Páginas

9/26/2011

Caminhos da Reportagem desta quinta 29 mostra o Delta do Parnaíba


O Caminhos da Reportagem da TV Brasil desta quinta-feira, dia 29, apresenta umaviagem pelo Delta do Rio Parnaíba, o único em mar aberto das Américas.A equipe de reportagem percorre os igarapés e praias da foz do maior rio genuinamente nordestino.O programa também traz imagens da fauna do local. Macacos-prego, garças azuis e jacarés de papo-amarelo, o curioso peixe de quatro-olhos e a ilha das iguanas. E informa como a população tem contribuído para a preservação de animais como  as tartarugas e cavalos-marinhosOutro destaque é o município de Ilha Grande, onde as dunas já soterraram as casas de muitos moradores e continuam a assustar a população local. E a caranguejada, um dos prato mais saborosos da região.O programa foi produzido pela TV Antares, afiliada da TV Brasil no Piauí, e vai ao ar às 22h após o jornal Repórter Brasil.
Os repórteres Francisco Lima e JR mostram, no norte do Piauí, um paraíso natural que atrai turistas de todo o mundo.




*Francisco Brandão para o Proparnaiba com informações do site da TV Brasil

9/21/2011

OPINIÃO DO LEITOR


Oi Marcelo, meu nome é Francisco, sou Piauíense, criado até minha adolescência em Luiz Correia, atualmente moro no Rio. Ao pesquisar algo sobre Luiz Correia, encontrei o site, o qual possue o link do seu blog, e fiquei muito feliz, pois assim tenho notícias de minha querida terra. Parabéns pelo trabalho, e continue lutando por uma Cidade melhor, tenta tirar esse atual prefeito, rsrsrsrsrs, pois vi as fotos e a cidade parece está abondonada, sabemos que essa cidade tem tudo para ser um todos melhores pontos turísticos do Piauí, mas com esse aspecto que se encontra vai ficar difícial. Continue lutando, abraços. Francisco Cabral.

9/20/2011

Projeto faz avistagem de tartarugas com pescadores de Cajueiro

No último dia 08 de setembro os técnicos do Projeto Tartarugas do Delta, realizado pela Comissão Ilha Ativa e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, realizaram a atividade de monitoramento de avistagem de tartarugas no município de Cajueiro da Praia- PI.
Esta atividade foi realizada em parceria com os representantes da Associação de Condutores de Visitantes Nativos Arte Ecotur, situada na praia de Barra Grande. O embarque teve duração de duas horas e como resultado foram avistados dois indivíduos.
Além do embarque, o coordenador de Embarque do tartarugas do Delta, biólogo Mário neto, fez entrevista informal com pescadores locais sobre o surgimento de animais durante a atividade pesqueira e encalhes de animais mortos. Durante a conversa, foram repassadas informações sobre o projeto e os procedimentos de reanimação das tartarugas marinhas, caso sejam encontrados animais nas artes de pesca.
No mesmo dia, houve deslocamento da equipe para a praia da Barrinha, situada no mesmo município. O contato foi realizado com o pescador Zenata que apresentou interessem em contribuir, o pescador articulou com outros moradores da região para ouvir sobre o trabalho do Tartarugas do Delta. Todos manifestaram grande interesse em colaborar.
Foi realizado um embarque a remo no dia 13 de setembro, esta atividade teve duração de duas horas, além do registro de encalhes de animais mortos encontrados na praia. “Vale ressaltar que este embarque e o bom contato com a comunidade pesqueira do local foi resultado do bom trabalho de sensibilização realizado pela Coordenação Pedagógica do Tartarugas do Delta no início de setembro”, relatou a coordenadora Técnica do projeto, bióloga Werlanne Santana.


*Fonte: Ccom - Tartarugas do Delta.

*Edição: Proparnaiba.com

Kim do Caranguejo é o mais rejeitado em Luís Correia, diz pesquisa

Os dados são da 1ª. rodada de pesquisas TV Costa Norte - Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem) para o cargo de prefeito nas eleições municipais de 2012 em Luís Correia no litoral  do Piauí.
Segundo o levantamento, atual prefeito Kim do Caranguejo (PSB) é, dentre os possíveis pré-candidatos a prefeito de Luíz Correia em  2012, o mais rejeitado com 36,0%.
A possível pré-candidata Adriana Prado (PP) é a menos rejeitada com 8,33% que tem apenas 9% de rejeição. Dos entrevistados 17% não sabem ou não opinaram, 1,33% votariam nulo ou branco enquanto 7,33% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos.

*Fonte: Costa Norte.

*Edição e foto: Proparnaiba.com

Agricultura aprova seguro-desemprego para catadores de marisco, caranguejo e siri

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (14), proposta que estende aos catadores de caranguejos, siris e mariscos que vivem dessa atividade o direito a seguro-desemprego de um salário mínimo por mês. O seguro será concedido durante o defeso, quando é proibido pescar ou colher frutos do mar, e em períodos em que a coleta ficar prejudicada pela contaminação ambiental, proliferação de organismos nocivos ou por chuvas.

A proposta foi aprovada na forma de substitutivo do relator, deputado Hélio Santos (PSDB-MA), ao Projeto de Lei 1083/11, do deputado Cleber Verde (PRB-MA) . A proposta original, que altera a Lei 10.770/03, contempla com o benefício, já concedido ao pescador profissional durante o defeso, apenas os catadores de marisco.


O parlamentar baseou seu texto em um substitutivo feito pelo deputado Celso Maldaner (PMDB-SC) para projeto de mesmo teor (PL 3202/08) apresentado pelo ex-deputado Flávio Bezerra e arquivado ao fim da legislatura passada.

Degradação ambiental
“Esses trabalhadores têm resistido à crescente degradação do ambiente natural e à falta de incentivos externos”, afirmou Hélio Santos. Segundo ele, os catadores de caranguejos, siris e mariscos tendem a permanecer “marginalizados e desorganizados”, embora tenham um trabalho muito identificado com o dos pescadores artesanais. “Trata-se de uma questão de justiça estender-lhes o benefício.”


Exigências
Para ter direito ao benefício, entre outras exigências, o catador de caranguejos e siris (Catálogo Brasileiro de Ocupações [CBO] 6310-05) e o catador de mariscos (CBO 6310-10) deverão apresentar ao órgão do Ministério do Trabalho e Emprego de sua cidade registro de catador profissional, com antecedência mínima de um ano da data do início do defeso; comprovantes de inscrição no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e do pagamento da contribuição previdenciária.


Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Fonte: Jornal da Parnaíba | Reportagem de Tiago Miranda/Agência Câmara de Notícias
Print Friendly and PDF

Delta do Parnaíba será um dos 50 destinos turísticos durante a Copa de 2014

O Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) irão promover 50 destinos turísticos durante a Copa do Mundo de 2014 organizada pelo comitê da FIFA com o objetivo de levar os visitantes para regiões próximas das 12 cidades-sede e também cidades com atrativos de interesses mundiais como o Delta do Parnaíba no litoral piauiense.

De acordo com estimativas do MTur, três milhões de turistas brasileiros e 600 mil visitantes estrangeiros farão oito milhões de viagens para conhecer os atrativos do país. Os destinos turísticos estarão prontos para que as lembranças desses viajantes não se restrinjam somente às partidas de futebol.
*Fonte:Jornal da Parnaíba

9/19/2011

Assista o Zona de Impacto do SporTV sobre o Delta do Parnaíba

Neste sábado (17), o programa Zona de Impacto  do canal SporTV mostrou o litoral do Piauí. Nele o projeto Tartarugas do Delta, o trabalho se destaca na conservação das tartarugas marinhas, por ser o único das Américas em mar aberto.
O programa ainda destaca o Delta do Parnaíba é ainda ideal para a prática do stand up surf.

*Fonte: proparnaiba.com

Em Cajueiro da Praia só pega a TV Clube

Os moradores da cidade de Cajueiro da Praia no litoral do Piauí reclamam que a cidade está apenas o sinal da Rede Globo/TV Clube. O Sinal da Record, SBT e das demais emissoras só pegam na cidade via Antena Parabólica.

A Cidade fica localizada a 298 km da Capital e possui cerca de 7 mil habitantes e recebe muitos visitantes.
 
*Fonte: Jornal da Parnaíba.

9/12/2011

Projeto de R$ 1,5 milhão da Lagoa do Portinho não saiu do papel

O Governo Federal cedeu à Secretaria Estadual de Turismo do Piauí no mês de março deste ano (2011) um imóvel de domínio da União de cerca de um hectare na Lagoa do Portinho,  em Parnaíba, para a viabilização da execução do projeto de urbanização do local, destinado ao fomento ao turismo, ao desenvolvimento econômico e social da comunidade. O projeto prevê a utilização dos espaços e a construção de equipamentos urbanos e lacustre. O Governo do Estado do Piauí tem 180 dias, a contar da assinatura do contrato de cessão de uso, para apresentar um plano de gestão detalhado. A cessão tem vigência de 20 anos.

A principal via de acesso a Lagoa do Portinho, a mais exótica do mundo, cartão postal do Piauí, cantada em verso e prosa pelos parnaibanos, está em péssimas condições de uso. O pequeno trecho que liga a BR 343 (Rodovia Governador Alberto Silva) a Lagoa do Portinho em Parnaíba. Há anos a rodovia não é recuperada e até o momento não há sinais de solução para o problema.
Na margem da lagoa, do lado de Parnaíba, existe o Centro Recreativo Lagoa do Portinho onde ficam vários bares e restaurantes, além da Pousada Lagoa do Portinho do Sesi.

A Secretaria Estadual do Turismo (SETUR) fez convênio ainda no ano de 2007 junto ao Ministério do Turismo (MTur) para a revitalização da Lagoa do Portinho, mas o convênio nunca saiu do papel. O projeto previa a construção de bares, box para a venda de souvernis, instalação elétrica, hidráulica e sanitária, drenagem pluvial, muro de arrimo com 200m de comprimento, passarela de contemplação, estacionamento e um portal de entrada que daria uma nova vida ao local. Ao todo seriam investidos R$ 1.489.423,69. A obra deveria ser concluída em um ano, ou seja, deveria estar pronta em 2008. O governo se comprometeu também de realizar recuperação do trecho da via asfáltica que liga a BR 343 a lagoa.
O governo do estado do Piauí, através da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra) deu ordem de serviço para o início de obras no dia 5 de março deste ano (2011). Mas tudo não passou de promessas e o que se vê hoje é uma lagoa que agoniza e pede socorro.

Esperamos agora que o vice-governador Moraes Souza Filho, um parnaibano, ciente das necessidades de melhorar a infraestrutura naquele local, leve ao conhecimento do governador Wilson Martins as reivindicações da nossa população.
 
*Jornal da Parnaíba | Fotos: Edilson Moraes Brito

Escola de Luís Correia tem o 28º pior desempenho do Brasil no Enem

Na cidade de Luís Correia nenhuma escola participou no Grupo 01 ou principal com participação de 75% a 100%, nenhuma unidade escolar luiscorreiense também participou do exame no Grupo 02 de 50% a 74,9%.
A primeira da lista em Luís Correia está apenas no Grupo 03 (25% a 49,9% de participação) e ocupa a posição de número 6.021 com 499.45 pontos, trata-se da Escola Ricardo Augusto Veloso, seguida pela Escola Zulmira Xavier e Unidade Escola Pedro II, todas da rede pública.
Dentre as 30 piores colocadas do país no Enem 2010, está uma escola pública de Luís Correia, a Unidade Escolar Raimundo Miranda de Brito ocupa a posição de número 5.544 é 28ª com o pior desempenho no Enem 2010 e não teve nota contabilizada. No Piauí, a escola luiscorreiense é a penúltima colocada, ganhando apenas para a Unidade Escolar Tomaz Francisco de Souza do município de Queimada Nova.

*Francisco Brandão para o Proparnaiba.co

TV Cidade Verde visita a cidade de Parnaíba

9/09/2011

Simpósio marcará o Dia do Turismo em Parnaíba

Nos dias 29 e 30 de setembro acontecerá em Parnaíba o II Simpósio de Turismo do Delta do Parnaíba, como parte das comemorações do Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo (ambos do dia 27). O evento, organizado pela Universidade Federal do Piauí (curso do Turismo, à frente a professora Simone Cristina Putrick), em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, tem como público-alvo: universitários, profissionais, pesquisadores, associações, ONG’s, empresas de equipamentos esportivos e instrutores de turismo de aventuras.

9/08/2011

SEGUNDA MULHER MAIS VELHA DO PIAUÍ É HOMENAGEADA NA PEDRA DO SAL


Dona Raimunda Guilhermina
Dona Isabel
Dona Maria de Sousa

Membros do Conselho Municipal de Assistência Social e da FAMEPI – Federação das Associações de Moradores do Piauí, em parceria com o Restaurante e Lanchonete RAIQUITUTE da cidade de Ilha Grande do Piauí e com a CARE BRASIL, fizeram uma homenagem a Senhora Raimunda Guilhermina da Cruz, que nasceu no dia 05 de fevereiro de 1905, na cidade de Parnaíba e é considerada segundo os registros da imprensa, como a segunda mulher mais velha do Estado do Piauí. A mulher mais velha é Dona Isabel que reside em Boqueirão do Piauí, que nasceu em 1904. Em fevereiro deste ano faleceu, na cidade de Amarante, Maria de Sousa, com 108 anos. A homenagem à Dona Raimunda Guilhermina, aconteceu no dia 07 de setembro, durante todo o dia, em sua residência na Praia da Pedra do Sal. Esteve presente na homenagem representando as Entidades e as Parcerias, o Senhor Osvaldo Mavignier dos Santos, que é Vice-Presidente Regional da FAMEPI e membro do Conselho de Assistência Social. Na ocasião ele disse que essa iniciativa “representava a importância, a consideração e o respeito à família, a experiência humana e a espiritualidade das pessoas”.



9/05/2011

Árvores estão sendo cortadas de forma desordenada em PHB

Na Avenida São Sebastião, cruzamento com Rua Benedito dos Santos Lima, está acontecendo um crime contra a natureza que precisa ser investigada a autoria  pelas autoridades competentes.
Duas árvores tiveram seus galhos brutalmente cortados, o que resultou em um amontoado de galhos com folhas verdes, o que demonstra a saúde da árvore. Não se pode dizer que seja uma poda, pois o estado em que as árvores se encontram, deixam claro que o interesse é cortá-las definitivamente.Pessoas há, que nenhum sentido encontram na beleza de uma árvore e que até acham que elas atrapalham, daí acharem que podem, simplesmente, sair por aí, destruindo a natureza.
Na Câmara dos Deputados está sendo analisado o Projeto de Lei 907/11, do deputado Ricardo Izar (PV-SP), que cria o Selo Árvore do Bem para os municípios com mais de 100 mil habitantes que tenham, no mínimo, uma árvore por habitante. O selo deverá ser conferido pelo governo federal.
Segundo o projeto, o selo dará aos contemplados prioridade na obtenção de recursos da União destinados a programas especiais nas áreas de saneamento, infraestrutura básica, habitação, saúde, educação e transporte.
Esperamos que pelo menos esse argumento desperte a atenção das autoridades, no sentido de identificar os autores de tais ações, para que outras árvores não venham a sofrer a mesma ação.
*Dora Rodrigues para o Proparnaiba.com

Autoridades e grandes nomes da literatura encerram o SALIPA

O vice-prefeito de Parnaíba, Florentino Veras Neto, participou na manhã desde domingo, dia 4, do último dia de realização do 3° SALIPA – Salão do Livro de Parnaíba, que teve início no dia 1 de setembro, no Porto das Barcas.
O evento este ano homenageou o escritor parnaibano, Renato Castelo Branco, além de trazer grandes nomes da literatura local e nacional, como Ignácio Loyola Brandão, Regina Navarro Lins, Assis Brasil, Roseana Murray, Kenard Kruel, Cinéras Santos, entre outros.
O domingo foi marcado pelo lançamento de dois livros: “Sinal Fechado” do escritor parnaibano Carlos Henriques de Araújo, que segundo o próprio autor aborda temas como qualidade de vida, política e administração pública; e o livro “PIAUÍPSILON: UM PROJETO GEOPOLÍTICO EXCLUDENTE” de autoria de Vítor de Athayde Couto, onde o mesmo expressa sua opinião sobre o modelo econômico piauiense, estruturado na logística e no transporte fluvial ao longo do rio e delta do Parnaíba.Em seguida, aconteceu um papo cultural que abortou o tema: “Educação e arte”, e contou com a participação da escritora carioca, Roseana Murray, do produtor cultural, Cineas Santos, do vice-prefeito, Florentino Neto, do secretário de Educação, Alcenor Candeira, do secretário de Comunicação, Francisco Carvalho, e a secretária de Cultura Fátima Carmino.
Roseana Murray chamou atenção dos professores para necessidade de estimular a criatividade dos alunos. “É preciso abrir uma janela para que a criança possa se expressar, e mostrar o que tem de melhor, por meio da arte”, completou. Florentino Neto elogiou as palavras da escritora carioca, falou sobre os incentivos dados pela Prefeitura de Parnaíba aos grupos culturais da cidade e agradeceu a ajuda dos estudantes da UESPI pelo o apoio dado na realização do SALIPA.
Após o papo cultural, o Hino da Parnaíba marcou o encerramento do evento.

*Ascom Vice-prefeitura de Parnaíba.

*Edição: Proparnaiba.com

9/01/2011

Parnaíba realizou 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher

Mulheres de 14 setores representativos da sociedade parnaibana reuniram-se nesta terça-feira (30), em torno da primeira Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. Na pauta: igualdade de gênero e o fortalecimento da autonomia das mulheres.
A conferência teve início às 9:00h da manhã e prosseguiu por todo o dia com palestras, culminando com a aprovação das proposições e moções e eleição das Delegadas que irão para a III Conferência Estadual da Mulher.
Compondo a mesa de honra da conferência, Florentino Neto, representando o prefeito de Parnaíba, José Hamilton Castello Branco; superintendente municipal dos Direitos da Mulher e do Adolescente, Flaviana Veras, representando a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Valéria de Carvalho Castello Branco; Cacilda Maria Lima de Araújo, coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; vereador Gustavo Lima, presidente da Câmara Municipal Parnaíba; soldado Georgina Portela, representando o ten. cel. Edson Ferreira, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar; Maria das Graças Viana, representando a UBM (União Brasileira das Mulheres; Drª Vanda Abreu Costa, delegada de polícia responsável pela Delegacia da Mulher em Parnaiba (palestrante); Prof. Francisco Soares Bezerra representante do Colégio Liceu Parnaibano; Drª Vânia Cristina Reis Cavalcante (palestrante), vice-presidente regional da FAMEPI, Osvaldo Mavignier.
Após a execução do Hino da Parnaíba, mulheres apresentaram trabalhos manuais confeccionados pela Comunidade Produtiva.
Após ser lido e votado o Regimento Interno, teve início o ciclo de palestras da manhã, prosseguindo os trabalhos até o final da tarde.


*Dora Rodrigues para o Proparnaiba.com