Páginas

1/14/2014

Rio Igaraçu sofre poluição por lixo e queimadas na zona urbana de Parnaíba (PI)

Rio Igaraçu sofre poluição por lixo e queimadas na zona urbana de Parnaíba (PI)

DSCF4915O Rio Igaraçu é um braço do Rio Parnaíba, um dos grandes rios brasileiros, que percorre cerca de 1.450 Km banhando os estados do Piauí e Maranhão. Também chamado carinhosamente por Velho Monge, o Rio Parnaíba nasce nos contrafortes da Chapada das Mangabeiras. Antes de desaguar no Oceano Atlântico, forma um amplo e recortado delta, o único em mar aberto das América e cheio de muita beleza natural.
DSCF4920
A prefeitura de Parnaíba é responsável por cuidar do patrimônio físico, humano, financeiro, histórico e até ambiental do município, tem que ter a capacidade de cuidar e zelar pela preservação do Rio Igaraçu. O gestor municipal e sua equipe, no caso a secretaria do Meio Ambiente devem zelar e preservar o ecossistema local.
DSCF4919
O atual gestor do meio Ambiente é o cidadão Carlos Eduardo, porém, pouca ação da prefeitura é vista neste setor. E sem ações e realizações as populações ribeirinhas também sofrem com o lixo que se acumula nas margens do Rio Igaraçu, principalmente nos bairros São José e do Carmo. A falta de limpeza e coleta da sujeira tem sido motivo de queimadas provocadas na margem do perímetro urbano do rio Igaraçu.
DSCF4924
A prefeitura pela inércia em resolver problemas simples como o de limpar bueiros, valas e recolhimento de lixo, está contribuindo para a poluição do Rio Igaraçu. Há mais de um ano no poder, a atual administração só tem feito promessas com a velha retórica de que os resultados virão após o estudo de viabilização que nunca acontece.
DSCF4921
Não se precisa de estudos para resolver probleminhas corriqueiros como esses, mas de o mínimo de boa vontade e ações como limpar bueiros, ruas, valas, esgotos, recolher os lixos, recuperar bombas e ter cuidados com a preservação do Rio Igaraçu, que banha a cidade de Parnaíba.
DSCF4916
O prefeito Florentino deveria descer do ‘salto alto’ e ao invés de ficar posando para fotografias, o alcaide ‘arregaçar as mangas’, tomar atitudes que realmente beneficiem a população e preservem o bem estar coletivo.
Por se dizer de mente jovem, moderna o atual prefeito mostra revela-se em contradição, já que ainda segue com o mesmo estilo administrativo de coronelismo deu antecessor Zé Hamilton. *Fonte: Portal do Delta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário