O Porto das Barcas em Parnaíba, é um marco da fundação da cidade, desempenhou papel preponderante na economia do Piauí e do Brasil, quando então, foram construídos grandes armazéns utilizados para estocagem de mercadorias importadas e para exportação, destacando-se as transações comerciais com Portugal, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.
O Porto das Barcas ficou esquecido e abandonado por vários anos, até que na década de noventa, todo o complexo passou por um processo de revitalização. A restauração do local vem fazer reviver os bons tempos de movimentação; onde antigamente estava a base da economia da cidade, hoje se respira cultura e preservação, ao mesmo tempo em que se pode dispor de excelente área de lazer e destinação turística, no que passou a ser chamado de Complexo Turístico e Cultural do Porto das Barcas.
Ponto obrigatório de parada dos turistas, o Porto das Barcas oferece artesanato local, com venda de sovines e oficinas de artesanato ao vivo. Além disso, o espaço conta com uma gastronomia deliciosa, bares e restaurantes compõem o cenário rústico. Um destaque é o pub que se mistura com a agência de viagens Aventur, lá você pode se deliciar com um vinho e petiscos vendo o por do sol. De sobremesa você pode escolher um dos sabores típicos da Sorveteria Araújo, que conta com a tradição de anos em vender sorvetes.
Edição: Jornal da Parnaíba
Fonte: Larissa Ravena
Nenhum comentário:
Postar um comentário