Páginas

2/25/2014

FLAGRANTE: Crianças tomam banho nas águas poluídas da Lagoa do Bebedouro

O calor da tarde do ultimo sábado (22/02), motivou crianças a tirar a roupa para tomar banho na Lagoa do bebedouro. A água não é própria para banho isso todo mundo sabe o pior de tudo é de que não há fiscalização nenhuma para impedir esse tipo de atitude.
Cerca de dez crianças entre 7 a 13 anos, tomavam banho, alguns até de cueca e não se intimidaram com a presença da nossa reportagem, o que nos deixou mais preocupado foi uma arvore que eles utilizam como trampolim, não tem vez, o que subir primeiro é incentivado a pular mais bonito e mais auto do que o amigo anterior. Questionados do perigo uma das crianças nos afirmou que “Isso daqui era pra ser um local limpo. Nos outros lugares tem lugar pra os meninos tomar banho. A gente só vem pra cá porque não tem outro lugar. Revelou um dos menores.
Indagado se o mesmo não tem medo de pegar doença, ele concluiu; - "Eu fico com dor de cabeça direto, mas não tenho medo não".
A água verde da lagoa, indica a presença de algas e bactérias causadas pelo excesso de poluição, o mau cheiro e a grande, devido pessoas ainda, hoje lavarem fatos e tripas de criação e jogarem os dejetos diretamente na lagoa.
Esperamos uma atitude das autoridades competentes, para que crianças como essas mostradas nessa reportagem não coloquem a própria vida em riscos.








*Por: Gleitowney Miranda para o Blog do Pessoa

Atalaia: internauta flagra carros estacionados em área proibida

Na noite deste domingo, dia 23, um internauta denunciou em seu perfil pessoal no Facebook um flagrante que ocorreu ainda durante o dia na orla da praia de Atalaia em Luís Correia, litoral do Piauí.
O flagrante mostra quatro veículos estacionados na área coberta da orla de Atalaia destinada aos pedestres, eventualmente o local também é utilizado para pequenos eventos e exposição de artesanato. Observe na imagem que a rampa de acesso para cadeirantes também fica inutilizada pela forma como um dos veículos ficou estacionado.
Por se tratar de um domingo, dia naturalmente movimentado na Orla de Atalaia, comentários na rede social questionam a presença das autoridades de trânsito no local e o que estariam fazendo em um momento como aquele.
*Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Grupo descobre as belezas do Delta através do caiaquismo 

Fotos: Leandro Inakake.
Um grupo formado por profissionais de várias áreas está descobrindo as belezasnaturais da região de uma forma diferente e sem agredir o meio ambiente. Eles se reúnem aos finais de semana para remar por igarapés e igarapós, através da prática do caiaquismo.
Neste domindo, dia 23, 15 caiaques e um Stand Up Paddle, esporte no qual se rema de pé em uma prancha grande, saíram pela manhã do Porto das Canoas no centro do município de Ilha Grande, passaram pela ponte do bairro ilhagrandense de Morros da Mariana e remaram em direção ao Canto do Igarapé, finalizando o circuito no Porto dos Tatus quando completaram nove quilômetros de remada.
Para completar o trajeto foram necessárias cinco horas, 14 homens e duas mulheres de várias idades participaram da atividade deste final de semana. Segundo o repórter cinematográfico e um dos líderes do grupo, César Vieira, trata-se de um jeito diferente de conhecer a região e praticar um esporte tranquilo, além de ecologicamente correto.
-  As pessoas estão descobrindo esse prazer e convidando outros amigos para participar, no início as vezes íamos apenas de dupla, agora o grupor faz remadas em número considerável de participantes. As pessoas estão tomando gosto pelo esporte e isso é muito bacana! - explica, César Vieira.
*Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

2/19/2014

Presidenta Dilma fala sobre porto de Luis Correia e o de Cuba

A presidenta Dilma Rousseff chegou à Teresina por volta de 9h50 desta terça-feira (18). Após desembarcar no aeroporto da capital, concedeu entrevista a emissoras de rádio e falou sobre o financiamento do BNDES ao Porto de Mariel, em Cuba, e o Porto de Luis Correia, no Piauí, 
que está há mais de 30 anos sem ser concluído.
"Nós não financiamos o porto de Mariel (em Cuba), nós financiamos 400 empresas brasileiras que forneceram equipamentos para o porto de Mariel, o que garante empregos aqui no Brasil. Isto é algo que tanto os Estados Unidos quanto os países europeus fazem sistematicamente. E isto é vantajoso para as empresas brasileiras" disse.
Sobre o Porto de Luis Correia afirmou que o problema não é a falta de dinheiro para a sua conclusão, mas pendências com o Tribunal de Contas da União (TCU).
"Nós colocamos no PAC, disponibilizamos recursos. O que aconteceu? primeiro, nós licitamos uma empresa, tivemos dificuldades com essa empresa, essa empresa que venceu a licitação não cumpriu prazos. Por não cumprir prazos, foi questionada pelo Tribunal de Contas da União no contrato. O Tribunal verificou que havia supostas irregularidades, porque ainda não está provado. Em 2011, o governo rescindiu o contrato com essa empresa, por conta disso, todas as obras atrasaram. Para continuar a obra é preciso resolver todas as questões pendentes verificadas pelo TCU para poder continuar a obra. É assim que funciona no Brasil" afirmou.
A presidenta afirmou que a Secretaria Nacional dos Portos está fazendo "um estudo mais aprofundado em todos os aspectos da obra, inclusive refazermos o projeto e agora iremos licitá-lo novamente. Isto atrasou o processo. Outros portos que começaram depois ficaram prontos antes do que o porto de Luis Correia. Estamos fazendo tudo com muito critério, para não termos interrupção, pois interrupção por interrupção, já vão mais de 30 anos".
A presidenta, após a entrevista, seguiu para o Centro de Convenções do Atlantic City, onde vai anunciar obras de mobilidade urbana para Teresina e entregar máquinas motoniveladoras, caçambas e caminhões pipa para 35 prefeituras municipais piauienses. 
*Acessepiaui.com
*Edição: Proparnaiba.com

Capitania dos Portos intensifica fiscalizações contra ilícitos

A Marinha do Brasil iniciou na segunda-feira (17) e vai até o dia 22 deste mês,  a operação “Amazônia Azul”  com a finalidade de intensificar as fiscalizações para o cumprimento de leis e regulamentos como repressão de ilícitos de toda ordem nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (ABJ). Outro objetivo é a preparação da Força Naval para atuação na Copa do Mundo FIFA 2014.
Capitão-de-Fragata Castro Júnior
Imprensa durante coletiva
O capitão dos Portos do Piauí, Mauro Castro Júnior, reuniu-se com a imprensa de Parnaíba na manhã desta terça-feira (18) e informou que a Capitania dos Portos do Piauí vai atuar no patrulhamento e inspeção naval na costa piauiense.
No Brasil cerca de 30 mil militares, 60 navios, 15 aeronovas e embarcações das capitanias farão a ação de presença da Marinha. Pela Amazônia Azul circulam 95% do comercio exterior brasileiro e cerca de 90% da produção de petróleo.
*Daniel Santos para o Proparnaiba.com 

Carreta que transportava hélice de usina eólica tomba em Parnaíba 

Fotos: ChicoRasta/Proparnaiba
Uma carreta  que transportava uma hélice a ser usada na implantação de uma usina eólica na Pedra do Sal tombou por volta das 22h30 de terça-feira (18), próximo à igreja de Santa Isabel, no bairro Ilha Grande, em Parnaíba.
A carreta de placas NTS 8291 dias D’Ávila (BA) tem 47 metros de comprimento e 3 metros de largura. Ela transportava a hélice de 54,90 metros. A carreta é da empresa Mega Bianga do Brasil Transportes e Logística S.A. que transportava uma das palhetas do aero gerador. 
O acidente aconteceu após uma pequena ponte quando o motorista da carreta, Jairo Silva de Almeida, manobrava em uma curva via que dá acesso à praia da Pedra do Sal. O motorista é habilitado na categoria E, tem endereço em salvador da Bahia, e não quis declarar nada. Não houve feridos, mas populares relataram ao Proparnaiba.com que as carretas que vinham na frente estavam em velocidade moderada e passaram pelo trecho sem problemas; porém o veículo que tombou estava com velocidade um pouco acima dos demais. 
O condutor da carreta, Jairo Almeida, dando informações ao PPTRAN
Rui Costa, presidente do transporte, disse que este é acidente de trabalho é normal como qualquer um. O sargento da Polícia Militar Francisco Clemente, comandante da guarnição do Pelotão de Policimento de Trânsito (PPTRAN), disse que apesar do acidente ter acontecido em uma curva, há espaço na via para a manobra, o que houve foi um descuido. O Corpo de Bombeiros Militar chegou ao local por conta de vazamentos no veículo. Costa informou que dois guindastes farão a remoção da hélice que teve avaria, mas não o suficiente para inutilizá-la. 

*Daniel Santos e Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

2/18/2014

Video: Bombeiros de Parnaíba capturam cobra Sucuri de 6 metros


Logo no início da manha desta segunda-feira (17),  por voltas das 07h, populares do Conjunto Broder Viller entraram em contato com o Corpo de Bombeiros de Parnaíbainformando sobre a presença de uma cobra próximo a pista, na Rua Deputado Ribeiro Magalhães, chamando a atenção de quem passava pelo local. O animal da espécie Sucuri media certa de 6 metros.
Uma guarnição do Corpo de Bombeiros comandada pelo subtenente Odair foi encaminhada para o local, onde foi feita a captura do animal. Em seguida, os bombeiros levaram a cobra para a sede do IBAMA de Parnaíba.
No Instituto Brasileiro do Meio Ambiente  e dos Recursos Naturais Renováveis, o animal deve ser analisado por biólogos e, posteriormente, solto em seu habitat natural.


*Proparnaiba.com

Diretores da Agespisa atendem vereadores e comparecem à Câmara 

Os diretores da Agespisa: engenheiros Antônio Florentino de Sousa Filho, representando o Presidente José Augusto Nunes; Cirilo Albuquerque e Marco Aurélio, ambos setor do controle de qualidade, compareceram à Câmara Municipal, na noite da última sexta feira,

 atendendo requerimento do vereador Carlson Pessoa, para darem explicações a respeito da qualidade da água que está sendo oferecida aos consumidores parnaibanos, bem como as razões da falta do produto, com certa frequência, em alguns bairros da cidade.

Antônio Florentino assegurou que, apesar da turbidez, ou seja, da colocarão diferente, a água que está chegando nas residências dos consumidores é de boa qualidade, própria para o consumo,  embora reconhecendo que, neste período de inverno, existam alterações na qualidade do produto. Ele falou também da crise financeira que passa a empresa.
Engenheiro Florentino Filho e Cirilo Albuquerque
"Parnaíba possui 4 ETAs- Estações de Tratamento de Água, que chegaram ao seu limite. E neste período de inverno ou se abastece a cidade com essa qualidade física estranha, mas com qualidade química dentro dos padrões, para atender 100% da demanda, ou vamos ter que fazer o abastecimento  de forma irregular", disse o engenheiro Florentino Filho. Ele garantiu, entretanto, que tudo está sendo resolvido e que não existe nenhum problema de micro organismos com a água da Agespisa.
 
Com relação à falta d`água ele alegou que o problema advém da falta de energia elétrica que causa muitos prejuízos à empresa. E lembrou que a Agespisa tem alugado geradores, em períodos de alta estação no litoral, para evitar as constantes suspensões no abastecimento. E citou que a empresa já se programa para adquirir um gerador próprio para acabar com o impasse.
 
O engenheiro anunciou ainda que, provavelmente no dia 24 próximo, estará sendo inaugurado um grande investimento que A Agespisa fez na cidade, com mais 3 unidades de tratamento na ETA 4."Na hora que entrarmos em operação, como o novo sistema, filtros novos, decantador, haverá aumento de qualidade e de produção", disse. 
 
Florentino Filho disse também que a Agespisa já fez a licitação para substituir a rede antiga de canos de cimento amianto.Diante disso, alguns vereadores demonstraram preocupação diante do fato da Prefeitura estar anunciando 34 Kms de asfaltamento na cidade, trabalho que ficará prejudicado com a substituição de canos. O engenheiro defendeu que haja um acordo entre a equipe técnica Prefeitura e da Agespisa, a fim de que nas ruas onde for haver a substituição de canos o asfaltamento só seja feito posteriormente.
 
Ao final, alguns vereadores fizeram outros questionamento ao Engenheiro, que a todos respondeu dentro do que lhe competia.
 
A sessão, que foi a última do período ordinário relativo ao mês de fevereiro, também discutiu e aprovou vários requerimento dos vereadores, bem como alguns projetos de lei oriundos tanto do Executivo quanto do Legislativo.
 
A presidente Neta Castelo Branco já anunciou, nesta segunda feira, uma convocação extraordinária do Poder Executivo para a realização de suas sessões extras (sem remuneração) na próxima quarta feira, às 18 horas, para a aprovação de Projetos do interesse da coletividade.

*Bernado Silva

Duas tartarugas sobem a praia do Piauí e preparam seus ninhos


Durante o monitoramento noturno realizado nesta madrugada (17) a equipe do Projeto Biodiversidade Marinha do Delta (Biomade), patrocinado pela Petrobras, flagrou a desova de duas tartarugas marinhas da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida popularmente como tartaruga-de-pente, na praia do Arrombado em Luís Correia (PI). O período reprodutivo das tartarugas marinhas no litoral piauiense teve inicio no mês de fevereiro e a equipe do Projeto Biomade tem realizado monitoramentos em  ninhos na praia da Pedra do Sal em Parnaíba e nas praias do Coqueiro e Arrombado no município de Luís Correia. O nascimento dos primeiros ninhos está previsto para o mês de abril e durante esse período os técnicos do projeto irão realizar monitoramentos de forma intensa nestas áreas consideradas importantes para o ciclo de vida das tartarugas marinhas. No entanto, existe uma preocupação em relação aos feriados de carnaval e semana santa, onde aumenta o tráfego de veículos motorizados na praia, um dos principais fatores de comprometimento da sobrevivência dos filhotes. 
 "O homem passa a ser uma ameaça à natureza nesta situação.  Quando o veículo circula na areia ele pode passar por cima de um ninho e destruí-lo!  Os locais onde foram confeccionados os ninhos em diferentes trechos na praia, estão sinalizados com estacas" afirmou Werlanne Magalhães coordenadora do projeto.
 As ações para minimizar os impactos provocados pelos veículos estão sendo articulada com o apoio da Secretaria municipal do Meio Ambiente de Luís Correia. O projeto Biomade patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, convida você para fazer parte desse trabalho de conservação!

 *Coordenação de Comunicação Instituto Tartarugas do Delta - Projeto Biomade
*www.biomade.org.br



2/14/2014

Região litorânea é contemplada com o Projeto Pesca Solidária

A Comissão Ilha Ativa (CIA) dará início ao Pesca Solidária, projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, em parceria com a AQUASIS, ICMBio, UFPI, CARE, UESPI, Embrapa, entre outras instituições.
O projeto atuará com o ordenamento da pesca, organização social, geração de renda e na conservação de espécies nos ambientes costeiros, marinhos e de água doce na região do estuário dos rios Timonha e Ubatuba, na divisa dos estados do Piauí e Ceará.
O projeto foi construído a partir das experiências já vivenciadas na região, quando sebuscou a elaboração de um Acordo de Pesca entre os envolvidos nas atividades de extração de recursos pesqueiros, durante a execução do projeto denominado “Encontros de Pesca do Timonha e Ubatuba”, que discutiu propostas para a melhoria da pesca e contou com a participação das comunidades de pescadores (as) dos municípios de Cajueiro da Praia/PI, Chaval/CE e Barroquinha/CE.
Esse acordo visa o emprego adequado das artes de pesca de acordo com as espécies exploradas, além de definir áreas de exclusão de pesca para funcionar como um berçario natural da vida marinha.
A partir daí, foi verificado a necessidade da realização de pesquisas científicas para melhor compreender a dinâmica de funcionamento das relações ecológicas e biológicas do pescado na região, os impactos na extração dos recursos pesqueiros, as mudanças na quantidade e qualidades dos pescados (problema levantado pelos próprios pescadores), além do propostas para alternativas de fortalecimento das organizações sociais e geração de emprego e renda para as comunidades.
O projeto veio como contribuição para o alcance desses propósitos e contará com a participação de 30 técnicos de diversas áreas como Biologia, Zootecnia, Engenharia de Pesca, Economia, Pedagogia, Sistemas de Informação, Ciências Sociais, Geografia, Oceanologia, Aquicultura, dentre outras.
As atividades a serem desenvolvidas agrupam-se em três frentes principais: gestão participativa, pesquisa e geração de renda. Onde serão trabalhadas o fortalecimento da organização comunitária, o acordo de pesca, a produção de conhecimento científico sobre a região, além da discussão sobre novas alternativas de rendas, por meio de intercâmbios e capacitações.
“O grande desafio das instituições que atuam no estuário era viabilizar recursos financeiros para desenvolver o que já havia sido levantado durante a execução do projeto 'Encontros de Pesca do Timonha e Ubatuba', para isso estávamos organizando essa proposta desde abril de 2012, o que foi viabilizado pelo patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental; agora iremos dar continuidade às ações de desenvolvimento local e conservação dos recursos naturais”, afirmou Leandro Inakake, coordenador geral do projeto.
As instituições parceiras contribuirão em diferentes eixos do projeto: a Care Brasil no apoio técnico para a geração de emprego e renda; a AQUAIS no monitoramento de aves e apoio técnico sobre o peixe-boi; o ICMBio no apoio para o ordenamento pesqueiro; a EMBRAPA, UFPI e UESPI nas pesquisas com caracterização e identificação da ictiofauna e monitoramento da qualidade de água.
O projeto já teve sua parte organizacional iniciada e agora com patrocínio da Petrobras vai intensificar suas atividades na área de abrangência do Pesca Solidária pelos próximos dois anos.
*Edição: Proparnaiba.com

2/13/2014

Carnaval: definida ordem dos desfiles e concursos de Parnaíba

A Superintendência de Cultura realizou na manhã dessa quarta-feira (12/02), o sorteio da ordem das entradas dos concursos e a ordem dos desfiles a serem realizados na programação do Carnaval de Parnaíba 2014.
O sorteio aconteceu no Casarão de Simplício Dias da Silva, com a presença de representantes de todas as categorias.
Ao todo trinta inscritos participarão dos concursos de blocos carnavalescos, escolas de samba, Miss Gay, Rei Momo, Rainha do Carnaval, fantasia feminina e fantasia masculinos, tradicionalmente promovidos pela Prefeitura de Parnaíba.
A sequência de apresentações, conforme o sorteio é a seguinte:
Blocos carnavalescos:
1.       Não podia ser pior
2.       Macacal
3.       Seca Litro
4.       Gaiola das Piriquitas
5.       Leco Leco
6.       Bloco da Boa
7.       Os Cavernosos de Parnaíba
8.       Leva Eu
9.       Os pira na Pakita
10.   Vai quem quer
11.   Flanaíba
12.   Sem futuro
13.   Os cachas sambas
14.   Ai que vida
Escolas de samba
1.       Império do Cais
2.       Nova Parnaíba no samba
3.       Unidos da Ponte
Miss Gay
1.       Paulo Marcelo Lima da Silva
2.       Vilson Araujo dos Reis
3.       Paloma de Andrade
Rei Momo
1.       João Daniel Silva
2.       Anderson Silva Souza
3.       Crisóstomo de Jesus Lobão
Rainha do Carnaval
1.       Ariane Costa de Oliveira
2.       Ludyana do Nascimento França
3.       Jérica Nascimento da Silva
Fantasia Feminina
1.       Chica da Silva – Zeca de Queiroz
2.       Rainha das Águas – Ivo Machado
Fantasia Masculina
1.       Deus dos Sonhos – Paulo Henrique de Sena Rocha
2.       Multicores – Rodrigo Santiago Souza
*Edição: Proparnaiba.com

2/12/2014

Tem início temporada de desova de tartaruga marinha no litoral piauiense


No dia 06 de fevereiro os técnicos do Projeto Biomade, patrocinado pela Petrobras, confirmaram ninhos de tartarugas marinhas durante os monitoramentos de desova na praia do Arrombado, em Luís Correia e na praia da Pedra do Sal.

Na madrugada do último sábado (08) os técnicos do Projeto acompanharam a desova de uma tartaruga marinha da espécie Eretmochelys imbricata, conhecida popularmente como tartaruga-de-pente. A ocorrência foi registrada na praia do Coqueiro, em frente ao Hotel Aimberê município de Luís Correia - PI.
 
O início da temporada de desova das tartarugas marinhas no litoral piauiense é um momento importante para o projeto Biomade, nesse período a equipe articula várias ações de manejo e conservação desses animais ameaçados de extinção que utilizam o litoral piauiense como berçário natural.

Nessa temporada de 2014 o Instituto Tartarugas do Delta fortalece o trabalho de conservação através da aquisição das anilhas, utilizadas para marcação das fêmeas. Esse material foi cedido pelo Projeto TAMAR, que é referência nacional quando se fala em conservação de tartarugas marinhas. 
“As pessoas precisam entender que a presença das tartarugas marinhas na região significa ambiente "saudável"! Contudo, cabe a todos nós cuidar do meio para evitar os prejuízos ambientais” informou Werlanne Magalhães bióloga do Projeto Biomade.

*Coordenação de Comunicação
*Instituto Tartarugas do Delta - Projeto Biomade

Praça do Troca-Troca no centro de Parnaíba será desocupada

Vendedores utilizando a praça para o comércio informal.
A desocupação da Praça Antonio Dumont, mais conhecida Troca-Troca, localizada no centro de Parnaíba, está mais próxima de ser realizada. Pela manhã de segunda-feira (10) um terreno próximo ao Mercado da Quarenta começou a ser limpo pela Empresa Parnaibana de Supervisão de Abastecimento (EMPA).
No local funcionará um shopping popular que vai abrigar os vendedores da praça em frente à Santa Casa de Misericórdia, onde ainda fica localizado o Hemocentro de Parnaíba. A praça do troca-troca há mais de 40 anos é alvo de críticas por que foi cenário para prática de homicídios, prostituições, receptação de roubos e furtos, jogos de azar, vandalismo.
Com a ação contínua de desocupação e restauração dos espaços públicos do município, a praça Antônio Dumont será devolvida a população. Romualdo Seno, presidente da EMPA destaca que os feirantes serão transferidos da praça para o shopping quando da conclusão das obras. O objetivo é deixar que as pessoas continuem trabalhando normalmente até que o novo empreendimento seja inaugurado.
*Daniel Santos para o Proparnaiba.com 

200 anos de espera: parnaibanos deveriam ir à Cuba ver o porto

Foto: Proparnaiba.com
Está na hora de se instituir uma bolsa-viagem para parnaibano e, de resto, moradores do litoral piauiense, conhecerem Havana, em Cuba. A finalidade da viagem é didática: depois de 200 anos de espera, o parnaibano irá ver o que é um porto acabado, concluído.
E com um requinte especial: financiado com o dinheiro do governo brasileiro. Depois dessa cansativa espera, a viagem seria uma grande dádiva à população litorânea do Piauí. Se existe a especulação de que o dinheiro brasileiro enterrado no porto de Muriel significa uma triangulação para financiamento de campanhas eleitorais no Brasil, através da construtora da obra, aqui, no Piauí, o porto de Luís Correia se transformou num mar de águas profundas onde milhões e milhões de reais foram afogados sem que se veja qualquer retorno prático.
Uma deslavada corrupção a olhos vistos. Entra governo e sai governo e o discurso é sempre que desta vez o porto sai. Não é à toa que a gozação generalizada fala que quando essse porto acabar de sair, já vai estar chegando na África, bem ali em frente. Se bem que a versão mais atualizada dessa história é de que o endereço final do porto mudou. Para Cuba. É bem provável que para o orçamento de 2015 os representantes piauienses ainda encontrem fôlego para defender a conclusão da obra do porto de Luís Correia que saiu do arcabouço econômico para se transformar em inquérito do Ministério Público e, também, no anedotário popular.
*Arimatéia Azevedo/AZ.
*Edição e foto: Proparnaiba.com

Motorista filma exato momento de acidente que matou três 

Foto Portal do Catita.
O acidente envolvendo cinco veículos que matou três pessoas na BR-343, no início da noite de sábado (09), foi registrado por pessoas que estavam em um veículo logo atrás do carro conduzido por João Batista Rodrigues Alves, que foi atuado por triplo homicídio doloso, com intenção de matar (foto abaixo).

As pessoas que estavam no carro estavam conversando sobre o perigo que o motorista estava causando na estrada, enquanto registravam o tráfego de veículos, em meio à chuva. O vídeo foi feito pela câmera de um celular e postado na conta de Sergio Matheus, no Facebook. O flagrante mostra momentos em que João Batista faz condução perigosa, quase colidindo em outros carros.
Em um determinado momento, João invade totalmente a contramão quando um veículo desvia rapidamente entrando no acostamento contrário. O carro que vinha logo atrás, o Fiat Strada não conseguiu desviar e foi colidido violentamente. As testemunhas que flagraram o acidente entraram em pânico. Depois tentaram ligar para os serviços de urgência, mas não havia sinal de telefone.
VEJA:
*Daniel Santos e Francisco Brandão para o Proparnaiba.com 

Projeto “Laços de Cidadania Litoral do Piauí” é apresentado em PHB

A Coordenação e Equipe do projeto “Laços de Cidadania Litoral do Piauí” realizaram no dia 22 de janeiro de 2014 na Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba, duas reuniões para a apresentação do mesmo.
 O primeiro contato se deu com os representantes dos cursos de Turismo, Engenharia de Pesca e Economia da UFPI-Parnaíba, secretarias e associações. A coordenadora do projeto Simone Cristina Putrick explanou a todos que o mesmo obteve aprovação pelo MEC (Ministério da Educação), através da Secretaria de Ensino Superior, ainda dando continuidade a sua fala, ela explicou que o objetivo principal do projeto é “Criar uma rede de articulação entre comunidade pesqueira e cidade que proporcione a qualidade de trabalho das famílias através da economia solidária e da pesca”. 
Os municípios a serem envolvidos e beneficiados no projeto são: Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia, tendo como público alvo a base das comunidades locais e das entidades parceiras dos municípios, sobretudo as associações de pescadores compostas por pescadores e familiares organizados em grupos, além de técnicos e lideranças locais.
O professor Mauro José Ferreira Cury da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, colaborador do projeto veio a Parnaíba para realizar a capacitação da equipe e participou integralmente das reuniões, ele ressaltou que “a equipe atingiu os objetivosda primeira reunião que seria reunir as comunidades envolvidas no projeto e definir as metas a serem atingidas”.

*Ascom
*Edição: Proparnaiba.com