Páginas

8/25/2014

Litoral piauiense atrai esportistas e turistas de todo Brasil


Os esportistas do Arena Kite Brasil pontuaram para o campeonato nacional
Os esportistas do Arena Kite Brasil pontuaram para o campeonato nacional

Emoção e muita adrenalina marcaram o último final de semana no litoral piauiense. As cidades de Parnaíba e Luis Correia receberam esportistas de várias regiões do país para a disputa de dois grandes eventos esportivos, o Arena Kite Brasil e o GP Delta de Ciclismo.

A Praia do Itaqui foi o principal destino no litoral e reuniu muita gente bonita, para acompanhar de perto as manobras dos mais de 60 kitersurfistas que concorreram na etapa estadual. Disputado em três categorias – freestyle, big air e downwind – os atletas concorreram a prêmios em dinheiro, troféus e ainda a oportunidade de chegar a etapa nacional de kitesurf.

Pedro Fontenele, coordenador do Arena Kite Brasil, conta que o litoral piauiense tem condições climáticas favoráveis à prática do esporte. “As ondas e o vento propiciam a realização de movimentos bem elaborados. As praias do Nordeste possuem velocidade de vento que atraem os kitesurfistas ”, salienta Pedro.

O campeonato foi presidido por Augusto Sampaio, da Associação Brasileira de Kite (ABK), que durante o encerramento do evento anunciou que nos dias 17 à 21 de Setembro, na praia de Barra Grande acontecerá mais uma etapa do circuito mundial de kite.

O secretário estadual de Turismo, Luís Neto, esteve presente nos dias de evento falou da importância da realização dessa competição para o Piauí. “Nós e o governo do estado, acreditamos muito em eventos esportivos, ainda mais se paralelos a festas e eventos musicais, como é o Arena. Desde 2013 o evento tem atraído turistas e serve de indutor a prática do kitesurf. Acreditamos nesse esporte, principalmente como atrativo para vinda de turistas de todo Brasil e claro, serve para divulgas nossas praias e nossas belezas lá fora. Com a chegada de vôos regulares à Parnaíba, fica mais fácil. Também vamos incrementar a estrutura hoteleira e de bares e restaurantes da região para melhorar cada vez e destacar nosso litoral como roteiro turístico”, destacou.

GP DELTA DE CICLISMO –  Uma das mais importantes competições do estado, reuniu em Parnaíba mais de 150 ciclistas na disputa que já entrou para o calendário nacional de eventos esportivos. Atletas do Piauí, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Amazonas, Amapá entre outros estados percorreram mais de 100 quilômetros entre a Avenida São Sebastião, Povoado Camurupim e a orla da Praia de Luis Correia.

Os competidores concorreram em diversas categorias: Junior, Sub 23, Elite, Over 50, entre outras. O atleta profissional, Claudio Anastácio, veio direto de Fortaleza para participar do GP Delta de Ciclismo. Ele, que compete há dois anos, revela que se preparou bastante. O atleta comentou que as principais dificuldades durante o percurso foram os fortes ventos e o calor. A participação nessa competição possibilita a inserção dos ciclistas em outras premiações nacionais.

Para o presidente da Federação Piauiense de Ciclismo, George Rodrigues, o GP Delta funciona também como um atrativo para esportistas e turistas. Os vencedores recebem premiações em dinheiro, troféus e medalhas.

Ainda segundo George, o Piauí é um dos Estados que possui um grande número de ciclistas registrados na federação, ocupando o quinto lugar em todo o Brasil. Os eventos tiveram o apoio do Governo do Estado, através da Secretária de Turismo.

*Fonte: Liana Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário