Páginas

2/23/2011

Pesca da Manjuba: atividade principal de 33 pescadores do Igaraçu

Pescadores enfrentam o sol e horas de espera à beira do rio, durante pesca da Manjuba. Essa atividade reune 33 pescadores que formam a Associação de Pescadores de Manjuba do Igaraçu. Na presidência da associação, uma mulher: Maria Perpétua Silva de Castro.Com um mercado consumidor em São Paulo, Ceará, Maranhão e cidades circunvizinhas e a CONAB, que compra cerca de 3.600 kg por mês, ainda assim, nem sempre é possível cumprir acordos de produção porque a pesca depende da maré e da lua.
“Não há como estocar, por isso é necessário ter comprador diário”, disse Maria Perpétua. Quando o produto é para exportação, ele é deixado semi-fresco e passa por uma lavagem onde é utilizada água clorada para lavagem e sal para conservação. Seco, é apenas exposto ao sol com sal. No varejo a manjuba é vendida em média por 2,00 reais kg e só é feito beneficiamento por encomenda.
Na região de Parnaíba e circunvizinhança, a manjuba vem sendo incluída em cardápios regionais em igrejas e associações e durante eventos, com excelente aprovação. Pratos com manjuba: torta, coxinha, ensopado, rocambole, a tradicional manjuba frita, sanduíche, caldo e ainda a famosa manjuba empanada.Informações
Algumas vezes confundida com a piaba, é um peixe clupeiforme da família Engraulidae. Habita as zonas mais superficiais dos oceanos tropicais. Atinge, no máximo, cerca de 12 cm de comprimento.
Características Gerais
As manjubas vivem em água salgada e são encontradas pelo litoral do Brasil, com vida curta de 3 anos e 4 meses, começando seu ciclo de reprodução após 1 ano de vida. Como a maioria dos peixes, possuem escamas na pele e glândulas que produzem uma espécie de muco. Este muco facilita o deslizamento dos peixes na água e protege seu corpo contra a entrada de microorganismos.
Reprodução
Nas primeiras chuvas do ano ocorre a piracema das manjubas: O macho e a fêmea lançam suas gametas na água ao mesmo tempo. Quando as gametas se encontram dá-se origem aos ovos onde nascerão os filhotes. A reprodução, portanto, é exterior. Na maioria das vezes, milhares de ovos se formam, embora poucos cheguem à fase adulta. Isso se dá porque muitos filhotes e ovos fazem parte da alimentação de outros animais. Wikipédia

*Por: Dora Rodrigues e César Vieira para o Proparnaiba.com

Um comentário:

  1. Nossa notei uma evolução nos artigos do seu blog, com esse artigo em especifico sobre a manjuba pescada no Nordeste. Sempre gostei da carne deste peixe que bem feito é realmente um grande prato, uma grande iguaria. Abraços literários.

    ResponderExcluir