das 17h e a Avenida São Sebastião, uma das maiores vias de fluxo de veículos da cidade. Durante cerca de duas horas os manifestantes com cartazes, utilizando-se de palavras de ordem e outros instrumentos sonoros mostravam de forma pacífica sua insatisfação.
Nas redes sociais, o movimento ganhava atualização a todo instante, inclusive informando como se comportou a Polícia Militar. “Em tempo real: O transito continua parado em um dos principais cruzamentos da cidade. Motoristas buzinam a todo instante e pedem passagem. A principal reivindicação dos manifestantes em Parnaíba é a ausência de um transporte Público. Manifestantes nesse momento fecharam o sinal no Balão do Mirante e um grande congestionamento foi formado no sentido Centro-Mirante. Os carros estão parados a altura do Tiro de Guerra. A cada momento cresce o número de participantes no movimento. A policia assiste a movimentação de longe”, informava o estudante Joanson Sousa.
Por volta das 19h os manifestantes tomaram o balão do Mirante em vários momentos, como se o abraçasse impedindo a passagem de veículos e cantando "Sou Brasileiro". O grupo organizador do ato que reuniu dezenas de pessoas informou que o manifesto terá continuidade nos próximos dias e deverá ter outros palcos para acontecer, inclusive na Prefeitura de Parnaíba.

*Francisco Brandão para o Proparnaiba.com
*Imagens de Kassio Gomez, Carla Rizi e Joanson Sousa tiradas do Facebook.

6/12/2013

Luis Correia foi beneficiada e ganhou uma retroescavadeira

Ministro faz entrega de equipamentos para municípios do Piauí

O vice governador Zé Filho e a deputada estadual Juliana Moraes Souza participaram na manhã desta terça-feira (11) da solenidade de entrega de máquinas retroescavadeiras e motoniveladoras, da 2ª etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

O governador Wilson Martins e o Ministro de Estado do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, fizerem a entrega do maquinário para que os municípios construam e recuperem estradas vicinais,  importantes para o escoamento da produção da agricultura familiar.

94 municípios foram beneficiados com a entrega das retroescavadeiras, municípios como Amarante, Barras, Campo Maior, José de Freitas, Luzilândia, Oeiras, Paulistana, Pedro II, Piracuruca, São João, São Raimundo Nonato e União, Luis Correia contaram com os novos equipamentos.

Para o vice governador Zé Filho, a agricultura familiar nos municípios será fortalecida.  “Agradecemos muito o Governo Federal por beneficiar quase 100 municípios piauienses com maquinário de alta qualidade para realização das atividades agrícolas dentro do Estado”, afirmou.

*fotos :Marcelo Cardoso
*fonte : Larissa Ravenna

6/11/2013

Alargamento da estrada de acesso a Pedra do Sal terá 12 metros de largura e acostamento

Estrada de acesso Parnaíba à praia da Pedra do Sal (PI 116) terá duas pistas de rolamento com 12 metros de largura e acostamento.
Com relação a parte que compreende as políticas públicas voltadas para a área do turismo, os parnaibanos anseiam em resolverem a questão da estrada  que á acesso a praia de Parnaíba, a Pedra do Sal com vista a reduzir o número de acidentes ocorridos naquela via e em sua maioria com mortes.

Em sua última visita a Parnaíba, ocorrida no dia 10 de junho, o Governador do Piauí, Wilson Martins, disse que a obra de alargamento da estrada que dá acesso à praia da Pedra do Sal terá duas pistas de rolamento extensas, além de acostamento, segundo ele a mesma terá padrão de BR e ficará com cerca de 12 metros de largura.

Além disso foi apresentado ao Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto e ao  vice, Chagas Fontenele o projeto de alargamento da PI 116 que liga o município a praia da Pedra do Sal.  Durante a audiência Florentino defendeu investimentos na melhoria da orla Pedra do Sal.

*Por José Wilson

*Jornal da Parnaíba

6/10/2013

Área no Litoral do Piauí apresenta baixo impacto ao peixe-boi marinho

Pesquisa está sendo realizada no estuário dos rios Timonha e Ubatuba; Já há informações que população da espécie é maior que antigamente.

Pesquisadores estão atrás de informações sobre a
população da espécie na região (Foto: Chico Rasta)
Uma pesquisa realizada na região que vai de Cajueiro da Praia, cidade localizada no Litoral do Piauí, até Chaval, no Ceará, aponta que a área é apresentada como baixo impacto ambiental ao peixe-boi marinho, mamífero aquático ameaçado de extinção no Brasil. De acordo com a bióloga Katherine Fiedler Choi-Lima, informações levantadas junto às comunidades levam a crer que a o número de peixes-boi avistados no estuário é maior do que antigamente.

Mamífero aquático é uma espécie considerada em extinção no Brasil pelo Ibama (Foto: Chico Rasta)
O estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa dos estados do Piauí e Ceará, abriga uma população de peixes-boi marinhos ainda pouco estudada. O uso do sonar de varredura lateral (sidescan) de alta definição, que possui GPS acoplado, permitirá determinar as áreas de ocorrência de peixes-boi marinhos e possivelmente o número de animais que habitam o estuário, respondendo às questões sobre estimativa de abundância, densidade e área de vida.

Torre de observação do Peixe-boi-marinho no Cajueiro da Praia (PI)
“Nós estamos realizando os estudos para estimar a população de peixes-boi do estuário (através de metodologias de sonar, bioacústica e visualizações diretas) e também estamos estudando a ecologia alimentar da espécie na região (o que ele come)”
, explicou a bióloga.

Os resultados da pesquisa, que teve início em agosto do ano passado terá a duração de dois anos e meio, subsidiarão a elaboração do plano de manejo do Refúgio de Vida Silvestre do Peixe-boi Marinho (RVS Peixeboi Marinho) que se encontra em processo de criação na região e do Plano de Manejo da APA Delta do Parnaíba, além de ajudarem na identificação de áreas de Proteção Integral dentro da APA.

Segundo Katherine Fiedler, os estudos sobre a estimativa populacional do peixe-boi marinho no Brasil são antigos e escassos. As informações que serão coletadas no litoral do Piauí serão as primeiras sobre a população da espécie nessa região.

“Para a região que estamos estudando, não há nenhuma informação publicada sobre a estimativa populacional da espécie”, disse Katherine.

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renovavéis (Ibama), o peixe-boi é o mamífero aquático mais ameaçado de extinção, com uma estimativa populacional de menos de 500 indivíduos ao longo do litoral norte e nordeste. O levantamento aponta que a espécie já desapareceu dos estados do Espírito Santo, Bahia e Sergipe e é classificada como ‘criticamente em perigo’ de extinção.

A pesquisa está sendo desenvolvida pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) Apa Delta do Parnaíba/ICMBio, Comissão Ilha Ativa (CIA) e CARE, patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Rufford Small Grants e Idea Wild.

O projeto também conta com o apoio das instituições Instituto Mamirauá, Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Universidade Federal do Ceará e pesquisadores especialistas como Renata Sousa


*Edição: Jornal da Parníba
*Por Patrícia Andrade/G1 PI

Movimento Estudantil

Estudantes das Universidade Estadual do Piaui, Universidade Federal do Piauí e Faculdade Maurício de Nassau, da cidade de Parnaíba, ligados ao Movimento Estudantil, realizaram um debate com estudantes de ensino médio da escola Zulmira Xavier da cidade de Luis Corrreia, sobre a Comissão Nacional da Verdade. Na oportunidade, os estudantes debateram sobre ditadura militar, Democracia e Movimento estudantil. O encontro resultou em encaminhamentos como a criação de grupos de estudos, bem como, a possibilidade de recriação da Associação dos Estudantes do Município.  A Comissão Nacional da Verdade, é o nome de uma da comissão brasileira, que visa investigar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e1998 no Brasil por agentes do estado.