Páginas

4/29/2011

ORLA DA PRAIA DE ATALAIA FINALMENTE INAUGURADA


          Após muita promessa e atrasos, finalmente a orla da praia de Atalaia em Luis Correia foi inaugurada pelo governador, na manhã do dia 29 de abril de 2011.
           O governador descerrou a placa inaugural juntamente com as demais autoridades e em seguida percorreu parte do calçadão vistoriando banheiros, bares, praça, e as barracas na areia.
            A solenidade de inauguração da orla de Atalaia aconteceu na praça que fica ao lado do bar Carlitus.

            A obra da orla da praia de Atalaia, que começou em 2005, teve um investimento de 7,5 milhões.

            A orla de Atalaia ganhou dois mil metros de calçadão, com rampas para pessoas com necessidades especiais, asfaltamento da Avenida Teresina, está iluminada no passeio central, no calçadão e na praia. 14 barracas e 28 blocos com três banheiros masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais. O próximo passo para o funcionamento total da orla será a instalação de um comitê gestor, que está sendo organizado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O comitê vai ficar responsável pelo gerenciamento do local. A instituição, segundo o procurador Kelston Lages, será fundamental para a conservação da orla.


 

4/28/2011

VII Jornada Pedagógica de Parnaíba


Ocorrerá de 27 a 29 de abril na Faculdade Piauiense, a VII Jornada Pedagógica docurso de Pedagogia da FAP, com o tem: Educação inclusiva, Direitos Humanos e Diversidade.
Uma boa ação da coordenação do curso foi chamar a nossa entidade, o Grupo GUARÁ, para junto a outros estudantes da área a ser discutida, enfocarmos o respeito à Diversidade Sexual. Abaixo, a programação e e-mail para maiores informações.
                                                                  PROGRAMAÇÃO
27/04/201:1 Quarta-Feira
14h00min - Credenciamento  Local: FAP BR 343
18h30min – Abertura (Cerimonial)
                  - Apresentação cultural
19h30min – Conferência de Abertura
                    Tema: “Dificuldades e Possibilidades da Educação Inclusiva”
                    Conferencista: Romeu Kazumi Sassaki (Consultor de Inclusão Social/ São Paulo)
                  – Mostra Fotográfica 
28/04/2011 – Quinta-Feira
08h00min – Mesa Redonda: Experiências bem sucedidas de inclusão escolar
                    Participantes: Maristela Lina de Andrade Ribeiro (APAE/Piripiri-PI), Romeu Kazumi Sassaki (São Paulo), Marcia Raica e Silva Lima (Gerente da Educação Especial/Teresina-PI), Maria Aurioneida Carvalho Fernandes (Pedagoga/Parnaíba-PI)
10h30min – Comunicações Orais (artigos)
14h00min – Mini-Cursos A visão do homoafetivo a cerca da assistência recebida nos serviços públicos de saúde em Parnaíba/ Cassio Martins concludente de enfermagem da UESPI.
Filme Minha vida em cor de rosa/ Wellington Araújo – Grupo GUARÁ
17h50min – Vivenciando LIBRAS no espaço escolar
18h30min – Palestra I: Garantias de direitos e processos da inclusão
                    Palestrante: Alci Marcus Ribeiro Borges (Advogado. Mestrando em Educação/UFPI. Especialialista em Infância e Violência Doméstica pela USP. Professor do Instituto Camillo Filho/Teresina)
                  - Apresentação cultural
29/04/2010 – Sexta-Feira
08h00min – Palestra II: Práticas pedagógicas e saberes necessários na educação inclusiva
                    Palestrante: Roseneide Furtado do Monte (Mestre em Psicologia/Fortaleza).
10h30min – Comunicações Orais (artigos)   
14h00min – Mini-Cursos A outra face do espelho: um olhar homoafetivo sobre o mundo discriminador/ Ed Mária, Elzalina Santos e Rodrigo Menezes.
O movimento social pela construção da cidadania LGBT/ Wellington Araújo/ Grupo GUARÁ
17h50min – Vivenciando LIBRAS no espaço escolar
19h00min – Conferência de encerramento:
                    Tema: Educação inclusiva, Direitos Humanos e Diversidade
                     Conferencista: Amélia Rio Lima Costa (Psicopedagoga/Teresina-PI)
 20h30min – Encerramento   
                   – Apresentação Cultural 
MINI-CURSOS
01. Braille: uma nova visão com as pontas dos dedos – Ministrante: Profª Luciana Lima Brito (CAP/PHB)
02. O Atendimento Educacional Especializado: passos para escolas inclusivas Ministrantes: Profºs SEDUC
03. Comunicação em Libras – Ministrante: Profª Antônia Maria Soares da Costa (Teresina)
04. Educação e diversidade - Ministrante: PPSJ
05. As interferências das relações étnico-raciais na sala de aula – Ministrantes: Profª Ana Paula Sousa e Silva e Profª Lucrécia Gomes Souza/SEDUC-Parnaíba
06. Autismo: uma experiência de inclusão na Escola Arco-Íris - Ministrantes: Escola Arco-Íris
07. Educação postural na sala de aula – Ministrante: Astrogildo de Paiva Mavignier Neto, Emanuelle Fontenele Loiola e Renata Meneses e Silva Carneiro
08. Altas habilidades e o trabalho do professor – Ministrante: Daniele Fonseca. Psicóloga
09. Gestão democrática e práticas de inclusão escolar – Ministrante: Luiz Alves de Sousa Júnior
10. Métodos e técnicas de produção de artigos científicos. Ministrante: Maria das Graças da Silva Pinto
11. A visão do homoafetivo a cerca da saúde pública no município de Parnaíba - Ministrante: Grupo Guará
12. Arte-Inclusão: educação e cidadania. Ministrante: Luiz Carlos Passos
Com apresentação de trabalho: R$ 55,00 (direito ao livro da jornada)
Sem apresentação de trabalho: R$ 35,00
Inscrições no protocolo da FAP, indicando um dos mini-cursos. Após inscrição encaminhar o artigo até 24 de abril para o email: 7jornadapedagogicafap@gmail.com
 *Por: Wellington de Araújo Alves
*Fonte: proparnaiba.com

Confusão a vista na câmara de Luis Correia


No mês de dezembro de 2010 o ex-presidente da Câmara Municipal de Luis Correia, Mirialdo Mota de Araújo foi obrigado, por força de uma liminar, concedida pelo Juiz de Direito em Exercício de Luis Correia, Francisco João Damasceno que concedia prazo de 48 horas para que o presidente da câmara desse posse ao suplente de vereador Noberto Pereira (PSB), na qualidade de suplente da coligação, no lugar do vereador Júnior Carapebas (PP) que saiu para assumir o cargo de Secretário de Turismo.

Segundo declarou Mirialdo Araújo naquela oportunidade, que ainda não tinha dado posse ao suplente de vereador Noberto Pereira que deveria assumir a cadeira na câmara com a ida do vereador Júnior Carapebas para a Secretaria Municipal de Turismo porque estaria aguardando a resposta a uma consulta feita ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) para saber qual o entendimento do tribunal sobre quem deve assumir, se o suplente da coligação ou o suplente do Partido, para só então dar posse ao vereador em consonância com a legislação.

Em decisão do Superior Tribunal Federal de hoje (26) ratificou que a vaga é do partido e não da coligação e quem deve assumir em caso de vacância é o suplente do partido e não da coligação como vinha sendo praticado até bem recente. Com isso, o caso do suplente Noberto Pereira, primeiro suplente da coligação deverá ser afastado e o suplente do partido de Júnior Carapebas, que neste caso seria o primeiro suplente do Partido Progressista (PP) pelo qual Júnior Carapebas se elegeu, é quem deve assumir a vaga na câmara.

A eleição da mesa diretora da câmara também ficou comprometida, pois o voto do suplente de vereador empossado foi decisivo na eleição que teve um placar de 5 a 4. Com isso a eleição poderá ser novamente anulada.

* Fonte: Jornal da Parnaíba

Operadoras de turismo portenhas visitam o Delta do Parnaíba


Foto Divulgação WEB

Um grupo de seis operadoras de turismo portenhas visita de 27 de abril a 04 de maio a Rota das Emoções, roteiro eleito pelo Ministério do Turismo em 2009 como o melhor do país. No Piauí, o grupo de operadores de turismo da Argentina participará de passeios pelo Delta do Parnaíba, fará visita ao Centro de Artesanato de Ilha Grande, e apreciará a culinária típica nas principais praias do litoral do Estado.

Na Jornada de Negócios pela Rota das Emoções, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as belezas do roteiro, que integra os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, além de aproveitar a riqueza natural e cultural da Rota. Os operadores farão também visitas aos empreendimentos e agências dos três Estados.
No Piauí, o grupo participará de passeios pelo Delta do Parnaíba, fará visita ao Centro de Artesanato de Ilha Grande, e apreciará a culinária típica nas principais praias do litoral do Estado. No Ceará e Maranhão, estão previstas apresentações de dança, passeios em Jericoacoara e nos Lençóis Maranhenses, e visita ao Centro Histórico de São Luís.

Em 2010, a Rota das Emoções Jeri-Delta-Lençóis foi apresentada em Buenos Aires, durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina, FIT. Na ocasião, gestores e técnicos do Sebrae, e empresários da Rota, mantiveram contato com algumas operadoras argentinas e elegeram as que viriam ao Brasil para essa visita de reconhecimento da Rota das Emoções.

Ao trazer o grupo de argentinos, o Sebrae objetiva tornar o roteiro integrado mais competitivo no mercado internacional e proporcionar uma vivência produtiva aos argentinos, que apresentam um bom potencial de compra para o produto turístico Rota das Emoções. A conquista de novos mercados internacionais tem como base ações de relacionamento com as principais operadoras dos países escolhidos.

Missão argentina: Parcerias

A missão argentina realizada pelo Sebrae recebe o apoio e a orientação da Empresa Brasileira de Turismo, Embratur. A organização da visita dos operadores argentinos contou também com a parceria da Associação das Empresas de Turismo da Rota das Emoções.

Após a viagem de reconhecimento será realizado um seminário de vendas com a participação dos operadores que visitaram a Rota e dos empresários que atuam no destino, a fim de detalhar os pacotes que serão oferecidos aos turistas argentinos.

* Publicação: Jornal da Parnaíba
* Com informações da Agência Sebrae-CE

4/26/2011

Prefeitura de Luís Correia teria comprado material de construção em loja de instrumento musical


Empresa de instrumentos musicais vende material de construção para prefeito no Piauí. A empresa, segundo informações do Ministério da Fazenda, tem como atividade econômica o comércio varejista especializado de instrumentos musicais.

Uma empresa especializada na venda de instrumentos musicais, M J A Silva Produções, venceu uma licitação para a venda de material de construção, feita pela Prefeitura Municipal de Luis Correia, administrada pelo prefeito Francisco Araújo Galeno, o Kim do Caranguejo.

A empresa M J A Silva Produções, segundo informações do Ministério da Fazenda, tem como atividade econômica o comércio varejista especializado de instrumentos musicais e fica situada na Rua Francisco Correia, 316, sala 4, em Parnaíba.

Empresa M J A Silva Produções possui um capital declarado de R$ 15.000,00, segundo o registro na Junta Comercial do Estado do Piauí, em 01/11/2006.

A informação da licitação foi publicada no site do TCE no dia 04/05/2010. A abertura da licitação foi em 21/05/2010 e o valor previsto era de R$ 642.000,00.

* Fonte: GP1

I Fórum Ambiental dos Municípios do Litoral Piauiense


A Associação Ambientalista Ave Guará do Delta do Parnaíba, com o apoio de estudantes e professores dos cursos de Biologia e Turismo da Universidade Federal do Piauí, promoverá
o I FÓRUM AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS DO LITORAL PIAUIENSE, no próximo dia 30, no auditório da UFPI, Campus Ministro Reis Veloso. Todos os moradores dos quatro municípios, estão convidados a participarem de tão importante encontro, onde serão analisados os problemas ambientais de cada município, com as presenças de autoridades, como secretários de meio ambiente e turismo da cada município. É o fórum adequado para expor preocupações e apresentar sugestões na busca do desenvolvimento sócio-ambiental e econômico local.
Entre os temas que serão abordados, elegemos dois como principais: A situação atual das praias, e a coleta seletiva e o acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos.
O Encontro faz um convite para que a sociedade e as autoridades, se engajem nesse processo de mobilização participativa. Entendemos que precisamos somar esforços na tentativa de pelo menos reduzir as ocorrências indesejáveis.
* Fonte: proparnaiba.com

4/19/2011

Avenida Teresina em Luis Correia será inaugurada dia 23 com a presença do governador


Avenida Teresina na praia de Atalaia em Luis Correia - PI

O governador do estado do Piauí, Wilson Martins, estará em Luis Correia no próximo sábado, dia 23 para fazer a entrega da obra da orla da praia de Atalaia. O governador estará acompanhado do seu vice Zé Filho, secretário de turismo, Silvio Leite, ada deputada Juliana, dentre outros.

Totalizando uma aérea de dois quilômetros, a urbanização da Praia de Atalaia envolve obras de pavimentação, com acessibilidade para portadores de necessidades especiais, sinalização viária da pista dupla da Avenida Teresina, construção de calçadão, refletores para iluminação da praia e orla, praças de eventos, quiosques, além de estruturas para banheiros públicos, também adaptados, e posto salva-vidas.

* Fonte: Jornal da Parnaíba

4/14/2011

Irregularidades graves no certame de Luis Correia


Prefeito de Luis Correia

Não é mais surpresa. O famigerado concurso da cidade de Luis Correia que teve o Instituto Cidades como empresa aplicadora, apresenta discordância entre o número de vagas disponíveis em edital e o número de aprovados, bem como entre o número de localidades com vagas disponíveis.

O problema pode ser notado nos cargos de Vigia e Zelador. No primeiro cargo (vigia), o edital do concurso apresenta disponíveis 39 vagas + CR (cadastro de reserva), mas no resultado disponibilizado o total de aprovados é de 40, superior ao número de vagas, houve também o surgimento de uma localidade que não constava em edital (Povoado de Lagoa do Camelo) inclusive com candidato aprovado. Vale ressaltar que há um “Povoado Lagoa do Camelo” de fato, constante em edital, diferentemente dessa outra. O curioso é que ambas aparecem em sequência na lista de aprovados, cada uma com seu candidato aprovado. Curioso, não?

No segundo cargo (zelador), o edital do concurso apresenta disponíveis 35 vagas + CR (cadastro de reserva), mas no resultado disponibilizado o total de aprovados é de 32, inferior ao número de vagas, nesta lista, como num passe de mágica desapareceram quatro localidades (Povoado baixa do Prazo, Povoado Brandão, Povoado Jacobina e Povoado Lagoa das Pedras) descritas em edital e com 01 (uma) vaga cada uma. Sendo que houveram candidatos inscritos para as referidas localidades. E mais, em edital, há apenas 01 (uma) vaga para o Povoado Brejinho de Fátima, entretanto, na lista de aprovados há dois povoados Brejinho de Fátima com 01 (um) aprovado cada. Será que não houve ninguém que fez o mínimo exigido? Ou estamos tratando de candidatos fantasmas?

Temos o dever cívico e moral de denunciar estas irregularidades que tentam fazer de tolo a população. A estabilidade no emprego público é um sonho e, por isso, existem pessoas sem caráter que se aproveitam dessa parcela da sociedade. E se fosse com você? Ou com alguém da sua família?

* Por: Marcos Antonio, especial para o Jornal da Parnaíba

Autorizado estudo de revitalização da ferrovia até Luis Correia


Ministro Alfredo Nascimento

O governador Wilson Martins garantiu que seja realizado um estudo da viabilidade da obra de revitalização da via férrea entre Teresina e Luis Correia. O acordo foi firmado com o Ministério dos Transportes durante audiência com o ministro Alfredo Nascimento na tarde desta quarta-feira (13).

A obra é considerada de importância estratégica para o desenvolvimento do Estado, pois facilitará o transporte de produtos e da própria população da capital ao litoral, além de dar suporte ao Porto de Luis Correia. Segundo estudos iniciais, recuperar este trecho da malha custaria em torno de R$ 180 milhões.

Além do governador e do ministro, também participaram da reunião, o secretário estadual de Transportes, Avelino Neiva; o diretor administrativo da Companhia Metropolitana de Transportes Públicos (CMTP), Antônio Sobral, e representantes do DNIT.

* Fonte: Carlos Lustosa/CCom

Procurador Federal, Kelston Lages, visita obra da orla da praia de Atalaia


Depois de percorrer os dois quilômetros do calçadão da praia de Atalaia, em Luís Correia, o chefe do Ministério Público Federal no Piauí (MPF), Kelston Lages, reconheceu que as obras de urbanização da mais frequentada praia do litoral piauiense estão concluídas. Agora, o MPF vai enviar uma equipe de peritos ao local para o relatório final.

Kelston Lages esteve na praia de Atalaia nesta quarta-feira (13) e foi recebido pelo secretário estadual de Infraestrutura, Castro Neto, e pelo engenheiro Aurélio Talbian, responsável pelas obras da orla. “A conclusão da urbanização de Atalaia era nossa prioridade um. O governador Wilson Martins já pode inaugurar esta obra tão sonhada por todos”, diz o secretário.

A Consladel, construtora encarregada da execução do projeto em Luís Correia, vai entregar a obra, de maneira provisória, na próxima sexta-feira (15). “A entrega provisória ocorre para que o governo possa fazer uma check-list da obra para saber se está tudo de acordo com o especificado no projeto. Depois disso, o governo recebe a orla em definitivo”, explica o secretário.

A orla de Atalaia ganhou dois mil metros de calçadão, com rampas para pessoas portadoras de deficiência, asfaltamento da Avenida Teresina, agora toda iluminada no passeio central, iluminação do calçadão e da praia, 14 barracas e 28 blocos com três banheiros “masculino, feminino e para deficiente” cada um. No total, foram investidos mais de R$ 7,5 milhões. “Estamos nos retoques finais e dia 15 a obra estará de fato concluída”, garante o engenheiro Aurélio Talbian.

“Agora estamos em outro mundo”, disse o comerciante Carlos José Rodrigues, dono da barraca Carlitus, um dos grandes incentivadores da urbanização da praia de Atalaia. “Sempre acreditei neste projeto e agora vejo que estava certo. Demorou, mas saiu”.

O próximo passo para o funcionamento total da orla será a instalação de um comitê gestor, que está sendo organizado pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur). O comitê vai ficar responsável pelo gerenciamento do local. O comitê, segundo o procurador Kelston Lages, será fundamental para a conservação da orla.

*Fonte: CCOM

4/12/2011

Após um ano prometendo, orla de Atalaia deverá ser entregue


O Ministério Público Federal no Piauí, através do procurador da República Kelston Pinheiro Lages expediu recomendação ao governador Wilson Martins (PSB) sobre o funcionamento do Comitê Gestor do Projeto de Urbanização da Orla da Praia de Atalaia, em Luís Correia.
O procurador da República recomendou que no prazo de 30 dias, sejam adotadas providências administrativas necessárias para o funcionamento de forma efetiva e adequada do Comitê, considerando que no contrato de Concessão de uso entre a União e o Estado do Piauí está previsto como condicionante, para tal cessão da área federal.
Ao Comitê Gestor do Projeto de Urbanização da Orla da Praia de Atalaia, cabe a gestão integrada da orla, com a participação da sociedade civil organizada e de órgãos públicos, visando a correta execução do plano de urbanização do local, bem como a constante administração e fiscalização do estado de conservação da obra executada.
Segundo Kelston Lages o funcionamento do Comitê Gestor é uma forma de garantir o objetivo final da obra, que é a utilização por parte da sociedade, caso contrário, todos os esforços terão sido em vão. Na próxima quarta-feira, dia 13, Kelston Lages vai pessoalmente até a obra saber como está. Ele informa que engenheiros da Polícia Federal também acompanharão para saber a qualidade da obra e se tem condições de funcionar. Coincidência ou não, o Governo do Estado promete inaugurar a Orla de Atalaia na próxima sexta-feira, dia 15.
*Fonte:180 Graus.
* Edição e foto: Proparnaiba.com

Evento voltado para pescadores será realizado na UFPI em Parnaíba


Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí irá realizar na próxima sexta-feira (15), às 15h, atividade do Projeto de Extensão "Desenvolvimento Profissional dos Recursos Humanos da Atividade Pesqueira no Município de Parnaíba".
O evento será no auditório do Campus de Parnaíba e contará com a participação de pescadores, representante dos poderes Executivo e Legislativo e ainda órgãos vinculados à atividade de pesca em Parnaíba e a comunidade acadêmica.
Durante o evento será proferida a palestra "Formação profissional dos Pescadores Artesanais de Parnaíba" e ainda uma mesa-redonda.
"Nós queremos com esse evento levantar mais informações sobre a atividade pesqueira, quais as dificuldades para elaborarmos um projeto e posteriormente oferecer 10 cursos de qualificação para capacitar cerca de 400 pescadores da cidade. Esse evento é um marco, já que será a primeira vez que os pescadores estarão dentro da universidade discutindo questões voltadas à atividade", disse o professor Osmar Gomes de Alencar Júnior, coordenador especial de extensão do Campus Ministro Reis Veloso.
O evento conta com o envolvimento de estudantes e professores dos cursos de Engenharia de Pesca, Economia e Turismo.
* Edição e foto: Proparnaiba.com

4/11/2011

Obras do saneamento básico de Parnaíba estão paradas


O governo do estado do Piauí anunciou recentemente que o município de Parnaíba, no litoral do Estado, estaria próximo de inaugurar o sistema de esgotamento sanitário, investimento com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ainda segundo informações do governo a obra estaria com 92,3% executada. Para a diretoria técnica da Agespisa, órgão responsável, a obra será concluída ainda esse ano. A engenheira Cecília Campos explicou que as chuvas atrapalharam o ritmo do projeto que estava previsto para ser finalizado em junho, mas assegurou que até o fim do ano todo o projeto será executado.

Sinceramente não dá para acreditar no que diz o governo e a Agespisa, pois o que está sendo dito na mídia na prática é outra bem diferente, se não vejamos: O terreno que servirá para a lagoa de estabilização do esgoto, não tem nada funcionando lá, nenhuma máquina ou homens trabalhando, no momento inclusive, está alagado. De acordo com o projeto de esgotamento sanitário está previsto a construções de oito estações elevatórias, mas até esta data, nenhuma foi construída, sequer iniciada. Em resumo as obras de saneamento básico de Parnaíba estão paradas.

“Esse esgoto ainda nem começou a ser utilizado e a cidade já está desse jeito, os canos estão entupidos e comprometidos, quando começar a funcionar a Parnaíba se tornará uma grande fedentina” disse o vereador Gerivaldo Benício (PR).

Segundo informações do vereador Fernando Gomes (PT) as obras de saneamento básico de Parnaíba são as mais atrasadas do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC no Piauí.

Já o presidente da Câmara de Parnaíba, vereador Gustavo Lima (PTB), declarou que “a assessoria jurídica do legislativo já está trabalhando neste sentido e logo o Ministério Público Federal (MPF) será acionado neste sentido”, disse o presidente.



* Redação: Jornal da Parnaíba

Empresários do trade turístico analisam perfil do turista da Rota das Emoções


Os empresários do litoral do Piauí se reuniram nesta quinta-feira (07), no Sebrae de Parnaíba para analisar novos números do turismo na Rota das Emoções (Delta, Jeri e Lençóis). A pesquisa foi realizada pelo Sebrae e avalia o crescimento dos empreendimentos turísticos, novos investimentos, fluxo de turistas, gastos e o perfil dos visitantes.

Segundo a consultora do Sebrae, Karin Goidanich, a apresentação dos números já aconteceu no Maranhão, Ceará e está encerrando no Piauí. “Esse trabalho serve para que os empresários entendam o comportamento dos nossos clientes, assim a Rota das Emoções pode ser competitiva com outros destinos”, explica.

Os empresários da Rota das Emoções estabeleceram metas que deveriam ser alcançadas em 2010, baseando-se em números de pesquisas anteriores. Segundo os dados apresentados, várias metas foram atingidas, em 2010 a quantidade de empresas formalizadas foi de 118%, um numero considerado muito bom pela consultora do Sebrae. Outra meta atingida no ano passado foi o aumento da permanência do turista na Rota durante a baixa temporada. Em 2009 a média anual de permanência dos visitantes era de seis dias, em 2010 passou pra oito dias.
A renda gerada pelo turismo na Rota das Emoções também cresceu, em 2008 foi de R$ 23.358.600,00, em 2009 passou para R$ 30.103.200,00 e em 2010 houve um aumento para R$ 36.891.000,00. Entre os ganhos reais da Rota pode ser observada a melhoria nos equipamentos como a compra de carros, contratação de novos funcionários e ampliação dos serviços.

Para a diretora de Desenvolvimento do Turismo da Setur, Ana Cristina Freitas, que acompanhou o resultado da pesquisa, os novos dados apresentados mostram um desenvolvimento real do turismo nos três destinos. “O resultado atual da rota satisfaz a todos, traz dados motivadores e aproxima, a cada ano, os Estados que fazem parte das metas estabelecidas. Isso é animador para trabalharmos ainda mais focados no futuro sustentável e alinhados com o empenho desses empresários”, afirma a diretora.

Outra meta importante que foi atingida foi o aumento de ocupação no setor hoteleiro na baixa estação. Dos turistas que visitam o roteiro, 65% são do território nacional e 35% do mercado internacional, sendo que dos turistas internacionais 17% são Italianos, 15% espanhóis, 10% franceses e 7% Alemães e Holandeses. A faixa etária dos turistas ficou entre 36 a 50 anos tanto para o mercado nacional como internacional. O nível de escolaridade é alto, sendo 44% pessoas casadas e 36% de solteiros.

Entre os fatores elencados para a escolha dos passeios, a grande maioria respondeu que se baseiam em conselhos de amigos e também a buscam por informações na Internet. A pesquisa foi feita nas agências que trabalham com a Rota, onde cada turista preenchia um questionário ao final do passeio. O resultado do trabalho pode ser conferido no site da rota das emoções no: http://www.rotadasemocoes.com.br/.

A Rota das Emoções será comercializada no exterior Para 2011 o Sebrae juntamente com a Associação de Empresários de Turismo da Rota das Emoções (AETRE) que estão planejando ações promocionais no mercado internacional. Entre os mercados que serão atingidos estão Argentina, Portugal, Alemanha e Itália. A consultora do Sebrae, Karin Goidanich , explica que já foram feitas ações na Argentina, onde um grupo de empresários visitou operadores e foi formalizado o convite para que esses profissionais conheçam os produtos oferecidos pela Rota. “Estamos iniciando esse trabalho juntamente com a Embratur e temos tido um bom resultado. No final de Abril teremos a visita desses operadores argentinos e em Agosto vamos negociar com agências da Alemanha”, disse.

A Secretaria de Turismo do Piauí avalia como um bom momento para iniciar a divulgação da rota no mercado internacional. A diretora de desenvolvimento do turismo, Ana Cristina Freitas, disse que baseado nesse novo foco da rota a Setur vai se integrar ao trabalho com o propósito de melhorar os serviços e trabalhar a política de combate ao turismo sexual. “A Setur vai se integrar ao processo, já que com o aumento do turista internacional precisamos focar em pontos de políticas púbicas como o combate à exploração sexual infanto-juvenil e buscar incentivar novos empreendedores no litoral que tem boas expectativas de bons negócios com o crescimento do turismo”, disse.


* Edição: Jornal da Parnaíba

4/08/2011

De 22 a 24 o Piauí vai receber a 2ª etapa do Pena Surf Nordeste


Nos dias 22, 23 e 24 de abril o Piauí será o centro do surf amador nordestino, a ASPI - Associação de Surf do Piauí e Prefeitura Municipal de Parnaíba trará a 2ª etapa do PSN- Pena Surf Nordeste, à praia de Pedra do Sal no qual  movimentará todo litoral piauiense. 
Serão mais de 180 atletas competindo as premiações e os pontos do circuito, que distribui a cada etapa cinco mil reais em kits, blocos de pranchas e troféus e três mil pontos por categoria.
Serão dez categorias, dentre elas a mais importante é a Open, categoria que mostra os melhores surfistas do nordeste, e que é a mais visada pelas grandes marcas, pois na open poderá surgir  um futuro campeão brasileiro. Para o Piauí a categotia Mirim tem sido a sua plataforma de projeção, nosso melhor surfista José Antonio "Tempinho" está na quarta posição do ranking, após a primeira etapa que ocorreu em janeiro na praia do Icaraí-CE, degundo Fábio Sousa(ASPI) " muitos surfistas piauienses poderão ter a oportunidade de mostrar seu potencial para todo segmento surf, pois além doevento ser transmitida ao vivo pela internet, muitos empresários da indústria do surf estarão observando para garmpar um novo talento".
Os anos anteriores 2009 e 2010 foi de extrema importância para o surf piauiense, a ASPI com muito esforço conseguiu realizar um sonho de uma geração, fazer com que o Piauí se inserisse no surf nacional. o sucesso do evento foi inevitável, a magia do surf envolve a todos, e 2011 será o ano em que o surf terá uma visualização maior, pois logo após o nordestino teremos em maio a abertura do circuito piauiense 2011.
O esporte Surf já é uma realidade na nossa região promovendo geração de renda, trabalho, inclusão social e desenvolvimento sócio econômico. Objetivos que a ASPI traçou e os atingiu.
Serão três dias de muita diversão e trabalho,, com uma expectativa de mais de três mil turistas se direcionando ao litoral para vivenciar o evento  e cerca de dez mil pessoas nas areias da pedral.
A 2ª etapa do CNS tem apoio da Sorveteria Araújo, Circulando Comunicação, Auto escola Litorânea, HB surf shop, Tv Delta, Jornal das Cidades, Pousada Vila Parnaíba, Pousada Porto das Barcas e Prefeitura municipal de Parnaíba. Organização ASPI, ANS e Top 16.
* Por: Deodato Silva para o Proparnaiba.com

4/07/2011

Governo deve iniciar em cinco dias obras na Lagoa do Portinho


Foto: proparnaiba.com

A Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) deu ordem de serviço para o início de obras na Lagoa do Portinho e Beira-rio no município de Parnaíba, litoral do Piauí, na manhã desta terça-feira (05). Foi dada ordem de serviço para a revitalização da Lagoa do Portinho, em Parnaíba. O local vai ganhar passarela de contemplação, banheiros, píer, pavimentação externa, muro de arrimo e portal de entrada. A obra deve ser executada num prazo de 240 dias e está orçada em R$ 1.489.423,69.
Em Parnaíba, a beira rio do Rio Igaraçu também vai ganhar requalificação urbanística e paisagística com pavimentação asfáltica da Avenida Nações Unidas, construção de praça, quadra, quiosques, centro de informação turística, playground, área para ginástica e alongamento, relógio solar, ancoradouro para jet-ski e recuperação do cais militar. A obra, que deve ser executada num prazo de 300 dias, está avaliada em R$ 7.559.301,31.
“Todos os recursos que serão investidos são provenientes do Governo Federal e após assinada a ordem de serviço a empresa responsável pelas obras tem cinco dias para dar início à revitalização da Lagoa do Portinho e à requalificação urbanística e paisagística da beira rio do Rio Igaraçu”, informou Castro Neto, secretário da Infraestrutura.
* CCom.
* Edição e foto: Proparnaiba.com

4/04/2011

Estrutura logística do Porto de Luis Correia será construída em 2012

Obras do Porto de Luis Correia no litoral do Piauí
O Porto de Luís Correia deve receber as primeiras embarcações, em caráter experimental, no fim deste ano. Essa é a previsão apontada pelo diretor do Departamento de Desempenho Operacional da Secretaria Nacional dos Portos, Wilson do Egito, que participou de reunião com o governador Wilson Martins, na manhã desta quarta-feira (30), no Palácio de Karnak.

Segundo o representante da Secretaria dos Portos, a expectativa é que no fim do ano o cais já esteja finalizado e o porto passe pelos primeiros testes com navios, mas as embarcações ainda não irão atracar, pois a construção do pátio, com os armazéns e a estrutura logística do Porto, integra uma próxima etapa do projeto.

“Viemos comunicar ao governador que a questão burocrática da obra está bem encaminhada. Temos R$ 28 milhões empenhados pelo PAC 2 para obras da dragagem e já foram empenhados R$ 54 milhões para essa etapa da obra que já está em andamento”, afirmou Wilson do Egito.

Depois dos primeiros testes, está previsto para 2012 o início das obras de dragagem do Porto. No projeto, a previsão é que a dragagem do Porto de Luís Correia permita que navios com até 70 metros atraquem no local, carregando até 70 mil toneladas.

Para Wilson do Egito, que é piauiense, a conclusão do Porto de Luís Correia tem um caráter emblemático. “Eu sou piauiense e há 30 anos já era engenheiro, inclusive, já trabalhei nesse projeto do Porto, que agora está caminhando bem. É uma obra emblemática, não só pelo tempo que demorou a ser realizada, mas pelo impacto que pode causar para a sociedade, o litoral e o Piauí como um todo”, disse.

O Porto de Luís Correia é fundamental para o projeto de desenvolvimento e estruturação do Governo do Estado. Com a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Parnaíba, o Porto se torna obra prioritária para alavancar as exportações no Piauí.

* Edição: Jornal da Parnaíba

Entrada para a Lagoa do Portinho está sendo feita pelo Denit

Obras na BR 343, entrada do Portinho
Uma boa noticia para as pessoas que trafegam na BR-343 (Rodovia Governador Alberto Silva), no trecho que liga Parnaíba a Luis Correia. É que está sendo feito o acesso a estrada para a Lagoa do Portinho. O Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Piauí - Dnit-PI, Sebastião Victor Braga Ribeiro, garante que as obras de alargamento da via devem ser concluídas em menos de 30 dias.

Ainda segundo o superintendente, o trabalho está sendo feito pelo 3º BEC, o que descartou processo licitatório, ou seja, após a aprovação do projeto bastou convocar o Bec para o inicio dos trabalhos. As máquinas estão no local e uma equipe trabalhando durante todo o dia.

Sebastião Ribeiro explica que a pista naquele local terá alargamento em 3 metros para um lado e 3 para o outro, sinalização, e pistas distintas para quem entra e sai da via.

Agora só falta o estado recuperar a estrada que liga a Lagoa do Portinho à BR 343.

 * Fonte: Jornal da Parnaíba
 

4/01/2011

Porto de Luís Correia recebe 'navio teste' neste ano


Obras do Porto de Luis Correia no litoral piauiense

Ainda este ano, navios de pequeno porte vão atracar no cais do porto de Luis Correia, no litoral piauiense. A afirmação é do secretário executivo da Secretaria Nacional dos Portos, Wilson do Egito, que esteve nesta quarta-feira (30) em audiência com o governador Wilson Martins, no palácio de Karnak. Egito declarou ainda que a previsão de conclusão total da obra até o final de 2012. “Estou aqui para comunicar ao governador do Piauí que mais R$ 28 milhões foram liberados para a obra do Porto de Luis Correia, somando agora um total de R$ 54 milhões já empenhados”, disse o secretário, salientando que esse novo montante liberado é para a conclusão do cai do porto e iniciar a obras dos aterros e pátios. “Esperamos que ainda esse ano possamos fazer uma operação experimental com navio de pequeno porte”, destacou. Wilson do Egito acrescentou que outros R$ 28 milhões estão previsto no PAC 2 e que deverão ser liberados em 2012. Assim, segundo ele, a expectativa é que até o final do próximo ano o porto inicie formalmente suas operações, inclusive com atracamento de navios de grande porte. “Será a conclusão da obra quase 30 anos após do lançamento de sua pedra fundamental”,concluiu o secretário nacional dos Portos.


Obras do Porto

Na primeira etapa construída, o porto tinha capacidade para suportar navios de até 30 mil toneladas, com a ampliação o porto terá capacidade de suportar navios de até 70 mil toneladas, o que equivale a 70% da frota que circula no Brasil. O projeto do porto ainda abre uma possibilidade futura de outra ampliação para navios maiores.

Os recursos são uma garantia de continuação da obra. “O Porto de Luís Correia não vai parar, pelo contrário, a ideia é acelerar os serviços, já temos os recursos garantidos para as etapas que virão”, disse o governador Wilson Martins.

O engenheiro responsável pela obra, George Zeferino, disse que a meta é finalizar até setembro esta etapa de ampliação do píer. Com a conclusão da etapa de alargamento, o próximo passo será a de dragagem. “Nesse momento estamos com o calado em torno de 7 metros e vamos lançar para 12,5 metros na maré mínima. Esses 12,5 metros vão ter essa capacidade desses navios de até 70 metros entrarem tranquilamente com até 70 mil toneladas”, explica.

O engenheiro explica ainda que a obra do Porto de Luís Correia está à frente da etapa prevista. “Às vezes, a pessoa passa pelo porto e vê poucos funcionários para o tamanho que a obra representa. Estamos trabalhando com 60 operários, a questão é o maquinário que usamos, isso é importante, mais funcionários do que isso para essa etapa do porto seria desperdício, isso não acarreta nos prazos e nem nos valores”.

O Porto de Luís Correia é fundamental para o projeto de desenvolvimento e estruturação do Governo do Estado. Com a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Parnaíba, o porto se torna obra prioritária para alavancar as exportações no Piauí.

O presidente da Companhia Administradora da ZPE de Parnaíba, Mirocles Veras, explica que a ideia é, em poucos anos, dobrar as exportações no Estado. “Oferecendo estrutura e boas condições para as indústrias que irão se instalar no Piauí, já temos empresas interessadas em se instalar na ZPE de Parnaíba. É uma realidade. Agora, para tudo ir em frente precisamos oferecer infraestrutura adequada na cidade, para comportar essas empresas”, afirma Mirocles.

* Fonte: Jornal da Parnaíba