Páginas

5/31/2010

TARTARUGAS NO LITORAL




Centenas de tartarugas-de-pente nasceram nas primeiras horas desta sexta-feira (28) na praia do Arrombado em Luís Correia, litoral do Piauí. O ninho foi monitorado durante cerca de 60 dias na enseada da praia pelos voluntários do grupo Tartarugas do Delta.

“Contamos com a ajuda e consciência da comunidade que nos avisa quando percebe algum comportamento de desova”, informou a bióloga Werlanne Santana. Segundo os voluntários, todas as cinco espécies de tartarugas já identificadas no país depositam seus ovos nas areias piauienses.

A desova das tartarugas tem início no mês de janeiro e até o começo do segundo semestre os ninhos eclodem, o Tartarugas do Delta cuida destes espaços evitado a ação de predadores naturais e dos próprios seres humanos que transitam de carro e moto na beira da praia, além de executarem obras que desrespeitam os limites de praia. “Ao nascerem fazemos a pesagem e a medição de dez filhotes para estudos das espécies”, disse Werlanne.

As tartarugas têm com característica voltarem exatamente ao local em que nasceram para a desova, cerca de 30 anos depois. Depois de adentrarem ao mar elas vão enfrentar outros tipos de dificuldades como a presença de predadores como baleias, tubarões e outros peixes. A cada mil filhotes que nascem, pouco menos de cinco exemplares conseguem chegar à fase adulta.


* Por: Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Um comentário:

  1. Parabéns a toda equipe Tartarugas do Delta e aos colaboradores, esse momento lindo é a recompensa pelo trabalho maravilhoso de vcs.

    Abração!!!

    ResponderExcluir