Páginas

7/28/2014

TURISMO NO LITORAL

Quem passou o último fim de semana em Barra Grande sofreu com a falta dágua. Na praia mais balada do Piauí falta água e continua faltando vergonha na cara dos gestores. Quem curte férias por lá também fica incomunicável, não há sinal de telefonia móvel. Usar cartão? - Nem pensar! (Fonte: AZ)

7/21/2014

Primeira Copa Delta de Parnaíba de Kart foi realizada com sucesso

Os pilotos envolvidos no Parnaíba Kart Club realizaram com apoio da Prefeitura de Parnaíba a Primeira Copa Delta de Parnaíba de Kart um tornei a parte do campeonato piauiense. A prova aconteceu neste domingo (20) na praia da pedra do sal com sete pilotos na disputa.



Uma estrutura com palco e som foi montada para receber o evento que teve quarenta voltas divididas em duas baterias de vinte voltas em um total de aproximadamente quarenta minutos de muita adrenalina. 

Mas antes, logo pela manhã no reconhecimento da pista o kart do piloto Tiago Herbalaf bateu e quebrou, atrasando a prova em duas horas e na primeira bateria, outro acidente envolvendo o piloto Léo Lages, atrasou a segunda bateria, os pilotos estão bem.





Passado o susto e com muita emoção em cada volta, foi definida a prova com piloto Thiago Almendra liderando do começo ao fim, acompanhado de Gilberto Vitor, Jonatas, Eduardo Galvão e Tiago lima. Para o presidente do Parnaíba Kart Club esporte tem muito a crescer no litoral do Piauí e espera ajuda do município.

* Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa

DEFINIDAS CATEGORIAS DO CIRCUITO PIAUIENSE DE SURF NA PEDRA DO SAL

Já foram definidas as categorias da 1ª etapa do 18º Circuito Piauiense de Surf: Iniciante, Mirim, Junior, Open e Master. A competição realizada pela Associação de Surf do Piauí com o apoio das Superintendências de Turismo e Esporte acontecerá dias 26 e 27 de julho corrente, na praia da Pedra do Sal, e faz parte do Calendário Esportivo 2014, bem assim, da programação esportiva de férias em Parnaíba.


Em Tempo
O Parnaíba Rugby Feminino é o vice-campeão da primeira etapa do Circuito Interestadual (Teresina Sevens) que aconteceu no final de semana em nossa capital.


.Fonte: Superintendência de Esporte de Parnaíba.

Bombeiros prorroga Operação Férias no Litoral até setembro

O Corpo de Bombeiros do Estado do Piauí realiza, durante todo o mês de julho, operação de prevenção, salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar nas praias do litoral piauiense. 
Por determinação do governo do estado a operação ainda se estenderá até os fins de semana do mês de agosto e o começo de setembro, no intuito de garantir a segurança da população que aproveita as férias no litoral.
 
Com um efetivo de cerca de 50 oficiais, as praias da Pedra do Sal, no município de Parnaíba, Atalaia, Coqueiro, Barra Grande, Arrombado e Lagoa do Portinho, no município de Luís Correia, recebem maior atenção do Corpo de Bombeiros por conta do grande fluxo de visitantes durante o período.
 
Os Bombeiros realizam socorro e atendimento médico emergencial e pré-hospitalar, nos casos de acidentes com vítimas ou situações de perigo. O trabalho é executado com o auxílio de dois jet-skis, uma viatura ABSI, viatura de atendimento pré-hospitalar e uma viatura modelo ranger, além de um quadriculo.
“O efetivo está dividido de forma a dar cobertura às praias e segurança aos visitantes. Recomendamos que os banhistas tomem cuidado. Em caso de área desconhecida, sempre devem perguntar ao salva-vidas se é segura e, também, não nadar sozinho ou para muito longe da costa”, ressalta o comandante da operação no litoral, Major Rivelino.
 
Em caso de emergência, os banhistas devem ligar para o 193 de qualquer telefone e acionar o socorro dos oficiais do Corpo de Bombeiros.
 
* JornaldaParnaiba
* Edição: Proparnaiba.com

7/15/2014

Estrutura precária e ações da natureza ameaçam um dos principais pontos turísticos do litoral.


Lagoa do portinho.
Parnaíba – Após ser transformada em set de gravação para o primeiro episódio da série Milagres de Jesus, produzida e exibida pela Rede Record. A equipe do adn10.com foi a um dos principais pontos turísticos da cidade de Parnaíba, a Lagoa do Portinho, para mostrar a situação do local.

No caminho já encontramos problemas. O principal acesso para se chegar à lagoa é pelo município vizinho de Luís Correia através da PI-116 que liga a BR-343 ao ponto turístico. A estrada foi recuperada no ano passado e está bem conservada, mas é muito estreita e não possui acostamento. Um pequeno trecho próximo a lagoa está quase coberta pelas dunas, e ameaça isolar a pista.

PI-116 tomada pelas dunas.
O outro acesso é pela Avenida Caramuru em Parnaíba. A via é de calçamento,grande parte do percurso encontra-se esburacado e em alguns trechos os buracos tomam toda a avenida. O lixo acumulado no meio-fio e a falta de iluminação são outros problemas encontrados.
Buracos na Av. Caramuru.
No entorno da lagoa nos deparamos com calçadas danificadas e tomadas pela areia, o lixo deixado pelos visitantes e a presença de animais domésticos se misturam à vegetação, causando uma impressão de abandono. O comerciante, Aluísio Soares, que trabalha na lagoa há 29 anos, lamenta a ausência de ações do governo do estado e da prefeitura no local até o momento.

O projeto de contenção de dunas, executado pela Secretaria do Meio Ambiente do estado, causa a impressão de que não foi concluído. O adn10.com entrou em contato com Roseane Galeno, chefe do escritório da SEMAR em Parnaíba para verificar sobre a informação da paralisação do projeto, feita pelos comerciantes.
Dunas entorno da lagoa.
Roseane Galeno afirmou que o projeto de contenção de dunas já foi concluído. Desde o início o objetivo era retardar o avanço das dunas e não em solucionar o problema, tendo em vista que a movimentação da areia é um fenômeno natural e impossível de ser contido, mas que o órgão pretende executar em breve ações nesse sentido. Ainda segundo ela, se o projeto não tivesse sido executado, provavelmente o balneário já teria sido soterrado. Afirma.

A estiagem, os fortes ventos, a intensidade do sol e a atividade humana, foram alguns fatores que contribuíram para que o resultado não ficasse como o esperado, e que aceleram  ainda mais a movimentação das areias em direção à lagoa e a área urbana.

Outro ponto que chama a atenção é o baixo nível das águas da lagoa, que também se atribuí ao período de estiagem, e a pouca chuva que caiu na região até o momento não foi o suficiente para elevar o nível das águas.
Baixo nível das águas preocupa. 
Sobre a infraestrutura, o governo do estado informou de que existia um projeto de requalificação turística para a lagoa, mas foi cancelado pelo ministério do turismo.Segundo Cristina Lages, superintendente de obras da SEINFRA, a nova gestão está atualizando e adequando o projeto para buscar recursos. Já o superintendente de turismo do município, Marcos Fonteles, que ocupa a pasta a pouco tempo, relatou que já deu inicio as conversações com os órgãos competentes para definir as ações que deverão ser tomadas.

Outro problema é a inexistência de transporte público que interliga a lagoa ao centro de Parnaíba, principalmente nos fins de semana. Apesar dos problemas a lagoa do portinho é ainda um dos pontos turísticos mais frequentados do estado principalmente nos períodos de início, fim de ano, férias escolares e aos fins de semana. Para Aluísio Soares, Quando mais bonita e melhor estiver, a lagoa atrai mais pessoas.”

Herbert Silva faz críticas ao ICMBio e IPHAN e fala sobre o Porto dos Tatus e Estrada durante evento.


Herbert Silva (PMDB)
Prefeito de Ilha Grande do Piauí

Parnaíba - Herbert Silva (PMDB) prefeito da cidade de Ilha Grande do Piauí fez algumas críticas sobre o Instituto Chico Mentes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), durante sua fala no II Encontro de Prefeitos da Rota das Emoções realizado em Parnaíba no último sábado (26/04).

Ao falar sobre a fragilidade econômica do seu município Herbert Silva declarou que a atuação dos órgãos ambientais vem dificultado o desenvolvimento da cidade, e citou como exemplo similar, a cidade de Parnaíba em relação à atuação do IPHAN.
Em entrevista ao adn10.com Herbert comentou que apesar dos entraves, já existem previsões de investimentos no setor de turismo, “nós temos conseguido quebrar algumas barreiras, trazendo alguns investimentos” revelou. Na oportunidade falou ainda que está indo a Teresina buscar informações sobre o projeto do Porto dos Tatus, que está engavetado há cerca de 10 anos.

Sobre a estrada que dá aceso a Ilha Grande, o prefeito explicou que o motivo para a obra de duplicação da rodovia estadual PI 116 não ter sido iniciada, se deu por um erro no planejamento, o que inviabilizou o custo da obra que tinha previsão inicial de 17 milhões de reais. “Muita gente não visita aquele município e não vai lá, justamente por que a estrada é muito perigosa” lamenta o prefeito.

* Fonte: http://www.adn10.com/

Florentino pede cautela na decisão de devolução do Porto de Luís Correia ao Governo Federal.


Prefeito de Parnaíba Florentino (PT)
Parnaíba – Durante a solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Piauí ao ex-Ministro de Estado, João Paulo dos Reis Velloso em Parnaíba nesta quinta(26/06), o prefeitoFlorentino Neto (PT) em entrevista aoadn10.com pediu cautela na decisão do Governador do Piauí de devolver o Porto de Luís Correia ao Governo Federal.

Segundo o prefeito “Efetivamente essa decisão de devolver para o governo federal, ou de lutar para que o governo federal aposte recursos para que o estado possa executar a obra. É uma decisão que necessita de muita cautela”. Florentino defendeu a necessidade de estudos para mostrar a melhor decisão a ser tomada e a necessidade de um diálogo entre a bancada federal, e com a sociedade civil organizada para que se chegue a um consenso.

As declarações de Florentino foram dadas após o anúncio de que o governador Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB) estuda rescindir o contrato com a União para concessão do porto de Luís Correia.

Entenda o caso 

Em visita ao Piauí em maio, a presidente Dilma (PT) teria se comprometido em reiniciar e concluir as obras do porto. De acordo com o governador, depois da conclusão dos projetos, o Governo Federal teria informado que não há dinheiro para repassar ao Piauí para execução da obra. O caso teria sido um dos motivos que levou governador Zé Filho a romper com o governo petista. O gestor vem criticando o tratamento que o Governo Federal vem dando ao Piauí.

Parnaibano garante concluir o Porto

Algumas pessoas já se posicionam contrários a esta decisão, é o caso do presidente da Federação do Comércio do Piauí, Valdeci Cavalcante, que disse garantir concluir o porto e coloca-lo em funcionamento. Cavalcante vem tentando convencer o governador Zé Filho sobre o assunto.

* Fonte: http://www.adn10.com/

Grande Prêmio Delta de Ciclismo entra para o Ranking Nacional da CBC

Na 2ª edição do Festival das Emoções, que será realizado entre os dias 14 e 17 de agosto, nas cidades de Parnaíba e Luís Correia, muitas novidades atrairão competidores de vários esportes radicais.  Dentre as disputas ocorrerá o GP Delta de Ciclismo, que valerá pela primeira vez como pontuação para o Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A novidade se dá porque a prova será disputada pela classe 04, algo inédito no Piauí. Para o presidente da Federação Piauiense de Ciclismo, George Augusto, essa mudança de classe acontece porque o evento já conta com prestígio devido sua organização.

“Nós conseguimos colocar o GP Delta esse ano no Ranking Nacional da CBC e essa classificação para a classe 04 é uma conquista que demonstra o prestígio que o evento adquiriu por ser muito bem organizado, e isso foi uma vitória muito grande para a gente”, conta George Augusto.

O diretor técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo, Marcos Barbosa, responsável pelas vistorias feitas pela entidade, compartilha da mesma opinião da federação de ciclismo. Segundo ele, o percurso da prova é muito bom e o evento se destaca pela organização.

“O objetivo de mudar a categoria foi uma proposta feita pela federação local porque o evento, além de ser muito bem organizado, conta com uma premiação muito boa. O festival também é um evento complexo, o que conta como mais uma atração para os competidores.”, diz Marcos Barbosa.

Os vencedores do Grande Prêmio Delta de Ciclismo dividirão o prêmio de R$ 15 mil reais. A competição ocorrerá no domingo (17), com largada às 8 horas, em Parnaíba (PI).





* Assessoria de Imprensa
* Náyra Macêdo
* (86) 9863 - 2843

Moradores da Praia da Pedra do Sal estão sendo prejudicados com o loteamento de terras próximo ao mar

Moradores da comunidade da Praia da Pedra do Sal localizada à 15 km do centro de Parnaíba,foram surpreendidos no início da semana passada com a fixação de cercas demarcando terrenos. As estreitas passagens entre as cercas está impossibilitando a passagem de pessoas, animais  e carroças. O local que está sendo loteado fica próximo ao posto de saúde da Praia e está a poucos metros do mar.

Os mais prejudicados são os pescadores que agora precisam dar longas voltas com suas ferramentas de trabalho para buscar o sustento de suas famílias. Apesar do clima de insatisfação, os moradores temem represálias por parte do suposto proprietário das terras e pedem ajuda as autoridades para frear a ação.
Pouco espaço impossibilita a passagem de moradores e pescadores com objetos e veículos.

A equipe do adn10.com entrou em contato com a Secretaria do Patrimônio da União no Piauí, que tomou conhecimento da ação através da nossa reportagem. Segundo um dos técnicos da instituição será agendado uma vistoria no local nos próximos dias e se for constatado alguma irregularidade os proprietários serão notificados. Devido ao período de férias da maior parte dos servidores do órgão apenas dois técnicos estão fazendo o trabalho de vistoria. A superintendência informou ainda que o trabalho de fiscalização também pode ser feito pela Prefeitura.









Investimentos vem gerando especulação imobiliária na Praia de Pedra do Sal.
Com grandes investimentos sendo realizados na região como a duplicação da estrada que leva a praia e o anúncio da instalação de condomínios de luxo, o local vem se tornando cenário de especulação imobiliária.
Ação de demolição de construções irregulares na praia de Carnaúbinha m Luís Correia em 2013. Foto: SPU/PI.

Em julho de 2013 em uma ação inédita a Superintendência do Patrimônio da União realizou demolições de construções irregulares no município de Luís Correia na praia de Carnaubinha.

* (Fonte: adn10.com)

6ª Edição do Parnabike 2014 reforça a programação de férias

Dia 19 de julho será realizada em Parnaíba, a 6ª Edição do Parnabike 2014 - 5ª Etapa do Campeonato Piauiense Ranking Nacional Prova XCM: Cross-Country Maratona. 
Mais de 200 atletas já se inscreveram e sete estados já confirmaram presenças: Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Ceará, Maranhão, Bahia e Distrito Federal.
A programação inicia no Sábado, dia 19, no Dunas Shopping (BR-343) a partir das 10h onde serão feitas a confirmação das inscrições mediante apresentação de comprovante de pagamento e documento originais ou cópia autenticada); Entrega dos 2 kg de alimentos obrigatório (exceto fubá e sal); Vistoria médica; Vistoria das bikes e equipamentos e entrega dos kits.
Ainda no sábado, às 19h, acontecerá o Congresso Técnico de Vistoria com os atletas - regulamento, percurso e premiação (valores).
Domingo, dia 20 de julho, às 7h, concentração no estacionamento externo do shopping e às 7:30h, largada para o trecho cronometrado.
 
 
*Edição: Proparnaiba.com

Stand Up Trip, em Barra Grande, litoral do Piauí

  As águas vão rolar na segunda edição do Stand Up Trip, em Barra Grande, litoral do Piauí, seguindo até a cidade de Chaval, no Ceará. A modalidade é conhecida por stand up ou abreviada para o Sup, que é explorada em águas, utilizando uma prancha e um remo para navegar ou surfar a pé. No Piauí, ainda é pouco conhecida, mas já existem praticantes, que a praticam mais por contemplação e exploração. O Stand Up Trip já está na segunda edição e promete levar inscritos de todas as idades, já que pode ser pratica dos sete até os setenta anos ou mais. Os organizadores do evento já praticam Sup há algum tempo e buscam com o evento atrair mais adeptos.
O Stand Up Trip, que significa uma viagem a pé (sobre água) acontecerá de 26 e 27 de julho, com ponto de partida em Barra Grande, vila situada no município de Cajueiro da Praia, no litoral. Para os organizadores, Márcio Braz Filho e Último Campos, o Stand Up Trip é uma modalidade de aventura fascinante, na qual tendo os equipamentos e algumas poucas instruções, qualquer pessoa pode praticar e os ganhos são muitos, como a boa estética do corpo, especialmente modela a musculatura  de braços e pernas, ativa a circulação sanguínea, faz bem para a mente, já que é totalmente voltado para a contemplação das paisagens naturais e gera integração entre os praticantes. O Stand Up Trip, que foi realizado pela primeira vez, no ano passado, também em Cajueiro da Praia, com ponto de concentração no povoado de Barra Grande.
            O Stand Up Trip está com programação pronta e inscrições abertas para quem deseja participar. “O evento não é uma competição, mas sim um passeio. Nosso intuito, nesta edição, é fazer com que os participantes sintam o prazer de contemplar a natureza rica, preservada e exuberante da região que escolhemos surfando sobre as águas dos rios Cumurupim e Timonhas”, explica o publicitário, ciclista e organizador de eventos de aventura, Último Campos.
            Barra Grande, que possui uma das praias mais famosas do Piauí, de mesmo nome, será o ponto de partida do evento. A modalidade é segura e terá instrutores e estrutura de deslocamento para os pontos de partida e chegada da travessia, que terá uma média de 20 km de percurso em cada dia do evento. O stand up ou SUP pode ser apenas uma modalidade contemplativa da natureza, mas também competição, como acontece em vários países e também no Brasil, a exemplos de estados como Bahia e Santa Catarina.
STAND UP TRIP -PROGRAMAÇÃO 

* 26/07 – Sábado
08:00h - Encontro e entrega dos Kits para os participantes na Padaria da Barra, em Barra Grande-PI.
08:40h - Saída em veículo de apoio cedido pela Via Piauí Transporte até o local de início da remada no Rio Timonhas, Cajueiro da Praia.
09:40h - Saída em direção ao Porto do Mosquito, Chaval - CE
Percurso - 18,6 km - passagem por mangues, praia, comunidades ribeirinhas e lindas paisagens até o Porto do Mosquito, em Chaval.
Horário previsto para chegada – 16h30
17:30h - Luau à beira mar na Cabana Bar, Cajueiro da Praia.

* 27/07 – Domingo
07:20h - Saída em veículo de apoio cedido pela Via Piauí Transporte até o povoado Mexeriqueira, distante 40 km de Barra Grande.
08:00h - Início do passeio em fazenda de camarão, às margens do Rio Camurupim. O passeio tem inicio em um braço que leva até o canal principal do rio; em seguida segue em direção à foz do rio Camurupim, entrando novamente em outro canal que leva ao porto onde ficam os barcos que realizam os passeios para a vista dos cavalos marinhos, local onde se encerra o percurso.
Percurso – 12 km.
Horário previsto para a chegada – 12:00h
A partir de 12:00h - Barraca ‘Terra do Sol’, com praia, música ao vivo e almoço de confraternização para participantes, imprensa e organização.
* Nos dois dias de passeio, os participantes poderão interagir com as comunidades locais, além de desfrutar de intenso contato com a natureza, podendo avistar peixes, aves, crustáceos e os lindos manguezais da região.            A inscrição para o Stand Up Trip está disponível pelo site www.netciclo.com.br. As vagas são limitadas a 20 inscritos. Curta também a Fanpage: facebook.com/standuptrip. Informações: (86) 9446.3222.

* Aldeia
* Edição: Proparnaiba.com

7/14/2014

SURF RADICAL NA PEDRAL - 1ª ETAPA CPS 2014

A magia do surf competição estará de volta à paradisíaca pedra do sal, nos dias 26 e 27 de julho  será realizada a 1ª etapa do circuito piauiense de surf-CPS 2014.  Os surfistas locais  estão ávidos por uma competição. 
Muito sol, surf, ondas e garotas é o que nos espera nas areias da pedral, praia do litoral parnaibano  a 18 km do centro urbano, este será o palco para mais uma etapa do CPS 2014, onde distribuirá dezenas de kits de surf THCELE BRAW, dois mil reais, brindes e pontos para o ranking.

7/07/2014

Biomade resgata Tartaruga-de-couro de quase 300 kg na praia da Pedra do Sal


A equipe do Projeto BIOMADE, patrocinado pela Petrobras, atendeu a uma ocorrência na praia da Pedra do Sal, município de Parnaíba na noite da última quinta-feira (03). Uma tartaruga-de-couro subiu para desovar em horário bastante incomum, ficou desorientada deslocando-se cada vez mais para longe do mar.

O animal com 1,5 m de carapaça e cerca de 300 kg foi encontrado pelos pescadores Cleuson Ventura e Pedro Manoel, que rapidamente acionaram o projeto. “Estávamos saindo para pescar, como de costume, quando vimos um rastro na areia que parecia recente, resolvemos seguir e encontramos ela muito longe da praia. Como não podíamos fazer muita coisa naquele momento devido o tamanho da tartaruga, fomos rápido avisar ao Sr. Pescada que trabalha com o pessoal do projeto” relata o colaborador Pedro Manoel.

Chegando ao local da ocorrência, a mais de 800m da área de praia, os técnicos do BIOMADE constataram que o animal estava bastante cansado e começava a apresentar sinais de desidratação, devido à exposição ao sol. “Para minimizar os efeitos provocados pelo sol, é importante colocar tecidos umedecidos na carapaça (casco) e jogar água no corpo da tartaruga. Esse manejo vai proporcionar condições mais agradáveis para a fêmea” diz a bióloga Ana Luiza da Costa.

De acordo com Mário Neto, coordenador do projeto, o fator determinante para o sucesso dessa operação de resgate, foi a colaboração dos pescadores que acionaram o projeto, além do grande apoio dos demais pescadores, Leandro José e Vanterdan, durante a ocorrência. “Agradecemos aos pescadores que hoje foram verdadeiros heróis por salvar a vida dessa fêmea, hoje somamos forças e não medir esforços para devolvê-la ao mar” falou Mario Neto.


*Coordenação de Comunicação Biomade

7/03/2014

Em novo mergulho, pesquisadores registram a fauna marinha do Piauí


Exemplares de Mero (Epinephelus itajara) registrado
nas águas da Praia da Pedra do Sal
no litoral piauiense
Nos dias 28 e 30 de junho, pesquisadores do Piauí realizaram saídas de campo para mergulhar nas águas da praia Pedra do Sal, localizada em Parnaíba no litoral do Piauí, com o objetivo de registrar novos exemplares de mero (Epinephelus itajara) em seu ambiente natural.

A atividade realizada pelo Projeto Senhor das Pedras, patrocinado pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza, aconteceu em parceria com o projeto Sociobiodiversidade da Ilha, financiado pelo Tropical Forest Conservation Act-TFCA. Ambos são realizados pela Comissão Ilha Ativa-CIA, ONG que atua na Área de Proteção Ambiental-APA Delta do Parnaíba, que envolve os estados do Piauí, Ceará e Maranhão.


Exemplar do Mero, o senhor das pedras
Segundo a coordenadora técnica, bióloga Kesley Paiva, o projeto tem como objetivo promover a conservação do mero por meio de pesquisas e educação ambiental.“No Brasil já há certo conhecimento científico sobre este peixe marinho. Porém no Piauí, essas informações são ainda muito escassas. Assim, o projeto vem contribuir com o levantamento de informações na região, que serão importantes no desenvolvimento de estratégias de conservação deste animal criticamente ameaçado de extinção” comenta a pesquisadora.

Curuca, biquara, budião, parum, salema, pampo,
cirurgião e outros de diversos tamanhos e cores
foram registrados durante o mergulho
A bióloga Liliana Souza explica que os mergulhos ocorrem em pontos indicados por pescadores. “Na primeira fase do projeto realizamos entrevistas com nossos parceiros de praia, os pescadores. Estes profissionais possuem a vivência e passam seu conhecimento, sobre a bioecologia do mero, de sua atividade pesqueira e de vida. Os locais indicados estão sendo mapeados e visitados por meio de mergulhos para confirmar a presença dos meros”, relata Liliana.

