Páginas

8/05/2014

Luís Correia, que seria do turismo,virou cidade de muito lixo, escuridão e fedor

dsc0189-33-600x400w

Pensar em férias e não lembrar de praia, sol, sombra e água fresca é inevitável. O Piauí possui um dos mais belos cenários litorâneos do Brasil. Só não recebe os cuidados necessários para assim realmente ser.

180graus esteve na praia de Atalaia e do Coqueiro, em Luis Correia a 345 km de Teresina, para verificar denúncias de lixo na praia feita por moradores da cidade e turistas. A cidade não tem qualquer cuidado necessário da prefeitura municipal.

Os turistas, e até mesmo moradores da cidade, reclamam da falta de manutenção na limpeza das praias. “A vista é linda. O mar é maravilhoso de ser ver. Mas, com uma sujeira dessa é meio complicado de ter vontade de vir pra cá”, disse uma turista do interior do Piauí que preferiu não se identificar.

Na fotografia abaixo, olhando de longe, a primeira impressão é: lindo. Agora, basta a primeira brisa do mar chegar até seu rosto para um mal cheiro se instalar. Próximo da praia Atalaia, na entrada para o porto de Luis Correia, um mal cheiro entristece aqueles que vão para vislumbrar a paisagem.

DSC_0197.JPG

De longe, um linda visão. De perto, lixo, animais mortos e um cheiro muito forte tiram a alegria daqueles que foram ver e sentir a natureza bem próximo.

Toda essa sujeira, que mais parece “areia”, são camarões, peixes e até tartarugas mortas. Fora o acumulo de garrafas plasticas. Vejam:

DSC_0185.JPG
DSC_0188.JPG
DSC_0193.JPG
DSC_0194.JPG

Se não bastasse toda a sujeira, o acesso a praia e até mesmo ao porto, é atrapalhada pela areia que o vento leva. A limpeza nas pistas não acontece com a mesma frequência que deveria, já que só se vê lixo e areia nas ruas que ligam as praias em Luis Correia.

DSC_0107.JPG
DSC_0111.JPG

As pessoas se divertem em meio a garrafas plásticas.

DSC_0112.JPG
DSC_0113.JPG
DSC_0114.JPG
DSC_0116.JPG
DSC_0118.JPG

A estrada que dá acesso ao porto de Luis Correia precisou de uma “mãozinha” dos turistas para que os carros pudessem passar.

DSC_0123.JPGMesmo assim, o turistas optam por deixar o carro no início da orla e irem a pé vislumbrar a paisagem.
DSC_0128.JPG
DSC_0139.JPG
DSC_0144.JPG
DSC_0145.JPG

Outra coisa que preocupa tanto os moradores quanto os turistas são os animais soltos, que se alimentam do lixo nos acostamentos das BR’s.

DSC_0211.JPG
DSC_0215.JPG

* REPÓRTERES: Nataniel Lima, Juliana Araújo, Auricélia Paiva e Cleomara Nascimento – Direto de Luís Correia-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário