Páginas

31 de janeiro de 2012

LUIS CORREIA - Licitação com carta (NSCLVL) marcada?

Perguntar Não Ofende
É verdade meu caro prefeito Kim do Caranguejo, da cidade Luis Correia, que na licitação para o transporte escolar dos estudantes do município, uma empresa cearense, com sede na serra (NSCLVL) já seria a felizarda ganhadora? É aguardar pra ver se concretiza a informação passada pela Câmara do município.


*Fonte: Blog do Pessoa.

Energia eólica e a política litorânea na coluna de Ari Azevedo

Segundo o jornalista Arimatéia Azevendo em sua coluna no O Dia e AZ desta terça-feira, dia 31, duas empresas já anteciparam a disputam pela concessão de produção de energia eólica em Luis Correia.
O leilão realizado pelo governo federal acontece ainda este semestre e a vencedora terá o direito de fornecer energia durante 20 anos. O negócio é lucrativo e envolve muito dinheiro. No páreo estão a Portal Delta e a Silf Energie do Brasil.

*Fonte: proparnaiba.com

30 de janeiro de 2012

Apressadinhas - Luis Correia

Entrada da cidade
*A oposição em Luis Correia se reuniu na noite de ontem na residência do ex-prefeito Toinzinho. Segundo uma fonte do PC que estava presente ao evento, a fachada da casa contava com mais de 100 carros.
Pauta da reunião:
Adjetivos contra o prefeito: 100%
Projetos de melhorias para o município: Zero virgula Zero.
*O vice-prefeito Luis Neto fez uso da palavra e tratou o prefeito com os menores adjetivos: Patife e Ladrão.
*O ex-prefeito Luis Pedrosa disse que sua esposa Adriana vencerá as eleições com cerca de 3 a 4 mil votos de maioria.
*Na oratória, o prefeito foi responsabilizado pela falta de energia durante o réveillon que passou na orla da Atalaia, como se a Eletrobras fosse de domínio do município.
*Dando prosseguimento aos discursos, segundo a fonte presente, o governador Wilson Martins apoiará o bloco da oposição liderado pelo ex-prefeito Luis Pedrosa.
*No mesmo discurso, foi informado que o governador estava com raiva do prefeito Kim do Caranguejo.
*O ocupante da tribuna que fez o pronunciamento falando do governador é o mesmo que o atacava durante as eleições passadas (período de reeleição), pois 90% dos que se fizeram presente a citada reunião na casa de Toinzinho, votaram em Sílvio Mendes e nos candidatos da coligação, visto que, durante a campanha, esses mesmos adjetivos que falaram na reunião de ontem, foram usados contra o governador Wilson Martins no pleito passado, conforme fitas de gravações em poder do PC, que no mais breve espaço de tempo será postado nessas páginas de notícias.
*O partido do prefeito Kim é o mesmo partido do governador Wilson Martins, mas a oposição prega gastando o nome do governador como se ele fosse de domínio da trairagem.
*São caras de pau, votaram contra e ainda querem mandar no governador. Eu hein!
*O vice-prefeito Luis Neto só tratava o governador Wilson Martins e seu vice de derrotados, durante a campanha passada. Por conta disso, ganhou um caminhão frigorífico! É a dinâmica da política, fazer o que né?. 

* Fonte: portal do catita.

Equipe técnica da novela "Marias do Lar" chega a Parnaíba

caminhão da globo com equipamentos
Sob forte esquema de segurança, os funcionários integram a equipe técnica da área de novelas da Rede Globo de Televisão emissora do Rio de Janeiro chegou a Parnaíba na tarde noite desta sexta-feira (27). Na noite anterior (26) a equipe se hospedou em um hotel de Piripiri, saindo de lá já à tarde.

Os caminhões estavam transportando equipamentos para a gravação de cenas da próxima novela das 19h, “Maria do Lar”, que terão imagens gravadas em Teresina, Parnaíba e Luís Correia.

No litoral do Piauí estão previstas gravações na lagoa do Sobradinho em Luis Correia no dia 30 de janeiro e no Complexo Cultural Porto das Barcas em Parnaíba. Segundo informações da equipe técnica, no Porto das Barcas o esquema de segurança será reforçado pelos policiais e departamento de trânsito, pois será gravada cena de ação, com uso de dublê.
 
*Fonte: jornal da parnaiba.

26 de janeiro de 2012

Biólogos marcam ninho e orientam tráfego de veículos na praia


Marcação de ninho
No último dia 20 de janeiro a equipe do Projeto Tartarugas do Delta confirmou mais um ninho de tartaruga marinha na Praia do Arrombado, município de Luís Correia.
Os técnicos do projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, disseram que não foi possível flagrar a fêmea, porém foi confirmada a desova pelas marcas deixadas na areia (rastro e a cama) e com técnicas específicas, os biólogos encontram os ovos enterrados na areia da praia.

- Quando confirmamos os ninhos a equipe sinaliza o local com estacas, como alternativa para evitar a circulação de veículos nessa área de nidificação – explica a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Santana.
 Segundo as informações passadas pela equipe, nesse período de férias é muito comum a presença de quadriciclo circulando nas praias.

 - Durante as atividades de monitoramento, conversamos com as pessoas informando sobre o trabalho de preservação das tartarugas e seus ninhos realizado na região e enfatizamos os locais onde deve ser evitada a circulação de veículos. Esperamos contar com a colaboração das pessoas que visitam nosso litoral para abraçar essa causa – concluiu.

*Ccom Tartarugas do Delta

Tartarugas do Delta reúne comunidade pesqueira da Praia da Pedra do Sal

O Projeto Tartarugas do Delta esteve presente na comunidade pesqueira da praia da Pedra do Sal em Parnaíba, para conversar sobre o trabalho de conservação das tartarugas marinhas realizado pelo projeto. O encontro aconteceu na pesqueira, local onde chegam as embarcações com peixe do mar naquela praia.Na ocasião os pescadores foram informados que o litoral do Piauí está em plena temporada reprodutiva do animal. A equipe do Tartarugas do Delta, projeto patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, enfatizado os procedimentos de reanimação das tartarugas marinhas, caso sejam encontradas nas redes de pesca durante a atividade pesqueira.
- Durante a conversa que tivemos os pescadores relataram que as tartarugas marinhas ajudam na pesca, eles consideram que a  presença das tartarugas em determinados locais, sinalizam que ali existem formações rochosas, ou seja, áreas de captura do pescado – declarou a coordenadora Técnica do projeto, bióloga Werlanne Santana.
Após a troca de informações entre biólogos e pescadores, a equipe do Tartarugas do Delta colou cartazes da campanha de encalhe no local. Nesses cartazes, constam informações sobre os primeiro procedimentos de resgaste, caso encontrem tartarugas vivas nos trechos de praia ou na rede de pesca.- Simulamos as técnicas de reanimação para melhor entendimento. Como resultado positivo, um dos pescadores informou que teve a oportunidade de salvar uma tartaruga marinha que veio em sua rede, ele conta que a tirou da malha e ficou mergulhando o animal para que fosse embora, porém a tartaruga não reagiu, o pescador contou ainda que deixou o animal na canoa por um tempo e quando colocou a tartaruga novamente na água, ela foi embora – descreveu Werlanne.
Usando o exemplo do pescador, os biólogos explicaram para a comunidade que esse é o procedimento correto ao encontrar uma tartaruga presa na rede.
- É retirá-la com cuidado, deixá-la descansando na embarcação por um tempo e em seguida, reintroduzi-la no mar. Pois mesmo sendo um animal que vive na água, apresenta respiração na superfície, através de pulmões, e pode ficar afogado, por isso a importância de deixar a tartaruga descansando com a parte traseira mais elevada nos primeiros momentos, para que possa expelir a água retida quando estava presa na rede – finalizou a coordenadora.


*Fonte:  Ccom Tartarugas do Delta.

24 de janeiro de 2012

Conheça as Belezas do Litoral do Piauí.

Erro no PROUNI

O estudante Haron Lennon Azevedo Ribeiro, residente na Rua Rio Portinho, nº 1715, bairro Santa Luzia, na cidade de Luis Correia, se candidatou ao PROUNI – Programa Universidade Para Todos do Governo Federal, fazendo sua inscrição no dia 16/01/2012, as 09:26h, para concorrer a bolsas de estudo nos cursos de Direito na primeira opção e Pedagogia na segunda opção, pela FAP – Faculdade Piauiense. Ocorre que ao consultar o resultado da primeira chamada do programa, o estudante recebeu o resultado de não selecionado para os cursos de Pedagogia e História da Faculdade Internacional do Delta. O estudante entrou em contato com a coordenação do PROUNI através do site do programa fazendo a reclamação (demanda) de nº 7409784 e está aguardando as providências o mais urgente possível.

23 de janeiro de 2012

MAIS UM HERÓI A MENOS

O pescador Francisco Cosme Rodrigues, 56 anos, que residia a rua Petronílio de Lima, n°1815, bairro Santa Luzia em Luís Correia-PI, morreu afogado na manhã de ontem (22), quando pescava em alto mar na costa do Maranhão, há 57 milhas de Luis Correia. Francisco de Assis, se encontrava no barco do “Robinho” e morreu ao mergulhar no mar para pegar um peixe (sirigado), que havia se soltado do seu anzol durante a pescaria.
Assís, como era conhecido, era amigo pessoal e muito querido de toda a comunidade.
Vá com Deus amigo velho.


* Informações e foto: Blog do Yuri Gomes.

19 de janeiro de 2012

Litoral do Piauí é destaque na Revista TAM

Barra Grande, Delta do Parnaíba e artesanato são principais destaques.
O litoral do Piauí é mais uma vez destaque na Revista TAM nas Nuvens, o informativo de bordo da empresa aérea TAM. A revista do mês de janeiro chama atenção para a praia de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, e o Delta do Parnaíba. Na matéria, a repórter Deborah Rocha faz referência aos ventos do litoral piauiense que são considerados ideais para os praticantes de kitesurf. “As carnaúbas balançam ao sabor dos ventos do Piauí”, diz a reportagem.
A matéria fala também dos personagens nativos encontrados no Delta do Parnaíba, como o catador de caranguejo, os pescadores com seus barcos movidos por remo e vela. O kitesurf que também é praticado no Delta do Parnaíba é descrito como um momento único de adrenalina que só merece uma pausa para apreciar a revoada dos guarás. “A adrenalina bem que poderia não ter fim, mas é chegada a hora da revoada dos guarás, quando milhares de aves de coloração vermelha-pitanga, similares a um flamingo, voam em uníssono de uma margem do rio à outra”, relata a matéria.
O artesanato piauiense é retratado na rendas de bilro do Morro da Mariana, em Ilha Grande. “A maior ilha do Delta é também um importante polo de confecção da delicada e complexa renda”. Vale a pena conferir a matéria completa no site da TAM: tamnasnuvens.com.br. A revista TAM tem publicação mensal e uma tiragem de 150.000 exemplares.
A revista TAM era chamada de TAM Magazine até o fim de 2007, em 2008 seu nome foi trocado por TAM Nas Nuvens. Sua primeira máteria especial foi com a cantora baiana Ivete Sangalo.
*Edição: Jornal da Parnaíba | Por Renée Marie

Biólogos encontram rastro de tartaruga da temporada no Piauí

Durante o monitoramento de praia realizado pelos técnicos do Projeto Tartarugas do Delta foi encontrado na tarde desta terça-feira, dia 17 de janeiro, um rastro de tartaruga marinha na Praia do Arrombado em Luís Correia, litoral do Piauí.
Os biólogos do projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, registraram ainda a presença de quatro ‘camas. ‘Cama’ é o nome que se dá ao local onde possivelmente a fêmea depositou seus ovos, o animal também utiliza este recurso para camuflar o ninho no intuito de preservá-lo dos predadores.
- Não foi possível confirmarmos que houve postura no local, mas é certo que esta fêmea ainda deverá sair do mar mais duas ou três vezes para desovar nessa mesma área. Vamos intensificar o monitoramento noturno e diurno da área com o objetivo de flagrarmos a subida das tartarugas marinhas que estarão visitando nossas praias nessa temporada de 2012 – explicou a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, bióloga Werlanne Santana.
A temporada reprodutiva no litoral do Piauí teve início com o registro feito na Praia do Itaqui em Luís Correia, no final da tarde do último dia 25 de dezembro, quando uma tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) foi flagrada durante a subida à praia.
- Neste período é importante evitarmos o trânsito de veículos nas praias já que estes ao passar sobre o local onde estão depositados os ovos podem compactar a areia e comprometer o desenvolvimento embrionário destes filhotes. Além disso, solicitamos também, que as pessoas evitem a utilização de luzes com intensidades voltadas para o mar durante a noite pois, pode comprometer a subida da fêmea – alertou.

*Ascom
*Edição: Proparnaiba.com

Confira as atrações na programação do Barra Jazz Festival 2012

No carnaval deste ano o litoral do Piauí vai contar com uma opção cultural de nível internacional. É o Barra Jazz e Blues Festival, que acontecerá de 18 a 20 de fevereiro em Barra Grande, município de Cajueiro da Praia.
Ações paralelas:
Café com música: a partir das 15h, músicos e bandas do Barra Jazz darão uma canja de seus trabalhos e conversam com o público, através de bate-papo mediado pela jornalista Maia Veloso.
Ventania musical: às 16:30h uma intensa movimentação cultural na praça e na rua principal de Barra Grande com participação de grupos ligados à arte e à música.
Durante todo o dia acontecerão feiras de artesanato, oficinas para crianças, populares e turistas, além de apresentações da Orquestra Sinfônica de Teresina.
Som do Mar – a partir das 17:30h, o pôr do sol ilustrará a apresentação de músicos à beira-mar.
Palco Principal: às 21 horas bandas nacionais se apresentam no palco principal. (Veja abaixo as atrações:)

Programação:
Palco principal - Omar Puentes – Cuba; Luizão Paiva – Teresina; Blues Etílicos – Rio de Janeiro; Tiffany Harp – Santa Catarina; Clínica Tobias Blues – Teresina; The Bojo Band – Teresina; Br-316 – Teresina;
Som do Mar - Josué Costa – Teresina; Enaldo Júnior – Teresina; Zaqueu do Arcodeon – Teresina.
Custo: Todas as atrações serão gratuitas com exceção dos shows no palco principal.

Apoiadores do evento -  TV Cidade Verde; Sebrae; Restaurante Coco Bambu; Governo do Estado do Piauí; Prefeitura de Cajueiro da Praia; Teresina Shopping; Marka.

*Realização: -   Portal AZ; UNA Produções.
*Edição: Proparnaiba.com

18 de janeiro de 2012

Lagoa do Portinho vai receber 2,5 milhões de alevinos em 2012

Na manhã desta quinta feira, o Departamento Nacional de Obras  Contra as Secas - DNOCS, estará colocando 200 mil novos alevinos na Lagoa do Portinho, dando sequência ao trabalho iniciado em dezembro do ano passado e que objetiva o controle biológico da proliferação de piranhas naquele balneário, melhorando a qualidade ambiental da lagoa. A medida atende solicitação do vereador Fernando Gomes, do PC do B, que estará no local, acompanhado  do superintendente do DNOCS no Piauí, José Carvalho, além de técnicos do IBAMA e da Secretaria do Meio Ambiente, dentre outros.
"A ideia é fornecer alimento às piranhas, mantendo a cadeia e predadores naturais para o controle da espécie". Os alevinos serão de tilápia, tambaqui, carimatã, caramujo, dentre outros.
De acordo com Fernando Gomes, para este ano estão autorizados 2 milhões e 500 mil novos alevinos para o peixamento da lagoa. "Os 200 mil a serem introduzidas na manhã desta quinta feira (9 horas) faz parte da primeira etapa do processo que ocorrerá ao longo deste ano"- destaca o vereador.
José Carvalho, do DNOCS e vereador Fernando Gomes


17 de janeiro de 2012

ROUBO NO ESPAÇO LAZER

Ontem, segunda feira, dia 16, foi constatado o roubo de um aparelho de TV LCD tela plana das grandes, de um dos blocos de apartamentos do Espaço Lazer do Servidor Estadual (antiga colônia de férias do IAPEP). Ainda não se tem informações de suspeitos e nem como ocorreu o crime.

SESC Praia tem Centro de Visitação do Tartarugas do Delta


Conheça o Centro de Visitação do Projeto Tartarugas do Delta no SESC Praia, em Luís Correia. O espaço é aberto ao público com visitação gratuita aos sábados e domingos, das 15 às 17h.
O Centro possui vasto acervo das ações do projeto, através de vídeos, material biológico, jogos didáticos, artesanato, explicações técnicas e peças educativas produzidas pelo Tartarugas do Delta, projeto patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

O SESC Praia incentiva a realização de visitas monitoradas pela equipe do projeto.

*Ascom SESC/PI.
*Edição: Proparnaiba.com

População poderá pagar caro pela irresponsabilidade do governo do Estado

O que dizer de um Governo que manda derrubar a mureta que margeia o rio Igaraçu e protege de eventuais enchentes moradores do bairro do Carmo; e que anuncia, com uma placa enorme, serviços para os quais não há recursos, convênios, enfim, usa uma fachada só para ludibriar os parnaibanos?
A mureta de concreto que foi derrubada e que em seu lugar começaram a construir uma outra com tijolos de 6 furos, não suportará uma enchente do rio, daquelas que já aconteceram em invernos passados. E aí, quem pagará pelos transtornos que isso acarretará para quem reside ou tem comércio naquela área de beira rio?
Foi para isso que o parnaibano confiou o voto em pessoas que assumiram representar a população junto ao governo do Estado? De que adianta um parnaibano vice- governador e uma deputada estadual que não faz jus sequer ao salário que os piauienses lhe pagam?
Ainda bem que o prefeito José Hamilton, em boa hora, mandou parar com a destruição da mureta, caso contrário, os moradores do Bairro São José estariam vivendo o mesmo temor dos que residem no bairro do Carmo e adjacências.
Que as chuvas cheguem, mas sem ocasionar transtornos para ninguém, muito menos para quem não tem culpa pela irresponsabilidade de terceiros - no caso, dos representantes em Parnaíba do Governo Wilson Martins.
 
*Fotos:Miguel Bezerra Neto

16 de janeiro de 2012

Confirmada mudança do local do desfile das escolas de samba‏

Imagem: Divulgação
Em reunião realizada semana passada na Secretaria Municipal de Cultura, carnavalescos de escolas de samba e de blocos de sujo aceitaram a mudança do local do desfile das escolas e dos blocos da Avenida Governador Chagas Rodrigues para a Avenida São Sebastião (após o Mirante).
A maioria foi a favor da mudança e gostaram das vantagens  que são elas: facilidade de estacionamento; melhoria na sonorização; montagem de iluminação; visibilidade dos jurados; conter acesso de populares no corredor da folia; melhor posicionamento de arquibancadas e de banheiros químicos; melhoria para a evolução das escolas de samba na avenida; acesso de ambulantes e segurança.

Os eventos que compreenderão estes concursos acontecerão entre os dias 10/02 a 21/02 do presente ano.

As inscrições acontecerão entre os dias 23/01 a 03/02, na Secretaria de Cultura, situada na Praça de Eventos Mandu Ladino – Bairro de Fátima, em Parnaíba, das 8h às 13h. Estas serão realizadas gratuitamente.

Nessa segunda-feira, 16, membros da Secretaria Municipal de Cultura e representantes de escolas de samba e de blocos farão uma visita ao local.


*Assessoria de Comunicação – Secretaria de Cultura de Parnaíba

13 de janeiro de 2012

PC ouvirá o médico Paulo Lages sobre equipamentos furtados

Ex-secretário de Saúde, Paulo Lages/ Imagem: Proparnaiba
O ex-secretário de Saúde do estado do Piauí, Paulo Afonso Lages Gonçalves foi convocado para depor na delegacia do 1º Distrito Policial, na próxima segunda-feira (16/01) sobre o caso do furto dos equipamentos do Hospital Regional de Campo Maior.Foi no hospital de sua propriedade que foram localizados a aparelhagem do HRCM.

O delegado de Campo Maior, Daniel Pires, confessa que já está sofrendo pressão para deixar o caso. Na data citada é que o delegado espera recuperar o restante do equipamento furtado do Hospital de Campo Maior.

O ex-secretário de saúde também poderá revelar, durante seu depoimento de quem fez a compra dos equipamentos. A aparelhagem, que estava sendo usado na sala de primeiros-socorros do HRCM, custou aos cofres públicos cerca de R$ 70 mil.


Fonte: 180 graus
Edição: Proparnaiba

História da praia Pedra do Sal localizada no Delta do Parnaíba

Expedição de Carteira de Identidade em Parnaíba terá novo endereço

A expedição de cédula de Identidade terá em breve um novo posto de atendimento em Parnaíba.
O atual posto da Rua Padre Castelo Branco por trás da Delegacia da Mulher deve funcionar com a expedição das segundas vias do documento.
 
 
*Fonte: TV DELTA de Parnaíba.
*Edição: Blog do Pessoa. 

10 de janeiro de 2012

Equipamento roubado em Campo Maior estava em clínica de Parnaíba

Equipamento roubado há quatro meses do Hospital Regional de Campo Maior foi encontrado em uma clínica particular no município de Parnaíba. A investigação levou a Polícia Civil até a Clínica Santa Edwiges, de propriedade do médico Paulo Lages.
Paulo Lages é ex-secretário de Saúde do governo Mão Santa.
O aparelho de ventilação mecânica [foto ilustrativa], orçado em R$ 38 mil, estava no estabelecimento de saúde. “Quando chegamos lá o empresário fez questão de apresentar o aparelho e disse que não queria produto roubado dentro de sua clinica. E então resolvemos trazer para a delegacia”, comentou o delegado Daniel Pires ao portal Campo Maior em Foco, que veiculou matéria sobre o caso.
Pessoas ligadas à clínica afirmam que o equipamento foi comprado por R$ 8 mil de um vendedor. Entretanto, há contradições quanto a essa informação. O homem que comercializou o equipamento sustenta que comprou o ventilador respiratório de outra pessoa e repassou-o por R$ 8 mil reais para a clínica de Paulo Lages.
A polícia ainda investiga para chegar até os autores do crime. Além do ventilador, um desfibrilador e um cardioversor também foram levados do Hospital Regional de Campo Maior. Os três equipamentos estão orçados em mais de R$ 70 mil.
O delegado de Campo Maior, Daniel Pires, comandou as investigações. A diligência em Parnaíba foi reforçada pelo escrivão Giulliano Alencar e pelo agente Ferdinand Soares, ambos da Delegacia de Castelo do Piauí.
Nenhum dos diretores da Clínica Santa Edwiges foi localizado para comentar o assunto.
Equipamento
O equipamento de ventilação mecânica da marca Dixtal faz a função do pulmão, quando o paciente, por alguma razão, está impossibilitado de respirar sozinho, como no caso de insuficiência cardíaca, respiratória e infecções generalizadas.

*Rômulo Maia - Portal AZ.

*Edição e foto: Proparnaiba.com

5 de janeiro de 2012

ACESSO À LAGOA DO PORTINHO: CAÓTICO E SEM INVESTIMENTOS

Ainda não entendi a razão do Governo do Estado, que assinou um monte de "ordens de serviço" em Parnaíba no final de semana, não haver anunciado nada com relação à recuperação da estrada de acesso à Lagoa do Portinho. Seria pelo menos mais uma promessa. Ali acidentes já ocorreram, inúmeros. E vão continuar ocorrendo.
O local é agradável e por demais visitado por turistas e também pelos nativos; os comerciantes investem o que podem para dar maior comodidade aos seus clientes, porém a prefeitura de Parnaíba não faz a sua parte, com um serviço de coleta de lixo, por exemplo,  pelo menos razoável.
E como é que desejam fazer turismo assim? É tudo nas "coxas", na base da improvisação, como se não soubessem que turismo dá dinheiro.É a chamada indústria sem chaminés. E num estado de condições econômicas lastimáveis, perder este filão, é no mínimo burrice.
 
* Fonte: Blog do B. Silva

4 de janeiro de 2012

Um feliz ano novo para ti!!!

Feliz ano novo para ti, que todos teus desejos e sonhos se realizem, eu espero que o sol da primavera possa sempre brilhar no céu de tua alma, tornando-a constantemente primaveril. 

           Que o novo já possa estar dentro de ti, sendo assim tudo em tua volta também se fará diferente, inédito, com a forma e o jeito do que é original. 

           Que neste novo ano que já nos nasceu tu possas atingir todos os teus objetivos e que teus planos obtenham o maior sucesso possível. 

           Espero que o teu coração possa achar a companhia de um outro coração, e desta forma ambos juntos possam vivenciar um grandioso amor, onde as luzes dos deuses possam brilhar fulgurantemente. 

           Não te esqueças nunca que não deves usar ninguém como escada para subir na vida, afinal as pessoas que nos cercam são tão humanas como eu e tu, e ser humano nenhum é objeto de uso ou degrau para as nossas escaladas com o intuito de atingirmos o topo de nossas realizações pessoais. 

           Nunca jogue pela janela o dom precioso da vida, o suicídio é a fuga que as almas covardes em seu infinito desespero criaram, para fugir de sua própria responsabilidade em atingir a sua evolução espiritual. A Deusa nos deu a vida e só ela poderá tirá-la de nós. 

           A verdade que tanto tu procuras talvez não esteja em nenhuma religião existente em toda terra, mas com certeza está dentro de ti, está presente em teu interior, com isso te digo que não deves buscar tal verdade fora de tua alma, e sim no mais profundo do âmago dela. 

           Feliz ano novo para ti, para mim e para todos nós, que os sinos do amor, da paz, da saúde e da prosperidade da Grande Deusa, possam nestes próximos e novos doze meses que nos virão pela frente, dobrar com seus sons sagrados, doces e belos nos templos sacros de nossas animas humanas. 

           Que a Grande e Antiga Deusa esteja contigo por todo este ano!!!

*ELTON SIPIÃO O ANJO DAS LETRAS.

AMIZADE LITERÁRIA

Marcelo, com certeza tu és um presente da Deusa (a literatura) para mim, a tua amizade, a tua lição de vida, o teu exemplo que sempre é possível levantar-se de uma queda, sacudir a poeira e recomeçar com muita dignidade. Tu me ensinaste que através de uma literatura séria e salutar podemos ajudar as pessoas, podemos erguê-las e reerguê-las, podemos firmá-las na rocha da certeza do bom viver e do amor fraterno. Marcelo tu és exemplo de um homem quando assim o quer pode renascer das cinzas, feito ave fênix. Abraços literários.


* Elton das Neves, mora no Litoral Santista. Seu gênero literário favorito é a literatura fantástica, e não só tem uma relação intelectualizada com a literatura como também espiritualizada. Seus autores favoritos são C.S.Lewis,André Vianco,J.K.Rowling, J.R.R. Tolkien, Arthur Rimbaud, Harold Robbins,Monteiro Lobato e muitos outros. Se por um acaso alguém lhe perguntasse que tipo de escritor ele é, ele responderia que do tipo que conta estórias. Um Anjo das Letras. UM GRANDE AMIGO QUE SURGIU NO CAMINHO!... Visitem o seu Blog: eltondasneves.blogspot.com - Garanto que vão se emocionar!

DESOVA DA TARTARUGA

Defeso do Caranguejo em 2012 começa no dia 10 de janeiro


Porto dos Tatus na Ilha Grande de Santa Isabel, principal
entreposto da venda do caranguejo-uçá
Foto: Moraes Brito

Em 2012 o período de defeso do caranguejo terá inicio no próximo dia 10 de janeiro, quando fica proibida desde o estado do Pará até a barra do Timonha na divisa com o estado do Ceará a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo ou de suas partes. Para proteger a espécie durante o período reprodutivo, até dia 15 de janeiro, os feirantes não poderão comercializar o crustáceo.

A SEMAR – Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, através do secretário Dalton Macambira, explica que durante esses dias, a comercialização dos caranguejos armazenados está liberada apenas para os vendedores que declararam o armazenamento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).  “O defeso é a ação de proteção do caranguejo durante sua fase de reprodução, por esse motivo, este período é vital para a sobrevivência da espécie”, ressalta o secretário.

Após o dia 15, o produto é liberado para comercialização por cerca de oito dias. O defeso volta a acontecer no período de 24 a 29 de janeiro. No mês seguinte, em fevereiro, a proibição será no período de 8 a 13 e 22 a 27. Em março o defeso ocorre entre os dias 9 a 14 e 23 a 28. No total, serão seis períodos de defeso durante o ano.

O secretário ressalta que a fiscalização durante os períodos de defeso está garantida. “A SEMAR, em parceria com o Ibama, Capitania do Portos, Polícia Militar e outros órgãos irão atuar na fiscalização para evitar que o crustáceo seja comercializado”, diz. Este ano, a SEMAR também firmou uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que já está trabalhando com uma orientação aos catadores e vendedores no interior do estado, mais particularmente na região do Delta do Parnaíba.

*Fonte: jornaldaparnaiba.blogspot.com

Exposição na Orla de Atalaia encanta turistas


Peças em palha, tapeçaria, madeira, biojoias e souvenires diversos de cerca de 20 artistas estão sendo comercializados desde o dia 28 no local

"É tudo muito bonito e bem feito". Essas foram as palavras usadas pela servidora pública federal Fernanda Pinheiro, de Teresina, para demonstrar seu encantamento com os produtos expostos pelos artesãos cadastrados no Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodart) na praça de eventos da nova Orla de Atalaia. Peças em palha, tapeçaria, madeira, biojoias e souvenires diversos de cerca de 20 artistas estão sendo comercializados desde o dia 28 no local, que está sendo bastante visitado. A exposição segue até 8 de janeiro.

"Estou me controlando para não levar tudo", brinca a mãe de Fernanda, a dona de casa Maria Luiza, que passa o Reveillon com a filha e os netos no litoral.

A artesã Teresinha Fernandes, de Parnaíba, tem 70 anos e trabalha com tapeçaria desde que era criança. Aprendeu o ofício com sua mãe e sua avó. Apenas no primeiro dia de exposição conseguiu vender R$ 600,00 em peças diversas. "Está bem movimentado. Gosto muito do trabalho do Prodart, porque nos dá oportunidade, espaço para vender nossos produtos", afirma. Além de dona Teresinha, um filho e um sobrinho também estão envolvidos no negócio.

O trabalho do artesão Betinho da Opala, de Pedro II, também faz da confecção de joias fonte de renda para toda a família. "É a primeira vez que exponho aqui e estou muito satisfeito. Estou vendendo bem", disse.
Segundo Rosário Moraes, técnica do Prodart que acompanha os artesãos, há uma boa receptividade dos turistas do litoral às peças em exposição.

"Estamos abrindo às 9h e expondo até as 22h, sempre com bom movimento. Além dos locais de comercialização, o Prodart também realiza cursos, capacitações", conta. Ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, o Prodart contou também com apoio da Secretaria Estadual de Turismo para realizar a feira. O Prodart possui unidades em Teresina, Parnaíba, Floriano e futuramente em Picos.

*Fonte: Jornal da Parnaíba - blogspot.

Pedra do Sal:Falta incentivo ao turismo


Ônibus para a Pedra do Sal: A parada é no meio da rua

Passado o reveillòn, do qual comenta-se que participaram cerca de 20 mil pessoas, prosseguem os finais de semana com férias escolares, com movimentação intensa de pessoas, principalmente dos bairros centrais da cidade, se deslocando para a única praia de Parnaíba.
Os ônibus que fazem linha para aquele destino aumentam em quantidade por conta da demanda.O que é natural. Agora a pergunta que não quer calar: Por que é tão difícil o governo municipal encontrar mecanismos para melhorar o acesso de pessoas àquele local?
O prefeito José Hamilton completou agora 7 anos ininterruptos no poder e sequer um abrigo para passageiros foi construído. A parada dos ônibus é improvisada. Por que as coisas são assim?
Falar em turismo para a Pedra do Sal, com o tratamento que é dado àquele paraíso natural, fica parecendo piada.

*Fonte: Blog do B.Silva.

3 de janeiro de 2012

LEITOR

Marcelo  adorei o comentario sobre  o reveilom  de lui correia .eu  fis um comentario para o endersom galdino ,  analisa esse  comentario   e  mim manda  a resposta:
;oi amigo!  lamento  muito  se  seu  reveilom foi as  escuras  ,,,,,se  foi    né!,,pois  a  vida  social  q  tens ,  nao é de  seu  nivel  ficar  as  escuras  ,,,enquato isso  nossa populaçao e  visitantes  se  deslumbravam de uma  paisagem  alem de rustica  ,truva  e    de  alta  invisibilidade  .  talves essa culpa  nao  podemos  destina-la ao  poder  publico   municipal  ,pois  ele  e tao ingenuo  ,nem  ao  gaverno que tbm  fas  parte  dessa  ingenuidade   ...rsrsrsrsrsrsr.   Nao, nessas  horas ninguem tem   culpa ,a  unica  culpa  devemos  a essa  gente de  baixo  conhesimento.  que  coloca  tais  como governates  ..... para  guiar  essa populaçao ;;; desculpa  por  ser  sinsero  mas eu nao ia perder essa oportunidade ...ta  xegando as eleiçoes  ,,e ta  na  hora  do prefeiro comprar um   gerador !!!!!!!! de seu  amigo  antonio  luis  (O RXA) Ah!FELIZ ANO. ia mim esquesendo  ............

Litoral do Piauí: Quando será?

 
Apesar de todos os relatos em torno da falta de estrutura das cidades de Parnaíba e Luis Correia neste final de ano, devemos considerar que o número de visitantes que chegou ao litoral para a virada de ano foi surpreendente. Sem contar o número de pessoas que sairam de suas casas rumo a praia.
A cidade de Parnaíba estava praticamente deserta na última noite do ano, nenhuma movimentação nos locais onde, comumente, há uma grande concentração de pessoas em momentos de comemoração.
Todas as praias: Pedra do Sal, Atalaia, Coqueiro, Barra Grande e demais ficaram lotadas.
Isto nos alegra porque residimos numa região rica em belezas naturais, reconhecida por todos que nos visitam. Cidade igual a Parnaíba não encontramos num raio de mil quilômetros ou mais, no entanto, basta alguns poucos quilômetros e já estamos usufruindo de um lazer que faz com que milhares de visitantes anualmente nos visitem.
O que nos entristece é observar a falta de estrutura existente no nosso litoral. Não estamos sendo surpreendidos pelo número de visitantes, esse fenômeno já ocorre há algum tempo em nossa região. Fomos descobertos. O que precisamos é sacudir nossos gestores para que despertem, pois não podemos repetir os mesmos erros ano após ano. E todo ano é assim, as mesmas empresas que muito prometem e pouco cumprem, num verdadeiro desserviço ao turismo de nossa região, deixam uma marca acentuadamente negativa no nosso litoral.
Turistas insatisfeitos deixam a nossa cidade a cada ano, pensando seriamente em não retornar.
Queremos fidelizar o turismo ou estamos satisfeitos em receber a cada ano novos turistas que não mais retornarão, por não encontrarem as condições ofertadas? Este, sem dúvida, não é um bom marketing.
É isto que queremos?
Pensemos nisto!

*Dora Rodrigues para o Proparnaiba.com

2 de janeiro de 2012

Que vergonha, senhores magistrados e políticos!


Enfim, chegamos ao fim de 2011, melancolicamente, repleto de safadezas e pecados contra o mais sagrado e divino santuário: a dignidade, a consciência, a soberania nacional, o espírito.
   A única mensagem para este final de ano encontrei-a em belíssima poesia de causa nacional: "Deus, oh Deus, onde estás que não respondes, em que mundo, em qu'estrela t'escondes, embuçado nos céus?" O Brasil enfrenta uma trágica travessia de "mares nunca d'antes navegados", em navio de horror moral, cujos comandantes zombam e chibateiam os cidadãos com falsas promessas e leis que eles não praticam. Pior de tudo, ladrões contumazes, beneficiados de privilégios jurídicos que eles mesmos aprovaram, em nome do diabo, como se Deus não existisse, que lhes cobrará, ainda por aqui, sabe Ele como, o resultado das imorais condutas. Acreditem ou não. Questão de fé nos veredictos divinos.
  O clamor das crianças e velhinhos, prejudicados pelo desvio de verbas públicas, já chegou aos céus e comove os anjos do bem. Anjos, inclusive, de carne e osso, como a corregedora Ângela Calmon, que vem descortinando a putrefata conduta de magistrados.
   O ano de 2011 chegou à "última gota de um pote, até aqui de mágoas", não é Chico? Sem a coragem do jornalismo investigativo e sério, quase nada se saberia das sentinas fedorentas da administração pública.
   Magistrado que vende liminares para soltar traficantes endinheirados pisoteia a dignidade coletiva e embrutece o próprio espírito. Ainda tem cara de pau para fazer o pelo sinal, para não ser punido pelos céus. A justiça transcendental, às vezes, chega antes de bater as botas. Basta recordar o destino de poderosos que se desgraçaram por se arvorarem deuses. Eles e os herdeiros: conspiraram contra a dignidade coletiva, amontoaram patrimônio de safadezas, fundaram dinastias políticas metendo a mão no erário, corromperam-se, inebriaram-se de negociatas por trás do bigode, construíram só pela metade, porque a outra parte foi destinada para o assalto e campanha política. Infelizmente, reduziram-se os espaços para os espíritos do bem enfrentarem uma campanha eleitoral decente e, eleitos, permanecerem fieis a princípios éticos.
   Os rojões da passagem de ano emudecem o clamor de justiça de que o país necessita. A ressaca logo passa. A pátria convoca a nova geração de promotores e juízes de vergonha, bem como caras pintadas ou seleta turma de parlamentares de espírito cívico, a fim de repetir a heroica liderança de Josué: cercar as fortalezas do mal, clamar, tocar trombetas, gritar, a fim de derrubar as muralhas de Jericó, para que os filhos das divinas promessas tomem conta do território. Até o Sol parará e anjos baterão palmas e aleluias.
     Do jeito que as coisas vão, não vejo bons presságios para um ano novo, em terra de tanta cretinice no poder. Que Deus tenha pena de nós. Que me perdoem por estragar a festa e os rojões.

*Por: josemaria001@hotmail.com