Páginas

1/07/2014

Projeto Senhor das Pedras realiza pesquisa com pescadores locais 


Nas últimas semanas o projeto  Senhor das Pedras-SDP, gerido pela Comissão Ilha Ativa-CIA e financiado pela Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, realizou visitas a pescadores artesanais dos municípios de Ilha Grande e Parnaíba-PI, nas comunidades Labino e Pedra do Sal.
As visitas têm como objetivo levantar informações sobre o mero (Epinephelus itajara) a partir do conhecimento dos pescadores. Para isso, os pesquisadores utilizam como metodologia a aplicação de questionários, tabela de fotos de peixes da família Serranidae e embarques.
Segundo a bióloga Liliana Souza, os dados auxiliarão no entendimento da bioecologia do mero e o levantamento de algumas espécies de garoupas e badejos que ocorrem no Piauí. Além das informações coletadas junto aos pescadores, as ocorrências das espécies são confirmadas por meio do monitoramento de desembarque realizado na Pedra do Sal.
A coordenadora técnica, bióloga Kesley Paiva, ressalta o apoio dos pescadores para com a pesquisa. “Certamente são nossos maiores colaboradores e esta rede tem aumentado a cada dia. Com as visitas obtemos não só o conhecimento, mas também a confiança, amizade e parceria de cada pescador. Durante nossas conversas observamos que muitos profissionais estão sensibilizados e percebem a importância de preservação do mero, que atualmente encontra-se criticamente ameaçado de extinção”.
*Edição: Proparnaiba.com

Um comentário:

  1. Fico feliz Marcelo que continuas com teu blog que tu o usas como instrumento de divulgação e defesa de sua região e cidade. Que a Grande Deusa o abençoe sempre.

    ResponderExcluir