Páginas

2/01/2012

O Povo e as Eleições

Plenário da Câmara Municipal
Estudos sociológicos apontam para algumas características peculiares que envolvem o comportamento do Povo em época de eleições. Dentre essas características podemos citar: O voto permanece sempre nos mesmos grupos políticos há mais de cinco décadas, não se dá importância ao conteúdo dos discursos, das propostas políticas, planos de governo, tampouco para a história de vida e a ficha dos candidatos que se apresentam para administrar os destinos da cidade.
            O Povo tem se mantido alheio não dando a mínima importância para as questões que envolvem a corrupção no Poder Público Municipal. Analisar esse fato seria de fundamental importância para um direcionamento mais consciente do voto. Pratica-se o voto, como se ainda estivéssemos em épocas do coronelismo, onde prevalecia o assistencialismo e o paternalismo clientelista. Com esse costume, na hora de confirmar o voto na urna, o critério estabelecido pelas consciências adormecidas é a comercialização do voto.
            A consciência cidadã, que transforma o voto do Povo em instrumento de transformação social, ainda não deu sinais de esperança por aqui. Cabe a nós, que alcançamos a compreensão desse fenômeno, continuar a busca pela conquista da participação popular em defesa da Ética na Política. Esse processo, por mais lento que seja, é o único caminho para a construção de uma cidade desenvolvida com Justiça Social. Como diz o poeta: Tudo vale a pena quando a alma não é pequena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário