Páginas

5/23/2011

O destino vitorioso da Rota das Emoções


Delta do Parnaíba - Foto: Edilson Morais Brito

Roteiro que impulsiona o turismo dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

O Ministério do Turismo, seduzido pelos encantos da já tão decantada "Rota das Emoções", que une Jericoacara (Ceará), Delta do Parnaíba (Piauí/MA) e Lençóis Maranhenses (localizadas em três importantes Áreas de Proteção Ambiental do nordeste brasileiro), contempla vários ecossistemas de feições marcadamente turísticas, englobando praias, rios, lagoas, trilhas, belezas naturais (situadas em 14 municípios dos três estados), permitindo a prática de esportes radicais, desenvolvimento da arte e da deliciosa culinária litorânea da região. A proposta da rota une o conceito da emoção ao contexto, o que chamou a atenção do Ministério do Turismo, que batizou de "As Maravilhas do Brasil" os destinos turísticos de Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE).

É importante lembrar que a "Rota das Emoções" foi agraciada, em julho de 2009, com o "Troféu Roteiros do Brasil", concedido pelo Ministério do Turismo por intermédio do "Programa de Regionalização do Turismo", concorrendo com mais de 90 destinos turísticos em todo o país. Tal programa avaliza os roteiros em oito categorias: Gestão Turística de Destino; Planejamento e Gestão do Turismo Regional; Roteiro Turístico; Roteiro ou Destino Turístico Segmentado; Sítio Eletrônico Promocional; Material Promocional; Sustentabilidade Ambiental em Municípios, e Sustentabilidade Sócio Cultural em Municípios. A rota (que aposta no turismo sustentável com responsabilidade sócio ambiental) já se encontra consolidada e em franco crescimento, e vem sendo trabalhada desde 2005 por técnicos dos três estados que a integram através do Plano de Desenvolvimento Integrado, projeto que está a cargo do SEBRAE e do Ministério do Turismo.

Uma rota e muitas emoções

Tendo como base a área litorânea, a rota apresenta aos turistas praias limpas, propícias ao banho e à prática de esportes tais como o windsurf e o kitesurf, lagoas paradisíacas e rios ainda limpos, oferecendo a realização de trilhas em áreas bastante preservadas ecologicamente. Aliada a essas emoções, a hospitalidade também está no cardápio de uma população nativa que detém o saber local da arte do artesanato à base de fibras naturais, tais como a fibra do buriti, além de uma culinária de dar água na boca, recheada de peixes e frutos do mar. Esse componente cultural está intimamente ligado ao negócio do turismo, e vem sendo bastante desenvolvido ao longo da rota, estimulado como um produto de peso que enriquece o roteiro turístico vitorioso, que já é um sucesso desde os primórdios de sua implantação.

Lençóis - Partindo-se do Maranhão, e tendo como portal de entrada a cidade de Barreirinhas (que já possui desde pousadas rústicas até resorts de luxo), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é formado por milhares de lagoas em dunas de areia branca, numa área de 155 mil hectares. Ao longo do rio Preguiças, que banha Barreirinhas, o visitante pode apreciar a beleza de praias como Morro do Boi, Espadarte, Caburé e Atins. A rota atravessa as cidades de Santo Amaro, Barreirinhas, Paulino Neves e Tutóia (com 20 quilômetros de praias paradisíacas, além de mangues, dunas, lagos e rios). Santo Amaro do Maranhão é uma das cidades mais aprazíveis que se encontram encravadas na área dos Lençóis Maranhenses.

A cidade é pequena, pacata. O fluxo de visitantes é baseado no turismo ecológico e de aventura. Bem perto de Santo Amaro, localiza-se a lagoa da Gaivota, ponto de visitação indispensável. Nesta época do ano, após as primeiras chuvas de inverno, a lagoa da Gaivota já está disponível para banhos. A partir de março, contudo, quando o inverno aperta, o local se torna exuberante e muitas outras lagoas se formam nas proximidades, favorecendo o acesso para aqueles que buscam um pouco mais de privacidade.
Delta do Parnaíba - Situado numa área de 2.700 quilômetros quadrados, o famoso Delta do Parnaíba foi descoberto em 1571, pelo navegador português Nicolau de Resende. Contudo, a expedição que realmente oficializou a colonização da área aconteceu em 1613, quando Jerônimo de Albuquerque designou Martim Soares Moreno para explorar o delta. O local é o maior delta em mar aberto das Américas, composto por centenas de ilhas. A bordo de embarcação motorizada, as ilhas do lado do Maranhão começam a aparecer, com seus imensos manguezais e morrarias impressionantes. As designações são bastante peculiares: Bagre Assado, Desgracinha, Tucuns da Mariquita, Velha Anacleta, Desaforo, Enforcado.

Dentre as mais importantes destacam-se as ilhas do Carrapato, Canárias, Paulino, Poldro, Melancieira e Caju. De todas as mais de 80 ilhas ou ilhotas, a mais famosa é a do Caju. No local, atualmente existe uma pousada ecológica. A ilha recebeu no passado um visitante ilustre, o padre Antonio Vieira e, hoje, recebe aventureiros interessados em turismo ecológico. Esse rico ecossistema, verdadeiro paraíso ecológico, é um patrimônio que possui 70% de sua área em território maranhense. Além de Araioses e Tutóia, no Maranhão, a rota passa ainda por Parnaíba, no Piauí.
Jericoacara - CE.
Parque Nacional de Jericoacora - Formado por uma vila de pescadores que virou Área de Proteção Ambiental e se desenvolveu sem perder suas belezas naturais, Jericoacara apresenta a paz que se busca nas pequenas cidades, com as facilidades dos grandes centros urbanos: pousadas, grande diversidade da gastronomia, atividade comercial e passeios. Em Camocim existem 62 quilômetros de praias, a maior costa litorânea do estado, além de seis lagos paradisíacos. O casario colonial da cidade reserva um encontro maravilhoso com a história do Brasil. Nessa área, os pescadores garantem a permanência da gastronomia, de forma sustentável, e as artesãs também trabalham com a exploração da fibra do buriti. Jericoacara pode ser o término ou o começo da rota, dependendo do referencial adotado pelo visitante, que se beneficia com um dos mais belos roteiros ecológicos do planeta.

* Publicação: Jornal da Parnaíba
* Por Giselle Jansen/JPTurismo

2 comentários:

  1. Sr. Marcelo solicito vossas providências para postar a credencial da foto de Jericoacoara nesta vossa postagem. A foto é de minha autoria e não foi dada a V. Sa. autorização para uso desta imagem que tem direitos autorais registrados. George Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa amigo, só agora é que vi seu comentário. Mas, como pode ver, citei a fonte: Jornal da Parnaíba. De qualquer forma, fica o seu registro.

      Excluir