Páginas

8/22/2012

Plano de desenvolvimento turístico será lançado nesta terça-feira


Imagem: Divulgação
 O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Piauí, um estudo pioneiro que aponta os rumos para o setor turístico do Estado até o ano de 2020, será lançado às 17 horas, desta terça-feira (21), na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), à Avenida Campos Sales, 1046, em Teresina.

A consultora Manuela Scaldaferri fará a apresentação do documento, que contém dados de todos os polos turísticos do Piauí, como Teresina, Costa do Delta, Origens, Aventura e Mistério, Nascentes, Águas, e Histórico Cultural. Esses polos envolvem 122 cidades e foram definidos dentro do projeto Roteiros do Brasil, criado pelo Ministério do Turismo.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Piauí foi realizado em três etapas. Primeiro foram feitas pesquisas de mercado e reuniões com o trade turísticolocal, seguido de pesquisa das potencialidades, quando foram realizadas visitas técnicas aos vários polos turísticos para a elaboração de cenários e a construção de uma visão de futuro. A terceira etapa foi destinada à consolidação do plano estratégico.

As vertentes do turismo que são apresentadas no plano são negócios, histórico-cultural, rural, sol e praia, ecoturismo, aventura, esportivo, científico, pedagógico, de lazer e religioso. O objetivo macro do estudo é desenvolver o turismo de forma competitiva, pautado na sustentabilidade e na integração do setor, como forma de gerar benefícios tanto para as comunidades locais como para os visitantes.

O estudo surgiu de uma demanda do Governo do Estado e foi realizado pela consultoria Daventura, com sede em Salvador e atuação em todo o país. A empresa, que tem quatro anos no mercado, é especialista em serviços de consultoria para planejamento e marketing turístico, interpretação do patrimônio, ecoturismo, e turismo de aventura.
Fonte: Ccom
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário