Páginas

2/28/2012

Rodoviária Sem Banheiros

O terminal rodoviário da cidade de Luis Correia, permaneçeu durante todo o carnaval sem disponibilizar as instalações dos banheiros para os visitantes da cidade. Em carnavais passados, os mesmos ficavam sem condições de uso devido a entupimentos e fedentina insuportável. Ao invés de resolver o problema de manutenção, a Prefeitura resolvel interditar os banheiros para reclamação geral daqueles que visitavam o terminal.

2/15/2012

De Olho no Sr. Prefeito Kim

E  ENTÃO SR. PREFEITO!
O QUE DEVE IMAGINAR  O CIDADÃO,  QUE OLHA E ESCUTA TODOS OS DIAS , AS MIL HISTÓRIAS SOBRE AS DIVERSAS FARSA ,QUE UM INDIVIDUO PÚBLICO ARRANJA PARA SE BENEFICIAR DO ERÁRIO  ALHEIO?
QUEM DE VÓS, NOS EXPLICA ESSA HISTÓRIA DOS VEÍCULOS CONTRATADOS PELA PREFEITURA , USAREM  E ABUSAREM DA FORMA COMO CONSOMEM COMBUSTIVEL, SEM  QUE NOS PAREÇA HAVER NENHUMA PREOCUPAÇÃO COM O CONTROLE?
AGORA, JÁ PRATICAMENTE COM MAIS DE TRES QUARTOS DE CAMINHOS ANDADOS , O  SR PREFIETO, OBRIGA OS  PROPRIETÁRIOS  DOS  CARROS CONTRATADOS,   USAREM  AS FAIXAS  COM  O  LOGOTIPO  DA PREFEITURA. PORQUE SOMENTE AGORA?
MUITO INTERESSANTE, É QUE ALGUNS DESSES MOTORISTAS, ATENDEM COM A PIOR QUALIDADE  AOS PRÓPRIOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA E ABUSAM DO USO  INDEVIDO DE SEUS VEÍCULOS, MOSTRANDO A TODO MUNDO QUE NÃO ESTÁO NEM AÍ  PROS SEUS COMPROMETIMENTOS CONTRATUAIS. OU OS PASSEIOS,  -  COMO  IR  A  PRAIA ; LEVAR A FAMÍLIA A IGREJA; DESFILAR NAS AVENIDAS  A TROCO DE NADA , APÓS O EXPEDIENTE,  NÃO SIGNIFICA NADA PARA A PREFEITURA?
E  MAIS GRAVE É  SE SABER, QUE TEM PROPRIETÁRIO DE CARRO, VENDENDO GASOLINA, PARA COMPLETAR O VALOR DA PARCELA DO FINANCIAMENTO. ENTÃO, QUE NOS  PERDOE O SR ADMINISTRADOR, MAS, MESMO ASSIM CONTINUAMOS  ENXERGANDO  UM  ABUSO  A  FORMA  COMO  SÃO  ADMINSITRADAS AS COISAS POR AÍ.
COMO SE NÃO BASTASSE, SR. PREFEITO,  NO MOMENTO EM QUE APARECE  ALGUÉM , NECESSITADO PARA RECEBER UM SOCORRO, ESSE VEÍCULO IMEDIATAMENTE TEM VÍNCULO, E VOCÊ QUE ELEGEU ALGUÉM PARA FAZER ALGUMA COISA  POR VOCÊ  VAI  FICAR A VER NAVIOS.....MAIS UMA VEZ.

*Fonte: Blog do Pessoa

2/13/2012

Barragrandenses profissionalizam-se como garçons e garçonetes 

Terminou neste sábado (10), o curso profissionalizante de garçon e garçonete oferecido pelo SEBRAE em parceria com a prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia  e o FESTIVAL BARRA JAZZ E BLUES, em Barra Grande, municipío de Cajueiro da Praia.
O Objetivo do curso é aprimorar a capacidade profissional dos estabelecimentos das redes de hotéis, restaurantes, bares e nativos que irão trabalhar durante o FESTIVAL BARRA JAZZ, que acontecerá nos dias 18 a 20 de fevereiro na paradisíaca praia barragrandense. O mesmo foi direcionado a microempresários locais e para aqueles que se interessavam e desejavam profissionalizar-se no campo.
 
*Fonte: proparnaiba

2/10/2012

12 celulares foram apreendidos na penitenciária de PHB só em 2012

Apreensão de drogas e celulares
A Secretaria de Justiça apresentou os materiais apreendidos em quatro casas de detenção do Piauí, foram 87 celulares recolhidos durante o ano. Somente nos meses de dezembro de 2011 e janeiro de 2012, foram 45 celulares apreendidos. 
A apresentação aconteceu numa coletiva de imprensa na manhã da última quarta-feira, dia 8, na Escola Penitenciária, na BR-316.
Os dados relativos à Penitenciária Mista de Parnaíba se referem ao ano passado todo. Segundo a Secretaria, de janeiro a dezembro de 2011, 42 celulares apreendidos, 117 porções de crack e maconha, 36 ferros pontiagudos, três facas de mesa e dois punhais. Já em janeiro deste ano, foram apreendidos 12 celulares, um canivete, um punhal e quatro ferros pontiagudos. 
Em Floriano, na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, foram apreendidos 20 celulares, baterias, carregadores, armas brancas, grande quantidade de maconha, crack e cocaína.
Em duas penitenciárias de Teresina, foram retirados dos detentos nove celulares, quatro carregadores. Além disso, na Casa de Custódia José Ribamar Leite, foram encontradas grandes quantidades de maconha, crack e comprimidos. 
Já na penitenciária Irmão Guido, no dia 17 de dezembro, com o detento Ferdinand José de Oliveira foram apreendidos 74 pedras de crack e em janeiro, foram feitos três flagrantes: Francisco Felipe da luz, Paulo Henrique Alves de Oliveira e Roberval Feitosa foram apreendidos quatro celulares completos, 400 gramas de maconha e 20 pedras de crack.
“Com essas apreensões, mostra nossa preocupação em sempre fazer as vistorias na capital e no interior. Temos coibido bastante a entrada de objetos e drogas, provando que eles que têm que se adequar às nossas medidas e não nós as deles. Estamos lutando constantemente para fazer do sistema prisional um espaço tranquilo, como deseja a sociedade civil organizada”, declarou o secretário Henrique Rebelo. 
O secretário afirmou ainda que quando os detentos são identificados com os materiais, eles são levados à delegacia da área, para registrar o flagrante e tem sua pena aumentada.

*Fonte: cidadeverde.com

2/08/2012

Investigada misteriosa mutiplicação de pescadores no litoral 

arrastão na praia de atalaia
Ocorreu uma multiplicação milagrosa de pescadores no Piauí entre 2006 e 2011. O registro de profissionais simplesmente deu um salto de pouco mais de seis mil inscritos para 33.540. O Governo Federal investiga a possibilidade de fraude na concessão do seguro-desemprego.
O benefício pode estar sendo concedido a quem nunca viu uma tarrafa ou mesmo um anzol, mas embolsa quatro salários mínimos todo ano como se vivesse exclusivamente da pesca.

O seguro-desemprego é garantido durante o defeso (proibição da caça ou pesca, geralmente no período de reprodução) fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Deve durar 180 dias. Entre os principais requisitos para requerer o benefício estão a comprovação do exercício profissional ininterrupto (fora durante o defeso) e não ter outro vínculo de emprego ou outra relação de trabalho, "tampouco outra renda diversa da decorrente da atividade pesqueira".
LITORAL DO PIAUÍ.

Dos 224 municípios piauienses, 67% (151) têm homens e mulheres que devem estar vivendo apenas da pesca. No litoral do Estado, estão 15.190 pescadores (Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Buriti dos Lopes), o que corresponde a 45% dos registros. O Ceará, com o seu imenso litoral, há 27.768 registros, 11% a menos do que no Piauí. Na comparação entre as duas capitais, Teresina tem 2.221 pescadores, mais do que em Fortaleza, com 1.427.

A investigação é realizada em todo o País. O Ministério da Pesca e Aquicultura já cancelou o registro de pescadores em Sergipe, Paraná, Maranhão, Pará, Ceará e Bahia. A situação do Piauí está sob análise e conta com a colaboração do Ministério do Trabalho e Emprego. Por enquanto, está suspensa até o dia 31 de março de 2012 a "recepção de pedido de inscrição no RGP (Registro Geral de Pescadores) e de emissão de Licença Inicial apra Pescadores Profissionais na Pesca Artesanal".

Setur faz reunião preparatória para monitoramento no carnaval

orla da praia de atalaia
Será realizada nesta quinta-feira (9) em Luis Correia, pela Secretaria de Turismo (Setur), reunião de monitoramento dos serviços turísticos como forma de avaliar a preparação do trade para o carnaval, em especial dos comerciantes na Orla de Atalaia e Coqueiro no litoral piauiense.

O secretário do Turismo, Silvio Leite, irá solicitar o reforço também do trabalho conjunto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Segurança e Polícia Federal no controle dos chamados paredões de som, que são muito utilizados nas cidades do interior e acabam incomodando os turistas. “A prática de uso de paredões é muito constante em locais como a Praia do Coqueiro, que acaba incomodando os turistas. Muitas vezes, ficam quatro a cinco carros ligados ao mesmo tempo, com músicas diferentes. Em outras cidades do interior, isso também vem acontecendo e precisa ser controlado”, disse o secretário.
* Fonte: Jornal da Parnaiba.

2/07/2012

A Pesca Predatória

Trapiche em Luis Correia
O SBT Repórter desta segunda, 06 de fevereiro, faz uma pergunta: Até onde você se arriscaria pelo sustento da família? A equipe do programa viajou até o Nordeste do Brasil para mostrar, com exclusividade, a pesca predatória da lagosta e escancarar uma atividade ilegal, que pode fazer desaparecer para sempre uma iguaria valiosa. A equipe também flagra imagens de um crime ambiental no fundo do oceano: Em poucos minutos, dezenas de lagostas vão para as redes. Em Luis Correia, a gambiarra feita pelos mergulhadores em alto mar não é diferente e o único equipamento de segurança é a própria sorte. Existem inúmeros exemplos de quem pagou com a própria vida por desempenhar essa atividade criminosa. A pesca no Litoral do Piauí ainda é extremamente predatória. Essa prática mata milhões de toneladas de peixes, crustáceos, tartarugas e mamíferos marinhos todos os anos em nosso Litoral. O impacto maior está sendo sentido na pesca da LAGOSTA que vem sofrendo um processo contínuo de desaparecimento da nossa costa. E o IBAMA, órgão responsável pela fiscalização e controle das atividades pesqueiras, não tem cumprido o seu papel, e vive com suspeitas de corrupção na relação entre seus agentes e empresários do setor. A população litorânea é testemunha ocular de um constante desrespeito ao período de defeso das espécies marinhas. São barcos saindo na madrugada, com uso de instrumentos de pesca há muito tempo proibidos, chegando com toneladas de produtos pescados ilegalmente. Porque o IBAMA também não ver?... Essa atividade, notada ano após anos pela população nativa do Litoral, deixa bastante clara a possibilidade de extinção da espécie e conseqüentemente, a deterioração de um setor que poderia contribuir potencialmente para o nosso desenvolvimento social e econômico. Entre todos os envolvidos no setor, incluindo os industriais, armadores, pescadores, pesquisadores, ONGs e o próprio governo, o que se vê é um desempenho contrário daquilo que deveria ser a sua missão: Combater tal crime. Pseudo-s seminários, formação de comitês de gestão, conferências e publicações de Instruções Normativas para solução do problema, se tornaram um festival de demagogia e hipocrisia contribuindo apenas para o enriquecimento ilícito de empresários do ramo. As formas mais devastadoras da pesca predatória como as REDES DE ARRASTÃO (que arrastam tudo que encontram pela frente, destruindo o habitat das espécies), a REDE DE MALHA FINA (onde se captura seres ainda filhotes), a PESCA EM ÉPOCA PROIBIDA (defeso da lagosta, do camarão e do caranguejo para reprodução da espécie) e o COMPRESSOR (utilizado na pesca de mergulho, um crime contra o meio ambiente que ainda coloca em perigo também mergulhadores despreparados e sem os equipamentos de segurança necessários provocando várias vítimas fatais), são utilizadas de forma escancarada em nossa região, sob os olhos omissos das autoridades competentes.

2/06/2012

Com a palavra o sr. Prefeito, KIM DO CARANGUEJO

Prefeito de Luis Correia
Existem fatos na vida política de um município, que por incrível que pareça, poucas pessoas conseguem olhá-los e aceitá-los com bons olhos. 
A prefeitura municipal de Luis Correia, há um ano atrás, realizou um concurso  público,  para provimento de vagas de todas as secretarias.
Já se passou quase um ano, e muitos dos concursados continuam a ver navios, enquanto os contratados  tripudiam em seus postos de serviços e o que se sabe é que a prefeitura continua contratando  se aproveitando da desculpa de que não foi visto o provimento de algumas funções.
Até quando o apadrinhamento político prevalecerá?
Porque se fazer concursos, se os aprovados  não terão vez?
Onde está o puder público, que não toma nenhuma medida punitiva?
Acreditamos que não seja necessário a revolta e por conseguinte , o apedrejamento.
É repugnante, observar tudo isso do lado de fora, agora imaginem quem lutou, gastou o que não podia para se qualificar para  um espaço desse e de repente vê que o válido  é  Quem Indica  e não quem se habilita.
Estamos em ano de eleição. Logo você terá em sua porta muitas figuras  iluminadas implorando a você  um voto de confiança, aí nesse momento , teremos de saber separar o joio do trigo.
Tornou-se  desavergonhado o jeito de que cada elemento pretendente a uma vaga na administração do município se pronuncia para ganhar seu voto, mas, mais  desavergonhado é o eleitor que  troca seu voto  por uma garrafa de cerveja, um saco de cimento, uma carteira de cigarro e etc.
Todo homem público, deveria lembrar que a partir do momento que ele foi eleito para representar um povo, seria para esse povo e com esse povo todas suas lutas, com a preocupação de fazê-lo feliz, ao por fim  suas necessidades.
Para não dizer que não falei das flores, poderemos parabenizar a grande atuação do secretário de saúde junto a sua honrosa equipe.
Acredito que seja inacreditável, que alguém nesse município consiga enxergar com bons olhos, todos esses procedimentos mesquinhos que a atual administração vem executando.
Opinião de um munícipe que adora Luis Correia...  bem  longe  de AMARRA AÇÃO....

*Fonte: Blog do Pessoa

2/03/2012

Parnaíba: Imenso vazio de lideranças e propostas modernas

Se você destinar um pouco do seu tempo para uma reflexão simples há de chegar fácil à conclusão de que Parnaíba é hoje um grande vazio de novas lideranças e de propostas modernas.
De 2 em 2 anos existem eleições neste país. Quando a eleição é municipal são sempre as mesmas caras disputando uma cadeira de vereador (para prefeito a coisa pouco muda). Tem gente até se profissionalizando nesta área, visto que, dependendo da votação obtida, o fulano tem um emprego garantido na prefeitura; ou então tem cacife para lucrar uns “trocados” vendendo-se para os candidatos a deputado, cada vez em número maior, que buscam a cada 4 anos o votos dos parnaibanos retornando depois para seus parlamentos, esquecidos da obrigação de darem a contraproposta que seria a defesa dos interesses da coletividade.
Isso é um caos. Passada a campanha ninguém mais se preocupa com nada. Os que foram candidatos que bradavam nos palanques amor e preocupações com a cidade. Isolam-se, como se em masmorras, e vão cuidar de suas vidinhas pequenas. Se eleitos, vão posar de autoridades ou administrar suas contas bancárias com o que podem usufruir do mandato que ganham da população. E que me perdoem aqueles que são a exceção a esta regra. A exceção sempre é discreta e a sabedoria popular reconhece.
Mas, o que fazer para mudar o quadro? Onde fica o exercício da cidadania se os “heróis” só aparecem durante a campanha política? Afora isso, quase ninguém diz nada, contesta alguma coisa, ou oferece proposta para somar com quem eventualmente esteja no Poder. O silêncio dos covardes não atrapalha, é verdade. Mas causas danos irreparáveis. ”O pior pecado é o da omissão”.
O Movimento Estudantil
Que coisa mais triste, mais inerte, do que o movimento estudantil em Parnaíba? Um movimento que já foi forte no passado, de onde surgiram até vereadores como  Arimatéia Carvalho, José de Lima e Silva, Alprim Moreira, Francisco Jurity e José Alberto Barros...!
O que aconteceu com os Centros Cívicos das escolas do ensino médio e fundamental? E dos Centros Acadêmicos de nossas Universidades, como o Diretório Acadêmico 3 de março, do Campus Reis Velloso?!
Faltam professores nas escolas para disciplinas importantes, mas ninguém diz nada; negam ao estudante o direito à meia entrada, assegurado em lei, ninguém protesta, e quando há alguma reação, é tímida; Os serviços de transporte coletivo são ineficientes e humilhantes, todos aceitam de bom grado. As reações no meio estudantil inexistem.
Em Parnaíba ainda existe a ACEP – Associação Colegial dos Estudantes Parnaibanos, mas serve pra quê?
A verdade é que as pessoas continuam sendo tocadas, levando uma “vida de gado”, sem se questionarem ou refletirem sobre as formas de vida que levam. Nossos políticos se dizem honestos e muitos acreditam, enquanto eles riem da gente, na comodidade de seus lares. O parnaibano, infelizmente, ainda acredita em discursos ocos, vazios, torpes, ufanistas...Na ausência do bem o mal triunfa. Sempre.
Até quando vamos ser apenas coadjuvantes do “status quo”? Contemplativos, vamos aceitando a miséria e os miseráveis que usurpam a fortuna da população. Até quando, meu Deus!!!
Ponderações sobre a falta de luz em Parnaíba
Há quanto tempo nós do litoral piauiense sofremos com a incapacidade da nossa empresa de energia elétrica? Era a CEPISA, agora é ELETROBRÁS - Piauí. O que mudou, além do nome?!
Todos sabemos: basta o céu anunciar chuva, e não precisa nem chover para que soframos os prejuízos decorrentes da oscilação de
energia elétrica. Cadê o tão decantado programa do governo federal "Luz para todos", que não se faz sentir no mais simples povoado deste Piauí? E a implantação de uma usina eólica em Parnaíba, serve ao menos para minimizar as oscilações na rede elétrica?
E me vem um monte de políticos demagogos, enganadores da boa fé dos parnaibanos, falando-me em ZPE; implantação de novas indústrias no nosso "distrito industrial"...Confiados em quem? Que o governo do PT faça  investimentos de grande monta na Eletrobtrás? Não esqueçam que é o mesmo governo que há 9 anos ilude os piauienses com essa anedota de conclusão do Porto de Luís Correia.
Ora, nos poupem. Bestas são vocês!!!

*Bernardo Silva para o Proparnaiba.com

2/01/2012

O Povo e as Eleições

Plenário da Câmara Municipal
Estudos sociológicos apontam para algumas características peculiares que envolvem o comportamento do Povo em época de eleições. Dentre essas características podemos citar: O voto permanece sempre nos mesmos grupos políticos há mais de cinco décadas, não se dá importância ao conteúdo dos discursos, das propostas políticas, planos de governo, tampouco para a história de vida e a ficha dos candidatos que se apresentam para administrar os destinos da cidade.
            O Povo tem se mantido alheio não dando a mínima importância para as questões que envolvem a corrupção no Poder Público Municipal. Analisar esse fato seria de fundamental importância para um direcionamento mais consciente do voto. Pratica-se o voto, como se ainda estivéssemos em épocas do coronelismo, onde prevalecia o assistencialismo e o paternalismo clientelista. Com esse costume, na hora de confirmar o voto na urna, o critério estabelecido pelas consciências adormecidas é a comercialização do voto.
            A consciência cidadã, que transforma o voto do Povo em instrumento de transformação social, ainda não deu sinais de esperança por aqui. Cabe a nós, que alcançamos a compreensão desse fenômeno, continuar a busca pela conquista da participação popular em defesa da Ética na Política. Esse processo, por mais lento que seja, é o único caminho para a construção de uma cidade desenvolvida com Justiça Social. Como diz o poeta: Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!