Páginas

9/20/2011

Projeto faz avistagem de tartarugas com pescadores de Cajueiro

No último dia 08 de setembro os técnicos do Projeto Tartarugas do Delta, realizado pela Comissão Ilha Ativa e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, realizaram a atividade de monitoramento de avistagem de tartarugas no município de Cajueiro da Praia- PI.
Esta atividade foi realizada em parceria com os representantes da Associação de Condutores de Visitantes Nativos Arte Ecotur, situada na praia de Barra Grande. O embarque teve duração de duas horas e como resultado foram avistados dois indivíduos.
Além do embarque, o coordenador de Embarque do tartarugas do Delta, biólogo Mário neto, fez entrevista informal com pescadores locais sobre o surgimento de animais durante a atividade pesqueira e encalhes de animais mortos. Durante a conversa, foram repassadas informações sobre o projeto e os procedimentos de reanimação das tartarugas marinhas, caso sejam encontrados animais nas artes de pesca.
No mesmo dia, houve deslocamento da equipe para a praia da Barrinha, situada no mesmo município. O contato foi realizado com o pescador Zenata que apresentou interessem em contribuir, o pescador articulou com outros moradores da região para ouvir sobre o trabalho do Tartarugas do Delta. Todos manifestaram grande interesse em colaborar.
Foi realizado um embarque a remo no dia 13 de setembro, esta atividade teve duração de duas horas, além do registro de encalhes de animais mortos encontrados na praia. “Vale ressaltar que este embarque e o bom contato com a comunidade pesqueira do local foi resultado do bom trabalho de sensibilização realizado pela Coordenação Pedagógica do Tartarugas do Delta no início de setembro”, relatou a coordenadora Técnica do projeto, bióloga Werlanne Santana.


*Fonte: Ccom - Tartarugas do Delta.

*Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário