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| Praia de Atalaia | 
Referente ao artigo "Como melhorar o turismo em Luis Correia e  Parnaiba?" publicado por ProParnaíba na data de 04/01/2011 às 17:19,  sirvo meu comentário publicado pelo Portal 180 graus na data de  08/03/2010 às 16:46:58.
01 - Não basta ter "belas" praias, bons passeios e lugares "exóticos"  para serem mostrados. E preciso uma serie de cuidados para manter os  turistas que já vieram e fazer com que novos turistas venham, e o que  vejam repercutam por toda a vida de maneira agradável.
02 - Aquilo que as pessoas experimentarem durante uma viagem irão  lembrar durante muito tempo, bem mais tempo do que aquilo que elas vêem  diariamente. A rotina, logo se esquece, mas o novo, e quase  inesquecível, mesmo que seja desagradável.
03 - Portanto, se a praia estiver suja, se a cidade estiver suja, se o  comercio local não for agradável, de modos que o turista se sinta mal,  não se iluda, este não voltara, se voltar, será por um acaso do destino,  ou por que aquele lugar e passagem para outros lugares. 04 - Quase todo  turista, passa o ano inteiro sonhando com o dia em que ira sair de  ferias, e poderá passear na praia sem nenhum constrangimento. Mas  existem locais onde ele chega e é abordado por homens que querem  disputá-lo para cobrar o estacionamento, depois a disputa e nas cadeiras  da praia, depois os passeios, o restaurante do almoço. Isto e altamente  constrangedor, quando não vem na forma de oferta, mas sim na forma de  arrastão. Infelizmente, isto e praticamente incontrolável pelos serviços  regulares. Turista, e gente como agente, tem memória. E no ano  seguinte, ele procura outra praia.
05 - Turista e gente bem informada, e normalmente e a parte da  sociedade mais bem informada, são Médicos, Engenheiros, Delegados,  Juízes, Promotores, Desembargadores, Policiais, Advogados, e outros  mais. Quem ganha salário mínimo não faz turismo, quem faz turismo tem  dinheiro no bolso, não precisa constranger, ele vai gastar porque levou  dinheiro para isto, esta no orçamento. Pensar que engana esta gente, e  uma aberração humana, e um desagravo, e um desativam. Tudo isto e  constrangimento e o turista não volta mais ali e ainda fala para todos  os seus amigos e publica da forma como pode. O que os operadores de  turismo fizerem ira repercutir pelo mundo.
06 - E necessário trabalhar esta questão na televisão, no radio, nas  escolas a partir do primeiro ano letivo, especialmente em cidades que  tem o turismo como fonte principal de renda. O Brasil tem forte  potencial turístico, mas ha lugares, cidades, estados, onde tais  questões precisam ser trabalhadas com maior acuidade. Acrescente-se aos  ersos fatores desagradáveis, mais este: o constrangimento para gastar  varias vezes alem do necessário, preço dobrado e triplicado. Alem de  outras formas de tratamento, só produzam perda de clientela.
07 - Em Fortaleza ha uma Feira bem no calçadão, mas eles tem o  cuidado de retirarem as barracas todas as noites com horário rigoroso  para montagem e desmontagem, o lugar e limpo, o turista e tratado como  rei. Bom seria, se por todo o Brasil fosse assim.
08 - Os hotéis e pousadas que recebem turistas devem ser extremamente  limpos, tanto o piso como os moveis, muitos pecam neste ponto. Os  restaurantes que servem turistas devem ter a cozinha aberta vidro para  que todos que chegam vejam o que esta acontecendo no laboratório mais  sagrado do ser humano - a cozinha. Se o vidro não for possível, coloquem  então, um circuito fechado, mostrando a cozinha.
09 - Turista dificilmente registra ocorrência, por isto as  autoridades locais, Secretaria de Segurança e Secretarias de Turismo  dificilmente ficam sabendo quando o turista sofre um furto ou roubo,  quando alguém remenda o mesmo pneu quatro vez num só dia, tudo isto  acontece e não deveria acontecer.
10 - Turista que sofreu constrangimento, dificilmente volta aquele  estado e fala mal daquele lugar ate cansar, e todos os seus colegas de  trabalho evitam passar também pelo mesmo lugar.
11 - Se faz necessário, altos investimentos em propaganda turística e  treinamento de pessoal que trabalha neste ramo operadores de turismo, e  certo que alguns estados já fazem isto, a exemplo o Ceara, mas e  preciso fazer mais. Melhorar as estradas, a segurança a fiscalização do  comercio direcionado ao turismo e outros cuidados de praxe.
12 - Na pratica, o turista e um cliente, um consumidor como outro  qualquer, o problema, e que turista e consumidor de alto nível,  silencioso, porém extremamente seletivo. Ele não devolve a ofensa no  local, porque esta em terra distante, mas quando chega na sua terra  anuncia para todos como foi tratado. Qual e o cliente que volta a uma  loja, onde consumiu uma mercadoria que não lhe agradou, pagou um preço  absurdo e voltou para casa insatisfeito? Não e nada agradável, vermos o  nosso sonho transformado em pesadelo.
13 - Turista, e gente bacana, com fonte de renda certa, e que passa  um ano inteiro planejando as suas ferias, se elas forem estragadas uma  vez em um lugar, ele não permitira que isto aconteça novamente, e se  possível evita que outros passem por este desconforto.
14 - Turista quer: Praia limpa, preços condizentes com o mercado, acomodações confortáveis, e tratamento adequado, sem engano.
15 – Por que o Estado do Ceará, tão distante do resto do Brasil e do  mundo, é hoje o maior pólo turístico do Brasil? A resposta e simples:  Transparência, honestidade, tratamento adequado, preços adequados,  praias extremamente limpas e uma serie de detalhes quase imperceptíveis,  porem, altamente agradáveis. Os cearenses entendem que não e possível  enganar o turista.
16 - Talvez seja hora de se reaprender a fazer turismo. Pelo menos  temos a natureza a nosso favor. Só não se sabe ate quando ela suportara.
17 - Os sentidos mais apurados nos turistas são: Olfato, visão e paladar. 
* Fonte: proparnaiba.com
* Por Josef Anton Daubmeier

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