Páginas

8/27/2013

A MORAL POLÍTICA EM LUIS CORREIA

RELACIONADO AO CONCURSO DE LUIS CORREIA...
FIZ O SEGUINTE COMENTÁRIO NO SITE DO proparnaiba.com:

O Luiz Pedrosa, que vive colecionando condenações junto a Justiça, fala agora em moralidade pública querendo fazer um concurso para ele.

E UM CONTERRÂNEO ME RESPONDEU DA SEGUINTE FORMA:

Ted Serra - Marcelo, voce fala tanto dos Politicos e porque voce nunca conseguiu se eleger como representante exemplar, e porque foste impugnado na eleição passada? No meu ponto de vista voce não dar exemplo de perfeição pra ninguem, nem mesmo moral!!! Fala sério.

E ASSIM EU RESPONDI O TED SERRA:

Ted Serra , não me elegi ainda em Luis Correia porque não compro consciências. Nos elegeremos no dia em que o Povo exercer livremente a sua cidadania. Fui impugnado na eleição passada porque não votei no plebiscito das armas em 2005, e não por pertence a máfia dos fichas sujas. Quem não pode falar de moral é você meu amigo que apóia esquemas corruptos e mafiosos em nossa terra. Quem apóia corruptos não é vítima, é cúmplice! Eu não tenho o rabo preso com nenhum grupo e muito menos com a Lei e a justiça. Não sou fichado na Polícia Federal e muito menos em outra instituição policial por roubar o dinheiro do Povo. Tenho o meu livre exercício de cidadania como cidadão que sempre fui. A história de vida que tenho em minha terra é radicalmente diferente da da sua história e daqueles que pensam de forma medíocre como você. Minha história é muito diferente do chefe da sua quadrilha. Minha militância social e política iniciaram-se no Movimento Estudantil na década de 90, juntamente com outros companheiros e companheiras, como fundador e Presidente por duas vezes da ACELC – Associação Colegial dos Estudantes de Luis Correia, Presidente da Associação de Radiodifusão Comunitária Alternativa, apresentador dos programas Tribuna do Povo e Reflexão na Rádio Alternativa, fundador do Movimento de Conscientização Política e Social de Luis Correia – MCPSLC, Primeiro Presidente do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, fundador da APROPLUC – Associação dos Pescadores Profissionais da Pesca de Luis Correia, fundador e Presidente da UJS – União da Juventude Socialista, Presidente do CAMP – Centro de Acessoria aos Movimentos Populares com atuação em toda a região norte do Piauí, militante do PCdoB – Partido Comunista do Brasil, fundador e primeiro Presidente do PT – Partido dos Trabalhadores e Agora fundador e Presidente do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade pelo qual tenho a honra e o orgulho de ser. Sempre participei ativamente de muitas lutas em Luis Correia na defesa dos direitos do Povo. Atualmente, sou funcionário do SINTEPI – Sindicato dos Urbanitários do Piauí na cidade de Parnaíba e acadêmico do curso de Pedagogia da Faculdade Mauricio de Nassau. Acredito que só a luta contra a corrupção e pela ética na política, pode levar a construção de uma Luis Correia com justiça social, onde todos possam viver com o mínimo de cidadania e dignidade. Essa é a verdade dos fatos.... Sem ressentimentos. Continuemos amigos se assim você desejar. Mas, essa discussão de perfeição e moral vai mesmo muito longe. Mas, se quiser podemos continuar sem problemas. Já cheguei a um nível de amadurecimento que me permite a não temer mais esse tipo de tema nas conversas de roda e nos debates públicos.

Sistema Viário e Urbanização do Povoado Coqueiro em Luís Correia

Foi aprovada, nesta quarta-feira (21), na Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa (Alepi), a solicitação feita pelo Governo do Piauí para contratar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) operação de crédito através do Prodetur Nacional, 
no valor de US$ 30 milhões de dólares.
Segundo o secretário do Turismo do Piauí, José Icemar Lavôr Nery, os recursos serão destinados para obras elencadas dentro do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo que foram definidas de acordo com as necessidades dos polos: Teresina, Origens e Costa do Delta, que já estão com seus Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável elaborados ou em fase de estruturação.
 
“A Setur elaborou uma Carta Consulta apresentando e justificando a necessidade da utilização desses recursos com base nas necessidades dos polos das Origens, Costa do Delta e Teresina, usando como base um documento chamado PDTIS, que é feito com a participação de órgãos governamentais, prefeituras e da comunidade dos respectivos polos e aprovado em audiências públicas. Não é apenas a Setur quem define as obras que serão feitas, e sim a comunidade que decide na época da aprovação dos PDTIS”, explica o secretário .
 
O recurso que será financiado com o BID não será utilizado apenas com obras estruturantes e serviços básicos, mas também, com ações englobando Estratégia de Produto Turístico, Comercialização, Fortalecimento Institucional, Gestão Ambiental.
 
“Entre as obras estruturantes previstas estão o Sistema Viário e Urbanização do Povoado Coqueiro em Luís Correia; Sistema Viário e Urbanização da Orla do Rio Piauí em São Raimundo Nonato;, duplicação da rodovia PI 116, trecho de Luís Correia e Barramares;, Recuperação do Patrimônio Histórico de Piracuruca; elaboração de projeto de sinalização turística em Teresina e no Polo das Origens. Na área ambiental, há previsão de elaboração de planos de manejo e uso público de espaços turísticos, estudos de capacidade de carga, na área de comercialização, a produção de material publicitário dos destinos turísticos do Piauí e melhoria de roteiros existentes”, esclarece Nerinho.
 
Dentro dos polos definidos para receber os investimentos estão incluídos os seguintes municípios: Parnaíba, Ilha Grande, Luís correia e Cajueiro da Praia (Polo Costa do Delta), São Raimundo Nonato, Caracol, Coronel José Dias, São João do Piauí, João Costa (Polo das Origens), Teresina, Altos, Campo Maior, Castelo do Piauí, União, José de Freitas, Piripiri e Piracuruca, Esperantina, Pedro II, Buriti dos Montes, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil e Santa Cruz dos Milagres (Polo Teresina).
 
O secretário do Turismo disse, ainda, que agora que a contratação de crédito foi aprovada, os técnicos da Setur farão uma atualização do projeto que será primeiro apresentado ao governador Wilson Martins, onde constará as obras e ações a serem contempladas e depois ao Ministério do Turismo e BID. A execução das obras/ações deve iniciar em 2014.
 
*Ccom
*Edição: Proparnaiba.com

Parnaíba: Grupo de educadores lança livro “Letras do Delta”

Com o objetivo de divulgar estudos acerca da Língua Portuguesa, um grupo de educadores promoveu na noite de quinta-feira (22/08), o lançamento do livro “Letras do Delta”, que vem a ser uma junção de textos com base em teorias aprofundadas do mundo das Letras.
De acordo com a professora Milena Gouveia, o interesse pela produção deu-se no decorrer da pós-graduação feita pelos educadores. A obra tem como objetivo incentivar outros jovens pesquisadores a trabalhar em suas produções no intuito de divulgá-las para a sociedade para que seja usada como ferramenta de estudo.
O livro teve a organização do Professor Dr. Marcílio Machado e a participação de 27 pós-graduandos em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura da FaculdadeInternacional do Delta, em Parnaíba.
A obra é resultado de investigações e tem como público-alvo estudantes e pesquisadores na área de Letras e disciplinas afins, como relatou o educador, Emerson Albuquerque.
Ele ressaltou que o livro possui uma linguagem simples, onde o conhecimento se faça mais acessível para o leitor que busca o conhecimento. 
*PCN
*Edição: Proparnaiba.com

Prefeitura de Parnaíba anuncia novo concurso público

O Prefeito Municipal de Parnaíba – PI, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o contrato nº 381/2013, firmado entre a Prefeitura Municipal de Parnaíba – PI e a Universidade Federal do Piauí - UFPI, faz saber que realizará Concurso Público de PROVAS com vistas à nomeação de servidores para preenchimento de vagas de cargos efetivos do quadro permanente de pessoal da Prefeitura Municipal de Parnaíba, sob o regime estatutário, nos termos dos Projetos de Lei Complementar nº 002/2013 e 003/2013, obedecidos a Lei Orgânica do Município e suas alterações, o Estatuto dos Servidores Públicos Civis Municipais de Parnaíba (Lei nº 1.366, de 02 de abril de 1992) e demais disposições legais atinentes à espécie, e de acordo com as normas estabelecidas neste Edital.
Veja edital no anexo.

*Superintendência de Comunicação
*Edição: Proparnaiba.com
AnexoTamanho
edital_02_phb_2013.pdf130.33 KB

Realidade carente de Parnaíba é registrada por estudantes

A rotina de uma das regiões de vulnerabilidade social em um dos bairros de Parnaíba levou estudantes a imortalizarem tal realidade através de fotos. Na tarde de sábado (24) os profissionais do Parnaiba Foto Clube realizaram, na Escola Irmã Dedi Assunção, uma mini oficina de fotografia, levando orientações e cuidados para fazer boas fotos.  O evento foi parte das atividades do Projeto Pequeno Cidadão, desenvolvido por policiais militares do Ronda Cidadão.
Os trabalhos foram divididos em dois momentos; o primeiro em sala de aula quando os fotógrafos Helder Fontenele, Mauro Freitas e Gustavo mostraram como manusear o equipamento, posicionamento e técnicas. O segundo momento foi realizar um passeio nas imediações da Escola para os registros.
“A ideia de colocar uma câmera nas mãos da garotada e incentivá-la a retratar o meio em que vivem amadureceu depois da caminhada criativa realizada pelo Parnaíba Foto clube que abraçou de imediato”, esclareceu Eudes Rocha, cabo da Policia Militar e coordenador do projeto.
A Escola Irmã Dedi fica localizada no bairro Frei Higino, próximo ao posto avançado do IML.  As ruas de areia, mato e lixo serviram como cenário para as fotografias dos estudantes que através do Pequeno Cidadão despertam uma perspectiva crítica quanto à sua realidade. Com estas e outras ações a finalidade é instigar futuros agentes de mudança na comunidade. “As fotos passarão por uma seleção e serão expostas em um varal fotográfico em breve”, garantiu Eudes.
*Fotos: alunos do Pequeno Cidadão
*Daniel Santos para o Porparnaiba.com

8/22/2013

Agespisa prepara projeto de abastecimento em Cajueiro da Praia 


Reunião sobre projeto de ampliação do abastecimento em Cajueiro da Praia (Foto:Ascom Agespisa)
A Agespisa está preparando projeto para perfurar mais nove poços em Cajueiro da Praia,cidade localizada no litoral do Piauí. A obra vai beneficiar tanto a zona urbana do município como a comunidade de Barrinha.
O projeto será elaborado em parceria com a prefeitura do município. Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Agespisa, Antonio Filho, recebeu a prefeita da cidade, Vânia Ribeiro para tratar do assunto. Ela estava acompanhada do secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Rubem Martins, e de assessores.
“Vamos realizar esse investimento com recursos próprios, ampliando o abastecimento para os moradores. Estamos agilizando o andamento do projeto para que seja executado o mais rápido possível”, garantiu Antonio Filho.
*Ccom
*Edição: Proparnaiba.com

Casal é preso com mais de um kilo de crack e R$ 17 mil 

A polícia prendeu um casal acusado de tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira (21) que morava no bairro Campus, em Luís Correia, litoral do Piauí. Francisco Carlos dos Santos Silva, 27 anos, conhecido “Senegal” e Raimunda Patrícia de Souza, 26 anos, conhecida “Patrícia Pilar”.
Francisco Carlos
Em um primeiro momento, foram aprendidos R$ 12.817, em poder de Carlos, e um quilo de crack divido em quatro tabletes. Ele foi abordado próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal às 04h quando chegava de São Luís do Maranhão, de onde adquiriu a droga.
Em seguida, a polícia prendeu Raimunda Patrícia de Souza e apreendeu 30 frascos de pólvora, R$ 970, quatro pedras de crack, uma trouxa de maconha e dois aparelhos celulares. Ela está gestante de nove meses e passou mal no momento da abordagem, sendo levado ao hospital. Sua cesariana esta marcada para amanhã.
Raimunda Patrícia
Depois foram apreendidos três celulares R$ 2.179,00, um revólver da Polícia Militar. Em poder de Francisco Carlos foram apreendidas 57 pedras e um tablete de crack, uma balança de precisão, três celulares, R$ 749 e 24 munições de calibre ponto quarenta.
Delegado Daniel 
Segundo o delegado de Entorpecentes Daniell Pires Ferreira, há um mês o caso vem sendo monitorado, mas o levantamento foi feito três dias e as apreensões feitas nos bairros Beira Mar, Rancho Alegre, Campus. Rodrigo Moreira delegado de Polícia Civil disse que este caso está ligado a uma associação de tráfico maior e que felizmente foi realizado um bom trabalho das polícias.
*Daniel Santos para o Proparnaiba.com 

APAE realiza manifestação por melhorias na instituição 


A APAE de Parnaíba, realizou na tarde desta quarta-feira (21), uma manifestação que contou com a adesão de professores, funcionários e alunos da institução. A manifestação teve seu início na sede da APAE, na rua  Afonso Pena, às 16h00 e seguiu na rua Tabajara e avenida São Sebastião até a UFPI - Universidade Federal do Piauí.
De acordo com o Presidente da APAE de Parnaíba, Temístocles Gomes, "essa manifestação é pra chamar atenção de autoridades politicas para as seguintes reivindicações: Aquisição de ônibus para a APAE, contratação de novos professores, aquisição de ambulância para a clínica da APAE, ampliação de metas de atendimentos para clínica, recursos financeiros e não fechamento da APAE".
 
 
A mobilização convocada pelo presidente da APAE, Temístocles Gomes, visa exigir que o Poder Municipal reconheça a APAE como instituição regular para pessoas com deficiência e invista na educação inclusiva que a APAE de Parnaíba executa.
 
*Renato Carlos para o Proparnaba.com

8/21/2013

CIPTur cumpre mandado de Prisão e prende Fugitívo da Justiça em Luis Correia.


Policiais Militares da CIPTur sob o comando do CB Andrade prenderam,por volta das 16:00hs de hoje(20),dando cumprimento a um mandado de Prisão, Manoel Fernandes da Silva vulgo"RANGO",contra o mesmo existia um mandado de prisão expedido pelo Dr.Wilmann Isac Ramos Santos titular da Comarca de Luis Correia,pesa contra o mesmo  uma acusação de Assalto a mão armada,Rango foi preso no Bairro Coqueiro da Praia e conduzido a Delegacia de Luis Correia onde logo mais será encaminhado à Penitenciária de Parnaíba.


Guarnição da CIPTur

Mandado de Prisão

"Rango"

8/20/2013

Realizada abertura dos Jogos Escolares Parnaibanos 2013 


A cerimônia de abertura da XXXIX edição dos Jogos Escolares Parnaibanos, aconteceu neste domingo (18), as 19h, na Praça de eventos Mandu Ladino (Quadrilhódromo), com a presença do prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, do vice-prefeito Chagas Fontenele, secretário da Gestão Alcenor Candeira, secretário de Cultura e Esportes Arlindo Leão, bem como outras autoridades.
Alunos das escolas que participarão das competições realizaram desfile apresentando as bandeiras do Brasil e de suas escolas.
O evento consta da programação dos 169 anos da cidade de Parnaíba e serão realizados no Complexo Esportivo do SESI (Verdinho), local de todas as competições.
"É uma festa de proporção para juventude parnaibana e, é com grande satisfação que a prefeitura de Parnaíba realiza esse evento", declarou o prefeito Florentino Neto.

*Renato Carlos para o Proparnaiba.com

8/13/2013

Programação de Aniversário Parnaíba 169 anos


A Prefeitura de Parnaíba organizou uma vasta programação para comemoração dos 169 anos de elevação a categoria de cidade. Além dos eventos grandiosos, como a 1ª Feira do Agronegócio da Planície Litorânea que trará shows musicais e abertura dos Jogos Escolares que reunirá milhares de estudantes, a programação inclui atos cívicos, inaugurações, caravanas culturais nos bairros, além de serviços médicos e jurídicos gratuitos.
PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO
07 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA
8h – Solenidade Cívica de Hasteamento das Bandeiras
Local: Centro Cívico
08 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA
8h – Solenidade Cívica de Hasteamento das Bandeiras
Local: Centro Cívico
14h – Mutirão Itinerante da Saúde na Ilha Grande de Santa Isabel
Local: Unidade Básica de Sáude (UBS) - Módulo 2
19h – Abertura da Conferência Municipal Preparatória para 5ª Conferência Nacional das Cidades
Local: Auditório da UFPI
09 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA
8h – Solenidade Cívica de Hasteamento das Bandeiras
Local: Centro Cívico
08h às 18h – Conferência Municipal Preparatória para 5ª Conferência Nacional das Cidades
Local: Auditório da UFPI
12 DE AGOSTO – SEGUNDA-FEIRA
8h – Solenidade Cívica de Hasteamento das Bandeiras
Local: Centro Cívico
8h30 – Cerimônia oficial de abertura do Programa Justiça Itinerante a ser realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) em parceria com a Prefeitura de Parnaíba.
Local: Praça Santo Antônio
18h – Caravana Cultural no Bairro Tabuleiros com música, dança, exposição fotográfica e cinema popular
Local: Praça Nossa Senhora das Dores
19h – Encerramento da primeira etapa de cursos do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Abertura da segunda etapa de cursos Pronatec 2013.2
Local: Porto das Barcas
13 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA
8h – Solenidade Cívica de Hasteamento das Bandeiras
Local: Centro Cívico
8h às 17h - Atendimento ao público no Programa Justiça Itinerante, realização do TJ-PI em parceria com a Prefeitura
Local: Praça Santo Antônio
8h30 – Visita às obras de recuperação da pavimentação poliédrica em diversos bairros
9h30 – Abertura do Mutirão de Prevenção do Câncer do Colo do Útero
Local: Centro de Especialidades em Saúde
18h – Caravana Cultural na Comunidade Vazantinha com música, dança, exposição fotográfica e cinema popular
Local: Quadra de esportes da Vazantinha
19h – Culto Evangélico Interdenominacional
Local: Praça Mandu Ladino
20h – Abertura Oficial da 1ª Feira do Agronegócio da Planície Litorânea e da 32ª Expoapa (Exposição Agropecuária de Parnaíba) com Shows Musicais
Local: Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos
14 DE AGOSTO – QUARTA-FEIRA
7h - Missa em Ação de Graças pelos 169 anos de cidade
Local: Igreja de Santo Antônio - Colégio Nossa Senhora das Graças
8h – Solenidade Cívica de Hasteamento das Bandeiras
Local: Centro Cívico
8h às 17h – Atendimento ao público no Programa Justiça Itinerante, realização do TJ-PI em parceria com a Prefeitura
Local: Praça Santo Antônio
09h – Inauguração da Creche Zilda Arns
Local: Bairro São Vicente de Paula
10h30 – Inauguração de uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Piauí
Local: Rua Itaúna, Praça Piauí, Bairro Piauí
11h30 – Inauguração da Sede do Conselho Municipal da Saúde
Local: Rua Tremembés, 759
16h - Desfile Cívico Escolar comemorativo dos 169 anos de Parnaíba
Local: Av. São Sebastião (após o Balão do Mirante – Bairros Reis Veloso e Frei Higino)
18h - Cerimônia de Casamento Comunitário dentro do Programa Justiça Itinerante, realizado pelo TJ-PI em parceria com a Prefeitura
Local: Centro Cívico
19h30 – Solenidades de outorga, pela Câmara Municipal, do Título de Cidadão Parnaibano ao Desembargador Nelson Henrique Calandra, presidente da Associação Brasileira dos Magistrados, e de concessão, pelo Executivo, de Medalhas do Mérito Municipal
Local: Auditório da Associação Comercial de Parnaíba
23h – Shows musicais
Local: Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos
15 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA
8h às 17h – Justiça Itinerante em parceria com o Tribunal de Justiça - PI
Local: Praça Santo Antônio
8h30 – Entrega do Calçadão da Avenida Francisco Borges, trecho da Av. São Sebastião ao Balão do Aeroporto
9h30 – Entrega do Calçadão da Avenida Armando Cajubá
9h às 12h – Mutirão Itinerante da Saúde no Bairro João XXIII
Local: Rua H s/n
16h30 – Lançamento da pedra fundamental da Cidade Judiciária Evandro Lins e Silva
Local: Avenida Francisco Borges dos Santos
18h – Caravana Cultural na Baixa da Carnaúba com música, dança, exposições fotográficas e cinema popular
Local: Praça Nossa Senhora da Conceição
23h – Shows musicais
Local: Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos
16 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA
8h às 17h – Atendimento ao público no Programa Justiça Itinerante, realização do TJ-PI em parceria com a Prefeitura
Local: Praça Santo Antônio
9h - Visita às obras em andamento nas áreas da saúde, educação e esporte e lazer, nos bairros Piauí, São Judas Tadeu e conjuntos habitacionais Betânia, Raul Bacellar e Colina da Alvorada
18h – Caravana Cultural no Bairro Piauí com música, dança, exposição fotográfica e cinema popular
Local: Praça Santa Marta, próximo ao CAIC
20h – Lançamento do livro “Páginas Viradas”, da poetisa Doralice Craveiro de Carvalho.
Local: Auditório do SESC
23h – Shows musicais
Local: Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos
17 DE AGOSTO - SÁBADO
23h – Show musical de encerramento da 1ª Feira do Agronegócio da Planície Litorânea e da 32ª Expoapa(Exposição Agropecuária de Parnaíba)
Local: Parque de Exposições Francisco Borges dos Santos
18 DE AGOSTO – DOMINGO
19h – Solenidade de Abertura do XXXIX Jogos Escolares de Parnaíba e Show musical
Local: Praça Mandu Ladino
Obs: No período de 19 de agosto a 04 de setembro, os jogos serão realizados no Ginásio Poliesportivo do Sesi (Verdinho) no Bairro de Fátima
22 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA
14h às 17h30 - Mutirão Itinerante da Saúde na Pedra do Sal
Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) Módulo 37 - Rua Projetada 05, 580 - Praia da Pedra do Sal
19h - I Fórum Regional de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em convênio com a Corregedoria Geral de Justiça do TJ/PI
Local: Auditório da Associação Comercial e Industrial de Parnaíba
23 DE AGOSTO – SEXTA-FEIRA
19h – Abertura da Consulta Pública para o Plano Plurianual – 2014/2017
Local: Auditório da Universidade Federal do Piauí
29 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA
14h às 17h30 – Mutirão Itinerante da Saúde no Parque José Estevão
Local: Centro Comunitário do Parque José Estevão
07h30 às 17h30 - Consulta Pública para o Plano Plurianual –2014/2017
Local: Auditório da UFPI
30 DE AGOSTO – SÁBADO
9h - Inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) no Conjunto Habitacional Raul Bacellar
Local: Rua Projetada 12, Conjunto Raul Bacellar
10h – Instalação da Unidade do Programa Agentes Comunitários de Saúde no Bairro São Benedito
Local: CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional “Ministro Petrônio Portela” - Rua Dr. Sebastião Bastos, 670

*Superintendência de Comunicação
*Edição: Proparnaiba.com

8/09/2013

Eletrobrás deverá indenizar empresario de Luís Correia





A ação indenizatória contra a Eletrobrás, proposta por iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Luís Correia, por intermédio do Advogado Amadeu Filho; já começa a dar frutos. Na segunda-feira 05/08/2013 foi a vez do Empresário Jackson da Lan House ponto COM. Ele foi uma das vítimas do apagão do final do ano passado. Em audiência no Juizado Especial a Eletrobrás não se fez representar por preposto habilitado nos autos do processo e, portanto a Justiça deverá lhe condenar a indenizar o empresário à revelia, como manda a lei.

 *Fonte: Paulo Afonso-Presidente da Associação Comercial de Luís Correia

8/08/2013

O Dilema do Acostamento na BR 402 em Parnaíba

Aconteceu nesta quarta-feira (07), na sede da superintendência de polícia rodoviária federal, em Parnaíba (PI), uma reunião entre os moradores que residem na BR 402, que foram representados por Francisco das Chagas e Rogério Nestor.
DSC07687
Durante a reunião os moradores das comunidades que ficam às margens da BR 402 (rodovia Parnaíba Chaval) reivindicaram que sejam construidos os acostamento laterais da pista o quanto antes, pois somente este ano foram registrados 06 óbitos.
DSC07694
Francisco das Chagas
Francisco das Chagas, líder comunitário da Baixa do Aragão, afirmou que a comunidade não aguenta mais tanto descaso por parte das autoridades e caso não seja tomada uma solução para problema, haverá uma manifestação mais radical, já que aquela parte da BR que fica dentro do centro urbano de Parnaíba está muito perigosa tanto para moradores quanto para pedestres e condutores de veículos em geral.
O DNIT iniciou as obras de construção do acostamento, porém os serviços encontram-se paralisados, o que tem causado a revolta dos habitantes.
DSC07695
Rogério Nestor
O líder Rogério Nestor já teve dois parentes mortos na rodovia,  confirma que as autoridades não têm interesse em resolver a problemática da BR 402. Nestor revela que o prefeito de Parnaíba não está nem aí, provando a falta de compromisso por parte da prefeitura com os parnaibanos. Segundo ele, se não for resolvido nada “vamos radicalizar, pois a falta do acostamento e de sinalização tem causado vários acidentes e inclusive com mortes” desabafou.
DSC07677
Durante a reunião de hoje ficou acertado para o próximo dia 30, outra reunião entre moradores e os representantes do DNIT na sede da Polícia Rodoviária Federal às 09 horas, com objetivo de solucionar de vez o problema da BR 402 em Parnaíba.*Fonte: http://www.portaldodelta.com/portaldodelta/geral/

Ato cívico dá início às comemorações dos 169 anos de Parnaíba


Vice-prefeito Chagas Fontenele e secretários Ielnia Fontenele
e Romualdo Seno fazem o hasteamento das bandeiras do
Brasil, Parnaíba e Piauí
As comemorações dos 169 anos de cidade do município de Parnaíba tiveram início com o ato de hasteamento das bandeiras no Centro Cívico nesta quarta-feira (07), com a presença de representantes do executivo e legislativo municipal. O vice-prefeito Chagas Fontenele, acompanhado da secretária de projetos especiais e desenvolvimento econômico, Ielnia Fontenele e do secretário do trabalho e defesa do consumidor, Romualdo Seno fizeram o hasteamento das bandeiras do Brasil, Parnaíba e Piauí respectivamente.

Para o vice-prefeito Chagas Fontenele esse é um período onde o amor pela cidade é ainda mais exaltado por seus habitantes e os atos cívicos comemorativos são momentos em que todos destacam o respeito pela cidade.


A Banda Municipal Simplício Dias da Silva executou os hinos do Brasil e de Parnaíba na presença de alunos das escolas municipais Professor Monsenhor Antonio Sampaio, Benedito Silvestre de Lima, Escola Municipal Professor João Campos. Atiradores do Tiro de Guerra 10-012 fizeram-se presentes ao ato como forma de respeito e valorização da data em que Parnaíba comemora 169 anos de elevação à categoria de cidade.

*Da redação do Jornal da Parnaíba | Fonte: Superintendência de Comunicação

Roteiro do Cerapió 2014 é lançado durante a Piauí Sampa


Após o lançamento do Festival das Emoções, que será realizado em outubro no litoral piauiense, foi a vez do público visitante da Mostra Piauí Sampa conhecer o roteiro do Cerapió 2014.
O lançamento da 27ª edição do enduro aconteceu no shopping Eldorado, em São Paulo, e ficou a cargo do diretor geral do evento, Ehrlich Cordão.
Antes da apresentação de um vídeo promocional, Cordão anunciou que no próximo ano os competidores irão percorrer a Rota das Emoções, um roteiro turístico que inclui belas paisagens como o Parque Nacional dos Lençóis (MA); Delta do Parnaíba (PI); e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).
“A novidade é que no próximo ano o Maranhão ser incluído na rota dos competidores, que poderão conhecer mais uma bela paisagem. Apesar dessa inclusão o nome do rali continua o mesmo, pois vai começar no Ceará e terminar no Piauí como sempre foi” disse Cordão.
A largada está marcada para acontecer dia 16 de janeiro, em Fortaleza (CE), e passará por Viçosa (CE), Jijoca de Jericoacoara (CE), Luís Correia (PI) e Barreirinhas (MA), nos Lençóis Maranhenses. 

Outra novidade do Cerapió 2014 é um game de regularidade gratuito que será disponibilizado na internet, onde o participante poderá escolher entre carro, motocicleta e quadriculo para realizar uma trilha.
Também foi lançado um DVD sobre o Piocerá 2013.
*Acessepiaui.com
*Edição: Proparnaiba.com

Pesquisa na Orla de Atalaia releva melhoria nos serviços públicos


A Secretaria do Turismo do Piauí finalizou a tabulação dos dados da pesquisa realizada com os permissionários da Orla de Atalaia, durante a temporada de julho. O resultado será apresentado e discutido com o Comitê Gestor da Orla e os empreendedores, no próximo dia 13, 
em uma reunião que acontecerá na Sala de Convenções do Sesc Praia em Luís Correia.
Segundo o gerente da Setur, Edson Correia, a pesquisa aplicada serve como balizador para que o Comitê Gestor possa direcionar ações e melhorar o trabalho dos comerciantes da Orla de Atalaia e assim, satisfazer os turistas. “Nesse mês de julho, pudemos ouvir dos comerciantes as melhorias que ocorreram na prestação dos serviços públicos, como fornecimento de água e energia, a limpeza da Orla que foi elogiada e ouvimos também críticas e sugestões”, disse.
Segundo a pesquisa, 92,59% dos comerciantes da Orla de Atalaia aprovaram a limpeza da Orla e o fornecimento de energia e água durante a temporada de férias em Luís Correia. A segurança pública e o corpo de bombeiros receberam uma avaliação positiva de 77,77%, quanto ao policiamento de trânsito 88,77% consideraram o serviço eficiente. Outro ponto relevante, destacado na pesquisa, é que os comerciantes empregam diretamente cerca de 400 pessoas, contratadas como garçons, cozinheiras, auxiliar de limpeza e serviços gerais.
Pesquisa também avaliou pontos negativos
Os comerciantes também elencaram os pontos que precisam melhorar na Orla de Atalaia. Entre os quesitos que foram considerados ineficientes, estão: terminais de saques, a utilização dos quiosques institucionais, os eventos culturais e esportivos, falta de policiamento noturno, falta de estacionamentos e outros.
Sobre a Reunião
Na reunião que acontecerá dia 13, na Sala de Convenções do Sesc Praia em Luís Correia a pauta ficou distribuída em dois turnos para um melhor aproveitamento dos trabalhos. Ás 9h, acontece reunião apenas com o Comitê Gestor e a Prefeitura de Luís Correia, para tratar da posse do novo administrador da Orla de Atalaia e definição de cronograma para execução de ações. No turno da tarde, às 15h, será feita a reunião com os comerciantes onde será apresentado o resultado total da Avaliação feita com os permissionários, será discutido as melhorias necessárias em quesitos como banheiros, calçadão e na realização de eventos e haverá a assinatura dos novos Termos de Permissão.
*Ccom
*Edição: Proparnaiba.com

8/06/2013

Prefeitura de Luís Correia abre seleção com 484 vagas


A prefeitura de Luís Correia abriu inscrições para o preenchimento de vagas nas secretarias de Saúde, Educação e Adminstração. Ao todo serão oferecidas 484 vagas, com salários que variam de R$ 678 a R$ 7.760 em jornadas de 16h, 20h, 24h, 30h e 40h semanais. 
Os interessados em participar do processo seletivo devem se inscrever no Centro Educacional Doutor Fontes Ibiapina (CEFI), na rua José Ivo dos Santos, s/nº, centro, Luís Correia, até as 13h, da próxima sexta-feira (09).
 
Serão oferecidas vagas para auxiliar administrativo, recepcionista, secretário escolar, digitador, cozinheiro, serviços gerais, vigia, merendeira, artesão, agente comunitário de saúde, agente de endemias, agente ambiental, motorista., médico, técnico emenfermagem, enfermeiro, psicólogo, professor entre outros.
 
O processo seletivo contará com análise curricular,entrevista e prova escrita que será realizada no próximo dia 18. 
 
 
*Cidadeverde.com
*Edição: Proparnaiba.com

Falso concurso de Luís Correia é divulgado

Depois de constatada a inconstitucionalidade do concurso de Luís Correia, realizado nos anos de 2010 e 2011, já repercute um novo concurso que está sendo divulgado pelo sitePCI Concursos. Os cargos são atribuídos a várias áreas profissionais, mas há cargos que a remuneração está bem abaixo de um salário mínimo.
Mirialdo Mota de Araújo, vereador de Luís Correia, disse que este concurso não é verídico, já que nenhum cargo público pode estar abaixo de um salário mínimo, em termos de remuneração. Na próxima quarta-feira (07) será realizada uma sessão para discutir os rumos do concurso tido como inconstitucional após uma auditoria realizada pela prefeitura.
Mirialdo acredita que será muito oneroso para a prefeitura demitir essas pessoas, porque elas têm direitos devido aos dois anos de função exercida. “Se estes concursados forem demitidos, Luís Correia para”, declarou. O procurador geral do município de Luís Correia, Mauro Monção, disse que desconhece qualquer concurso, mas que há um teste seletivo  pela cidade.  
A Assessoria de Comunicação da prefeitura informou que não pode ser feito concurso enquanto não for decidido judicialmente sobre o concurso que foi auditado este ano. Ainda de acordo com a Assessoria, a prefeitura de Luís Correia pode fazer teste seletivo, que já foi inclusive publicado no diário do oficial dos municípios. Portanto o que esta sendo divulgado não tem relação com a prefeitura.
*Daniel Santos para o Proparnaiba.com