Páginas

8/27/2013

Realidade carente de Parnaíba é registrada por estudantes

A rotina de uma das regiões de vulnerabilidade social em um dos bairros de Parnaíba levou estudantes a imortalizarem tal realidade através de fotos. Na tarde de sábado (24) os profissionais do Parnaiba Foto Clube realizaram, na Escola Irmã Dedi Assunção, uma mini oficina de fotografia, levando orientações e cuidados para fazer boas fotos.  O evento foi parte das atividades do Projeto Pequeno Cidadão, desenvolvido por policiais militares do Ronda Cidadão.
Os trabalhos foram divididos em dois momentos; o primeiro em sala de aula quando os fotógrafos Helder Fontenele, Mauro Freitas e Gustavo mostraram como manusear o equipamento, posicionamento e técnicas. O segundo momento foi realizar um passeio nas imediações da Escola para os registros.
“A ideia de colocar uma câmera nas mãos da garotada e incentivá-la a retratar o meio em que vivem amadureceu depois da caminhada criativa realizada pelo Parnaíba Foto clube que abraçou de imediato”, esclareceu Eudes Rocha, cabo da Policia Militar e coordenador do projeto.
A Escola Irmã Dedi fica localizada no bairro Frei Higino, próximo ao posto avançado do IML.  As ruas de areia, mato e lixo serviram como cenário para as fotografias dos estudantes que através do Pequeno Cidadão despertam uma perspectiva crítica quanto à sua realidade. Com estas e outras ações a finalidade é instigar futuros agentes de mudança na comunidade. “As fotos passarão por uma seleção e serão expostas em um varal fotográfico em breve”, garantiu Eudes.
*Fotos: alunos do Pequeno Cidadão
*Daniel Santos para o Porparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário