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5/29/2013

Operadores ficaram encantados com o litoral piauiense


O Grupo de Operadores de Turismo de vários estados do sudeste e sul do país que esteve visitando a Rota das Emoções (um dos melhores roteiros turísticos do Brasil) ficou encantado com as belezas do litoral piauiense.

A cidade de Parnaíba foi a que mais despertou a atenção dos operadores, principalmente pelo seu conjunto histórico e paisagístico, Delta, rio, mar e lagoa.

A recente visita foi coordenada pelo SEBRAE em Parnaíba foram recepcionados pelo prefeito Florentino Neto, vice-prefeito Chagas Fontenele, superintendente de turismo e esporte, Arlindo Leão, e Francisco Carvalho, representante da instituição e trade turístico.


*Fonte:acesso343

5/28/2013

Luís Correia fica fora do decreto de R$ 215,2 milhões para portos

Um decreto publicado na edição desta segunda-feira (27) no "Diário Oficial da União" libera R$ 215,2 milhões para ações da Secretaria de Portos (SEP). Entre os projetos financiados com a verba está a dragagem do porto de Suape, em Pernambuco, ao custo de R$ 98,5 milhões.
O decreto também prevê a aplicação de R$ 7,4 milhões na implantação de um terminal marítimo de passageiros no porto de Natal, além da construção de terminais fluviais em cidades do Amazonas, investimento estimado em R$ 46,3 milhões.

Já no porto de Rio Grande (RS), serão gastos R$ 25,8 milhões na recuperação de molhes do canal de acesso.

De acordo com o decreto, houve remanejamento de verbas, ou seja, alguns projetos da Secretaria de Portos perderam dinheiro, que foi transferido para esses novos.

Foram retirados, por exemplo, R$ 18 milhões previstos para a implantação da avenida perimetral portuária no porto de Santos (SP), o maior do país. Além de R$ 100 milhões que seriam aplicados na implantação de píeres de atracação para terminal de passageiro no porto do Rio de Janeiro.

MP dos Portos
Este mês, o Congresso concluiu, após quase 50 horas de discussão, a votação da MP dos Portos. A medida provisória 595/2020 pretende ampliar investimentos e modernizar o setor no país.

Ela estabelece novos critérios para a exploração e arrendamento (por meio de contratos de cessão para uso) para a iniciativa privada de terminais de movimentação de carga em portos, a fim de baixar os custos de logística e melhorar as condições de competitividade da economia brasileira

O texto foi aprovado após 50 horas de discussão, com parlamentares varando a madrugada em uma das votações mais desgastantes que o governo enfrentou no Congresso. Dilma tem até 5 de junho para sancionar ou vetar parcial ou integralmente a proposta para retomada dos investimentos nos portos.

Piauí
O que o governo pretende com a MP dos Portos é evitar situações como a do Piauí, por exemplo – único estado litorâneo brasileiro sem porto. O projeto de construção do primeiro terminal marítimo do estado começou nos anos 1960, e as obras foram iniciadas em 1976. Mas, após 37 anos, o Porto de Luís Correia é apenas um cais abandonado, de estrutura deteriorada, onde repousam materiais e maquinários enferrujados.

Em meio a longas paralisações, falha no edital, rescisões contratuais, falta de estudos de impacto ambiental, além de indícios de superfaturamento e pagamentos indevidos, a iniciativa já custou mais de R$ 390 milhões aos cofres públicos.

*Fonte: G1

5/27/2013

As Tartarugas do Litoral



Um movimento ecológico nasceu no Litoral do Piauí e está revolucionando as consciências das populações praianas. É o Projeto Tartarugas do Delta. Um movimento popular que trabalha com a limpeza das praias, com a participação de voluntários, com a proteção das tartarugas, fazemdo assim uma educação ambiental bastante presente para a geração atual. "Estamos tornando essa prática cada vez mais comum nas praias do Piauí e assim vamos conquistando mais simpatizantes que acabam aderindo às ações de limpeza de praia e levando a ideia de conservação para mais pessoas no seu cotidiano", explica Francinalda Rocha, responsável pela Educação Ambiental do Projeto Tartarugas do Delta.


A coordenadora explica ainda que além de tirar os detritos do meio ambiente e deixar a praia limpa, a ação visa realizada a coleta seletiva do lixo que será vendido e retornará em forma de benefícios para a escola e para a associação de moradores.


A Participação das ações do projeto se dá também com a participação de Associaçções de Moradores e Pescadores, alunos e professores das Escolas, da Universidade Federal do Piauí, que unem esforços ao Projeto Tartarugas do Delta.

O projeto Tartarugas do Delta é executado pela Comissão Ilha Ativa e tem patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, o objetivo é a proteção das tartarugas que se reproduzem e a limpeza do litoral do Piauí.

*Fotos proparnaiba.com

5/24/2013

quinta-feira, 23 de maio de 2013 Mais um internauta se manifesta via facebook sobre falta de respeito em Luiz Correia BlogWiltonveras.com/Facebook Poderá também gostar de: ABSURDO! Secretário de esportes tenta agredir blogueiro em ... População da Zona Rural de Luis Correia reclamam da não ... CEARÁ : Justiça cassa candidatos a prefeito e vice no Ceará ... Familiares e amigos de José Carlos fazem protesto em frenta ... Adolescente é encontrado gravemente ferido no quebra-mar em ... LinkWithin Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Orkut Postado por wilton veras às 14:04 Nenhum comentário: Idosa de 63 anos é agredida pelo próprio filho em Luiz Correia


A idosa Maria do Socorro Amorim Teixeira, de 63 anos, foi agredida pelo filho, Renato Amorim Teixeira de 42 anos, na noite desta quarta-feira (22) dentro da própria casa, no bairro santa Luzia, em Luiz Correia.
 

Segundo o Blog Luís Correia Policia 24horas Renato é usuário de drogas e ao chegar a sua residência passou agredir a própria mãe, A idosa amedrontada saiu em via pública inclusive no momento caio uma forte chuva, e por sorte passava pelo local uma Viatura da CIPTUR.

Os Policiais socorreram a vítima e entraram na residência citada e deram voz de prisão O homem foi preso e levado para o 1° Distrito Policial (DP) de Luiz Correia. Onde foi autuado em flagrante na Lei Maria da Penha.

*Por Wilton veras/Fotos LuisCorreiaPolicia24Horas

Motorista sem habilitação transportava estudantes em Luiz Correia


 Agentes da Polícia Rodoviária Federal de Parnaíba interceptaram um ônibus utilizado no transporte de escolares, na manhã de ontem (22), no Km 60,  da rodovia BR 402, zona rural do município de Luiz Corria, Estado do Piauí.

Equipe de Policiais realizava trabalho de policiamento no trecho quando pararam para fiscalização um ônibus VW 8150 NEOBUS, emplacado em Parnaíba. Este veículo fazia o transporte de vinte três estudantes da comunidade Brandão para Camurupim, ambas no município de Luiz Correia. A ação de fiscalização levou à constatação de que aquele transporte não atendia às exigências do Código de Trânsito Brasileiro.
 A situação mais grave e representativa de risco para a segurança dos escolares está relacionada ao fato de que o motorista D.A.F, 32 anos, não possui habilitação adequada ao tipo de veículo. A fiscalização conseguiu apurar que sua CNH, categoria “AB”, permite que conduza apenas carro de passeio e motos.

Além disso, outros requisitos legalmente exigidos para esta modalidade de transporte não estavam sendo cumpridos. No veículo não havia o equipamento conhecido como tacógrafo, que permite o controle da velocidade desenvolvida e o tempo de direção.

Estava ausente nas laterais do veículo uma faixa lateral informativa da condição daquele ônibus como especializado no Transporte Escolar. Foi observado, ainda, que o extintor de incêndio estava vazio. A PRF providenciou para que os estudantes fossem conduzidos em segurança ao destino por motorista devidamente habilitado e aplicou as multas correspondentes às infrações verificadas.

*Comunicação Social PRF/PI

População de peixe-boi no litoral do Piauí pode estar crescendo


Foto: ChicoRasta/Proparnaiba.com
O objetivo é identificar aspectos ecológicos do peixe-boi marinho no estuário dos rios Timonha e Ubatuba entre os estados do Piauí e Ceará no trecho que vai de Cajueiro da Praia (PI) e Chaval (CE) para subsidiar ações de conservação da espécie.
Com esse intuito, recentemente durante vários dias, biólogos estiveram na região realizando monitoramentos e colhendo dados sobre a presença, sazonalidade e identificar as áreas mais importantes para a conservação do peixe-boi marinho, além de sua biologia e ecologia. Segundo a pesquisadora, Katherine Fiedler Choi que é doutoranda em Ciências Marinhas Tropicais na Universidade Federal do Ceará, pretende-se consolidar os estudos e pesquisas de dinâmica populacional do peixe-boi marinho, com ênfase em estimativa de abundância, densidade e tendências populacionais.
- Estamos promovendo estudos sobre comportamento, determinação de área e uso de hábitat do peixe-boi marinho com ênfase em alimentação e reprodução nas principais áreas de ocorrência. Isso vai permitir definir as áreas prioritárias para conservação do peixe-boi marinho, além de avaliar e divulgar os impactos das atividades de carcinocultura e salinas sobre o animal - explicou a bióloga marinha.
Os biólgos ficaram bastante animados durante a execução do trabalho, poisconseguiram flagrar em determinados momentos a presença de mais de 20 exemplares da espécie em pontos distintos que é atualmente o mamífero aquático mais ameçado de extinção no Brasil, destes foram avistados, inclusive, fêmeas acompanhadas por seus filhotes. - Essa quantidade nunca foi avistada por aqui. O peixe-boi é um animal de hábito solitário e a formação de grupos acontece em período reprodutivo da espécie  - comemora o executor do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA)/Ibama, Heleno Francisco dos Santos .
Segundo os pesquisadores, a estimativa populacional do peixe-boi é de menos de 500 indivíduos no Brasil, sendo extinto nos estados do Espírito Santo, Bahia e Sergipe. O estuário dos rios Timonha e Ubatuba abriga uma população de peixes-boi marinhos ainda pouco estudada. O uso do sonar de varredura lateral de alta definição, que possui GPS acoplado, permite determinar as áreas de ocorrência de peixes-boi marinhos e possivelmente o número de animais que habita o estuário, respondendo às questões sobre estimativa de abundância, densidade e área de vida.
- Os resultados obtidos neste trabalho também subsidiarão a elaboração do plano de manejo do Refúgio de Vida Silvestre do Peixe-boi Marinho que se encontra em processo de criação na região e do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, além de ajudarem na identificação de áreas de Proteção Integral dentro da APA - revela Katherine Choi.
A utilização do sonar de varredura lateral é inédita para o Brasil, com relação ao peixe-boi marinho, e junto com os estudos de bioacústica, proverão novas metodologias para a conservação da espécie, podendo ser utilizados em outras áreas de sua ocorrência. Um levantamento feito no início da década 90 estimou que a população de peixe-boi marinho localizada na costa do Piauí era de um grupo de nove a 14 animais.
*Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Porto de Luis Correia é destaque em matéria nacional 


Extensa matéria do G1 desta sexta-feira (25), denuncia as condições em que se encontra o Porto de Luis Correia, que já custou mais de R$ 390 milhões aos cofres públicos. Veja matéria na íntegra!
O Piauí é o único estado litorâneo brasileiro sem porto. O projeto de construção do primeiro terminal marítimo começou nos anos 1960, e as obras foram iniciadas em 1976. Mas, após 37 anos, o Porto de Luís Correia é apenas um cais abandonado, de estrutura deteriorada, onde repousam materiais e maquinários enferrujados. Em meio a longas paralisações, falha no edital, rescisões contratuais, falta de estudos de impacto ambiental, além de indícios de superfaturamento e pagamentos indevidos, a iniciativa já custou mais de R$ 390 milhões aos cofres públicos.
Porto de Luis Correia (Foto: Arte/G1)
A realidade do único porto do Piauí – que ainda não existe – é justamente o cenário que a MP dos Portos quer extinguir. O plano é estabelecer novos critérios para a exploração e arrendamento para a iniciativa privada de terminais de movimentação de carga em portos públicos, a fim de baixar os custos de logística e melhorar as condições de competitividade da economia brasileira
O texto foi aprovado após 50 horas de discussão, com parlamentares varando a madrugada em uma das votações mais desgastantes que o governo enfrentou no Congresso. Dilma tem até 5 de junho para sancionar ou vetar parcial ou integralmente a proposta para retomada dos investimentos nos portos.
As obras do Porto de Luís Correia estão paradas pela segunda vez. Ao longo de 37 anos, os trabalhos ficaram interrompidos por 24 anos – de 1986 a 2008 e de 2011 até agora. Segundo o governo do Piauí, o porto está na lista de 14 portos marítimos com recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Já a Secretaria de Portos, da Presidência da República, afirma que o projeto "está em vias de aprovação no PAC". A obra continua sem prazo para conclusão.
Estado sem porto
A ausência de um porto e a falta de investimentos em logística são consideradas os maiores gargalos para o agronegócio no Piauí. A distância dos Tabuleiros Litorâneos, localizados em Parnaíba (PI), para o Porto de Itaqui, no Maranhão, por exemplo, é de aproximadamente 535 km. Boa parte da produção de frutas orgânicas como acerola, caju, coco, melancia e goiaba é escoada pelo terminal. Já a distância para o terminal de Pecém, no Ceará, passa de 450 km. Caso o terminal marítimo do Piauí seja concluído, a distância até Luís Correia será de 18 km.

Diretora da indústria da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ivani Gonçalves reconhece que a obra do Porto de Luís Correia é uma necessidade para o estado, que de 2009 a 2011 exportou cerca de R$ 183 milhões pelo Porto de Itaqui, em São Luís (MA), e R$ 156 milhões pelo Porto de Pecém (CE). Boa parte da soja produzida na região dos Cerrados teve de ser enviada ao Maranhão.
Os primeiros estudos para a instalação do Porto de Luís Correia começaram na década de 1960, mas somente na gestão do presidente Ernesto Geisel, em 1976, as obras da estrutura foram efetivamente iniciadas. Em 1986, dez anos após o início da construção, aconteceu a primeira paralisação, por insuficiência de recursos públicos, segundo o Ministério Público Federal (MPF). Na ocasião, apenas o molhe, de três quilômetros, havia sido concluído.
Única estrutura do porto pronta até agora é o molhe (Foto: Kleber Nogueira)
Única estrutura do porto pronta é o molhe, que teve de ser recuperado (Foto: Kleber Nogueira)
O que dizem os governos federal e do PI
Governo estadualGoverno federal
- Recursos para obras já estão garantidos pelo PAC 2
- Rescindiu o contrato de forma unilateral com empreiteiras com base em relatório de órgão da Presidência
- Projeto está em vias de aprovação no PAC 2
- Diz que o estado do Piauí rescindiu de forma unilateral o contrato em maio de 2011
 
Pelo menos R$ 10 milhões foram gastos só para recuperar estruturas deterioradas (Foto: Kleber Nogueira)
Para recuperar partes deterioradas foram gastos pelo menos R$ 10 milhões (Foto: Kleber Nogueira)
Em 2008, passados 22 anos de suspensão das obras, Wellington Dias, governador do estado na época, anunciou a retomada, com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões só para recuperar as antigas estruturas que foram prejudicadas pela ação do tempo.
Em visita ao Piauí, em 2009, o ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, disse que desde a década de 1970 cerca de R$ 390 milhões já haviam sido investidos no Porto e destinou outros R$ 64 milhões para a conclusão da obra até dezembro de 2010. A ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, atual presidente da República, participou do encontro.
Em maio de 2011, um novo problema paralisou as obras. A Secretaria Estadual de Transportes (Setrans) rescindiu o contrato com o consórcio Staff de Construções e Dragagem Ltda./Paulo Brígido Engenharia, responsável pela construção na época.
Procurado pelo G1, o secretário da Setrans, Avelino Neiva, disse apenas que a rescisão unilateral aconteceu com base em relatórios da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (Ciset) e ainda por sugestão da Controladoria Geral do Estado. Entre os motivos para a quebra do contrato está a expiração de prazos.
Sem querer dar mais detalhes sobre o projeto, o secretário afirmou que os assuntos relacionados ao Porto de Luís Correia estão entregues à Procuradoria Geral da República e à Polícia Federal.
A Secretaria de Portos, por sua vez, disse que "o estado do Piauí rescindiu unilateralmente o contrato de construção da obra". Segundo a secretaria, os convênios do governo do Estado com a pasta expiraram no dia 31 de dezembro de 2012 e não existiam mais recursos no Orçamento Geral da União para a colaboração de novo instrumento. Ainda de acordo com a secretaria, após a aprovação do novo projeto no PAC, serão solicitados recursos adequados para firmar outro convênio.
O diretor da Staff, Heitor Gil, disse ao G1 que havia dois contratos da obra. O primeiro, segundo ele, estava de fato com o prazo expirado, mas já havia sido solicitada a prorrogação do prazo antes mesmo de sua expiraçao. Ele afirmou que as obras estavam em estado avançado. "No que tange ao segundo contrato, não havia prazo expirado. O motivo do ato é falso, ensejando a sua nulidade", disse.
Heitor Gil disse ainda que o parecer 004/2011, elaborado pela Controladoria Geral do Estado do Piauí, se resume a descrever as constatações feitas pela Secretaria de Controle Interno da Presidência da República e, nas conclusões, recomenda que a Secretaria Estadual de Transportes adote algumas providências. "Em nenhuma das recomendações consta a paralisação das obras ou/e rescisão do contrato de prestação de serviços", disse Gil.
Procurada pelo G1, a Controladoria-Geral da União (CGU) informou que não acompanha o caso do porto no Piauí, que está a cargo, na parte de fiscalização, da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (Ciset).
Material tem se deteriorado com o passar do tempo na obra do Porto de Luís Correia (Foto: Kleber Nogueira)
Material tem se deteriorado com o passar do tempo na obra do 1º porto do Piauí (Foto: Kleber Nogueira)
O concreto executado compromete não apenas a durabilidade da obra, como também a sua solidez, por não atender ao fim a que se presta"
Relatório da Polícia Federal sobre as obras
Investigação da PF
Com os trabalhos paralisados desde 2011, a obra foi alvo de inquérito na Polícia Federal, a pedido do Ministério Público Federal, para apurar indícios de irregularidades – entre eles, superfaturamento na obra, pagamentos indevidos, falha no edital e falta de estudos de impacto ambiental.
Obra já é alvo de investigação do Ministério Público e Polícia Federal (Foto: Kleber Nogueira)
Obra já é alvo de investigação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal (Foto: Kleber Nogueira)
Imagens feitas no local em março de 2013 mostram estruturas enferrujadas e outros materiais sendo destruídos pela ação do tempo.
No dia 10 de maio deste ano, o MPF ajuizou ação de improbidade administrativa contra ex-secretários de estado, servidores e representantes do consórcio Staff visando o ressarcimento de cerca de R$ 12 milhões aos cofres da União em razão dos prejuízos causados ao patrimônio público por irregularidades praticadas nas duas etapas da construção do porto.
O relatório não faz conclusões enfáticas sobre a ocorrência de fraudes e ilegalidades nos procedimentos licitatórios, apenas recomenda que a Secretaria de Portos aprofunde as investigações"
Heitor Gil, responsável pelo consórcio Staff
A ação foi proposta pelos procuradores da República Kelston Lages e Alexandre Assunção e tem como base relatórios de auditoria produzidos pela da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (Ciset) e laudos de engenharia e contábil elaborados pela Polícia Federal.
"O relatório não faz conclusões enfáticas sobre a ocorrência de fraudes e ilegalidades nos procedimentos licitatórios, apenas recomenda que a Secretaria de Portos aprofunde as investigações, já que, segundo a Controladoria, haveria indícios de desvio de conduta", disse o diretor da Staff, Heitor Gil.
Irregularidades
A Ciset apontou falhas no orçamento e indícios de sobrepreço; ausência de estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental do empreendimento; contratação de etapa da obra sem funcionalidade imediata; divergências entre o plano de trabalho e o contrato de execução das obras e ausência de aprovação de projetos, editais, contratos e aditivos; falhas na elaboração do projeto básico; participação do autor do projeto na execução da obra; ausência de manifestação jurídica quanto às minutas de editais e contratos.
A Polícia Federal constatou a ausência de licença ambiental pelo órgão competente; deficiência no projeto básico; restrição ao caráter competitivo dos editais; superfaturamentos; transferência indevida de R$ 3 milhões da conta específica do convênio para a conta única do Estado; serviços pagos e não executados e imprestabilidade dos serviços executados.
Constam dos laudos da PF as informações de que "o concreto executado compromete não apenas a durabilidade da obra, como também a sua solidez, por não atender ao fim a que se presta". O valor medido e pago, segundo a polícia, está 95,34% superior ao valor dos serviços executados para preços referenciais.
O que é MP dos Portos
A medida provisória  595/2012, conhecida como MP dos Portos, estabelece novos critérios para a exploração e arrendamento (por meio de contratos de cessão para uso) para a iniciativa privada de terminais de movimentação de carga em portos públicos. Leia mais
 
Em outubro do ano passado, o governo estadual anunciou a licitação para a terceira etapa da obra, com mais R$ 150 milhões investidos para colocar em operação um Terminal de Granéis Líquidos e Sólidos. Os recursos do PAC 2 para obras de dragagem, aprofundamento e adequação da navegabilidade nos canais de acesso foram garantidos pelo governo federal, segundo o governo do Piauí. As demais etapas para a conclusão do Porto de Luís Correia são a construção do molhe (R$ 247 milhões) e dragagem (R$ 51 milhões).
Segundo a Secretaria de Portos, da Presidência da República, no entanto, o projeto "está em vias de aprovação no PAC". O órgão disse que obras dessa natureza levam de dois a três anos para serem construídas, dependendo do montante de recursos disponibilizados.
Expectativas
Produtores têm expectativas diversas acerca da construção do porto. Enquanto uns acreditam que ele possa ajudar a escoar a produção do estado, outros não creem nem na conclusão da obra.
Para o produtor Josenilton Lacerda Vasconcellos, um dos pioneiros na fruticultura orgânica no Piauí, o projeto do Porto de Luís Correia "caducou".
Josenilto Lacerda diz que projeto do porto 'caducou' e não acredita mais na sua viabilidade (Foto: Arquivo Pessoal/Josenilto Lacerda)
Josenilto Lacerda diz que projeto do porto 'caducou' no Piauí (Foto: Arquivo Pessoal/Josenilto Lacerda)
"Quando cheguei aqui, há 12 anos, já sabia do projeto do porto. Atualmente não creio na viabilidade e muito menos na sua execução. Como não há política de atração de investimentos, as indústrias e empreendimentos produtivos vão se consolidando em outros estados. Vamos evoluir, no máximo, para fornecedores de matéria prima. Com a Transnordestina voltada para os Portos de Pecém (CE) e Suape (PE), e a desistência da Suzano, o projeto do porto fica totalmente inviabilizado”, avalia Josenilton Lacerda.
Donizeti de Paulo Lima, produtor no Tabuleiros Litorâneos em Parnaíba, diz que a conclusão do Porto de Luís Correia pode viabilizar a exportação do que é produzido no estado. Há cinco anos ele saiu de São Paulo para investir na produção de acerola e mamão no Piauí e planeja ainda a criação de peixes visando o comércio exterior.
"Teríamos uma economia de pelo menos 40%. Hoje dependemos do Porto de Pecém. Deixei de fechar um negócio na França porque ficaria inviável alugar contêneirs no Ceará. Esta é uma obra que viabilizaria as exportações. Estamos próximo à Europa e sem dúvida alguma seria um grande salto para a economia do estado", avalia Donizeti.
Fonte: G1

5/22/2013

População sofre com a falta d'água na zona rural de Luís Correia.



Mesmo com o apoio do Exército Brasileiro no abastecimento d'água potável para os povoados considerados em estado de emergência que se caracteriza pela falta de chuvas, não supre as necessidades dos moradores da zona rural de Luís Correia, que por fazer parte de uma costa terrestre próximas da costa marítima que envolve o oceano atlântico, não se dar para obter uma água de qualidade para beber através de poços tubulares pois são atingidos pela maresia tornando assim a água bastante salobra sem nenhuma condição de consumo. Com isso a população vive do pouco que são recolhidos das chuvas nas cisternas. 
A grande preocupação é o difícil acesso para algumas localidades onde se torna ainda mais precária a situação. Por onde passamos pela a zona rural de Luís Correia e comum encontrar nos terreiros das casas, tambores para o armazenamento de água, que moradores colocam a espera dos carros pipas que não consegue abastecer todas as necessidades do povo.
Com poucas chuvas outra preocupação é a perda das plantações que agricultores são castigados com a seca e perde tudo o que plantou para seu sustento durante o verão, com isso um gasto a mais é inserido na busca da sobrevivência daquelas pessoas.

Fonte: Horlei Oliveira- Facebook

Voos da Azul em Parnaíba dependem de agrado do Governo 


Foto: Proparnaiba.com
Foi o que afirmou o jornalista Arimatéia Azevedo em sua coluna no Portal AZ e Jornal O Dia desta terça-feira, dia 21. Segundo as notas publicadas, os empresários queremincentivo durante dez anos, mas o governo propôs apenas dois. Confira notas:
Vôo
A Azul está pronta para voar para o litoral do Piauí, mantendo uma linha regular que passe por Teresina, provavelmente com destino a Fortaleza, fazendo escala em Parnaíba. 
Mas isso vai depender do agrado do governo. 


ICMS
Segundo se especula, a Azul propõe uma redução no pagamento do ICMS sobre combustíveis. 
Seria uma grande conquista para a região de Parnaíba, incentivando o seu turismo e seus negócios. 

PAC da Aviação
Há, em curso, no Governo Federal, o PAC da Aviação, pelo qual, o governo garante a lotação de 60% dos vôos regionais. 
Em cada voo de 100 lugares, o PAC garante 60. 

PAC da Aviação 2
Os empresários querem esse incentivo durante dez anos, o governo propôs apenas dois. 
Se der certo, o Piauí terá vôos para Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.
*Edição e fotos: Proparnaiba.com

5/13/2013

Pescador é morto com dois tiros na cidade de Luis Correia


Imagem: Catita
O pescador identificado como Antonio Neilton da Costa Silva Nascimento, de 23 anos, foi assassinado com dois tiros de uma arma de fogo de calibre ainda desconhecido, fato ocorrido por volta das 21hs da noite desse domingo (12) quando o mesmo encontrava-se em frente a uma casa localizada a rua Amadeus Martins da Rocha, no lugar conhecido como porto do Patresi, em Luis Correia.

 A vítima residia a rua Afonso Serra, nº 205, em Luis Correia, dados colhidos pela policia militar.

De acordo com as primeiras informações, 3 homens em uma moto efetuaram pelo menos 5 disparos, sendo que dois atingiram a vítima nas costas e um dos tiros acertou o nariz.

Uma patrulha da CIPTUR comandada pelo cabo C. Santos chegou ao local e fez o levantamento da ocorrência.

*Fonte: Portal do Catita

Justiça quer devolução de 12 milhões de reais das obras do porto 


O Ministério Público Federal no Piauí anunciou na tarde desta sexta-feira (10) que ajuizou ação para ressarcir os cofres públicos em R$ 12 milhões, por conta de supostas irregularidades nas obras do porto de Luís Correia (PI).
Os procuradores pediram que a Justiça conceda liminar para tornar indisponíveis os bens de 12 pessoas que estariam envolvidas no caso, entre ex-secretários, servidores públicos e executores do projeto.

casoposrs2.jpg
Silvano Alencar, Luciano Paes Landim e Alexandre Castro estão entre os citados no processo movido pelo MPF: pede indisponibilidade dos bens
SILVANO, ALEXANDRE NOGUEIRA, LUCIANO PAES LANDIM
Buscando assegurar o ressarcimento aos cofres públicos do prejuízo milionário, o MPF pediu à Justiça uma liminar determinando a indisponibilidade dos bens dos ex-secretários estaduais de transporte, entre 2007 e 2010, Luciano José Linard Paes Landim, Alexandre de Castro Nogueira e Norma Maria da Costa Sales; do Consórcio Staff – composto pela empresas Staff Construções e Dragagem Ltda e Paulo Brígido Engenharia; do secretário de fazenda do Estado do Piauí, Antônio Silvano Alencar de Almeida; dos engenheiros fiscais da Setrans/PI Marlus Fernando de Brito Melo e Anderson Castelo Branco Lopes; do diretor do departamento de desempenho operacional da secretaria de gestão e infraestrutura da SEP Wilson do Egito Coelho Filho; do servidor público estadual Vivaldo Tavares Gomes; do ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação da Setrans/PI Andros Renquel Mele Graciano de Almeida; do ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação da Setrans/PI Idelmar Gomes Cavalcante e dos representantes do consórcio Staff-Paulo Brígido, Heitor Gil Castelo Branco e Paulo Raymundo Brígido de Oliveira, todos no polo passivo da ação, até o valor do dano causado.
Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde
Fotos feitas no final de abril para a Revista Cidade Verde
A paralisação das obras e a promessa de retomada com uma nova licitação foram destaques de capa da Revista Cidade Verde na segunda quinzena de abril. A reportagem mostrou o sonho de mais de 100 anos pela obra, os novos projetos e a paralisação dos trabalhos, em função do rompimento do contrato pelo Estado com as empresas executoras.
A ação do MPF foi movida pelos procuradores da República Kelston Lages e Alexandre Assunção. Eles usam como base relatórios da Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (CISET) e laudos de engenharia contábil elaborados pela Polícia Federal.
Os dados da CISET também foram usados pela Secretaria Estadual de Transportes para romper o contrato com o consórcio Staff-Paulo Brígido, responsável pela obra e que contestou o laudo da Secretaria de Controle Interno na época de sua divulgação.
Segundo o MPF, as empresas chegaram a receber R$ 11.553.525,59 dos R$ 16 milhões repassados ao Estado pelo Governo Federal.
As acusações
Os relatórios da CISET e Polícia Federal apontaram vários indícios de irregularidades, mas ambos constataram falhas na elaboração do projeto básico e ausência de licença ambiental.
Os problemas também envolveriam possíveis superfaturamentos, transferências indevidas e, segundo o MPF, a "imprestabilidade dos serviços executados". Ou seja, otrabalho feito não teria mais serventia.
De acordo com o laudo da PF, “o concreto executado compromete não apenas a durabilidade da obra, como também a sua solidez, por não atender ao fim a que se presta”.
Kléber Nogueira
Liminar
A liminar pedida pelo MPF quer que os bens de 12 pessoas se tornem indisponíveis, sendo três ex-secretários estaduais de Transporte, os representantes do consórcio que executava a obra, o secretário estadual de Fazenda, dois engenheiros fiscais da Setrans, dois ex-presidentes da comissão de licitação, um diretor da Secretaria Especial dos Portos e um servidor público estadual.
Além disso, foi solicitado o aprofundamento das investigações policiais para apurar se houve responsabilidade criminal dos envolvidos, para que outras providências sejam adotadas.
*Fonte: Fábio Lima/Cidadeverde.com e Apoliana Oliveira/180graus.com

5/10/2013

Técnicos do MTur fiscalizam obra no município de Cajueiro da Praia


Terminal Turístico de Barra Grande
Uma equipe de técnicos da Secretaria do Turismo do Piauí (Setur) e os técnicos Marcelo Sousa e Roberto Pinto, do Ministério do Turismo (MTur), estão fiscalizando obras no interior do Piauí. Nesta quinta-feira (9), eles estão em Cajueiro da Praia, vistoriando o Terminal Turístico de Barra Grande e o local onde será feita a Reserva do Pescador e nesta sexta-feira (10), eles seguem para Santa Cruz dos Milagres.
Segundo a assessora da Setur, Marileide Pedro, duas obras tiveram seus contratos rescindidos por problemas com as construtoras e estão sendo relicitadas e a Reserva do Pescador em Barra Grande estava parada por ordem judicial. Para que as novas licitações aconteçam, os técnicos do Ministério do Turismo estão avaliando o que já foi executado em cada obra. “São três obras que têm convênios com o Ministério do Turismo, dessas obras, apenas uma iremos continuar com recursos próprios e as outras duas vamos terminar contando com recursos do Ministério”, informa.
Em Santa Cruz dos Milagres, a equipe vai vistoriar a construção de Infraestrutura Turística no Entorno do Santuário, a obra consiste em estacionamento, praça de alimentação, banheiros, redódromo, centro de informações turísticas, loja de souvenir e guarda-volume. Essa obra tem convênio com o MTur e custa cerca de R$2 milhões.
Em Cajueiro da Praia, as obras são: Reserva do Pescador e o Terminal Turístico de Barra Grande que será finalizada pelo Governo do Estado e inclui dois pavimentos, com cozinha, área de administração, depósito, sanitários masculino e feminino, restaurantes, área para refeição e estacionamento para ônibus. O valor da obra é de R$768.796,59.
 
*Fonte: Blog do Pessoa.

5/08/2013

Luiz Pedrosa é conduzido à Polícia Federal

 

Ex-Prefeito de Luis Correia, Luiz Pedrosa
DEPOIS DE INÚMERAS CONVOCAÇÕES DA POLICIA FEDERAL PARA QUE O EX-PREFEITO DA CIDADE DE LUIS CORREIA COMPARECESSE A SEDE DA INSTITUIÇÃO NA CIDADE DE PARANAÍBA PARA PRESTAR DEPOIMENTO NOS PROCESSOS FEDERAIS QUE RESPONDE POR CRIME DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO, ONDE O MESMO SEMPRE ALEGAVA PROBLEMAS DE SAÚDE E APRESENTAÇÃO DE ATESTADOS MÉDICOS FALSOS PARA NÃO COMPARECER, O EX - PREFEITO FOI SUBMETIDO A CONDUÇÃO COERCITIVA ( À FORÇA ), AO PRÉDIO DA POLICIA FEDERAL PARA SE EXPLICAR.

     LUIZ PEDROSA ACUMULOU VÁRIOS PROCESSOS QUE LHE CAUSARAM CONDENAÇÕES QUE SE ESTENDEM ATÉ 2025 SEM PODER ASSUMIR CARGOS E NEM CONTRATAR COM OS ÓRGÃOS PÚBLICO, ALEM DA PERDA DOS DIREITOS POLÍTICOS POR TEMPO INDETERMINADO, SENDO CONSIDERADO O RECORDISTA DE PROCESSOS NA JUSTIÇA FEDERAL NA HISTÓRIA DE LUIS CORREIA.
 
Fonte: http://gilveras.blogspot.com.br/
Edição: Blog do Litoral.

47º dia Mundial das Comunicações será comemorado em Parnaíba


O bispo diocesano Dom Alfredo Sháffler convida os jornalistas, blogueiros, locutores, apresentadores de TV e comunicadores em geral para participarem do dia Mundial das Comunicações, o qual será comemorado em Parnaíba, no próximo dia 11 de maio
às 15h no Centro Pastoral Sagrada Família, situado à Rua Josias Moraes, ao lado da comunidade católica Shalom. Na ocasião Dom Alfredo refletirá com os comunicadores sobre a Mensagem do santo padre o Papa para o 47º Dia Mundial das Comunicações cujo tema é: Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização. Ao final haverá momento de confraternização entre os comunicadores.
*Edição: Proparnaiba.com

M Shows e Procon Municipal fazem acordo por meia-entrada


Imagem: Tacyane Machado
Esteve na manhã de hoje (07/05), na sede do Procon Municipal de Parnaíba, localizado na Rua Dr. José Basson, Centro, o representante da Casa de Entretenimento, M Shows, em reunião com o Secretário Executivo do PROCON Municipal de Parnaíba, Dr.Miguel Bezerra e o Promotor de Justiça Antenor Filgueiras para tratarem da meia-entrada.

Na sede do Programa de Orientação e Defesa do Consumidor, chegaram denúncias de estudantes de que não estaria sendo vendida a meia entrada para um evento que a casa de entretenimento realizará na sexta-feira (10) e por isso o empresário Francisco Maluco foi chamado para reunião.

De acordo com Dr. Miguel Bezerra, está havendo um grande número de carteiras de estudante falsificadas em Parnaíba e devido a isso, o empresário vai disponibilizar na sexta-feira (10), o dia todo, a partir das 8h, a venda da meia-entrada. “Antes deste dia, será vendida o inteira. O Procon juntamente com o Ministério Público achou razoável a proposta para que seja inibida a falsificação de carteiras”.

Dr. Miguel Bezerra informou ainda que a falsificação de carteiras estudantis em Parnaíba está sendo objeto de investigação da Polícia Civil.

Para adquirir a meia-entrada, os estudantes deverão fazê-lo na Rádio Liderança, na sexta-feira, a partir das 8h até o horário do show. Só será possível adquirir a meia-entrada com a apresentação com carteira estudantil e carteira de identidade ou cópia da certidão de nascimento. O carteira de identidade ou cópia da certidão de nascimento deverá ser apresentada também pelas pessoas que comprarão a inteira.
*Tacyane Machado para o Proparnaiba.com