Páginas

12/29/2010

REVEILLON PARADISE

Inauguração da Orla de Atalaia no réveillon é utopia

Ou melhor, conclusão da obra, afinal de contas, para não passar de mentiroso mais uma vez, o governo do estado pode querer inaugurar a obra antes mesmo do fim. Proprietários de bares e restaurantes apostam na conclusão somente para julho de 2011.
O fim de semana que poderia ser muito bem aproveitado por turistas nas praias do litoral piauiense parece ter sido trocado por outras opções, senão por outros roteiros. Na orla de Atalaia poucos turistas se divertiam com suas famílias se comparado a anos anteriores quando o cenário era de bares e orla completamente lotados.
Quem visitou Luis Correia neste domingo e, em especial, a praia de Atalaia, pôde comprovar que não há qualquer possibilidade de inauguração da tão badalada orla dia 31 próximo, conforme prometido pelo secretário de turismo Silvio Leite e o governador Wilson Martins.
Do primeiro ao último bar o que se vê são materiais encostados, calçadões já se deteriorando, muita areia na pista, banheiros ainda por terminar dentre outras coisas. Na beira da praia, as poucas pessoas aproveitam sol quente e o mar agradável da praia mais visitada todo fim de ano no Piauí.
O jornalismo do Proparnaiba.com registrou imagens que revelam a verdadeira situação em que se encontra a orla de Atalaia e permite que nossos leitores mensurem a possibilidade da entrega da obra e sua inauguração dia 31 de dezembro durante virada do ano.
Indignado, um dos proprietários de bar da orla de Atalaia afirma ser impossível inaugurá-la agora em dezembro e mesmo no carnaval, devendo ficar pronta somente em julho de 2011. Segundo o comerciante, a impressão é de que a obra foi feita sem planejamento. “Eles começam do fim da orla pra o começo e, qual será o motivo? E quanto ao controle dessa areia na pista o tempo todo?”
Confira mais imagens e a entrevista feita com o senhor Paulo Célio do bar o Paulão.

* Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com
* Edição de Dora Rodrigues

Grupo Tartarugas do Delta trabalha na reabilitação de Aruanã

No domingo (26) os biólogos voluntários do grupo Tartarugas do Delta receberam a informação de um colaborador da comunidade da praia do Peito de Moça, em Luís Correia, que uma tartaruga em idade juvenil havia encalhado viva na orla.Quando os biólogos chegaram ao local, constaram que se tratava de uma tartaruga verde, conhecida popularmente como Aruanã (Chelonia mydas). O quelônio apresentava estado físico bastante debilitado e mutilação nas nadadeiras dianteiras, provavelmente provocado por redes de pesca.“Esta é uma das espécies que frequentam águas rasas para se alimentar, isto torna comum sua presença próximo a costa e as consequentes capturas incidentais por artefatos pesqueiros”, explica a bióloga Kesley Paiva. Além do corte na nadadeira, o animal apresenta caracteristicas de baixa massa corporal e dificuldades na natação e flutuabilidade.A tartaruga foi levada para uma área de lagoa salgada natural, localizada em Luís Correia, onde tem sido observado seu comportamento e feito a ingestão de alimentos e medicação, protocolado pelo veterinário, João Carvalho do Val Neto, que atua como colaborador do Tartarugas do Delta.Na noite desta terça-feira (28) os biólogos identificaram que o animal ainda apresentava dificuldades para mergulhar. Entretanto, como proposta de reabilitação, as biólogas Rebeca Machado e Kesley Paiva colocaram uma garrafa plástica na região ventral do quelônio para que a mesma pudesse auxiliar durante os movimentos natatórios deste animal“Estamos torcendo para que ela continue reagindo bem, caso tudo ocorra como esperado e a tartaruga apresente caracteristicas de reanimação, talvez em quatro dias o animal seja devolvido ao mar", finalizou Kesley.






* Fonte e foto: proparnaiba.com

Governo confirma que inauguração da orla de Atalaia foi adiada 

A população de Luís Correia, no litoral do Piauí, vai receber parte dos 1,8 mil metros do projeto de urbanização da orla da praia de Atalaia no dia 31 de dezembro de 2010, é o que diz o Governo do Estado.
Segundo os engenheiros da construtora responsável, no réveillon, os turistas e a população receberão cerca de 800 metros da orla, onde as obras já estão sendo finalizadas. No trecho estarão prontos o calçadão, o passeio do canteiro central, praça de eventos, parada de ônibus, 14 banheiros públicos e a iluminação, tanto da avenida como da praia.
Testado e aprovado, o sistema elétrico que garante a iluminação nas areias da praia de Atalaia possui 18 postes de fibra, mais resistentes à maresia, quatro deles com refletores duplos. No total são 22 refletores, cada um deles com 2.000 watts. Outras duas redes foram construídas, uma no passeio central da avenida e outra no calçadão.
A chegada a iluminação deu novo ânimo aos comerciantes de Atalaia. Alguns deles, inclusive, já estão abrindo suas barracas à noite, como é o caso de Carlos José Rodrigues, proprietário da barraca “Carlitus”. “Estou abrindo todas as noites e na sexta-feira tem música ao vivo, coisa impensável até dias atrás”, diz.
CULPA DO VENTO:
Nos últimos meses as obras voltaram a enfrentar dificuldades provocadas pela própria natureza. Com um vento mais forte, muita areia tem sido jogada sobre o calçadão e o canteiro central, tornando o serviço impraticável. Há dias em que são retirados do local cerca de 20 caminhões carregados de areia.
Outro problema é a falta de mão-de-obra qualificada para o que os engenheiros chamam de “trabalho mais fino”. São profissionais para trabalhar com cerâmica e azulejos, principalmente no acabamento dos banheiros públicos. A construtora foi obrigada a trazer trabalhadores de um de seus canteiros de obra em São Paulo, para manter o andamento da obra.
Quando concluída provavelmente em fevereiro de 2011, a orla da praia de Atalaia terá 1,8 mil metros de extensão, com pistas asfaltadas, 8 barracas, cada uma delas com 3 banheiros públicos – um masculino, um feminino e outro para portadores de deficiências físicas – duas praças de eventos, paradas de ônibus e estacionamento para 600 carros.
PROPARNAIBA OUVIU BARRAQUEIROS INSATISFEITOS:
Em matéria produzida pelo repórter Samuel Aguiar do Proparnaiba, foram publicadas fotos feitas neste domingo (26), bem como a insatisfação dos permissionários das barracas de Atalaia com mais este adiamento.

*Edição e foto: Proparnaiba.com

12/22/2010

Projeto vai incentivar criação de ostra e turismo na rota do cavalo marinho

Projeto vai proporcionar incentivo a criação de ostras e dar condição a exploração do turismo na rota do Cavalo Marinho na comunidade de Barra Grande no Cajueiro da Praia

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) lançou o projeto de apoio à criação de atividades geradoras de renda no âmbito da agricultura familiar, que vai financiar diversas atividades na comunidade Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. O projeto é resultado de parceria com a ONG Cospe e com o governo da região de Emília Romana, ambos da Itália.

O projeto tem como meta melhorar as condições de vida das pessoas da região, promovendo o desenvolvimento de atividades não agrícolas geradoras de renda nos setores do turismo eco-sustentável. Segundo o coordenador de Orientação de Mercado da SDR, George Rebelo, serão investidos € 82 mil, cerca de R$ 246 mil.

Além da criação de ostra nos mangues de Barra Grande, o projeto vai patrocinar a aquisição de canoas artesanais e equipamentos para a condução de turistas, principalmente na Rota do Cavalo Marinho.
O projeto também vai financiar a capacitação de pessoas em projetos produtivos e de serviços turísticos e assegurar o intercâmbio com os Estados do Ceará e Paraná na produção de ostras.

Participaram do lançamento do projeto, na sede da SDR, técnicos de órgãos que também estão envolvidos na iniciativa, como Ibama, Emater e Secretaria Estadual da Educação e Cultura(Seduc). Marcello Quarantini representou a ONG Cospe e Alísia Benizzi representou o governo Emília Romana.

12/16/2010

300 casas serão demolidas no litoral piauiense

Sergio Miranda - Advogado da AGU
Em torno 300 casas localizadas em toda a extensão litorânea do Piauí devem ser demolidas por estarem construídas dentro de área de preservação ambiental, terreno de propriedade da União. A informação foi passada pelo advogado da Advocacia Geral da União (AGU), Sérgio Miranda, durante entrevista ao Programa Rádio Notícia 1ª Edição da Rede de Rádios Verdes Campos Sat.

De acordo com ele, uma decisão liminar determinou que a União promovesse a demarcação de uma linha que dividisse o território da praia e aquele espaço para construção de imóveis. Ele esclarece que essa demarcação já existe e afirma que todas as casas localizadas dentro devem ser destruídas.

“Existe uma ação civil pública movida pelo MPF de 1997 e existe uma decisão liminar que determinou a União que promovesse a demarcação da linha média que define a partir de onde é praia e onde pode haver ocupação. Estive esse ano fazendo a vistoria e são em torno de 250 a 300 imóveis em todo o litoral piauiense”, aponta o advogado.

Sérgio Miranda não deu prazo para a demolição, mas garante que já foram feitas as identificações dos imóveis e falta a Secretaria de Patrimônio da União enviar à AGU os imóveis para a realização dos autos.

* Fonte: Virgínia Santos e Dani Sá da TV Canal 13

Porto de Luís Correia poderia existir, segundo Lula

"Nós temos interesse em fazer portos. Porque quanto mais portos o Brasil tiver, portos que possam receber navios de grande calado, melhor para nós."

Do presidente Lula, questionado ontem (14) em João Pessoa (PB) porque o seu governo não apoiou a construção de um grande porto na Paraíba. O presidente também afirmou que bastaria o Governo do Estado ter apresentado um projeto convincente à Secretaria Especial de Portos. E por que nunca saiu o Porto de Luís Correia, no Piauí?

Fonte: Mauro Sampaio/Acessepiauí

População de Ilha Grande quer nova audiência sobre Porto dos Tatus

Porto de onde saí as embarcações para o Delta
A sociedade civil organizada de Ilha Grande do Piauí está se mobilizando em colher assinaturas para propor audiência com a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí afim de realizar nova audiência pública sobre a revitalização do Porto dos Tatus. Segundo uma das líderes do movimento, Fátima Crespo, a proposta de um novo encontro sobre o projeto apresentado recentemente pelo Governo do Estado visa a participação da comunidade ilhagrandense na adequação do mesmo. "A revitalização do Porto dos Tatus é necessária, mas na forma que foi proposto não atende as necessidades da comunidade usuária do local", declara Fátima. O movimento declara também que a população de Ilha Grande não foi avisada sobre a realização da última audiência no dia 09 de dezembro de 2010 e que a construção da torre de observação infringe o Plano Diretor do município que permite a construção de apenas dois pavimentos às margens dos rios.
Para a bióloga Francinalda Rocha que faz parte da ONG Ilha Ativa a população precisa ser tratada como sujeito de qualquer ação pública. "Além de não terem consultado a comunidade, vários pontos não ficaram claros. A atividade de turismo deve ser inclusiva e não de exclusão", finalizou Francinalda.

* Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Piauiense de Surf: fim de semana promete grandes ondas na Pedral

A terceira etapa do Circuito Piauiense de Surf 2010 acontece neste final de semana na Pedra do Sal, em Parnaíba. O evento conta com cinco categorias em disputa: Open, Mirim, Júnior, Master e Gromets. A previsão é de 70 atletas na briga pelas premiações do circuito, que nas duas primeiras etapas distribuíram R$ 4 mil, 40 troféus, 40 kits de surf, dezenas de brindes e pontos para o ranking. Na categoria Open a disputa está acirrada entre o atual campeão piauiense Diego John John e Patrick Alves, líder do ranking. Na Master Adriano Silva é o líder, mesmo punido por indisciplina no circuito, com a retirada de 50% dos pontos adquiridos na segunda etapa. Em segundo lugar está um dos grandes surfistas do estado, Roberto Silva, bicampeão piauiense, que foi um dos primeiros atletas a competir etapas do cearense nos anos 90 em parceria com seu irmão Márcio Silva, tetracampeão piauiense. Serão distribuídos 20 troféus, 20 kits de Pena, um computador Exatus e pontos para o ranking. Estes pontos defininem os campeões de 2010 do surf no Piauí. Logo depois será realizada uma confraternização entre os atletas e simpatizantes para a entrega da premiação extra de R$ 2 mil para a Open, além de troféus.

* Deodato Silva para o Proparnaiba.com

Investigações de fraude do IPVA em Parnaíba próximas do fim

O delegado  titular da Delegacia de Combate ao Crime contra a Ordem Tributária e Econômica (Decoortec), Roberto Carlos, ressalta que quase 120 inquéritos foram instaurados, até dezembro, no intuito de combater a sonegação fiscal no Estado.
“A maioria é de desvios de impostos, principalmente envolvendo transporte de cargas”, disse. Entretanto, ele ressalta que existem casos mais complexos, inclusive dentro da própria máquina estatal. “Como um que estamos concluindo em Parnaíba, que envolve servidores”,apontou.
No litoral piauiense, o crime consiste em desvios de impostos do IPVA por parte de funcionários ligados tanto à Ciretran (órgão ligado ao Detran-PI) e a Secretaria de Fazenda. Segundo o delegado Roberto Carlos, os acusados estariam dando baixa em impostos dos veículos e transferindo para suas contas. “O golpe gira em torno de R$ 500 mil e envolve seis pessoas, sendo dois da Sefaz, dois do Ciretran, um auxiliar geral e um policial militar”, diz.
Proparnaiba informou sobre o caso em primeira mão:
No dia 26 de novembro o jornalismo do Proparnaiba.com denunciou o esquema de fraudes no IPVA realizado em Parnaíba. Trata-se de dois funcionários do DETRAN que, segundo denúncias, fraudam o sistema da Secretaria da Fazenda, dando baixa em boletos de IPVA e ficando de posse do dinheiro.
O jornalismo do Proparnaiba.com apurou informações sobre o escândalo do IPVA em Parnaíba e descobriu que desde 2008, dois funcionários da 1ª CIRETRAN se apropriaram da senha de um ocupante de cargo no posto da SEFAZ que funciona dentro do DETRAN. Os acusados fraudavam o pagamento de boletos de IPVA dando baixa no sistema como pagos. A suspeita surgiu quando a Secretaria da Fazenda do Piauí realizou seu balanço financeiro comparando o que era dado baixa no sistema com o que era declarado pelo banco em extratos.
Modus Operandi
Em busca de mais informações e ouvimos de fontes, que preferem não ter suas identidades reveladas, como se processavam as ações dos fraudadores. Após conseguir a senha do funcionário da Fazenda, a dupla entrava no sistema da SEFAZ sempre no turno da tarde para dar baixa em débitos de IPVA. Segundo apuramos, o sistema de informações do órgão é defasado, isso teria facilitado a invasão e captura da senha para acesso a este tipo de informação.
Pela manhã, em seus horários de trabalho como funcionários do DETRAN, a dupla mantinha contato com proprietários de veículos se prontificando a efetuar os pagamentos, entregando um comprovante falso da quitação de débito. Todos os processos fraudados têm horários que variam entre as 15 e 17hs. No sistema, os golpistas informavam que o pagamento tinha se dado na rede Pag Contas.
Assim que a SEFAZ percebeu os desfalques averiguou junto ao seu funcionário o porquê das diferenças entre o que foi “pago” e o que foi arrecadado. O funcionário da SEFAZ, por sua vez, relatou a ocasião em que deparou-se com sua sala arrombada ao chegar para o trabalho, fato informado via ofício ao DETRAN e a SEFAZ. Com o passar dos dias, o detentor original da senha soube da ação de dois funcionários do DETRAN que se prontificavam a receber o pagamento de IPVA’s de vários usuários e pediu à Secretaria da Fazenda para que fosse aberta uma sindicância.
Investigações
A SEFAZ acionou a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, DECCOTERC, que realizou várias investigações começando pelos proprietários de veículos, cujo IPVA’s constavam como pagos no sistema. Os relatos apontaram dois nomes dentro do DETRAN. A DECCOTERC intimou os dois acusados a prestar depoimentos que declararam só falar em juízo.
A gerência da Secretaria de Parnaíba solicitou do Departamento de Tecnologia da Secretaria da Fazenda para que identificasse os IP’s (enumeração que identifica um computador e seu proprietário) de onde eram realizados os acessos ao sistema. Entretanto, o departamento responsável não logrou êxito.
Imediatamente a SEFAZ tratou de cancelar os processos e comunicou aos usuários para que efetuassem novamente o pagamento. Entre uma das várias vítimas está o ex-prefeito de Cocal, José Maria Monção que, inclusive, já pagou de novo o IPVA do seu veículo.
O rombo
Estima-se que o prejuízo ultrapasse 500 mil reais. Segundo nossas fontes, o patrimônio dos apontados como responsáveis pelas fraudes aumentou surpreendentemente, chegando a despertar curiosidade na polícia. Um deles, inclusive, possui buggys para aluguel em uma praia do Ceará.
O jornalismo do Proparnaiba.com, manteve contato com a DECCOTERC que confirmou a existência do inquérito que apura o caso e aponto os nomes de João Brandão e Mário Lúcio como os principais responsáveis pela fraude.
Por fim
A gerência da Secretaria da Fazenda em Parnaíba disse não pronunciar-se quanto ao assunto enquanto não concluírem as investigações. Apuramos ainda, que a conclusão do inquérito está próxima do fim e mandados de prisão deverão ser expedidos para vários envolvidos, inclusive para um policial militar, apontado como membro no esquema.

* Foto: proparnaiba.com
* Com informações do Portal AZ.

* Francisco Brandão para o Proparnaiba.com

Barra Grande ganha destaque em matéria do Boa Viagem em O Globo

O litoral do Piauí e as beleza de Barra Grande em Cajueiro da Praia foram destaques em matéria publicada no O Globo, pelo jornalista Bruno Agostini. O local é citado como "uma bela surpresa entre Jeri e Lençóis".
Veja matéria na íntegra:
BARRA GRANDE, PIAUÍ - Saímos de manhã cedo de Jericoacoara, viajando pela beira da praia. Destino final? Lençóis Maranheses. Mas acredite: o melhor da viagem de cinco dias entre Jeri e Barreirinhas foi justamente o meio do caminho. Depois de uma parada estratégica em Tatajuba para um mergulho, seguimos em direção a Camocim, onde mudamos de rota e pegamos o asfalto. Rodamos cerca de uma hora até tomarmos uma estrada de terra cheia de obstáculos: nem eram buracos e imperfeições no solo, mas bois e bodes que estavam em todo o trajeto que cortava grandes fazenda repletas de cajueiros - do carro dá para sentir o aroma da fruta.
De repente, estamos numa praia deserta. Quer dizer, quase deserta, porque ao longe é possível ver algumas pipas no céu. Não são brinquedos de criança, mas praticantes de kitesurfe que descobriram Barra Grande, joia escondida no pequeno, mas formoso, litoral do Piauí. São eles principalmente, os adeptos do esporte, que estão colocando no mapa turístico esse pacato vilarejo que, entre outras atrações, nos brinda com um belo pôr do sol e agradáveis passeio pelo mangue, onde é possível avistar de peixes-boi a cavalos-marinhos.
Poucos quilômetros adiante está o município de Parnaíba, com cerca de 150 mil habitantes, uma megalópole, se comparada com Barra Grande, onde moram menos de duas mil pessoas. A segunda maior cidade do Piauí está a 170 quilômetros de Jericoacoara, e à mesma distância dos Lençóis Maranhenses. O lugar tem suas virtudes, a começar pelos passeios pelo Delta do Parnaíba, um ecossistema riquíssimo em termos de fauna, flora e cenário, com dunas, mangues, igarapés, guarás, jacarés e muito, mas muitos caranguejos mesmo. Sabe aquele que você comeu em Fortaleza? Pois foi catado ali.
Ventos, cajus e consciência ambiental embalam Barra Grande
Em um ponto equidistante entre Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis, no Maranhão, Barra Grande, no Piauí, é distrito de um dos municípios com nome mais simpático de todo o litoral brasileiro: Cajueiro da Praia. Mas as belezas da cidade vão bem além da árvore que a batizou.
- Este é o melhor lugar para praticar kitesurfe no Brasil. Tem ventos tão bons, ou até melhores, que Cumbuco e Jeri, no Ceará, e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. Mas é bem mais vazio, dá para velejar tranquilo. Além disso, tem águas calmas, com boa temperatura, e uma ótima pousada - exalta o alemão Matthias Huber, de 53 anos, há dez praticante do esporte.-- Tão bom quanto, só mesmo a Ilha de Guajirú, no Ceará - conta o turista, mostrando ser um especialista em desbravar destinos emergentes, ainda pouco falados.
A pousada a que ele se refere é a BGK, sigla que significa Barra Grande Kitecamp, e é a melhor do pedaço. As outras boas possibilidade de hospedagem logo pelo nome deixam claro que o esporte é o foco principal dos turistas que visitam a região: tem a Ventos Nativos, a Rota dos Ventos, a Vento do Mar...
- Até recebemos gente que não pratica kitesurfe, mas grande parte dos que nos visitam são estrangeiros amantes do esporte - diz Franciveldo da Silva, instrutor de kitesurfe e dono do bar Recanto do Kite, na rua principal de Barra Grande, que é de areia. - Hoje já temos aqui cerca de dez pousadas, e outras dez hospedarias mais familiares. Outra possibilidade é alugar uma casa - diz Franciveldo, puxando a brasa para a sua sardinha, já que ele próprio aluga a sua residência, ao lado do bar, para turistas (para o réveillon, o imóvel, com capacidade para dez pessoas, foi reservado por R$ 2 mil, para um período de cinco dias).
Barra Grande tem aquele charme rústico dos destinos que vão despontando no mapa turístico, com ruas de areia, pousadas e restaurantes decorados com muita artesanato local, como rendas e luminárias, tapetes de fibra de taboa enfeitando e protegendo o chão, jogos americanos feitos com palmeiras. Este ambiente meio hippie está por toda a parte. Nas caixas de som do bar do Franciveldo, como também pode ser chamada a birosca, rola um reggae que embala a degustação de caipirinhas bem feitas com frutas nativas, como o caju. A trilha sonora também anuncia a proximidade com o Maranhão, a cerca de 40 quilômetros, o ritmo jamaicano é o mais ouvido.
Vendo as ruas de areia, as pousadinhas rústicas mas confortáveis, a praia com baixíssima densidade de turistas, é inevitável pensar no futuro do lugar. Será que vai ser destruído pelo progresso, como tantos outros do nosso litoral? Será que vai ser invadido em massa por turistas?
Pode ser. Mas a população de Barra Grande parece ter uma consciência ambiental que é rara de se ver por aí. Basta conversar com eles. Crianças mostram orgulho da cultura local, adolescentes afirmam que vão manter a cidade limpa e ordenada e adultos fazem um trabalho social muito bonito. Dá gosto ver o seu Carlos do Boi Jaguará capitanear uma apresentação folclórica com a meninada, tocando canções antigas registradas apenas na sua memória prodigiosa. As letras de Carlos do Nascimento Santos (seu nome de batismo) são engraçadíssimas. As crianças cantam afinadas, e dançam com graça.
Dona Rosária é parceira no projeto. Psicóloga, Maria do Rosário Costa Miranda escolheu Barra Grande para viver. Mais que isso, para atuar: ela coordena um projeto social que agrega a comunidade em torno do bem-estar geral. Dá para ver que funciona.
- Precisamos desenvolver o turismo de forma sustentável, valorizando o trabalho das famílias, das cooperativas de artesanato, os traços culturais da população - defende Dona Rosária.
Dos cavalos terrestres aos marinhos
Um dos programas obrigatórios em Barra Grande é o passeio pelo mangue. O roteiro vendido por agências como a Natura Natur e a Ecoadventure começa ainda na pousada, quando os turistas montam em cavalos. O grupo segue até o mangue, onde embarcam em canoas a remo. A equipe da Nativos Arte-Ecotur, que organiza o passeio, é uma prova de que vai bem, obrigado, o trabalho de desenvolvimento sustentável promovido na região. As duas bonitas canoas que conduzem os turistas pelas entranhas do manguezal foram doadas por uma ONG italiana. Os guias mostram conhecimento do lugar e imenso respeito pela natureza local. E orgulho dela. Um cachorro que é ótimo nadador acompanha o passeio, ora dando pernadas n'água ora à frente da embarcação, como se fosse uma carranca do Rio São Francisco.
Durante o trajeto, fazemos várias paradas. Na primeira, os guias se embrenham no mangue para catar caranguejos. Mostram as diferenças entre as espécies, ensinam as técnicas de captura e como evitar as pinças do crustáceo. Numa outra curva do rio, que forma um banco de areia, eles nos apresentam os moluscos, mostrando como uma espécie de sururu faz para se enterrar. É fascinante.
Nesta altura, com salva-vidas, os que querem (e todos deveriam querer) descem as águas tranquilas do rio flutuando. É como um lazy river dos parques aquáticos, mas muito melhor. O ponto alto do circuito deveria ser a observação de cavalos-marinhos. Não é ruim, mas bom mesmo é deixar a corrente lenta nos levar rio abaixo...
No Delta, cinco braços, 85 ilhas e incontáveis belezas
O Rio Parnaíba nasce no Jalapão e, com cerca de 1.500 quilômetros de extensão, divide os estados de Piauí e Maranhão. Na hora de desembocar no Oceano Atlântico, não faz por menos, e capricha no visual: abre-se em cinco braços, formando um delta de rara beleza com 85 ilhas.
São tantas possibilidades de passeios que é verdadeiramente difícil eleger o que fazer. Principalmente para os que ficam pouco tempo na região, como acaba sendo o caso da maioria dos turistas.
Sem dúvida, o campeão de audiência é o roteiro de um dia inteiro, praticamente, com saída pela manhã e duração entre seis e oito horas, com partida do Porto dos Tatus. O preço, de R$ 50 por pessoa, inclui almoço (não testamos, e não ouvimos nenhum elogio à qualidade da comida). Como os barcos que fazem este passeio são grandes e lentos, o tour tende a ser um pouco monótono e cansativo, ainda que a paisagem seja - para onde quer que se olhe - inacreditavelmente bela.
Os barcos grandes também não são recomendáveis para os que têm fobia de muita gente e música alta. Para estes, e para os que não têm muito tempo a perder, melhor são as lanchas rápidas, que rasgam as águas do Delta com velocidade em passeios que geralmente duram cerca de três horas - com direito até, como nos buggies, a manobras "com emoção", como quando a embarcação acelera e anda embicada.
É aqui que fica difícil escolher o que se fazer. Um dos passeios mais populares é o do final da tarde, para assistir à revoada de guarás defronte à Ilha do Caju, já em terras maranhenses. Antes, é fundamental uma parada naquelas lindas dunas que ilustram a capa desta edição, perto da chegada ao ponto de observação da revoada. Quando o sol está quase desaparecendo, algumas centenas de guarás deixam o mangue onde catam caranguejos para a ilha que serve de dormitório. Como num balé, as aves dançam no céu exibindo a sua plumagem vermelho vivo, resultado justamente da alimentação à base de crustáceos.
Outro programa, em parte feito em canoas menores, impulsionadas a remo, é a exploração dos estreitos igarapés cujas margens são habitadas por aves, macacos e outros animais. É possível fazer ainda um passeio noturno para observar jacarés, ilustres habitantes daquelas águas descobertos pelo facho de lanterna em suas cabeças. Na volta, longe de qualquer fonte de iluminação, o céu apresenta todas as estrelas possíveis e imagináveis, inclusiva as cadentes, e aos montes. Na lua cheia elas não aparecem tanto. Mas, bem, uma lua cheia é sempre uma lua cheia... Também há bastante o que se fazer por via terrestre, a começar pela Pedra do Sal, uma praia extensa com formações rochosas esbranquiçadas pelo... sal. É um bom lugar para o surfe, e excelente para ver o pôr do sol.
Seja qual forem os roteiros escolhidos, no caminho haverá, inevitavelmente, barcos com catadores de caranguejo lotados com o crustáceo. Binóculos são sempre muito bem-vindos em qualquer destes passeios, e repelente de insetos é fundamental.
- Nós personalizamos todos os nossos roteiros. Fazemos o que o cliente quiser, passeios curtos e longos, de dia e noite, de lancha e de 4 x 4 - diz José Roberto Piovan, um dos sócios da Natur, uma das agências que organizam passeios pela região, assim como roteiros combinados com Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e até o interior do Piauí.
Porto das Barcas, quase um centro histórico
Seria um exagero chamar de centro histórico, mas a região do Porto das Barcas, em Parnaíba, tem um casario antigo e com algum charme. Às margens do Rio Igaraçu, um dos cinco braços do Parnaíba, os casarões erguidos com óleo de baleia têm mais de cem anos e abrigam lojinhas de artesanato, bares e algumas das agências de turismo que vendem passeios pela região, como a Aventur e a Ecoadventure Tour.
- Talvez a Aventur seja a única agência de turismo do Brasil que tem um cardápio - brinca Joaquim Vidal, o Joca, dono da agência que também tem um agradável bar.
O estabelecimento chama a atenção pela parede pintada com caricaturas de grandes nomes da música, um painel eclético que reúne Tim Maia, John Lennon, Luiz Gonzaga, Valdick Soriano, Maria Bethânia, Cartola e Michael Jackson, entre outros. Entre uma cerveja gelada (quem sabe até um vinho...) e petiscos, é possível acessar a internet e observar um imenso mapa da região, que permite entender todo o Delta do Parnaíba.
Do outro lado da rua, passando por baixo da ponte que liga Porto das Barcas à Ilha Grande de Santa Isabel, está o que se pode chamar de centrinho de Porto das Barcas, uma ruela gostosa de se passear com algumas lojas e bares, e bem preservadas casas coloridas em estilo colonial português.
Ali, uma parada altamente recomendável é na Sorveteria Araújo, que serve vários dos sabores mais marcantes de Norte e Nordeste. Provei, e recomendo, os de açaí, bacuri, cajá, castanha-de-caju, jaca, murici e sapoti. Quem quiser, também pode se hospedar por ali, na Pousada Porto das Barcas, com dez quartos. É um dos lugares mais simpático da cidade.
Do mangue direto para a mesa
A estrela principal dos cardápios das barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza, é o caranguejo. Os bichos sofrem, porque são catados no Delta do Parnaíba e fazem uma longa viagem até chegar às cozinhas cearenses. Sofrem também os turistas, que comem o crustáceo não tão fresco assim, já que muitos morrem no caminho, e os que sobram chegam estressados, cozidos no calor do Nordeste durante a jornada. Fica fácil supor que em Parnaíba é possível saborear este crustáceo mais fresco e barato. Custa a metade do preço: uma corda com quatro unidades sai a R$ 10, enquanto em Fortaleza um único caranguejo é vendido por R$ 5, ou até mais.
Para um caranguejófilo como eu, a visita à barraca do Carlitu's, em Luís Correia, município vizinho a Parnaíba, foi especial. Depois de já ter devorado king crabs espetaculares em Miami e Nova York, centollas soberbas em Santiago e diversas versões do chamado caranguejo toc-toc em praias Brasil afora, foi no Piauí que comi a mais saborosa porção deste crustáceo.
A carne tinha um sabor estonteante, delicado, que ficava ainda melhor com a sua adequada companhia, uma boa farinha d'água e um vinagrete bem feito. O processo ideal é mais ou menos assim: primeiro você escolhe as garras ou patas que lhe apetecerem. As primeiras têm mais carne do que as segundas. Depois, com golpes secos, mas não muito fortes, quebre a casca, para não machucar a carne. Com cuidado, puxe a parte da garra que está junto à carne. Está pronto para se devorado, de preferência com gotas de limão. Mas eu gostava da versão "à milanesa": era só mergulhar a patinha primeiro no vinagrete e, em seguida, na farofa, deixando uma camada ácida e crocante deliciosa. Ainda eram bem-vindos limão e pimenta a gosto.

Ostras catadas no mangue e servidas com os pequenos limões típicos da região / Foto: Bruno Agostini
Outra especialidade da casa são as ostras, catadas também nos mangues da região. Cruas, com limão, como manda a regra. E uma cervejinha gelada para rebater. Quem quiser coisas mais sérias também encontra ali. O cardápio lista ótimas peixadas.
Em Parnaíba, um lugar seguro para apreciar receitas típicas é o restaurante do Hotel Cívico. Ali comi uma inesquecível torta de caranguejo, com a carne desfiada por baixo, coberta com claras. E uma seleção de doces caseiros, feitos com ingredientes da fazendo dos donos, por uma cozinheira muito competente.
Talentos manuais
Visitar os artesãos locais é um bom programa não apenas para os que pretendem comprar, mas também para os que apreciam uma boa prosa e o contato com as comunidades. Há várias cooperativas e associações que produzem uma série de peças que já viajaram até para serem exibidas no exterior: esculturas de barro, rendas, tapetes, móveis, presépios.
No povoado de Carnaubal, em Luís Correia, a fibra de taboa, uma das matérias-primas mais difundidas para artesanato na região, dá origem a um sem-número de objetos: mesas, cadeiras, baús, pufes, tapetes, redes, jogos americanos. Raimundo Veras e Silda Vidal comandam a Associação de Artesanato Nova Vida Arte Vida, que produz essas peças todas, e muito mais. Um perigo para quem está decorando a casa, porque dá vontade de levar um monte de coisas. Mas apesar de serem relativamente baratas, o envio das compras para o Sudeste é bem caro.
Como boa comunidade de pescadores do Nordeste, a renda também é destaque na produção artesanal. A Cooperativa das Rendeiras do Delta do Parnaíba, sediada na Ilha Grande, tem ganhado destaque: suas peças já chegaram a França. Também há homens fazendo um trabalho que, até pouco tempo, era exclusividade das mulheres.
- Sou rendeiro com muito orgulho. Adoro, e ainda ganho um dinheiro bom - conta Romário dos Santos Rodrigues, de 16 anos, há seis meses na cooperativa.
Outra matéria-prima que dá origem a belas peças na região é a argila moldada, principalmente em forma de pessoas e animais. Na Associação Artesanal do Barro Vermelho são feitas peças bonitas, com destaque, em período pré-natalino, para o presépio. Lindo, e com a cara do Brasil.
Do Ceará ao Maranhão, pela beira da praia: o melhor roteiro do Brasil?

Ano passado, a Rota das Emoções, um circuito turístico conjugando os estados de Ceará, Piauí e Maranhão, foi eleito Melhor Roteiro do Brasil, numa premiação do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo. O roteiro praiano, desenvolvido pelo Sebrae em parceria do governo federal com os três estados, foi criado oficialmente, e ganhou este nome, em 2007. Mas já se vão pelo menos 15 anos que viagens entre Fortaleza e São Luís são feitas pela beira da praia, geralmente em Land Rovers, em roteiro que demoram entre seis e dez dias.
Hoje, dezenas de agências de viagem e operadoras organizam viagens combinando o litoral dos três estados. Muito antes disso, porém, já era possível enxergar o potencial de integração de Ceará, Piauí e Maranhão na promoção de um destino turístico.
- Na década de 1970, um político do Piauí criou o projeto Cepimar, que significava Ceará-Piauí-Maranhão. Foi o embrião do que é hoje chamado de Rota das Emoções - conta Francisco Correia, diretor do setor de Desenvolvimento do Turismo do governo do Piauí.
No total, participam do projeto 812 empreendimentos, entre hotéis, (são 267 locais de hospedagem), restaurantes, bares e lanchonetes (241 ao todo), agências de receptivo (71) e associações de guias de turismo (10). Praticamente todo o trajeto é em áreas de preservação, como os parques nacionais de Jericoacoara e dos Lençóis Maranhenses e a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba.
Apesar de uma suposta união, é fácil perceber a briga entre os três estados para receber os visitantes. Todo mundo, por exemplo, quer aeroporto. O de Parnaíba está pronto, mas ainda não há voos regulares (para o próximo ano está prevista a criação de linhas para lá). O Ceará vai inaugurar dois no período de menos de dois anos: em Camocim, as obras estão bem adiantadas e ele deve ficar pronto já no primeiro semestre de 2011, enquanto o de Jericoacoara será inaugurado daqui a cerca de um ano e meio. Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses, já tem uma pista de pouso, de onde partem voos panorâmicos sobre a região. Está sendo construída uma pista maior, que vai receber terminal de passageiros.
As duas pontas do roteiro - Jericoacoara, no Ceará, e os Lençóis Maranhenses - já são consagrados destinos turísticos. Barra Grande, e todo o curto litoral do Piauí, com cerca de 65 quilômetros de extensão, ainda não povoam os sonhos da massa de viajantes. Talvez por isso, desvendar as praias do estado parece ser ainda mais gostoso.
Serviço
Como chegar
De avião: Por enquanto não há voos regulares até Parnaíba. O aeroporto mais próximo é o de Teresina, a cerca de 350 quilômetros. Também é possível chegar ao Piauí via Fortaleza ou São Luís, ambas a cerca de 500 quilômetros de Parnaíba.
Onde ficar em Barra Grande
Pousada BGK: Rua Pontal da Barra 205. Tel. (86) 9983-1020. www.barragrandekitecamp.com.br
Pousada Rota dos Ventos: Rua Pontal da Barra 234. Tel. (86) 3369-8161. www.pousadarotadosventos.com
Pousada Ventos Nativos: Rua Pontal da Barra 339. Tel. (86) 9942-6354. www.ventosnativos.com
Em Parnaíba
Hotel Pousada dos Ventos: Av. São Sebastião 2,586, Reis Velloso. Tel. (86) 3323-2555. www.pousadadosventos.com.br
Hotel Cívico:Av. Governador Chagas Rodrigues 474, Centro. Tel. (86) 3322-2470. www.hotelcivico.com.br
Onde comer
Carlitu's: Av. Teresina 4,477, Praia de Atalaia, Luís Correia. Tel. (86) 3367-2022.
Bandoleiro: Rua Pontal da Barra 326, Barra Grande. Tel. (86) 3369-8123.
Em hotéis: Cívico e Ventos Nativos têm bons restaurantes.
Passeios
Procure as agências de Parnaíba para fazer passeios pela região, quem sabe até esticando até Ceará ou Maranhão: Natur (86 3322-8174), Aventur (86 3321-3002), EcoAdventure Tour (86 3323-9595) e Morais Brito (86 3321-1969).
Para ver a matéria clique AQUI.

* Edição e foto: Proparnaíba.com

12/15/2010

Onda de arrombamentos a prédios públicos em Luis Correia

Uma onda de assaltos vem ocorrendo em Luis Correia, no litoral piauiense. O que chama à atenção das autoridades é que os arrombamentos ocorrem sempre nos finais de semana e em prédios públicos que não dispõem de vigilância noturna. Outra questão que intriga os investigadores é que todos os prédios até agora arrombados ficam próximos um do outro a exemplo da APAE, Correios, Câmara Municipal, Cartório, Fórum Cívil e Banco do Brasil, que ficam todos na mesma rua.

No arrombamento ao Banco do Brasil ocorrido na madrugada e 13 de dezembro os meliantes levaram dois revolveres 38 e dois coletes a prova de balas que eram utilizados pelos vigilantes do Banco e também o equipamento de gravação das câmeras de segurança do circuito interno.

O Fórum Desembargador Augusto Falcão foi arrombado duas vezes em um único final de semana, na primeira oportunidade levaram mais de R$ 2 mil reais, na segunda mais de R$ 3 mil reais, além de objetos e documentos que são provas de crimes e fazem parte ações na justiça.

Peritos da Policia Federal fizeram um levantamento da cena do crime em busca de vestígios dos criminosos, mas até o momento os elementos ainda não foram identificados.

Segundo o delegado Francisco Raimundo Mendes, nenhum desses prédios arrombados disponibiliza vigilância noturna. "Os vigilantes só trabalham de dia. No Banco do Brasil o alvo dos bandidos foram as duas armas e os dois coletes somente. Não levaram dinheiro. Acreditamos que foram no mínimo dois homens a praticarem o crime", explicou o delegado.

URBANIZAÇÃO DAS PRAIAS E AS TARTARUGAS

Haverá uma iluminação especial em área de desova das tartarugas no projeto de urbanização das praias de mararmar e aerrombado,  no Município de Luis Correia. Além de proporcionar conforto e segurança para turistas e visitantes, melhores instalações para os donos de bares, ponto de apoio para pescadores, espaço para   Grupos Ambientais, essa iluminação especial servirá para não intervir na desova de tartarugas marinhas. Essas dequações ecológicas e arquitetônicas foram apresentadas nesta sexta-feira (10.12) durante audiência pública na Câmara Municipal de Luís Correia. Na agenda, a urbanização da orla das praias de Maramar e Arrombado (Mangue Seco), um investimento do Prodetur Nacional/BNB, onde serão aplicados R$ 737.649,15 e R$ 1.128.248,39 respectivamente. No espaço da Câmara de Vereadores de Luís Correia estiveram os donos de bares, representantes de associações, a comunidade, o Procurador Federal Kelston Lages, representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Eugênia Medeiros), a Prefeitura (Anderson Galdino), SEMTUR (Sílvio Leite), Secretaria do Patrimônio da União, SEMAR (Carlos Moura Fé),  Márcio Kyldare (Vereador) e ambientalistas do Grupo  Tartarugas do Delta. A oportunidade foi de diálogo, exposição dos projetos, sugestões recíprocas, compromisso com a eco-sustentabilidade e a aprovação geral por parte da população. O projeto de urbanização da orla de Maramar e Arrombado (Mangue Seco) é uma criação das arquitetas Ivina Gadelha e Ana Lígia Sampaio, presentes na audiência para tirar dúvidas da comunidade. Com a urbanização, o Turismo vai gerar mais negócios com muito mais satisfação: As duas praias ganharão barracas padronizadas, calçadão, estacionamento, quiosques para a venda de artesanato e iluminação adequada ao espaço ecológico. A arquiteta da SETUR, Denise Almeida, disse que todas as reivindicações apresentadas serão analisadas de acordo com a autorização da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). A próxima etapa será o licenciamento ambiental junto a SEMAR. Resta apenas esperar para que esse projeto não ande nos mesmos passos de nossas queridas tartarugas, como aconteçe com o projeto de urbanização da Praia de Atalaia.

* Fonte: cidadeverde.com
* Edição: Blog Litoral do Piauí.

12/14/2010

Empresários estrangeiros querem construir resort em Luís Correia

O governador Wilson Martins recebeu, nesta segunda-feira (13), no Palácio de Karnak, os empresários espanhóis Raul Alonso e Almudena Hinojosa, da Delta do Parnaíba Empreendimentos, que vão construir um resort em Luís Correia. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Turismo, o coordenador de Comunicação, Fenelon Rocha, e o superintendente de Relações Institucionais, João Batista. Durante a audiência, o governador Wilson Martins reforçou as ações que estão sendo feitas no litoral do Piauí, como forma de garantir a infraestrutura necessária para o estabelecimento de novos empreendimentos. “Estamos investindo pra valer na infraestrutura do litoral, é uma prioridade. Temos a adutora do litoral onde serão investidos cerca de R$ 130 milhões e que reforçar o abastecimento de água nos municípios do litoral, onde já temos parte dos recursos garantidos pelo PAC, a construção do contorno do Coqueiro que já foi iniciada e vai melhorar muito o trânsito da localidade, a urbanização de praias como Maramar e Mangue Seco, que vai oferecer mais opções aos turistas”, disse o governador. O empresário Raul Alonso afirmou que uma das prioridades para a efetivação do empreendimento é a construção de acessos e a efetivação de voos para o litoral. “Estamos confiantes e satisfeitos com as ações apresentadas pelo governador, é realmente necessário para o litoral todos esses investimentos”, disse Raul Alonso. A Delta do Parnaíba Empreendimentos vai construir no município de Luís Correia o “Kuaradê”, um resort em uma área de 108 hectares, com unidades hoteleiras e residenciais, assim como áreas comerciais e um campo de golfe que será o primeiro do Piauí e foi desenhado por um dos mais renomados projetistas deste setor no mundo, Jack Nicklaus, ex-jogador que se transformou em marca de grandes equipamentos para a prática desse esporte.

*Edição e foto: Proparnaiba.com

12/10/2010

Apresentado projeto de urbanização do Porto dos Tatus nesta quinta

Durante a apresentação do projeto moradores da cidade e orgãos presentes puderam se pronunciar e tirar dúvidas. A Arquiteta da Setur, Denise Almeida, explica que esse é um momento democrático, onde a comunidade interagiu com os técnicos e pode entender a funcionalidade da obra. Segundo o Secretário Participaram da audiência as Secretarias de Turismo do Piauí, Meio Ambiente, Infraestrutura, Instituto Chico Mendes, Prefeitura, Patrimônio da União e ONG'S ligadas ao meio ambiente.

 * Fonte e Foto: Gilson Andrade
Versão para impressão

Cajueiro da Praia comemora aniversário neste domingo com grandes festividades

A IX Regata de Canos à Vela Peixe-boi terá início neste domingo, 12 de dezembro no Cajueiro da Praia no litoral piauiense. O município já e conhecido pela reserva de quase 11 hectares para a preservação do peixe-boi-marinho e na comemoração do aniversário dos 14 anos de emancipação política será realizada diversas atividades, que leva o nome do anfitrião da casa, para lembrar a importância da preservação, 'IX Regata de Canoas à Vela Peixe-boi'. O evento que completa 10 anos de tradição terá desde competição de ciclismo à regata e corrida de jegue. As atividades têm iniciativa da base Multifuncional do Centro Mamíferos Aquáticos, centro de pesquisa ligado ao ICMBio - (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em parceria com a Colônia de Pescadores de Barra Grande Z6 e o apoio da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, que fica a 384 km de Teresina. Segundo a analista ambiental, Patrícia dos Passos, a comunidade e pescadores convivem perfeitamente com a preservação do animal, logo a reserva não apresenta pesca incidental e nem morte de peixes-boi por encalhamento. O Projeto Peixe-boi Marinho de Cajueiro da Praia tem como objetivo trabalhar para a proteção do peixe-boi marinho, mamíferos aquático mais ameaçado de extinção do Brasil e patrimônio natural da cidade. “A área é bem preservada, um caso bem particular. Historicamente os pescadores não possuem conflito com a espécie, a convivência é harmoniosa. O estuário é preservado, conservando o habitat do peixe-boi. Até os manguezais são preservados, o que ajudam a procriação de outras espécies como camarão, caranguejo e outros”, explica a analista. A reserva em Cajueiro da Praia, há pelo menos 30 animais, segundo último levantamento realizado pelos ambientalistas. No entanto, a contagem é antiga, número esse que deve ter crescido pela favorável condição de procriação da espécie. Paralelo as atividades comemorativas, também acontecem as ações de conscientização em escolas e na comunidade, através, por exemplo, de mutirões de limpeza à reciclagens. Ainda, chegando no período das férias, como a localidade costuma receber vários turistas, a equipe de ambientalistas do Instituto Chico Mendes organiza passeios ecológicos que mostram a torre do Peixe-boi, lugar onde pode-se ver o animal. Durante os passeios sempre há o incentivo dos hábitos comportamentais que ajudam a preservar a localidade.

Programação

Às 7 horas, a largada do X Ciclismo do entroncamento da BR 402 com a estrada estadual que dá acesso ao município, logo depois do Camurupim. A chegada é na sede do município em frente à secretaria da educação e acontece mais ou menos depois de 1 hora de pedaladas. O próximo evento é a IX Regata de Canoas à Vela, que sairá por volta das 9:00 hs, na praia do Cajueiro de Baixo, com algumas variações no horário devido à maré. As embarcações largam em direção ao alto mar onde devem contornar uma bóia e voltar à mesma praia da largada.

* Edição: Jornal da Parnaíba

12/09/2010

Cajueiro da Praia vai realizar Regata de Canoas à Vela Peixe-boi

            O cantinho do Peixe-boi no Piauí vai estar em festa neste próximo domingo (12). O município de Cajueiro da Praia, conhecido pela reserva de quase 11 hectares vai comemorar o aniversário da cidade de 14 anos, com diversas atividades. O evento leva o nome do anfitrião da casa, para lembrar a importância da preservação, 'IX Regata de Canoas à Vela Peixe-boi'. O evento que completa 10 anos de tradição, terá desde competição de ciclismo à regata e corrida de jegue. As atividades têm iniciativa da base Multifuncional do Centro Mamíferos Aquáticos, centro de pesquisa ligado ao ICMBio - (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), em parceria com a Colônia de Pescadores de Barra Grande Z6 e o apoio da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia. Segundo a analista ambiental, Patrícia dos Passos, a comunidade e pescadores convivem perfeitamente com a preservação do animal, logo a reserva não apresenta pesca incidental e nem morte de peixes-boi por encalhamento. O Projeto Peixe-boi Marinho de Cajueiro da Praia tem como objetivo trabalhar para a proteção do peixe-boi marinho, mamíferos aquático mais ameaçado de extinção do Brasil e patrimônio natural da cidade. “A área é bem preservada, um caso bem particular. Historicamente os pescadores não possuem conflito com a espécie, a convivência é harmoniosa. O estuário é preservado, conservando o habitat do peixe-boi. Até os manguezais são preservados, o que ajudam a procriação de outras espécies como camarão, caranguejo e outros”, explica a analista. A reserva em Cajueiro da Praia, há pelo menos 30 animais, segundo último levantamento realizado pelos ambientalistas. No entanto, a contagem é antiga, número esse que deve ter crescido pela favorável condição de procriação da espécie. Paralelo as atividades comemorativas, também acontecem as ações de conscientização em escolas e na comunidade, através, por exemplo, de mutirões de limpeza à reciclagens. Ainda, chegando no período das férias, como a localidade costuma receber vários turistas, a equipe de ambientalistas do Instituto Chico Mendes organiza passeios ecológicos que mostram a torre do Peixe-boi, lugar onde pode-se ver o animal. Durante os passeios sempre há o incentivo dos hábitos comportamentais que ajudam a preservar a localidade.
Programação:
             Às 7 horas, a largada do X Ciclismo do entroncamento da BR 402 com a estrada estadual que dá acesso ao município, logo depois do Camurupim. A chegada é na sede do município em frente à secretaria da educação e acontece mais ou menos depois de 1 hora de pedaladas.
             O próximo evento é a IX Regata de Canoas à Vela, que sairá por volta das 9:00 hs, na praia do Cajueiro de Baixo, com algumas variações no horário devido à maré. As embarcações largam em direção ao alto mar onde devem contornar uma bóia e voltar à mesma praia da largada.
             Enquanto a regata acontece no mar, na mesma praia da largada será realizada a VI Corrida de Jegues.


*Patrícia Costa - Portal AZ.
*Edição e foto principal: Proparnaiba.com

12/06/2010

PI e MA: Sustentabilidade da Pesca do Caranguejo em dois eventos

A sustentabilidade da pesca do caranguejo-uçá no Delta do Rio Parnaíba volta a ser defendida em dois eventos no mês de dezembro. O primeiro, na segunda-feira (06), durante todo o dia, no ginásio Tudes, no município de Araioses, no Maranhão. Trata-se do V Fórum do Caranguejo-Uçá do Delta do Rio Parnaíba. O evento reunirá pesquisadores, professores, técnicos e representantes de órgãos federais, estaduais e municipais. Duas mesas-redondas marcam o fórum. A primeira, focará as ações institucionais para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do caranguejo-uçá no período 2007-2010. A segunda, discutirá o panorama da pesca na visão das comunidades tradicionais da região. Haverá também a apresentação de propostas à cadeia produtividade do caranguejo na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba. O segundo evento, na terça-feira ( 7 ) e  quarta-feira (8)  será o Workshop sobre a Sustentabilidade da Pesca do Caranguejo-Uçá na Área de proteção Ambiental do Delta do Rio Parnaíba. Na terça-feira(7)  o workshop vai ser desenvolvido no auditório da Embrapa Meio-Norte no município de Parnaíba, no Piauí.  A programação prevê mesas-redondas sobre pesquisas de parâmetros populacionais pesqueiros e ordenamento da pesca do caranguejo-uçá. Na quarta-feira (8), a programação do workshop será na Área de Proteção Ambiental do Delta do Rio Parnaíba. Os participantes farão uma visita técnica, de lancha, às comunidades extrativistas. O almoço acontecerá no Morro do Melo, no município de Araioses. Em seguida, eles voltam a acompanhar a captura, transporte e embarque de caranguejos para a cidade de Fortaleza, no Ceará. Os dois eventos são uma realização da Embrapa Meio-Norte, Prefeitura de Araioses, Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade e do Ministério da Pesca e Aquicultura. A Área de Proteção Ambiental do Delta do Rio Parnaíba, que tem mais de 3 mil quilômetros quadrados, é uma unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes. A área alcança os municípios de Barroquinha e Chaval, no Ceará; Água Doce do Maranhão, Araioses, Paulino Neves e Tutóia, no Maranhão; e Cajueiro da Praia, Ilha Grande de Santa Isabel, Luis Correia e Parnaíba, no Piauí. Com mais de setenta ilhas, o Delta do Rio Parnaíba é o único em mar aberto nas Américas. A área é um santuário de reprodução de várias espécies de peixes, caranguejos, lagostas e camarões, protegendo, também, estuários de reprodução do peixe-boi marinho. O acesso é feito pela rodovia BR 343 até o município de Parnaíba. De lá as pessoas seguem de barco.

*Fernando Sinimbu ( 654 MTb/PI) - (86) 3089-9118
*fernandosinimbu@cpamn.embrapa.br - Embrapa Meio-Norte
*Edição: Proparnaiba.com

Praia do Coqueiro é destaque na coluna de Larissa Ravena

A assessora de imprensa da Piauí Turismo  - Piemtur, jornalista Larissa Ravenna, destacou no Portal AZ em se blog sobre turismo as belezas naturais da Praia do Coqueiro, em Luís Correia. As badalações são o forte do luga.
Confira nota na íntegra:
Bons ventos, mar azul, águas claras e morninhas, coqueirais emolduram toda a orla da Praia do Coqueiro em Luis Correia. A praia oferece aos visitantes além da beleza natural, esportes radicais, tranqüilidade, programações especiais, entretenimento e agitação.O por do sol mais bonito do litoral do Piauí A Praia do Coqueiro é a mais badalada do litoral piauiense e a mais procurada por jovens atrás de diversão nos bares da praia e nos esportes a vento como o kitesurf. Bares e restaurantes atraem famílias e turistas. Pipas se confundem durante o campeonato brasileiro de Kiteturfe realizado em 2007. Famosa internacionalmente por sediar o campeonato brasileiro e mundial do esporte, a Praia do Coqueiro é indicada como uma das melhores do país para velejar.
* Edição e foto principal: Proparnaiba.com

Piauiense de Surf: melhores do ranking disputarão R$ 2 mil

Depois de duas etapas bem disputadas entre os melhores surfistas piauienses, a 1ª foi em janeiro e a 2ª em julho, a 3ª e última etapa acontecerá com uma grande expectativa. Este ano a ASPI- Associação de Surf do Piauí, distribuirá dois mil reais entre os 04 melhores do ranking 2010 da categoria open. O evento ocorrerá na praia de Pedra do Sal em Parnaíba nos dias 18 e 19 de dezembro,  com as categorias open, master, junior, mirim e grommets. Está previsto cerca de 70 atletas para disputar as premiações do circuito, que nas duas primeiras etapas já distribuiu: R$ 4.000,00 em espécie, 40 troféus, 40 kits de surf, dezenas de brindes e pontos para o ranking. Na categoria principal a OPEN a disputa está acirrada entre o atual campeão piauiense Diego Jonhjonh e Patrick Alves, este liderando o ranking e uma grande promessa do surf piauiense. Na júnior tem dois atletas locais da Pedral José Antônio "Tempinho", atual campeão da categoria mirim e Lucas Mateus.Na master Adriano Silva é o lider, mesmo sendo punido por indisciplina no circuito, com a retirada de 50% dos pontos adquirido na 2ª etapa o surfista confirma sua liderança. Em 2° está um dos grandes surfista do nosso estado, Roberto Silva bi-campeão piauiense, que já fez história sendo um dos primeiros atletas a competir etapas do cearense nos anos noventa em parceria com seu irmão, o também surfista Márcio Silva tetra campeão piauiense. Na mirim não há novidades, o talentoso Tempinho lidera, além da júnior, há uma grande possibilidade do atleta levar os dois canecos, pois tempinho está numa temporada no litoral cearense com uma equipe de uma marca de surfwear pegando as melhores ondas, então chegará com um surf mais afinado. Na grommets o surfista da Pedra do Sal, Amauri, lidera seguido do surfista "Brancoso" local da pedral. Serão distribuídos 20 troféus, 20 kits da PENA, 01 computador Exatus e pontos para o ranking. Estes pontos definirão os campeões de 2010 do surf no Piauí. Logo após será realizada uma confraternização entre os atletas e simpatizantes para a entrega da premiação extra de R$ 2.000,00 para a Open, mais troféus de campeão do circuito. A 3ª etapa é patrocinada pela Prefeitura municipal de Parnaíba, PENA, Santos ind e comércio, HB surf shop, Sebrae, Exatus Informática. O apoio é da Circulando, Grafcolor, Game Show, UTI dos cartuchos, ALD confecção, Império dos Vidros, Pranchas DS, Pré Cursos, Serv festas, Márcia Buffet, Aventur, Cine Foto Irmãos Vieira e TV Delta. Realização e organização Associação de Surf do Piauí.

*Ascom.

*Edição e foto: Proparnaiba.com

12/03/2010

PESCADORES QUE NÃO SABEM AMARRAR UM ANZOL


         O Ministério Público Federal (SC) aponta fraudes no pagamento do seguro-desemprego destinado aos pescadores durante o período de proibição da pesca. Essa prática criminosa, já se tornou tradição em nossa comunidade. Isso é constatado facilmente no nosso quotidiano, porque numa cidade pequena, geralmente se “conhece” todo mundo. A coisa sempre foi escancarada e felizmente agora o Ministério Público Federal (SC) se manifesta sobre o assunto. Nas cidades de Ilha Grande, Luis Correia e Cajueiro da Praia, a principal atividade econômica é a pesca. Nessas cidades é comum encontrar casos de pessoas que recebem o benefício sem serem pescadores. E para agravar ainda mais o problema, os períodos de defeso (época de proibição da pesca) não são respeitados, a pesca predatória se tornou um crime tradicional promovendo um processo de extinção da fauna e flora do nosso mar e a omissão dos órgãos fiscalizadores é grande e vergonhosa. Em minha cidade natal (Luis Correia), vejo centenas de pessoas beneficiadas com os serviços da Colônia de Pescadores sem terem nenhum tipo de vínculo com a pesca. São taxistas, moto taxistas, comerciantes, funcionários públicos e outras categorias se passando por pescadores.
            A estimativa segundo o Ministério Público Federal é de que, a cada dois seguros-desemprego concedidos a pescadores, um seja ilegal. Em todo o Brasil, isso representa cerca de R$ 500 milhões pagos todo ano pelo governo a quem não tem direito. Um direito que é para os trabalhadores honestos e sérios, vem sendo usado de má fé por práticas espúrias vindas de pessoas extremamente inescrupulosas.  A grande meta deles é associar um número sem limites de pessoas nas Colônias de Pescadores, com o objetivo de aumentar à arrecadação financeira da entidade, como também, a propina vinda da fraude no seguro desemprego. O esquema acontece da seguinte forma: Associa-se indiscriminadamente as pessoas na Colônia independentemente delas terem ligação ou não com o setor pesqueiro, para com isso alcançar o objetivo do aumento da receita da entidade, bem como, do número de requerimentos do seguro desemprego, e assim, através da fraude no quadro de associados das colônias e no INSS, esses indivíduos que geralmente têm ligação com a Diretoria das Entidades, se locupletam com o dinheiro público, ostentando riqueza nas pequenas cidades em que vivem. Muitos dos beneficiados, na sua ingenuidade, não sabem que não podem receber o seguro. Os sindicatos e colônias de pescadores, historicamente não fazem um trabalho de formação cidadã da categoria, gerando assim uma classe social desinformada e alienada. As autoridades locais do executivo, legislativo e judiciário, têm fechado os olhos para esse grave problema. O Ministério do Trabalho juntamente com o Ministério da Previdência não fiscalizam como deveriam e muitas vezes suas gerências regionais terminam se envolvendo e dando cobertura ao esquema fraudulento.
           Diante dessa alarmante realidade, devemos além de buscar formas de formação cidadã para a classe pesqueira, é necessário também que a sociedade como um todo fique vigilante, afinal de contas, o dinheiro é do Povo. E as autoridades competentes têm que fazer sua obrigação fazendo uma investigação rigorosa, identificando e dando uma punição exemplar para os envolvidos nessa prática.