Páginas

7/30/2012

Arte na praia atrai turistas e também moradores do litoral do PI


“Todos os anos, quando eles vem, eu deixo uma boa parte do meu dinheiro aqui, porque eu gosto dos produtos. São lindos, criativos e de muito boa qualidade. E o pessoal atende bem também”. 
Foi assim, com um sorriso no rosto e demonstrando intimidade com os artesãos, que Alexandra Nascimento, comerciante da praia de Atalaia, definiu a Feira de Artesanato em Luís Correia.

“Já comprei três tapetes e vim novamente para ver se levo este aqui”, disse Alexandra enquanto segurava um tapete em vermelho e branco de um metro quadrado, trabalhado pelos tecelões de Pedro II. A feira, que faz parte da programação dasférias do Governo do Estado, é organizada pelo Programa de Artesanato Piauiense (Pordart), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Economico (Sedet).

Cerca de 40 artesãos expõem seus produtos na Praça de Eventos II, na Orla de Atalaia. Este é o último fim de semana da exposição. “É um espetáculo para os turistas que visitarem o local. Este ano nós queremos nos superar. São vários tipos de artesanato, como bijuterias, fibras, bonecas, tecelagem, bolsas, buriti, até mesmo esculturas em madeira e argila, os mais procurados lá”, disse a diretora do Prodart, Francisca Lemos, que estima a visita de 80% dos turistas ao local.

Uma das exposições que mais chamavam atenção era a do artesão teresinense Omar Leotti, que trabalha principalmente com raízes e coco babaçu. “O que mais as pessoas levam é a corujinha”, ressaltou. Seu Omar fez questão de destacar que, nas peças que utiliza raízes e troncos, só trabalha com material tombado, reciclando árvores mortas dos mais diversos tipos, como taboca, carnaúba e oiticica.

Em sua terceira edição, a Feira de Artesanato da Orla de Atalaia conta com a presença de artesãos de Parnaíba, Pedro II, Buriti dos Lopes, Teresina, Campo Maior e de Luís Correia, com objetos típicos de cada região do Estado reunidos em um único lugar.
45graus.com
Edição: Thiago Pires/ Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário