Páginas

11/17/2014

Eventos Peixe-Boi Marinho movimentarão o litoral piauiense em dezembro


Regata de Canoas a vela no Cajueiro da Praia (PI)
Foto: Base Peixe-Boi/ICMBio
A Base do Projeto Peixe-Boi, sede da APA Delta do Parnaíba, em Cajueiro da Praia, realiza no dia 13 de dezembro mais uma edição dos Eventos Peixe-Boi, em comemoração ao aniversário de 18 anos de emancipação política do município e também aos 20 anos de fundação da Base do Projeto Peixe-Boi em Cajueiro, que desde 1994 atua com ações voltadas para a preservação da espécie ameaçada de extinção.

A programação inclui a XIII Regata de Canoas à Vela, o XIV Circuito de Ciclismo e a X Corrida de Jegues, atividades que sempre envolvem a participação massiva de turistas, competidores e moradores da região.

A décima prova de Ciclismo abre as festividades, com largada às 7h00 do entroncamento da BR- 402 com o acesso à entrada da cidade, e chegada em frente ao antigo prédio da Secretaria de Educação. Haverá pontos estratégicos de distribuição de água para os competidores. 

Na regata de Canoas à Vela, que está marcada para às 9h30 da manhã na Praia de Baixo, concorrem duas modalidades: canoa pequena e grande. Já a tradicional Corrida de Jegues acontece às 11h00, também na Praia de Baixo. Nesta modalidade, os participantes só poderão competir com jegues. Para ambas as competições, já encontram-se abertas as inscrições. Os interessados devem se dirigir a Base Peixe-Boi, no horário comercial (segunda à sexta).

O objetivo dos eventos é trabalhar a importância do esporte, das atividades tradicionais de geração de renda local e de se levantar a bandeira da preservação do peixe-boi marinho como simbolo do município. Além da Prefeitura Municipal, que todos os anos apóia os eventos, também são parceiros, a Colônia de Pesca de Barra Grande Z-6, e empresas da região.


*Por Gilmar Araujo
*Fonte: jornaldaparnaiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário