Páginas

2/22/2011

Rally Internacional Ilhas do Sol

Velejadores do Rally Internacional Ilhas do Sol chegam ao Delta da Amarração, em Luís Correia, e se encantam com litoral do Piauí: são 26 barcos e 80 tripulantes europeus.

Velejadores de várias partes do mundo chegaram ao Delta da Amarração, na Foz do rio Igaraçu, em Luís Correia, às 6h desta segunda-feira (21). É a 17ª Edição do Rally Ilhas do Sol, evento náutico internacional que acontece anualmente e reúne, ao todo, 26 veleiros e cerca de 80 tripulantes da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Irlanda do Norte, Luxemburgo, Noruega, Suécia e Suíça. A expectativa é que os velejadores europeus permaneçam no litoral piauiense por uma semana. O objetivo do Rally Ilhas do Sol, que não é competitivo, é proporcionar o conhecimento de novos destinos e entrar em contato com povos e culturas diferentes das regatas em geral, que seguem a rota tradicional da Europa para o Caribe.
Foto:Alcide Filho/Veleiros no cenário do Litoral do Piauí (2010).        
Entre os participantes da 17ª Edição do Rally Ilhas do Sol está o casal Michel e Mariette Dumont. Naturais de Luxemburgo, eles já haviam realizado viagens pelos mares europeus, mas nunca tinham enfrentado uma aventura tão grande e uma viagem tão longa quanto esta. “Fazia um tempo que não viajávamos. Então, resolvemos deixar nossa casa em Esch-sur-Alzette e participar. Há meses, estamos no mar e podemos dizer que estamos satisfeitos. Percorremos algumas cidades do litoral nordestino, mas o que mais nos impressionou foi o litoral piauiense porque ele é muito verde e bonito”, comentou o veterinário Michel Dumont, a bordo do veleiro Maus Katti.
Foto: Alcide Filho/Delta da Amarração, em Luís Correia, litoral do Piauí. Na Foz do Igaraçu, cenário que encanta por sua beleza natural, ancoram veleiros de  Rally Internacional (2010).
A 17ª Edição do Rally Ilhas dos Sol teve início em outubro e os navegantes já passaram pela Ilha da Madeira (Portugal), Ilhas Canárias (Espanha), Marrocos, Senegal , Cabo Verde, João Pessoa, Recife, Fortaleza, Fernando de Noronha e Salvador. No Brasil, além da capital baiana e de Luís Correia, os velejadores ainda visitarão a Ilha de Marajó e Belém.

O gerente de Projetos e Investimentos da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), Francisco Correia, acompanhou a chegada dos veleiros a Luís Correia e destacou a importância do litoral afora. "Isso é muito importante para o desenvolvimento do turismo na região”, assinalou. De acordo com Francisco Correia, a intenção é atrair novos eventos semelhantes a esse para o litoral piauiense. “O turismo náutico ainda é uma novidade no Piauí e o objetivo da Secretaria do Turismo desenvolver esse segmento no litoral piauiense. Por isso, queremos atrair outros eventos dessa mesma natureza para Luís Correia”, observou.

O Piauí no Rally Ilhas do Sol
Esta é a segunda vez que o Piauí entra no roteiro no Rally Ilhas do Sol. Em 2010, 22 embarcações atracaram em Luís Correia trazendo tripulantes de oito países da Europa.
O Piauí passou a participar do Rally Ilhas do Sol depois da participação da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR) na Feira Náutica de Paris, em 2009. O evento conta com o apoio do Ministério do Turismo e deve continuar figurando no roteiro das próximas edições, segundo a organização da regata.

----------------------------------------
* Edição a partir de texto da SECOM/PI

* Fonte: cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário