Páginas

2/11/2011

Sujeira e muito lixo tomam conta de Luís Correia

Lixão em Luis Correia - PI, animais a catadores de lixo se misturam em meio a podridão
O acúmulo de sujeira é ainda realidade do litoral piauiense, mais precisamente da cidade de Luís Correia. O fato é resultado da negligência dos moradores, visitantes e do poder público. Os moradores jogam o lixo de qualquer jeito, nas ruas principais é possível ver a sujeira acumulada. Antônio Lisboa proprietário de bar e restaurante informou que o sistema de coleta de lixo não atende as necessidades de Luís Correia. Segundo ele existe lixo esquecido na praia ainda da virada do ano. Sujeira deixada pelos visitantes.

O lixo recolhido é despejado em um local de aproximadamente 200 metros da área urbana e na avenida principal. Expostos a situação de risco estão os moradores de casas que ficam em condição insalubre. Quando os caminhões despejam os dejetos os animais se alimentam dos restos de comida. Algumas pessoas, como Antônio Patrício, tiram do meio destes resíduos o sustento de suas famílias fazendo uma seleção e vendendo. A quantidade de lixo só não é maior por conta dos catadores que vivem de coletar e separar todos os dias o material aproveitável. Cada quilo de plástico, por exemplo, é vendido a R$ 0,20. O comerciante Sebastião Pereira compra o material e revende para empresas de reciclagem do Ceará.

A descarga do lixo sobre o terreno acontece sem nenhuma medida de proteção. Segundo prefeito Francisco Araújo Galeno, o “Kim do Caranguejo”, atualmente seis caminhões realizam a coleta, mas segundo denúncias anônimas a atividade acontece em torno de 15 em 15 dias ou somente quando o gestor municipal está em seu gabinete. O prefeito solicita consciência e iniciativa das pessoas em Luís Correia evitando desleixo com a cidade devido a maneira como as pessoas se desfazem do lixo.

Segundo informações da prefeitura, o lixão que fica próximo à praia de Atalaia deve ser transferido deste local para um terreno a 20 km da zona urbana no povoado Mexeriqueira, zona rural de Luís Correia. O destino incorreto dos resíduos e da sujeira traz repercussões negativas para a saúde das pessoas. Mas não é um problema exclusivamente do poder público, mas de todos que produzem lixo.


* Fonte: Daniel Santos/PCN

Nenhum comentário:

Postar um comentário