Durante a atividade deste fim de semana, dois pontos na praia Pedra do Sal foram visitados. Em um destes, a equipe registrou um exemplar de mero. O animal tinha aproximadamente 1,5 m de comprimento e estava a uma profundidade de 19 metros. “Pelo tamanho do animal e demais características é possível que este não seja o mesmo indivíduo encontrado em nosso último mergulho realizado no dia 09.06. As imagens dos dois mergulhos serão analisadas em programas específicos, o que possibilitará determinar se realmente são dois exemplares distintos”, disse Kesley.

Grande quantidade de Parum foram registrados nas águas
da praia da Pedra do Sal, em Parnaíba
Além do mero, a equipe registrou a diversidade do local, sendo observados os peixes, curuca, biquara, budião, parum, salema, pampo, cirurgião e outros de diversos tamanhos e cores.

De acordo com a equipe, a diversidade de peixes da área é acompanhada por meio do monitoramento de desembarque pesqueiro, onde são registradas as espécies comerciais e não comercias. “Os mergulhos permitem o registro do mero em seu ambiente natural, mas também oportuniza o encontro com diversas espécies da fauna marinha local. Além disso, perceber o quanto é rica nossa biodiversidade, a necessidade de proteção das espécies e seus ecossistemas, bem como o envolvimento entre pesquisadores e comunidade para alcançar a conservação deste patrimônio natural da região do Delta do Parnaíba”, finaliza Kesley.

* Da redação do Jornal da Parnaíba
* Por Kesley Paiva - Bióloga, especialista em Ecologia

Vencedores da edição do Arena Kite ganham vaga para Mundial 2014

Competição acontece em agosto na praia do Coqueiro, em Luís Correia, litoral do Piauí, com freestyle, big air e downwind. Evento faz parte do Festival das Emoções e os campeões terão vaga no Mundial de 2014.

Em 2014, evento será realizado na praia do
Coqueiro, em Luís
Em agosto, o litoral piauiense voltará a receber uma etapa do Campeonato Brasileiro de Kitesurf. A edição 2014 da Arena Kite colocará os cinco primeiros colocados na etapa Mundial da modalidade, ainda sem data definida. A prova, que será realizada na praia do Coqueiro, em Luís Correia, faz parte do Festival das Emoções, que reúne esportes radicais na temporada.

A prova será disputada nos padrões do Brasileiro de Kite nas modalidades free style, ou estilo livre, onde os competidores poderão usar a criatividade para realizar suas manobras, e a big air (voo alto), onde o objetivo é alcançar o maior período de tempo no ar durante o salto. Outra categoria está em análise, a downwind (regata).


Festival das Emoções: estrelas e campeões de
Kitesurf dão show de manobras o litoral do Piauí
- Com os cinco primeiros da competição sendo credenciados ao Mundial acaba sendo um atrativo a mais para os atletas. Estamos esperando cerca de 100 competidores. Neste ano, trouxemos o evento para Luís Correia para termos mais uma proximidade com o público. O litoral piauiense atrai um público significativo por conta dos ventos, sendo comparado a outros países, e do mar limpo e tranquilo – explicou Landerson Carvalho, organizador da prova.
  
Festival das Emoções
A segunda edição do Festival das Emoções traz novidades. Entre elas, o Rally Náutico, que abrirá o evento e será realizado no Delta do Rio Parnaíba, e a Corrida de Rua de Parnaíba, desafio individual disputado em um percurso de cinco quilômetros pelas ruas da cidade.

Samy Marins, vice campeã brasileira
Além disso, a edição terá novamente a Corrida Cross Country, prova de atletismo no estilo revezamento que contará com quatro competidores por equipe e percorrerá os mais variados tipos de terreno: barro, asfalto e dunas.

Entre as outras atrações do evento estão: o GP Delta de Ciclismo, etapa do Campeonato Brasileiro, o Enduro das Dunas e Auto Cross. Ao todo, serão distribuídos R$ 65 mil.

* Da redação do Jornal da Parnaíba
* Por Globo Esporte/Teresina