Páginas

10/23/2009

MEDIOCRIDADE NÃO É ARTE


No caminho para casa, à tarde, liguei a Rádio Pioneira, para ouvir Luís Gonzaga, com seu português peba, porém de incrível alma nordestina, telúrica e monumentais frases de gosto popular e criatividade. Arranjos e instrumentos inventados pelo rei do baião.Isto é arte. E arte não é só fazer. Gonzagão precisa dar uma folga ao seu eterno repouso, para explicar a certos forrozeiros e bumbuzeiros o que é arte.
O simples ato de produziir um texto ou discursar, por exemplo, não significa uma obra de arte. Há os que escrevem; há os literatos. Há discursadores e oradores, mas há tribunos de raro talento, quase extintos nas câmaras e parlamentos. A diferença entre fazer e criar é enorme. Um é mecânico e trivial; o outro é arte. Milhões de jovens jogam futebol; poucos alcançam a glória dos raros chutes, dribles, defesa e malabarismos. Isto é arte. Isto é criatividade. Criar não é só fazer. Mas fazer diferente, criar o que não existia. “ Aquele que te criou sem ti não te salvará sem ti.” A frase, de imensa profundidade teológica, bem construída, melódica, exige reflexão de quem a lê. É criação de Sto. Agostinho. Ninguém no planeta a criou antes. Por isso, é propriedade e arte de Sto. Agostinho. “Luz do sol, que a folha traga e traduz.” Nem os livros de biologia descrevem dessa maneira o fenômeno da clorofila. É arte e talento de Caetano Veloso.
A maioria das rádios, especialmente comunitárias, beira a burrice, analfabetismo, e merecem até cadeia os que as comandam, pelo uso da imoralidade, sem nenhuma responsabilidade social. Cadeia também para desbundados forrozeiros, cuja inteligência funciona no traseiro, cujas dançarinas lembram prostitutas de cabaré fuleiro. Ainda existem pais que permitem suas filhas, adolescentes, a frequentar shows de puro apelo erótico e safado, sob exaustivos anúncios publicitários. Estudantes de Ensino Médio e universitário não conseguem digerir e interpretar uma simples frase de rara profundidade e criatividade. Contentam-se com o pirão indigesto das mesmices baboseieas de amor, do tipo “ acho que te amo” ou “ se eu fosse você, eu voltaria pra mim” e mais “ soca, soca ,soca.” Sugiro um festiarte, tipo planeta dos macacos. Todo mundo nu, grunindo, saltando, como romanos decadentes, esfregando-se nas banheiras térmicas e orgásmicas.
No momento político por que passa o Brasil, dominado por mentalidades esquerdistas, de cultura apostilesca, oriundas da verborréia marxista e sindical, virou pecado mortal falar e escrever artisticamente. Professores universitários defendem a linguagem rasteira, aplaudem o besteirol e a rasteirice cultural e torcem o nariz aos “elitistas”. Esquecem que até o popular artístico exige tempero, molho e criatividade na frase diferente e rara. Basta ouvir o genial Luís Gonzaga para se preceber o talento de Humberto Teixeira, fiel parceiro, e confrontá-los com a mediocridade que ronda nosso forrobodó de prostíbulo. Acho que Luís Gonzaga não se disporia a quebrar seu eterno sono para ensinar essa a gente de massa cefálica retal o que é arte. A galera só entende de “soca, soca, soca".

* Por: José Maria Vasconcelos, Cronista.
Email: Josemaria001@hotmail.com

10/22/2009

A RELIGIÃO DA FLORESTA


O Culto Eclético da Fluente Luz Universal é um trabalho espiritual, que tem como objetivo alcançar o auto-conhecimento e a experiência de Deus ou do Eu Superior Interno. Para tanto, se ultiliza, dentro de um contexto ritual tido como sagrado, da bebida enteógena sacramental conhecida como ahyausca e que foi rebatizada pelo Mestre Irineu como Santo Daime. O uso de uma substância enteógena como sacramento parece ter feito parte das principais tradições religiosas da antiguidade e fornecido a base visionária de muitas das principais grandes religiões hoje existentes no mundo. Nosso culto litúrgico, que se resume em comungar, nas datas apropiadas, a bebida à guiza de sacramento, se denomina Eclético, por que suas raízes estão impregnadas de um forte sincretismo entre vários elementos culturais,folclóricos e religiosos.O uso do sacramento Santo Daime é relizado nas datas do seu calendário festivos, obedecendo as regras rituais que foram estabelecidas pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião. Um Conselho Espiritual dirige a Igreja e zela pela manutenção da tradição e dos princípios , ao mesmo tempo que procura adequá-las aos novos contextos .As principais festas do calendário religioso são os Hinários e os Feitios.Hinários são doze horas seguidas de cânticos e bailado em torno de uma estrela de seis pontas, ao som de diversos instrumentos e maracás.Feitios são as festas de produção do sacramento, quando toda a comunidade se mobiliza para fazer a bebida sacramental, que será consumida durante o calendário de trabalhos do ano. Outro elemento importante da espiritualidade daimista elaborada por Padrinho Sebastião foi a comunidade. A comunidade se constitui no ponto de referência comum para o trabalho espiritual de todos os membros.É a ela que deve retornar todas as boas aquisições que fazemos no nosso aprendizado espiritual. A Doutrina do Santo Daime ou a Doutrina do Mestre Irineu, como também é identificada, nasceu dentro da floresta, brotou no seio do seu povo, uma gente muito humilde e digna. A sua mensagem, que se encontra reunida na forma de coleções de hinos recebidos pelos mestres e adeptos,prega o amor pela natureza e consagra o mundo vegetal e todo o planeta como sendo o cenário sagrado da nossa mãe-terra. Nosso trabalho mantém portanto vínculos muito profundos com a floresta e pela causa da sua preservação .Isso chega a ser uma questão de fundamento espiritual .
A CONCENTRAÇÃO:
As concentrações são realizadas todos os dias 15 e 30 de cada mês. O trabalho de concentração faz parte do calendário oficial da Doutrina. É nele que quinzenalmente vamos buscar, através do silêncio, a conexão com o nosso Ser interior e uma maior consciência do nosso Eu superior. É também nas Concentrações que podemos estar abertos a receber as instruções valiosas para o nosso seguimento espiritual. O trabalho de concentração pode ser abordado em dois estágios:
Concentração - disciplina da mente em abolir os pensamentos, associações de idéias e impressões do dia-a-dia, a fim de se focalizar num único ponto. Nela treinamos a atenção e a introspecção, para que a mente ao invés de se tornar um foco de distração, seja um instrumento útil a serviço do trabalho espiritual.
Meditação - estágio superior de concentração onde dentro da força da corrente, da energia espiritual das mentes elevadas e da proteção dos nossos guias espirituais se busca experimentar um estado contemplativo, estático, sereno, e sem pensamentos, onde procuramos fundir o observador, o observado e o ato de observar.
* A MIRAÇÃO:
O momento culminante de nosso trabalho é quando dentro da força do nosso sacramento, recebemos as visões, as quais denominamos mirações.Na miração não somos meros expectadores da nossa visão. Ao invés disso somos protagonistas de uma ação que se passa num mundo real e ao mesmo tempo luminoso.Nesse estado é que somos convidados a apresentar nosso conhecimento e aprender um pouquinho mais. O que decidimos e vivemos nesse plano, parece ter uma forte influência naquilo que consideramos ser nosso estado usual de consciência e de realidade. Durante esse tempo sagrado da miração estão abertas as portas para muitas direções espirituais. O canal com o nosso Eu Superior se torna mais nítido. Podemos dialogar com ele e também receber muitas instruções úteis sobre aspectos práticos da nossa vida. Tudo que pensamos nessa sintonia com a miração está longe de ser um mero devaneio. O pensamento se torna uma vibração que modela, conserta, cura e cria. A miração é um sonho divino, um sonho plasmador de vida. Padrinho Sebastião Mota dizia que primeiro tudo se resolve na miração para depois ser transposto e realizado em matéria.

NÃO CREIA NOS MESTRES QUE TE APAREÇEM


Não creia nos mestres que te aparecem
E nem com eles no caminho queira andar
Creia somente em seu Jesus
Que Ele é quem tem para te dar

Meu Mestre aqui a vós eu peço
Para Vós me guiar
Me guie no caminho da santa luz
Não deixa ninguém me atacar

Segue sempre o teu caminho
Deixa quem quiser falar
Recebe a tua luz de cristal
Te firma e te compõe em teu lugar

Recebe todos que chegar
Faz o que eu te mandar
Não deixa fazer o que eles querem
Espera atá o dia que eu chegar

* OBS: Hino da religião Santo Daime.

10/09/2009

SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS


O Município de Parnaíba acaba de receber novos repasses de recursos federais realizados por meio de convênios. O objetivo da divulgação desses dados é ampliar a transparência pública e estimular a participação da população na fiscalização da aplicação dos recursos públicos e promover o controle social. O destino do recurso público deve ser acompanhado por cada cidadão, afinal de contas, o dinheiro é do Povo e as autoridades competentes são empregadas desse Povo, pagas para gerenciar com ética e cidadania o nosso dinheiro. Os dados dos convênios aqui relacionados foram extraídos do SIAFI, no dia 03/10/2009. Caso deseje saber o total liberado, consulte o detalhamento do convênio no Portal da Transparência.
--------------------------------------------------------------------------------
Número Convênio: 597902
Objeto: URBANIZ INTEGRADA DE FAVELAS ABASTEC DAGUA ESGOT SANIT AFASTRESID SOLID DRENAGEM E CONTENCAO DE ENCOSTAS
Órgão Superior: MINISTERIO DAS CIDADES
Convenente: PARNAIBA PREFEITURA
Valor Total: R$23.583.133,38
Data da Última Liberação: 02/10/2009
Valor da Última Liberação: R$1.178.467,72
--------------------------------------------------------------------------------

10/08/2009

LITORAL DO PIAUI.COM


Imagine um lugar onde há o único Delta em mar aberto das Américas, com 66 km de praias paradisíacas cercadas por dunas e lagoas, onde o povo é receptivo e alegre.

Imaginou? Então bem vindo ao Litoral do Piauí.

Aqui você encontra diferentes atrativos naturais e culturais, numa variedade de cenários capazes de garantir satisfação e boas aventuras aos que visitam. Esses atributos, somados á hospitalidade do seu povo, tornam o litoral piauiense um dos mais encantadores do Nordeste, conheça mais.

* Por: Mayna Nascimento.

FESTIVAL DO CARANGUEJO DE ILHA GRANDE





Neste ano de 2009 o Festival do Caranguejo do município de Ilha Grande será realizado nos dias 13, 14 e 15 de novembro para coincidir com o Dia do Catador de Caranguejo. O festival vinha acontecendo anualmente ás vezes no mês de agosto, outras vezes em setembro, entretanto, para coincidir com o Dia Municipal do Catador de Caranguejo, que ocorre no dia 15 de novembro, os responsáveis pelo evento, de forma acertada, optaram pela fixação do festival no calendário turístico da região, para o mês de novembro. O Município de Ilha Grande faz parte de uma região que produz, semanalmente, 60 mil caranguejos. O Município tem sua economia baseada no extrativismo do caranguejo, na pesca, no artesanato e no turismo. O festival será uma boa oportunidade para divulgar as potencialidades econômicas de Ilha Grande, em especial, o extrativismo do caranguejo uçá. Serão realizadas ações importantes que vão reforçar o trabalho de instituições parceiras no desenvolvimento dessa atividade, não somente na utilização responsável do extrativismo do caranguejo, mas também em iniciativas em gastronomia, artesanato, cultura e turismo, gerando novas oportunidades de negócios para os empreendedores de Ilha Grande.

10/05/2009

MUDANÇA DE HÁBITO




Meus caríssimos leitores,
Permitam-me aqui a utilização deste espaço para fazer um desabafo pessoal. Há algumas semanas atrás, quando rabisquei esse artigo, estava sem PC disponível e estava escrevendo de próprio punho e, diga-se de passagem, com a minha auto-estima totalmente abalada. Passado algum tempo, estou com um PC novamente a minha disposição e o que é melhor de tudo: Estou com minha esperança totalmente renovada... Graças a Deus!!!... Mas, como sou fiel ao meu público e principalmente fiel a tudo aquilo que escrevo, quero postar sim o rascunho que havia guardado. Sou leitor e defensor da mudança dos maus hábitos que devemos fazer se quisermos realmente melhorar nossas vidas. Dos mais diversos maus hábitos que ainda carrego comigo mesmo, um deles que já é bastante antigo nunca mexeu tanto com meus pensamentos como agora nos últimos tempos: O hábito de gastar muito dinheiro com o consumo de cervejas. Faço isso (ou fazia... ainda não sei) todas as vezes que estou de folga do trabalho e com algum dinheiro no bolso. Já tracei por diversas vezes a meta de consumir cervejas apenas em determinados eventos festivos. Essa meta nunca foi atingida... Quando tenho folga e dinheiro no bolso, haja cervejas!!!... Num desses finais de semana, já tinha prometido novamente mudar esse hábito e mais uma vez não conseguí. Os gastos com cerveja foram um absurdo! Porque tenho sido tão fraco nessa luta em busca da mudança?... Se eu tivesse muito dinheiro, talvez vivesse de boemia e estaria com a saúde fragilizada, porque se somaria a isso as noites de sono perdidos e os cigarros degustados. Fumo muito (ou fumava, não sei ainda) quando estou consumindo bebida alcoólica. Fico me perguntando por que beber apenas por beber. Apenas porque chegou o final de semana, sem ter sequer o evento comemorativo ou festivo... Sinceramente, to de saco cheio dessa minha atitude. Isso ta me deixando indignado comigo mesmo. Logo eu que conheço o suficiente da teoria da Lei da Afinidade, a Lei de Causa e Efeito, os escritos dos grandes estudiosos do comportamento humano e suas maneiras de vencer na vida. A teoria que transmito a amigos, parentes e namorada é muito admirada. Mas, e a minha prática onde está?... Sei que é preciso recomeçar sempre. A vida me ensinou que é assim mesmo!... O Mestre Chico Xavier nos dizia que “ninguém pode voltar atrás e fazer um novo começo, mas, todo mundo pode começar agora e fazer um novo fim”. Basta a gente querer de todo o coração! Mais uma vez, preciso novamente começar agora. Mas, tenho que querer com o coração! Não quero pagar caro por omissão de mim mesmo. Tenho que assimilar de uma vez por todas que os tempos de boêmia já passaram. Apartir de agora, lazer sim, mas, sem as noitadas desenfreadas, irresponsáveis e sem limites. Já não tenho mais vinte e poucos anos! Não quero envelhecer pagando por erros repetitivos dos tempos de juventude. Não quero mais ser adepto do velho ditado: “Faça o que eu digo, mas, não faça o que eu faço”. Já está mais do que na hora de cuidar das finanças e da saúde do corpo e do espírito. Ta na hora de abandonar o supérfluo. Largar o velho e abraçar o novo!... É preciso agir imediatamente!... O tempo não para!... Mais uma vez, essa é a meta! Quem viver verá!... Agora mais do que nunca, a mudança se faz necessária. Não há progresso sem mudança e quem não consegue mudar a si mesmo, acaba não mudando coisa alguma!... Hoje, me sinto forte!... Com a fé renovada!... Tive um encontro com os anjos!... Eles cuidaram de mim e estão me curando!... Deus me guie!... Que assim seja!!!