Páginas

8/13/2009

POR QUE AMARRAÇÃO?




Luis Correia antes se chamava Amarração. Podemos estar resgatando a história das expedições portuguesas começadas no século XVI, quando fizeram o mapeamento da costa brasileira, onde dezenas de outras cidades ou regiões brasileiras foram batizadas com um nome característico como: Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, Natal, Fortaleza, Belém, Abrolhos etc. No caso de Amarração, em referência ao porto encontrado. Ao contrário das outras cidades, perdeu seu nome original e sua identidade passando a usar o nome de uma pessoa.
O povoado de Amarração, hoje Luis Correia, teve sua origem no ano de 1820, quando alguns pescadores se fixaram no território e escolheram como ponto para exercerem suas atividades. Teve sua população aumentada quando no início do século XIX, tangidos pelas secas, uma grande leva de flagelados cearenses se estabeleceu no local. O povoado começou a ser freqüentado pelos padres de Granja (CE) que vinham realizar cerimônias religiosas, especialmente batismos e casamentos. Aproveitando-se dos vínculos religiosos e populacionais, que uniam aquela região ao Ceará, em 20 de agosto do ano de 1865 a Assembléia Legislativa daquela Província, através da lei n.º 1.177, apropriou-se da região. Devido à indiferença por parte do governo do Piauí, em cinco de agosto de l874, pela lei n.º 1596, à Assembléia cearense elevaram o povoado de Amarração à categoria de vila, criando assim a “Vila de Amarração”, instalada em 23 de junho de 1879 pelo Presidente da Câmara Municipal de Granja, de cujo município tinha sido desmembrado. Depois, teve sua reintegração ao território piauiense com o decreto n.º 3.012, de 22 de outubro de 1880, oficializando a devolução de Amarração ao Piauí, em troca dos distritos de Príncipe Imperial e Independência (região de Crateús). No ano de 1881, Amarração perdeu sua autonomia, deixando de ser vila, e passou a ser distrito de Parnaíba. Após alguns anos teve sua original e poética denominação de “Amarração” mudada para “Luís Correia” no dia quatro de setembro de 1935, antes de ser emancipada de Parnaíba e um ano após a morte de Luiz de Moraes Correia (fontes de pesquisa: Humberto de Campos, Caio Passos e outros).
Respeitamos a pessoa de Luiz de Moraes Correia e não questionamos a integridade, o seu caráter e nem seu exemplo extraordinário de cidadão digno de admiração, quando se sugere a mudança do nome da cidade para Amarração. Apenas sugerimos como moradores, e como alguém que ama a região, mostrar alternativas que possam viabilizar o crescimento turístico do local. Luiz Correia e Amarração estão ligados na História. Depois de ter o seu nome (Luiz de Moraes Correia) como cidade durante todos estes anos não pode acontecer o que quase aconteceu com o nome de Amarração: abandono e esquecimento. Sugere-se que Luiz Correia (com z) continue a fazer parte de nosso presente, sendo um grande bairro. Começaria após o bairro Santa Luzia acompanhando a BR 343 e englobaria os bairros cemitério e do triângulo, entrando na Rua José Ivo dos Santos (rua do hospital) até a Praça Luiz Correia (onde tem o busto de Luiz de Moraes Correia), em frente ao Amaral Bebidas, do qual seguiríamos em linha reta cruzando a Rua José Patriotino, terminando no Canto do Camarão, lagoa formada pelo quebra-mar. Ficaria localizado onde está concentrada a indústria pesqueira da cidade e onde originalmente ficava o povoado. Luiz Correia, com z, seria para Amarração um bairro importante e conhecido.

* Por:Paulo Henrique Neves.
* Fonte: www.opiagui.com.br

Um comentário:

  1. Esta cidade em momento algum se chamou "amarração" e sim "VILA DA AMARRAÇÃO". Não vou perder meu tempo aqui nesse debate abstrado, sem fundamento, com pessoas que omitem ou não sabem a história real, basta investigar. Luiz Correia precisa mesmo é de desenvolvimento e valorização, por parte de seus governantes e do próprio povo que na maioria não luta por suas finalidades. Respeito todas as opiniões, desde que baseadas em fatos históricos verdadeiros, daqueles que dinheiro não corrompe.

    ResponderExcluir