Páginas

2/03/2012

Parnaíba: Imenso vazio de lideranças e propostas modernas

Se você destinar um pouco do seu tempo para uma reflexão simples há de chegar fácil à conclusão de que Parnaíba é hoje um grande vazio de novas lideranças e de propostas modernas.
De 2 em 2 anos existem eleições neste país. Quando a eleição é municipal são sempre as mesmas caras disputando uma cadeira de vereador (para prefeito a coisa pouco muda). Tem gente até se profissionalizando nesta área, visto que, dependendo da votação obtida, o fulano tem um emprego garantido na prefeitura; ou então tem cacife para lucrar uns “trocados” vendendo-se para os candidatos a deputado, cada vez em número maior, que buscam a cada 4 anos o votos dos parnaibanos retornando depois para seus parlamentos, esquecidos da obrigação de darem a contraproposta que seria a defesa dos interesses da coletividade.
Isso é um caos. Passada a campanha ninguém mais se preocupa com nada. Os que foram candidatos que bradavam nos palanques amor e preocupações com a cidade. Isolam-se, como se em masmorras, e vão cuidar de suas vidinhas pequenas. Se eleitos, vão posar de autoridades ou administrar suas contas bancárias com o que podem usufruir do mandato que ganham da população. E que me perdoem aqueles que são a exceção a esta regra. A exceção sempre é discreta e a sabedoria popular reconhece.
Mas, o que fazer para mudar o quadro? Onde fica o exercício da cidadania se os “heróis” só aparecem durante a campanha política? Afora isso, quase ninguém diz nada, contesta alguma coisa, ou oferece proposta para somar com quem eventualmente esteja no Poder. O silêncio dos covardes não atrapalha, é verdade. Mas causas danos irreparáveis. ”O pior pecado é o da omissão”.
O Movimento Estudantil
Que coisa mais triste, mais inerte, do que o movimento estudantil em Parnaíba? Um movimento que já foi forte no passado, de onde surgiram até vereadores como  Arimatéia Carvalho, José de Lima e Silva, Alprim Moreira, Francisco Jurity e José Alberto Barros...!
O que aconteceu com os Centros Cívicos das escolas do ensino médio e fundamental? E dos Centros Acadêmicos de nossas Universidades, como o Diretório Acadêmico 3 de março, do Campus Reis Velloso?!
Faltam professores nas escolas para disciplinas importantes, mas ninguém diz nada; negam ao estudante o direito à meia entrada, assegurado em lei, ninguém protesta, e quando há alguma reação, é tímida; Os serviços de transporte coletivo são ineficientes e humilhantes, todos aceitam de bom grado. As reações no meio estudantil inexistem.
Em Parnaíba ainda existe a ACEP – Associação Colegial dos Estudantes Parnaibanos, mas serve pra quê?
A verdade é que as pessoas continuam sendo tocadas, levando uma “vida de gado”, sem se questionarem ou refletirem sobre as formas de vida que levam. Nossos políticos se dizem honestos e muitos acreditam, enquanto eles riem da gente, na comodidade de seus lares. O parnaibano, infelizmente, ainda acredita em discursos ocos, vazios, torpes, ufanistas...Na ausência do bem o mal triunfa. Sempre.
Até quando vamos ser apenas coadjuvantes do “status quo”? Contemplativos, vamos aceitando a miséria e os miseráveis que usurpam a fortuna da população. Até quando, meu Deus!!!
Ponderações sobre a falta de luz em Parnaíba
Há quanto tempo nós do litoral piauiense sofremos com a incapacidade da nossa empresa de energia elétrica? Era a CEPISA, agora é ELETROBRÁS - Piauí. O que mudou, além do nome?!
Todos sabemos: basta o céu anunciar chuva, e não precisa nem chover para que soframos os prejuízos decorrentes da oscilação de
energia elétrica. Cadê o tão decantado programa do governo federal "Luz para todos", que não se faz sentir no mais simples povoado deste Piauí? E a implantação de uma usina eólica em Parnaíba, serve ao menos para minimizar as oscilações na rede elétrica?
E me vem um monte de políticos demagogos, enganadores da boa fé dos parnaibanos, falando-me em ZPE; implantação de novas indústrias no nosso "distrito industrial"...Confiados em quem? Que o governo do PT faça  investimentos de grande monta na Eletrobtrás? Não esqueçam que é o mesmo governo que há 9 anos ilude os piauienses com essa anedota de conclusão do Porto de Luís Correia.
Ora, nos poupem. Bestas são vocês!!!

*Bernardo Silva para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário