![]()  | 
| Joaquim Vidal, coordenador local do receptivo ao Rally Ilhas do Sol. | 
Cerca de 27 veleiros que representam 08 nacionalidades estão  vindo de Fortaleza, capital cearense e atracarão em píer especialmente  construído para o evento, a partir de segunda, 21. Os velejadores estão  desde outubro de 2010 em alto mar. Da França, Espanha, Suécia, Inglaterra, Irlanda, Noruega, Suíça,  Luxemburgo, Alemanha e Bélgica vem os veleiros que atracarão em uma  marina improvisada em Luis Correia, no próximo dia 21. Os velejadores  fazem parte do rally Ilhas do Sol e saíram da Ilha da Madeira, Portugal,  no dia 21 de outubro de 2010. Sua última parada no Nordeste foi em Fortaleza, capital cearense. Do  Piauí, os velejadores partirão para Belém, onde o cruzarão o Rio  Amazonas e seguem para o Caribe. A maioria dos velejadores são  franceses. Pelo menos 03 tripulantes vem em cada veleiro e um deles é  brasileiro. Destaque nesse ano para as crianças que vem em número bem  maior que no ano passado. Diferentemente do ano passado, os velejadores não terão estrutura de  stands com lojas de artesanato e empresas de receptivo, praça de  alimentação, palco para apresentações artísticas e culturais, a pedido  da própria organização do Rally que prefere ter seus participantes  livres para conhecer as cidades circunvizinhas, Delta do Parnaíba, lojas  e etc.
Os europeus passarão 4 dias no litoral piauiense. Ano passado, a  equipe organizadora do Rally pediu ao Secretário Silvio Leite que fosse  realizado um trabalho de batimetria no Rio Igaraçu. O objetivo do estudo  é para mensurar a profundidade do rio até o encontro com o oceano. O  estudo foi contratado pelo Governo do Estado e realizado por uma empresa  de Recife, ainda no ano passado, que pesquisou a área que vai da ponte  Simplício Dias, em Parnaíba, até o encontro com o oceano. No litoral do estado o coordenador local é Joaquim Vidal que relatou  ao jornalismo do Proparnaiba.com ser de fundamental importância, mais  uma vez, receber os velejadores do Rally Ilhas do Sol no estado. “Por  ano cerca de 6 mil veleiros passam na costa piauiense, a  aproximadamente, 100 km de distância e aqui não atracam por falta de  estrutura e divulgação das potencialidades. E esse é um tipo de cliente  muito especial, porque tem alto poder aquisitivo e consomem tudo aquilo  de qualidade que for apresentado a eles”, destaca. 
Esta segunda passagem do Rally Ilhas do Sol no litoral piauiense  seria realizada no Porto das Barcas, mas o problema de um fio na altura  do SESC beira rio atrapalhou a organização do evento. “A Eletrobrás  alegou precisar de mais tempo, pelo menos 90 dias, para realizar o  serviço”, informou Joaquim Vidal. Confira entrevista exclusiva de Joaquim Vidal, coordenador local do rally, que dá maiores informações do evento.
Fonte: proparnaiba.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário