Páginas

8/29/2012

Professores e alunos ocupam reitoria da UESPI e cobram melhorias


O prédio da reitoria da Universidade Estadual do Piauí foi ocupado nesta segunda-feira (27) por professores e estudantes que cobram melhorias para a instituição. 
Os docentes da UESPI estão em greve há 15 e durante assembleia realizada no campus Poeta Torquato Neto foi decidido pela ocupação da reitoria.
De acordo com a presidente da Associação dos Docentes da UESPI, professora Lina Santana, a categoria cobra um posicionamento da reitoria da instituição em relação à greve e sobre um documento que teria sido entregues aos professores ameaçando cortar o ponto daqueles que aderiram à greve.
Já os alunos cobram mais investimentos para a universidade. Eles defendem a autonomia financeira da UESPI e que 5% do Orçamento Líquido do Estado sejam investidos com a instituição. Segundo o alunado, o valor é o mínimo para que a universidade possa funcionar de forma satisfatória.
“Além da autonomia financeira, nós estamos cobrando melhorias estruturais. Entre elas está a construção de restaurantes universitários em todos os campi da UESPI, ampliação dos prédios e dos acervos de todas as bibliotecas, além da contratação de mais professores efetivos”, explica Luan Mateus, representante dos estudantes da UESPI.
Segundo os manifestantes, o restaurante do campus Poeta Torquato Neto estaria licitado, faltando apenas o inicio das obras de construção. Segundo eles, a reitoria teria informado que os trabalhos estariam previstos para iniciar no mês de dezembro.
Em relação à contratação de professores efetivos, os estudantes afirmam que apesar da realização de concurso público recentemente, ainda existem muito docentes temporários na instituição.
“Ainda há uma defasagem de aproximadamente 500 professores efetivos. Cobramos a realização de um novo concurso. A Lei 122 diz que a universidade pode ter no máximo um terço de professores temporários, no entanto, hoje cerca de 40% dos professores da UESPI são substitutos”, afirma Luan Mateus.
Os manifestantes prometem ficar acampados até serem recebidos pelo reitor da UESPI, Carlos Alberto Pereira. Uma reunião estava marcada para a manhã de hoje, no entanto, o diretor da universidade teria se recusado a falar com todos os professores e estudantes.

“Tínhamos marcado uma audiência com ele [Carlos Alberto] para as 11 horas de hoje, no entanto, ele disse que só aceitaria conversar com uma comissão. Não aceitamos essa condição por entender que todos tem o direito de participar desta discussão. Ele desmarcou a reunião, por isso decidimos ocupar a reitoria, que é um prédio público. Ficaremos aqui até ele aceitar dialogar com todos nós”, explica Luan.
Governo
Através de sua assessoria de comunicação, a Universidade Estadual do Piauí afirma que as reivindicações de professores e estudantes barram na falta de autonomia da reitoria da UESPI. Segundo a ASCOM, o Governo do Estado é o responsável por conceder reajustes salariais e liberar recursos para a instituição.
Portal AZ.com
Edição: Thiago Pires/ Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário