Páginas

6/30/2009

BLOG DA BARRA GRANDE



Os Turistas demoraram a descobrir os 66 Kms do Litoral Piauiense. Um lugar excitante, onde não falta Sol, Belas e desconhecidas Praias, Cultura e História. Entre essas Praias, encontramos “Barra Grande”. A viajem de Luiz Correia até lá é uma verdadeira aventura, 60 kms de estrada sinuosa, pontes e margens cercadas pelos matagais. Situada na barra dos rios São Miguel e Cumurupim, apresenta características de um povoado que vive a base de Pesca. O vento sopra quase o ano todo, exceto no período de chuvas (Fev, Mar e Abr). Nos meses que vai de Julho a Janeiro, alta estação, os ventos variam de 18 a 30 Knots. Para os amantes do Kite-surf é ótimo para velejo, com Ventos Side-shore,Mar Flat e pequenas ondas (Maré cheia). Sem contar com suas belas pousadas, rodeadas de imensos bosques de coqueiros.
Oferece opções de caminhas Ecológicas, lugares para diversão e descanso e um deslumbrante entardecer. Amo esse Paraíso. Vá e confira.
* Por: Rocilda Braga.

* Fonte: Blog da Barra Grande – http://blogrocildasaboia.blogspot.com
* PS: Blog da Barra Grande, na verdade, é uma alusão feita por nós ao Blog da Rocilda Sabóia, que nos fez uma visita e nos encantou com o conteúdo, o visual e principalmente com a proposta de fazer a divulgação deste paraíso ecológico que é a nossa praia de Barra Grande. Visitem o Blog e comprovem!... Parabéns Rocilda!!!

EVENTOS INTERNACIONAIS




Eventos Internacionais programados para 2009 prometem movimentar o turismo da nossa região. Em agosto, acontecerá o “Miss Export Bélgica”, na Praia de Barra Grande. O evento promovido por uma marca esportiva internacional, engloba uma competição somente para mulheres, que deverá ser transmitido para 14 países.
Em novembro Parnaíba recepcionará uma Meia Maratona internacional, que deverá atrair a atenção de todo Brasil. Além desses eventos, os campeonatos de Kitesurf continuarão sendo sediados no litoral e realizará juntamente com a EMBRATUR, uma campanha sobre o Piauí em Portugal, Itália e Espanha.

*Fonte: Blog da Rocilda Sabóia.

REGGAE NA BARRA!




Dia 18 de julho de 2009, a Pousada Ventos Nativos, situada na praia Barra Grande, realizará o IV Festival Reggae Roots.
A exemplo de anos anteriores, será apresentado o que existe de mais moderno em matéria de entretenimento, reunindo um público amante da boa música e do perfil local, sem contar que será a Festa Oficial do Piauí Kite 2009.

* Fonte: http://blogrocildasaboia.blogspot.com/

NO WOMAN... NO CRY! - NÃO MULHER... NÃO CHORE!




Não, mulher, não chore, porque me lembro quando costumávamos sentar num jardim público em Trenchtown, Observando os hipócritas misturando-se com a boa gente que encontramos. Bons amigos temos, bons amigos perdemos pelo caminho. Neste grande futuro, você não pode esquecer de seu passado; Então enxugue suas lágrimas, eu digo! Não, mulher, não chore benzinho. Não derrame nenhuma lágrima! Eu disse que me lembro quando costumávamos sentar num jardim público em Trenchtown. E então Georgie fazia fogueiras, e a lenha ardia a noite toda!
Então nós cozinharíamos mingau de farinha de milho, o qual compartilharei com você. Meus pés são minha única carruagem. Portanto, tenho que ir em frente. Oh!... Enquanto eu estiver fora, tudo ficará bem! Não, mulher, não chore!
Minha querida irmã, não derrame nenhuma lágrima.
Não, mulher, não chore!

* Por: Bob Marley
* Versão nacional: Gilberto Gil

TURISMO CULTURAL



A partir do momento em que as pessoas se deslocam para conhecer as manifestações artísticas, culturais, históricas, religiosas e científicas de um determinado destino turístico, elas estão praticando turismo cultural. Mas para que isso aconteça o turista tem que estar motivado. O destino escolhido às vezes desperta interesse ou curiosidade imediata. Se o local estiver sempre na mídia ou na voz daqueles que fazem a propaganda boca-a-boca, fica mais fácil motivar o turista que busca não apenas o lazer, repouso ou agitação musical de carnavais fora de época. Para quem sabe apreciar a cultura, visitar localidades diferentes, onde se cultiva o amor à história, às danças, à preservação do patrimônio histórico, aos hábitos e costumes de um povo, o programa passa a ser cultural ou se quiser entenda como turismo cultural. O litoral piauiense já é possuidor dos atrativos naturais, como águas mornas e cristalinas, dunas, mangues, Delta, lagoas e rios. Entretanto, quando chega à noite aonde vai o turista? Durante o dia ele desfrutou as praias, bebidas e comidas da região. Agora o que fazer depois? Cadê o artesanato? A feira cultural? Temos que colocar outros atrativos para motivar o visitante a ficar mais tempo e a consumir nossos produtos. O bar, o restaurante, a hospedagem e as praias não são suficientes para atender o turista sedento de cultura. Ele quer ir ao teatro, ao cinema, deseja assistir apresentações de danças folclóricas, clássicas ou modernas. Quer conhecer algo curioso ou exótico da localidade. Tem gente que viaja só para conferir se o que viu em fotos realmente é daquele jeito mesmo. Já pensou uma caravana de turista chegando em Luis Correia de trem, visitando o museu da Estação e o Farol, assistindo as apresentações de danças, dos blocos e escolas de samba, comprando peças do artesanato, buscando conhecer por que a cidade perdeu tudo isso, até seu próprio nome Amarração? Isso é turismo cultural. As prefeituras, o governo estadual e as organizações não-governamentais devem motivar e apoiar os grupos culturais para que as manifestações artístico-culturais aconteçam também em períodos que não sejam os de alta temporada. O Bumba-meu-boi e as danças folclóricas, só para citar dois exemplos, estão presentes durante o ano todo em várias cidades brasileiras. Afinal, turista nem sempre escolhe o período em que vai visitar um destino. O turismo cultural é hoje uma fatia importante para geração de empregos diretos e indiretos nos municípios dotados desses atrativos. Mas é preciso planejar e executar as políticas públicas voltadas para esse segmento da economia. As ações dos setores públicos e privados têm que estar interligadas. Todos são atores multiplicadores do processo. Essa modalidade de turismo está apoiada em princípios do desenvolvimento sustentável de ordem econômica, social, ambiental e cultural de tal forma que deve assegurar às gerações futuras o acesso a esses bens da nossa cultura.

* Por: Joaquim Lopes Saraiva - Jornalista.

TERRA DE NINGUÉM II



O Tribunal de Contas do Piauí decidiu suspender os atos administrativos da concessão de mais de dois mil hectares de terra do Município de Luís Correia ao empresário Hugo Prado Filho. A decisão foi apreciada após denúncia formulada ao Tribunal sobre suposta irregularidade de uso de imóveis públicos pelo então prefeito do Município, Antônio José dos Santos Lima (o toinzinho). O Tribunal decidiu também notificar o ex-prefeito e o empresário, dando a eles um prazo de quinze dias para que apresentem suas defesas no processo, até que seja julgada a questão, provavelmente em agosto. Enquanto isso fica suspenso o registro de qualquer contrato ou ato referente aos dois empreendimentos.

6/24/2009

ENCONTRO DE BLOGUEIROS


A cidade litorânea de Parnaíba sediará o I ENBLOPI – I Encontro de Blogueiros do Piauí – no dia 4 de julho de 2009. O local do evento que pretende reunir blogueiros de várias partes do Estado será a Biblioteca Pública Estadual, situada nas imediações do Campus Ministro Reis Velloso (UFPI), na Avenida São Sebastião. O ENBLOPI contará com palestras sobre diversos temas, entre eles: História dos blogs; Web – Ontem, Hoje e Amanh; Fotografia; Direitos Autorais: Das Criações do Espírito (Direitos e Deveres), além de mesa-redonda com os blogueiros Lucas Celebridade (Luzilândia), Manoel Filho (Blog 100 Eira Nem Beira), e os blogueiros e comunicadores Gilson Brito (Blog Acesso343) e Ribamar Aragão, de Parnaíba. O evento é organizado por Dora Rodrigues (Blog Proparnaiba), Gilson Brito (Blog Acesso343), Ribamar Aragão e José Galas da Biblioteca Pública Estadual. As inscrições podem ser feitas no site: www.enblopi.com

6/23/2009

IMAGINE



Imagine que não existe paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
E acima apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também

Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Talvez você diga que eu sou um sonhador
Mas não sou o único
Desejo que um dia você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só

Imagine não existir posses
Surpreenderia-me se você conseguisse
Sem necessidades e fome
Uma irmandade humana

Imagine todas as pessoas
Compartilhando o mundo

Talvez você diga que eu sou um sonhador
Mas não sou o único
Desejo que um dia você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só

Por: John Lennon.

6/18/2009

PRÍNCIPE IMPERIAL E AMARRAÇÃO



A vila de Príncipe Imperial foi desmembrada de Castelo do Piauí (antiga Marvão) em troca com Amarração, hoje Luís Correia. Este município é encravado na faixa litorânea de dez léguas de terras ou sessenta e seis quilômetros lineares de comprimento, localizada às margens do Atlântico, no extremo norte do Estado do Piauí. Apesar da entrega de Amarração em troca de uma área muito fértil e maior, formada pelas terras ribeirinhas do rio Poty, o Ceará nunca cumpriu as outras disposições do referido decreto imperial nº 3.012, de 22 de outubro de 1880, claramente em favor do Piauí. Conforme demonstra João Gabriel Baptista em seus Mapas Geohistóricos, de 1986, munindo-se, também de outras fontes mais antigas, Amarração em 1861 era um povoado de pescadores piauienses e foi ocupado, aos poucos, pelos padres da freguesia de Granja (CE), sob a alegação dúbia de batizar os moradores. Como se não bastassem às agressões à posse da povoação piauiense, em 1823, sob propósito de protegê-la contra as tropas do Major luso, João José da Cunha Fidié, a expedição comandada pelo cearense João Andrade Pessoa "tomou conta do local e não o devolveu" jamais. Em 1832, o ex-secretário da Província do Piauí e Deputado por Sergipe declarava ser do Piauí aquela região. Demais disso, em 1835 a Assembléia Legislativa Piauiense alertava o Governo Federal contra a invasão. Contra tudo e contra todos em 1865, o governo cearense, para confirmar a posse precária, clandestina e indevida sobre Amarração, criou a freguesia do mesmo nome. O Piauí voltou, em vão, a protestar energicamente, alegando invasão de suas terras. Como se observa, até aonde se pode discernir, o Piauí trocou uma área sua conseqüente do devassamento e ocupação (Amarração), por outra área fértil e mais extensa, também, de sua propriedade mansa e pacífica (Príncipe Imperial, hoje Crateús, Independência e Novo Oriente). Essa extensa e produtiva superfície territorial compõe a ribeira do Poty, no Ceará, ocupada e colonizada pelo bandeirante paulista, Domingos Jorge Velho, ao mesmo tempo em que era colonizado o Piauí. Foi, sem sombra de dúvida, um presente grego que os alencarinos ofertaram aos mafrensinos e estes receberam irrefletidamente! Para consolo dos piauienses de ontem e de hoje, ficou convolado nas negociações (escritas e orais) que logo seria construído ali, em Amarração, o seu porto marítimo. Hoje, passados 129 anos daquele negócio desastroso, realizado em 1880, somente uma mínima estrutura foi montada, correspondente à parte da primeira etapa da grande obra, incapaz, ainda, de ancorar qualquer navio de pequeno, médio ou grande calado. Falam, à boca pequena, entretanto, que o volume do dinheiro empregado na inconclusa primeira etapa da construção, neste quase um século de obra iniciada, que para, começa e recomeça, sucessivamente, num incontável início e fim, daria para construir e entregar à navegação marítima algum dos melhores portos do globo terrestre. Conforme notícias veiculadas a jornais da terra, de abril de 2008, o porto de Luís Correia será o menor de todos quantos se edificaram no país, mesmo inteiramente terminado. Consta que um contrato firmado com uma empresa de navegação do Ceará, para dar continuidade àquela obra, somente agora, depois de vinte anos, foi rescindido sob argumento de que nada fez. É preciso informar, também, ao cidadão piauiense, se e quanto o Estado pagou à contratada. Demais disso, há fundado receio de que parte da verba para ele destinada tenha sido desviada de sua finalidade, na noite dos tempos. E que, para tanto, seria aberto inquérito civil público pela Procuradoria Geral da República, com a finalidade de comprovar se houve desvio ou não. O alento é que, segundo ainda outros informes, apesar das deficiências da "ex-quase futura obra", foi aprovado importe de doze milhões de reais para a construção de sua segunda e última etapa. Se, apesar de somente agora isso acontecer, miex veaux tard que jamais, como dizem os franceses.

(*) Por: João Borges Caminha - Professor de direito, aposentado é 2º Tenente QOA.

6/03/2009

COM UMA BELEZA DESSAS NÃO SE BRINCA




Nosso Litoral, nunca foi carente de potencial para o seu desenvolvimento. Sempre fomos agraciados com belezas naturais existentes em poucas regiões do Planeta. Se o internauta fizer uma busca, vai se deparar com milhares de sites ou blogs fazendo referência a essas belezas, com milhares de recomendações de viagem para conhecê-las. São visões deslumbrantes de lagoas, dunas, praias, marés, manguezais, estuários, lagos, ilhas e espécies raríssimas como o Cavalo Marinho e espécies em preservação como o Peixe-Boi e as Tartarugas e um Delta em mar aberto. Sem falar de um Povo pacato e acolhedor, apesar da falta de educação (Nossa hospitalidade vem da própria natureza). Uma visão que causa encanto e saudades naqueles que visitam esse lugar de rara beleza. Com essas características, nosso Litoral nasceu para ser uma grande potência turística do Nordeste do Brasil. Mas infelizmente, com o passar do tempo, não foi nessa potência que nos transformamos. Os potenciais existentes ainda não receberam a devida atenção por parte dos governos. Entra ano e sai ano e cada vez fica mais difícil a vida da população local, devido à falta de emprego e prestação de serviço, causados exatamente pela falta de investimento em potenciais de geração de emprego, trabalho e renda. E o turismo nesse sentido, é um setor estratégico de desenvolvimento para a região. O que se vê, é a falta de cuidado e preservação com o Meio Ambiente, que tem ligação estreita com o Turismo... A pesca predatória é uma realidade nua e crua, o acúmulo de lixo e matagal nas ruas, praças e praias é uma constante. A preservação de lagos e lagoas são inexistentes. Nos índices de educação, encontramos a grande maioria da população sem acesso a cultura e a capacitação. Além da maioria analfabeta e vivendo sem as mínimas condições de dignidade e cidadania... Sem Educação, não há Turismo na sua concepção de desenvolvimento. Os serviços de saúde são extremamente precários. Estradas intrafeegáveis. A oferta de transporte coletivo para a região é ineficiente, com sérias deficiências na questão horário, lotação, música alta, legislação e no respeito aos direitos elementares do usuário, notadamente das mulheres grávidas e com criança no colo, das crianças e dos idosos. As propaladas liberações de verbas dos governos para investimento no setor nunca deixou de ser uma balela das grandes. Basta olharmos o PROJETO ORLA de Luis Correia, que há anos nunca saiu do papel de forma definitiva. Liberação nas áreas de saneamento básico, urbanização, moradia, educação, esporte, cultura e eventos, apenas foram desviados de suas finalidades em benefício próprio de políticos corruptos. O atendimento no comércio da orla marítima ainda não se qualificou, bem como, ainda é constante a falta de produtos que atendam a demanda dos visitantes, tais como, o caranguejo (quando tem ainda não está no tamanho adequado), água de côco, bebidas geladas, como também, o alto índice nos preços. Nos depoimentos de quem nos visita, geralmente há uma unanimidade no que diz respeito: _ “Olha, vim do Rio Grande do Sul RS para conhecer a tal rota das emoções que liga os Estados do Ceará-Piauí e Maranhão. Digo sem medo de errar e sem nenhuma mágoa, afinal paguei para ver. Na verdade, que decepção esta rota. Até Jericoacoara foi tudo dentro das expectativas e tínhamos muito mais com relação ao litoral do Piauí e os Lençóis Maranhenses. O litoral do Piauí está entre 20 25 anos atrasado em matéria de serviços e não vi perspectivas de melhoras. Quanto lixo, construções desordenadas, veículos na praia com som em alto volume, barracas de praia com mentalidade de longos anos passados. Ainda cometi o grande erro de pernoitar em Parnaíba. Acreditava numa noite de diversão. Mas o que vi, foi um "Porto das Barcas" abandonado, cheio de mosquitos e lojinhas de artesanato sem nenhuma novidade. Bem, soube até que nome do novo Prefeito é Caranguejo? Diferente, muito diferente! Os Lençóis Maranhenses são lindos mas ainda é terra selvagem. Estou preocupado é com minha volta para casa e o que vou dizer aos meus amigos. Não sou "jipeiro off road" sou uma pessoa que gosta de viajar e fazer turismo.
(ass.: Hugo Montenegro”.)”... Você pode notar no referido depoimento, que os visitantes ainda confundem a cidade de Luis Correia com a de Parnaíba, quando se refere ao Prefeito, exatamente pela falta de uma política de marketing e comunicação por parte dos governos de Luis Correia. Mas, no geral, todos se indignam com a situação de atraso em que vivemos. O turismo do nosso Litoral precisa, o quanto antes, se profissionalizar. O que se tem visto em nosso Estado é apenas o crescimento de uma atividade que, de forma amadorística, termina se transformando muito mais em arapuca do que proporcionando momentos de lazer, relaxamento e cultura para os nossos visitantes, bem como, trabalho e renda para o seu Povo. Para não assistirmos mais a continuidade desse processo de atraso, devemos todos juntos, numa grande demonstração de união em defesa desse paraíso natural, cobrar dos governantes investimentos estruturais no Município, exigir que o Ministério Público apure quaisquer indícios de corrupção nas verbas que são liberadas para o mesmo e aplicar o que estiver ao nosso alcance, para que se comece o desencadeamento de um processo de educação popular e cidadania. O Litoral precisa de ajuda urgente!

SOBRE O QUE ANDAM PENSANDO A SEU RESPEITO




Sei que nossas mães e avós não se cansavam de nos alertar sobre o que os vizinhos poderiam dizer de nós caso nos comportássemos de forma contrária ao que era esperado de nós. Entretanto, a cada dia mais estou segura de que não importa o que façamos, sempre haverá alguém insatisfeito e, portanto, falando ou pensando algo que depõe contra a gente. O melhor é relaxar e entender que pensar e falar são direitos de todos, inclusive quando o tema é você. E a menos que seja algo realmente extremado, que mereça um processo judicial, por exemplo, não vale à pena sofrer por essa causa! Por isso, tenho comigo uma assertiva que compartilho com quem deseja ter mais propriedade sobre si e suas escolhas: O que as pessoas pensam e falam a meu respeito é problema delas e não meu. Seríamos realmente muito mais felizes se absorvêssemos, de uma vez por todas, esta verdade. Os meus pensamentos são problema meu. Os seus pensamentos são problema seu. As pessoas têm o direito de pensar e ponto! Se for sobre você, sobre mim ou sobre quem quer que seja, é problema delas. Será que alguma vez você já foi pedir permissão a alguém por estar pensando ou falando sobre a vida dele? Não, certamente não! Pare de se julgar poderoso o bastante para controlar os pensamentos das pessoas, ainda que sejam sobre você. Concentre-se em ser o melhor de você, de resto, meu querido, relaxe. Continuarão pensando sobre sua vida, sobre aquilo que você fez e também sobre o que você não fez... E pior: Também pensarão muitas vezes a respeito daquilo que imaginam que você tenha feito, sem que isso corresponda à verdade. Não desperdice sua energia tentando convencer a quem quer que seja de que não merece ser alvo dos pensamentos (e até julgamentos) alheios. Saiba que quem realmente estiver interessado em você, porque deseja vê-lo feliz, terminará, mais cedo ou mais tarde, encontrando uma maneira de averiguar os fatos. Claro que inteligência também passa pelo bom-senso. O melhor é agir conforme seus valores e sua moral, evitando endossar comentários medíocres e que não correspondam com quem você realmente é. Desista de tentar agradar a todos ou garantir que não falem de você. Faça o que estiver de acordo com sua consciência, porque todo o resto será lucro, será ganho. Lembre-se: quanto mais flexível você for, mais autonomia terá sobre sua vida e você só tem a ganhar!

Por: Rosana Braga - Escritora, Jornalista e Consultora em Relacionamentos. Palestrante
e Autora dos livros "Alma Gêmea - Segredos de um Encontro"
e "Amor - sem regras para viver", entre outros.
www.rosanabraga.com.br
Email: rosanabraga@rosanabraga.com.br

6/02/2009

D E S F A L K



Verbo transitivo direto para desfalcar a falta de cultura... Estamos cheios do besteirol, da mesmice e da vulgaridade... Jogar na lata do lixo a falta de iniciativa, não precisamos ser só mais um parasita... Subtrair a alienação, tem mais é que questionar e participar... Dissipar as trevas, precisamos é de luz, muita luz... Espalhar, difundir e irradiar o pensamento da dispersão e da extinção da violência. Precisamos de paz, muita paz... Fraudar e roubar os planos dos malfeitores. Justiça pra nós já vem tarde... Antes tarde do que nunca para explorar as idéias a favor de um mundo com mais justiça social... Juventude é energia universal para resgatar as causas perdidas... Causas da solidariedade, liberdade, democracia e progresso. Tudo tem sua hora... A nossa hora é agora. O sol e a Lua são as nossas testemunhas principais.... Como diria nosso Rei... Abaixo os hipócritas disfarçados rondando ao redor.

PS: Dedico esse texto em homenagem a Banda DESFALK (Pop Rock e Reagg),que tem o meu adorado filho Lennon no vocal, uma banda de jovens ainda adolescentes, cheios de sonhos e de esperança num mundo melhor. Sei que conseguirão realizar seus sonhos. Porque perseverança não falta neles. Que Deus os proteja nessa jornada!

6/01/2009

ESQUERDA ADORMECIDA



Que tipo de crescimento o Poder Político opera numa sociedade com projeções atuais de 50 milhões de desempregados? Que modelo de consumo vamos adotar depois do fracasso irresponsável e ganancioso dos americanos de um lado; da massificação chinesa na venda de produtos descartáveis sujos, frutos da exploração de 800 milhões de operários; e na incontrolável guerra que envolve povos cujos domínios religiosos ortodoxos históricos parecem não avançar jamais? Qual tipo de Estado que queremos diante dos efeitos econômicos criminosos de regulamentações, ou falta delas, que, historicamente , favoreceram a concentração de renda e distanciou o sonho da distribuição de renda ? Se parássemos de produzir inutilidades/lixo para nos concentrarmos na distribuição do que já temos em excesso não estaríamos promovendo uma grande revolução? Quem está fazendo uma revisão histórica do modelo capitalista ainda em prática? A mais valia do patrão já não deveria estar sendo revertida em nome da eterna exploração do operariado? Onde estão os sindicatos como ponto de pressão para valorização da classe trabalhadora. A esquerda adormeceu? Que tipo de retorno político pode gerar a indignação de eleitores que veem seus eleitos desperdiçando fartas e gordas verbas de gabinete? Por que marquetear, mundo afora, o perfil psicológico/estético de um presidente que parece ter esquecido a luta operária, orgulho para sua escolha, em nome de um neoliberalismo que uniu o Brasil no histórico impeachement presidencial ? Mais importante que multiplicar elogios “espontâneos” de lideres mundiais interessados nas riquezas brasileiras, não seria melhor ver o que esses líderes querem construir em comum com o Brasil, para potencializar nossas riquezas prioritariamente em nome dos brasileiros? Quando a Política estruturante, de grandes linhas, comprometida com o futuro, com o trabalhador, com o cidadão, substituírá a atual pequena política, partidária, preocupada só com a simples substituição /revezamento de cargos, sem os compromissos sociais apaixonantes como a defesa da vida harmoniosa e civilizada nesse planetinha em eterna ebulição? Mas nós, jornalistas, não nos cansamos de mostrar e muita gente não quer ver, dolorosas feridas, em corpos, mentes e almas de brasileiros guerreiros. Até quando veremos cidadãos morrendo, à míngua, sem direitos básicos como uma rua limpa, um corpo saudável e uma mente ativa/criativa ? Como a ganância do capitalismo, que levou á crise atual, pode se transformar numa grande oportunidade para a construção de um novo paradigma que simplifique o complicadíssimo economez, que insiste servir o acúmulo de capital para quem sempre se beneficiou dele, e multiplique a cultura da vida simples, onde a harmonia e bem estar não se vinculam ao acúmulo de carros na garagens, construção de castelos inabitados, capital financeiro virtual especulativo, e posse de bens materiais que em nada eleva a condição humana na cadeia de vida verdadeiramente sustentável , em harmonia com a Natureza, origem da Vida.

Por: Liliana Peixinho – DRT 1.430 - Jornalista, ativista sócioambiental. Fundadora do Movimento AMA – Amigos do Meio Ambiente www.amigodomeioambiente.com.br