Páginas

1/24/2011

Porto das Baras, local em Parnaíba onde se respira cultura

O Porto das Barcas em Parnaíba, é um marco da fundação da cidade, desempenhou papel preponderante na economia do Piauí e do Brasil, quando então, foram construídos grandes armazéns utilizados para estocagem de mercadorias importadas e para exportação, destacando-se as transações comerciais com Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.

O Porto das Barcas ficou esquecido e abandonado por vários anos, até que na década de noventa, todo o complexo passou por um processo de revitalização. A restauração do local vem fazer reviver os bons tempos de movimentação; onde antigamente estava a base da economia da cidade, hoje se respira cultura e preservação, ao mesmo tempo em que se pode dispor de excelente área de lazer e destinação turística, no que passou a ser chamado de Complexo Turístico e Cultural do Porto das Barcas.

Ponto obrigatório de parada dos turistas, o Porto das Barcas oferece artesanato local, com venda de sovines e oficinas de artesanato ao vivo. Além disso, o espaço conta com uma gastronomia deliciosa, bares e restaurantes compõem o cenário rústico. Um destaque é o pub que se mistura com a agência de viagens Aventur, lá você pode se deliciar com um vinho e petiscos vendo o por do sol. De sobremesa você pode escolher um dos sabores típicos da Sorveteria Araújo, que conta com a tradição de anos em vender sorvetes.
 
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Larissa Ravena

1/21/2011

DESABAFO DE LEITORA

Estamos em uma era de falsos poderes , vejo em L.C um descaso dos grandes , uma pequena cidade com problemas gigantes . Onde estão os jovens que deveriam lutar pelos seus direitos ? Lutar por oportunidades e abrir os olhos para suas necessidades. Esses podres políticos que infelizmente esse povo elege, não estão nem ai para todos os problemas (OUSERA QUE O POVO TBM NÃO ENCHERGA SEUS PROBLEMAS? MOVIDOS PELA COMODIDADE DE ANOS SEM VER NADA MELHORAR, MUDAR.) Políticos ladrões que se importam só em SE AGRADAR , construindo seus palácios, empregando seus familiares, se enchendo de luxo com o dinheiro publico, enviando seus filhos para boas faculdades particulares, (ONDE ESTÃO APRENDENDO SE ESPECIALIZANDO FORA PARA DEPOIS VOLTAR E CONTINUAR A ROUBAR E ESCRAVISAR O POVO NESSA ETERNA POBREZA .)ISSO ME REVOLTA). Mais como lutar? , procurar nossas melhoras , mostrar o que ainda podemos crescer, e que necessitamos de tudo. Não é só se importar em agradar os de fora em época de férias, não é só se contentar com uma festa na praça, não é só se iludir com promessas falsas de crescimento, estamos em Um lugar onde falta oportunidade e qualificação para todos , VERGONHOSO . (SIM VERGOLHOSO !!!) . Um lugar onde nada se trata, onde o crack chega e toma conta, onde o HIV esta vidente , cidade abandonada. (NÃO TEMOS PRA ONDE CORRER, O POVO NÃO SABE VOTAR) . 


* Por: Ju Litoral (leitora do Blog).

Governo e ONG estimulam geração de renda no litoral

George Rebelo (foto: Francisco Leal)
O projeto de apoio à criação de atividades geradoras de renda para os agricultores familiares das comunidades do litoral do Piauí, executado pelo Governo do Estado em parceria com a ONG italiana Cospe, já conta com quatro canoas operando na rota do cavalo marinho, no povoado Barra Grande, município de Cajueiro da Praia. As canoas serão utilizadas no trabalho da pesca e na condução de turistas.

Com recursos de R$ 84 mil, o projeto adquiriu também coletes salva-vidas, promoveu o georeferenciamento de quatro roteiros turísticos e investiu em equipamentos e utensílios de apoio ao Restaurante das Marisqueiras, além de atuar na divulgação, através de folders, catálogos e colocação de placas de sinalização.

O articulador de Turismo Rural na Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), George Hamilton Rebelo, destaca ainda a instalação no local de uma unidade demonstrativa para cultivos de mariscos, a capacitação de mulheres marisqueiras e o investimento em pesquisa e monitoramento, o que considera importante para o desenvolvimento do projeto.

O objetivo, segundo George Rebelo, é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das populações tradicionais do litoral do Piauí, valorizando o respeito ao ecossistema e as formas de organização social tradicionais, fomentando as atividades integradoras de renda para as famílias que vivem em Barra Grande, através da valorização dos produtos típicos da agricultura familiar local e a promoção do turismo sustentável.Famosos já fizeram o passeio do Cavalo Marinho
Atriz Regina Duarte
 
Dentre os famosos a atriz das novelas da globo, Regina Duarte, foi uma que visitou Barra Grande e fez passeio ecologico com a Barratur, entre todos os passeios o seu escolhido foi a "Rota do Cavalo Marinho".

O que mais a chamou antenção da atriz foi a vegetação de mangue conservada, as aves e a água morna do rio. Durante sua estadia a atriz não despensou se quer um dia ostra. Ela ficou hospedada na Pousada Pontal Da Barra.


BARRATUR
O responsável pelo passeio para avistamento do Cavalo Marinho é a Associação de Condutores de Turismo de Barra Grande - Praia de Barra Grande - Cajueiro da Praia - Piauí Contato: (86) 9931 0176 - Marcos Cazuza.


* Fonte: Jornal da Parnaíba.

1/19/2011

Moscas no litoral do Piauí fazem barracas perderem clientela

Um dos barraqueiros mais tradicionais de Luís Correia, Carlos José Rodrigues, entrou em contato com o Cidadeverde.com nesta terça-feira (18) para reclamar da quantidade de moscas que incomoda o litoral do Piauí. A presença incômoda seria provocada pela quantidade de lixo nas redondezas. Carlos trabalha há mais de 20 anos no comércio de Luís Correia e falou que no mês de janeiro sempre acontece uma infestação de moscas na praia. Entretanto, ressalta que devido o acúmulo de lixo abandonado nas proximidades, no ano de 2011 a "praga" aumentou. “É preciso que as autoridades tomem providências quanto a esse lixo, porque do jeito que está não tem quem agüente”, declarou.De acordo com o comerciante, o prejuízo é maior no horário considerado de pico (meio dia e no final da noite), quando os estabelecimentos perdem 50% da clientela aguardada. “Por mais que a gente limpe e mantenha o ambiente higienizado, as moscas sempre insistem”, explicou. As moscas passeiam pelos clientes e comidas. Carlos José é ex-presidente da associação dos barraqueiros de Luís Correia e pede, em nome de todos que trabalham no litoral, que soluções sejam tomadas o quanto antes, pois considera o problema um caso de saúde pública. “Não somente prejuízo financeiro ao nosso comércio, mas isso é questão de saúde tanto para a gente como para os turistas”, conclui.

* Fonte: Flalrreta Alves (especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Urbanização da orla da Beira-Rio em Parnaíba será licitada dia 25

Projeto da Orla da Beira Rio em Parnaíba
As obras e serviços de engenharia da área de turismo agora serão executadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura que tem como secretário José Dias de Castro Neto. E seguindo esta linha no próximo dia 25 serão licitados os serviços de “requalificação urbanística e paisagística da Beira Rio – ás margens do Rio Igaraçu, na Avenida Nações Unidas, em Parnaíba.

Na nova estrutura turística serão construídos na Beira-Rio áreas de estacionamentos, quadras poliesportivas, quiosques, pista para passeio, arborização, mirantes, banheiros, áreas de lazer e outras melhorias. De acordo com a arquiteta Rosalina Veloso, o projeto contempla ainda reorganização das ruas, sinalização, iluminação e outras melhorias.

Segundo o Secretário de Infraestrutura do Piauí (Seinfra), José Dias de Castro Neto, a obra custará R$ 8.128.156,49 e tem recursos garantidos do Ministério do Turismo (Mtur). “Para a urbanização da Beira-Rio o projeto objetiva a urbanização do local com uma nova concepção turística baseada em espaços abertos, integrando a natureza com a cidade”, finalizou o secretário.

*Fonte: Jornal da Parnaíba

1/18/2011

A CIDADE DE PODRES PODERES

O Município de Luiz Correia, detentor da maior faixa de terras do Litoral do Piauí, tendo, portanto as praias mais freqüentadas, encontra-se em estado de abandono: A cidade está suja, maltratada, ruas e avenidas esburacadas, praias tomadas pelo lixo, calçadões quebrados, sem iluminação pública, praças depredadas pelo tempo, lixo acumulado nos bairros, o mato tomando de conta das vias públicas, projeto da orla da praia de atalaia sem conclusão com constatação de fraudes e irregularidades, porto sem conclusão, o crack escravizando a juventude, um povo escravo da política paternalista, governado por políticos arbitrários e autoritários. Um povo que se cala mediante favores medíocres, se tornando um povo passivo, omisso, alienado, sem capacidade de pensar e nem de agir por si próprio. Um povo que se esquiva, se acovarda e foge na hora de combater as velhas práticas políticas que atrasa e empobrece cada vez mais a cidade. Um povo deprimido, com sua capacidade de reação e protesto entorpecida e conseqüentemente sem o exercício de sua cidadania. Um povo que ao longo de sua história, se acostumou a achar que é normal viver numa cidade onde os políticos ficam inelegíveis quando deixam seus mandatos, que enriquecem com o dinheiro público, que deixam a cidade em estado de abandono. Um povo que sustenta e enriquece aqueles que o abandona a própria sorte. Um povo que ainda não aprendeu a votar e escolher bem os seus representantes, aqueles que devem ser empregados do povo e não o seu dono.  Nossa terra é um paraíso ecológico, podendo ser a solução do Estado através da indústria do turismo, mas, com o passar dos anos, com a prática desenfreada da corrupção passiva e ativa na política, com o povo vendendo ou trocando o voto em época de eleição, se transformou num covil de políticos vigaristas, autoritários, desconfiados, nepotistas, assistencialistas, fofoqueiros e dados a intrigas e perseguições. As políticas públicas nas áreas de saúde, educação, pesca, agricultura, turismo, assistência social, saneamento básico, infra-estrutura urbana, moradia, cultura e lazer, ainda são uma utopia por aqui.  Chegou a hora de abandonar o costume tradicional e histórico da comercialização do voto, onde o mesmo é vendido, trocado e negociado, de comitê em comitê, de casa em casa, de comício em comício, de promessa em promessa, num jogo de toma lá dá cá, como se o voto fosse uma mercadoria que o candidato precise comprar para chegar ao poder. Essa prática hipnotizou o Povo de tal forma, que o tornou incapaz de reconhecer um político honesto. Incapaz de enxergar que os políticos que chegaram ao poder ao longo da história do Município, compram votos, saqueiam os cofres públicos, empobrecem e colocam na miséria essa terra tão promissora. Muitos fazem de conta de que não estão vendo nada, mas, nos bastidores participam de alguma benesse dos poderes públicos corrompidos. A imensa maioria trata o seu próprio voto ou a sua liderança, como um bem a ser negociado em favor de si próprio e condenam Luis Correia a ser o que é hoje. O que nos resta, é continuar acreditando que ainda surgirão pensamentos diferentes, voltados para a ética na política e para a cidadania do povo. Será que nunca faremos nada mais a não ser confirmar a incompetência de ridículos tiranos? Será, será que será?!

PESCADA AMARELA EM CAJUEIRO DA PRAIA


O Proparnaiba.com fez o registro em foto e vídeo de uma pescaria realizada nas primeiras horas de sábado (15) na praia do Cajueiro da Praia, litoral do Piauí, dentre os peixes fisgados, 12 pescadas amarelas uma das espécies mais nobres do mar do Piauí.Antes do raiar do dia duas embarcações a vela (Maria do Carmo e 4 Ana) comandadas por Francisco Xavier e João da Silva, ambos pescadores artesanais de Cajueiro da Praia, adentraram no mar levando a tripulção composta pelos irmãos Henrique e César Vieira e o repórter Francisco Brandão.Com camarões vivos utilizados como isca, equipamentos e anzóis próprios para este tipo de pesca, além da experiência dos pescadores locais, foram capturados 12 exemplares de pescada amarela, vários corós grandes, xaréus dentre outros.Destaque para a pescada amarela de mais de três quilos que veio na linha do pescador João da Silva.A Cynoscion acoupa, nome científico da pescada amarela, é a maior das 21 espécies de pescada encontradas no litoral brasileiro, têm em média 80 cm e podem chegar até 1,50 m e pesar até 20 quilos. A pescada nada em cardumes e devido sua carne saborosa e muito apreciada, tem alto valor comercial.








* Fonte: proparnaiba.com

Campus da UFPI de Parnaíba terá um Programa de Mestrado em Biotecnologia

A UFPI, através do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (Biotec) aprovam na CAPES/MEC o primeiro programa de mestrado para Parnaíba. Segundo o Coordenador do programa, profº Dr. José Roberto Leite, "é uma conquista, que contará com o primeiro programa Strictu sensu de pós-graduação. O Núcleo Biotec realiza pesquisas puras e aplicadas além de cursos de extensão. Dentro das quatro linhas do programa: biologia molecular, química e bioquímica, nanotecnologia e microbiologia e bioprocessos, podemos citar pesquisas para aplicações da resina do cajueiro, alcalóides de interesse para a medicina, isolados a partir do jaborandi e biologia molecular com enfoque em epidemiologia de doenças regionais". Informações: www.ufpi.br/ppgbiotec e www.biotec.org.br


* Fonte: 180graus

Quartel do corpo de bombeiros em Parnaíba passa por restauração

A obra segue padrões e procedimento de empresa especializada, por tratar-se de um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. A restauração, que contempla fachada e interior, teve início nesta quarta-feira, (12) deve ser entregue em sessenta dias, quando o quartel passará a contar com novos espaços, que funcionarão nos já existentes, agora adequados para sala de aula para instruções, vistorias e projetos, alojamentos e garagem revitalizada para acolher viaturas e equipamentos.


*Fonte: Portal Costa Norte/Romualdo Neves

Aeroporto de Parnaíba vai ganhar pátio de aeronaves de grande porte

Obras do Aeroporto
As obras de construção do pátio de manobras e pista de aero-táxi do Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho estão aceleradas. A previsão de entrega é para o início do mês de maio deste ano.

Com a conclusão da obra, o aeroporto completará a estrutura necessária para receber mais de uma aeronave de grande porte. As máquinas já estão finalizando o processo de pavimentação do terreno. O espaço fica ao lado do aeroporto e pode abrigar até três aeronaves.

No início de 2010, foi inaugurada a ampliação e reforço da pista de pouso e decolagem, balizamento noturno e sinalização horizontal. A ampliação da pista passou de 2.050 para 2.500 metros.

O projeto de adequação do Aeroporto de Parnaíba atende a uma das propostas para a solidificação da Rota das Emoções, com isso, o município passaria a ser a porta de entrada do turismo internacional para o Delta do Parnaíba, no Piauí; Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses.

O superintendente do Aeroporto de Parnaíba, José Ivan Vieira Magalhães, disse que a Infraero está concluindo uma série de obras para estimular o turismo na região. "A Infraero está disponibilizando uma série de projetos de reforma e adequação para o aeroporto de Parnaíba, primeiro foi a ampliação da pista e balizamento noturno, agora estamos construindo o pátio de manobras, o próximo passo será a reforma do terminal que deve começar este ano", explicou.

*Edição: Jornal da Parnaíba
*Fonte: Josué Nogueira/Ccom

1/10/2011

Iniciada inscrições do concurso de Cajueiro da Praia

Começa hoje, dia 10 e segue até o dia 14 deste mês de Janeiro as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia – Piauí. Com vagas para todos os níveis de escolaridade, 39 vagas no total, o Processo Seletivo irá oferecer salários entre R$ 510,00 e R$ 1.200,00. Os cargos disponibilizados são de motoristas de categorias ‘B’ e ‘D’, auxiliar de serviços gerais, gari, agente comunitário de saúde, técnico em enfermagem, auxiliar e assistente administrativos, fiscais de obras e de rendas, bibliotecário, professor, nutricionista, instrutor de informática e agente de tributos. As inscrições serão aceitas na Prefeitura Municipal, localizada a Av. Geraldo Lara, nº. 628. A taxa varia de R$ 20 a R$ 90, conforme o cargo selecionado. As provas serão realizadas no dia 6/02/2011, as informações acerca da aplicação você pode encontrar no site: http://www.dinamicaparnaiba.com.br
 
* Fonte: Jornal da Parnaíba

COSTA DO DELTA

1/05/2011

Como atrair e segurar os turistas?

Praia de Atalaia
Referente ao artigo "Como melhorar o turismo em Luis Correia e Parnaiba?" publicado por ProParnaíba na data de 04/01/2011 às 17:19, sirvo meu comentário publicado pelo Portal 180 graus na data de 08/03/2010 às 16:46:58.
01 - Não basta ter "belas" praias, bons passeios e lugares "exóticos" para serem mostrados. E preciso uma serie de cuidados para manter os turistas que já vieram e fazer com que novos turistas venham, e o que vejam repercutam por toda a vida de maneira agradável.
02 - Aquilo que as pessoas experimentarem durante uma viagem irão lembrar durante muito tempo, bem mais tempo do que aquilo que elas vêem diariamente. A rotina, logo se esquece, mas o novo, e quase inesquecível, mesmo que seja desagradável.
03 - Portanto, se a praia estiver suja, se a cidade estiver suja, se o comercio local não for agradável, de modos que o turista se sinta mal, não se iluda, este não voltara, se voltar, será por um acaso do destino, ou por que aquele lugar e passagem para outros lugares. 04 - Quase todo turista, passa o ano inteiro sonhando com o dia em que ira sair de ferias, e poderá passear na praia sem nenhum constrangimento. Mas existem locais onde ele chega e é abordado por homens que querem disputá-lo para cobrar o estacionamento, depois a disputa e nas cadeiras da praia, depois os passeios, o restaurante do almoço. Isto e altamente constrangedor, quando não vem na forma de oferta, mas sim na forma de arrastão. Infelizmente, isto e praticamente incontrolável pelos serviços regulares. Turista, e gente como agente, tem memória. E no ano seguinte, ele procura outra praia.
05 - Turista e gente bem informada, e normalmente e a parte da sociedade mais bem informada, são Médicos, Engenheiros, Delegados, Juízes, Promotores, Desembargadores, Policiais, Advogados, e outros mais. Quem ganha salário mínimo não faz turismo, quem faz turismo tem dinheiro no bolso, não precisa constranger, ele vai gastar porque levou dinheiro para isto, esta no orçamento. Pensar que engana esta gente, e uma aberração humana, e um desagravo, e um desativam. Tudo isto e constrangimento e o turista não volta mais ali e ainda fala para todos os seus amigos e publica da forma como pode. O que os operadores de turismo fizerem ira repercutir pelo mundo.
06 - E necessário trabalhar esta questão na televisão, no radio, nas escolas a partir do primeiro ano letivo, especialmente em cidades que tem o turismo como fonte principal de renda. O Brasil tem forte potencial turístico, mas ha lugares, cidades, estados, onde tais questões precisam ser trabalhadas com maior acuidade. Acrescente-se aos ersos fatores desagradáveis, mais este: o constrangimento para gastar varias vezes alem do necessário, preço dobrado e triplicado. Alem de outras formas de tratamento, só produzam perda de clientela.
07 - Em Fortaleza ha uma Feira bem no calçadão, mas eles tem o cuidado de retirarem as barracas todas as noites com horário rigoroso para montagem e desmontagem, o lugar e limpo, o turista e tratado como rei. Bom seria, se por todo o Brasil fosse assim.
08 - Os hotéis e pousadas que recebem turistas devem ser extremamente limpos, tanto o piso como os moveis, muitos pecam neste ponto. Os restaurantes que servem turistas devem ter a cozinha aberta vidro para que todos que chegam vejam o que esta acontecendo no laboratório mais sagrado do ser humano - a cozinha. Se o vidro não for possível, coloquem então, um circuito fechado, mostrando a cozinha.
09 - Turista dificilmente registra ocorrência, por isto as autoridades locais, Secretaria de Segurança e Secretarias de Turismo dificilmente ficam sabendo quando o turista sofre um furto ou roubo, quando alguém remenda o mesmo pneu quatro vez num só dia, tudo isto acontece e não deveria acontecer.
10 - Turista que sofreu constrangimento, dificilmente volta aquele estado e fala mal daquele lugar ate cansar, e todos os seus colegas de trabalho evitam passar também pelo mesmo lugar.
11 - Se faz necessário, altos investimentos em propaganda turística e treinamento de pessoal que trabalha neste ramo operadores de turismo, e certo que alguns estados já fazem isto, a exemplo o Ceara, mas e preciso fazer mais. Melhorar as estradas, a segurança a fiscalização do comercio direcionado ao turismo e outros cuidados de praxe.
12 - Na pratica, o turista e um cliente, um consumidor como outro qualquer, o problema, e que turista e consumidor de alto nível, silencioso, porém extremamente seletivo. Ele não devolve a ofensa no local, porque esta em terra distante, mas quando chega na sua terra anuncia para todos como foi tratado. Qual e o cliente que volta a uma loja, onde consumiu uma mercadoria que não lhe agradou, pagou um preço absurdo e voltou para casa insatisfeito? Não e nada agradável, vermos o nosso sonho transformado em pesadelo.
13 - Turista, e gente bacana, com fonte de renda certa, e que passa um ano inteiro planejando as suas ferias, se elas forem estragadas uma vez em um lugar, ele não permitira que isto aconteça novamente, e se possível evita que outros passem por este desconforto.
14 - Turista quer: Praia limpa, preços condizentes com o mercado, acomodações confortáveis, e tratamento adequado, sem engano.
15 – Por que o Estado do Ceará, tão distante do resto do Brasil e do mundo, é hoje o maior pólo turístico do Brasil? A resposta e simples: Transparência, honestidade, tratamento adequado, preços adequados, praias extremamente limpas e uma serie de detalhes quase imperceptíveis, porem, altamente agradáveis. Os cearenses entendem que não e possível enganar o turista.
16 - Talvez seja hora de se reaprender a fazer turismo. Pelo menos temos a natureza a nosso favor. Só não se sabe ate quando ela suportara.
17 - Os sentidos mais apurados nos turistas são: Olfato, visão e paladar. 

* Fonte: proparnaiba.com
* Por Josef Anton Daubmeier

Como melhorar o turismo em Luis Correia e Parnaíba?

Praia do Coqueiro
Quem passou o reveillon em Luis Correia e Parnaíba constatou que a infra-estrutura do litoral piauiense vem aos poucos melhorando. Abastecimento d'água, energia e as vias de acesso as praias de Atalaia, Peito de Moça, Coqueiro e Maramar estão melhores. A maioria das barracas e os esgotos sanitários já foram concluídos, o que vem proporcionando a praia de atalaia uma beleza estética e organização mais racional. A urbanização da orla de atalaia, com a construção de pistas asfaltadas, calçadão e iluminação ainda não fora concluída. O Ministério Público tem razão ao constatar que o material usado é de péssima qualidade. As partes centrais das cidades de Parnaíba e Luis Correia até que estão bem iluminadas, o mesmo ainda não acontece com as principais praias e seus principais acessos. A coleta de lixo em Parnaíba funciona melhor do que em Luis Correia. Nesta última o serviço ainda é precário e as praias carecem de uma atenção especial principalmente no período de temporadas. A maioria das estradas que dão acesso as praias foram asfaltadas e sinalizadas, o que é louvável. O que ainda é precário é o único acesso, via avenida principal de Luis Correia, que fica entupida de carros. Por que a Prefeitura em convênio com o governo estadual não urbaniza outras vias paralelas para ampliar corredores de acessos as praias? Quais os desafios para melhorar ainda mais o turismo no nosso litoral? Sugestões: mais campanhas educativas junto aos turistas para que não joguem lixo e não usem transportes motorizados nas praias, melhoraria do atendimento nos bares e restaurantes, urbanização de mais praias. O bom é que - mesmo poucas - algumas campanhas educativas começam funcionar. Em alguns momentos foi possível constatar turistas vaiando motoristas trafegando na praia com seus carrões. Aliás, neste ponto, o comentário é que para "aparecer" agora o sujeito precisa pousar de helicóptero na praia para poder chamar atenção. Tanto Parnaíba como Luis Correia atraem hoje mais investimentos privados. Novos Bares, restaurantes, supermercados, mercadinhos, pousadas, hotéis, casas de veraneio e shopping vem sendo instalados. O ruim é a qualidade dos serviços, que ainda não é focado nos clientes. Faz-se necessário com urgência controlar e regular a construção de casas e pontos comerciais na região das praias. Apenas criticar não é mais suficiente. Dê também a sua sugestão...

* Fonte: acessepiaui.com
* Foto: Proparnaiba.com

1/04/2011

Defeso do caranguejo-uçá começa nesta quarta

imagem: web
Começa nesta quarta feira (5 de janeiro de 2011) a primeira etapa do ano do defeso do caranguejo-uçá no Delta do Parnaíba, quando estarão proibidos a captura, o transporte, armazenagem e a comercialização da espécie. A definição do calendário nacional para o próximo defeso foi aprovada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no dia quatorze de dezembro. Desde o dia 1º de janeiro o estoque do caranguejo já podia ser declarado.

Diferente do período definido para os anos anteriores e para 2010, quando o defeso se estendia entre os meses de janeiro e abril, em 2011 a proibição ocorrerá de 5 a 10 de janeiro, e de 20 a 25 de janeiro; de 3 a 8 de fevereiro, e de 19 a 24 de fevereiro; e de 5 a 10 de março, e de 20 a 25 de março. A “andada” como é conhecido popularmente pelos pescadores o período de defeso ocorre quando os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelos manguezais para o acasalamento e liberação dos ovos.

“Não existe uma precisão, mas sim uma previsão dos dias da andada. E para chegar a essa estimativa um grupo de estudiosos se reúne anualmente para analisar e acompanhar a reprodução do caranguejo, aferir fatores naturais como as fases da lua e da maré ou ainda coletar dados sobre o índice de salinidade. Tudo isso pode influenciar e alterar o período de reprodução da espécie”, explicou o superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Mafra, informando que esta não é a primeira vez que o órgão modifica os dias do defeso.

Ele ainda alertou que o calendário é apenas indicativo. Assim se os caranguejos se reproduzirem fora do período estipulado, também não poderão ser capturados. Já os caranguejos apanhados antes do início do defeso, só poderão ser comercializados após a declaração do estoque realizada no Ibama ou na Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Orientamos que até cinco dias úteis do começo da fiscalização as pessoas cadastrem o estoque de caranguejo. Mas até um dia antes do início do defeso estaremos aceitando declarar o estoque, já que muitos precisam se deslocar do interior até a capital para fazer o registro”, garantiu Romildo Mafra.

A multa para quem descumprir a determinação é de R$ 700 a R$ 100 mil, mais R$ 20 por quilo de caranguejo apreendido. Além do Piauí, a medida vale para as pessoas físicas e jurídicas dos Estados do Amapá, Pará, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, e Espírito Santo, onde segundo o Ibama, há ocorrência do caranguejo-uçá.