Páginas

5/31/2012

Equipe de TV mostra desova da tartaruga gigante no litoral do PI


Foto: Francisco Brandão/Tartarugas do Delta.
Na noite desta quarta-feira, dia 30, a TV Cidade Verde (emissora afiliada do SBT no Piauí) apresentou em seus telejornais a matéria dos repórteres Carol Porto e Marcelo Fontenele com imagens do comportamento reprodutivo de uma tartaruga de couro de 1m50 só de carapaça.
As imagens foram feitas na praia  da Pedra do Sal em Parnaíba, no litoral do Piauí.
Assista o vídeo:

*Edição: Proparnaiba.com

5/30/2012

Lixão de Parnaíba: Caso de calamidade pública!


Imagem: Proparnaiba
O lixão da cidade de Parnaíba está localizado às margens da BR 402, e trata-se de um problema social, de saúde e um verdadeiro descaso público.
Não há o mínimo de cuidados com o material depositado, onde são jogados todos os tipos de resíduos sólidos que podem causar sérios riscos para os que sobrevivem “do lixo”.  Além disso, os catadores não utilizam nenhum equipamento básico de segurança para executar o seu trabalho, como luvas, máscara e botas.

Entre a grande maioria de catadores, estão mulheres, algumas delas gestantes, crianças e pessoas idosas, que pela necessidade, buscam no lixo o que comer, além de utensílios que possam servir para o uso no dia-a-dia.

De acordo com alguns dos catadores, tudo o que possuem dentro de casa, como também as peças de roupas, objetos que usam, todos são provenientes do lixo.

Parnaíba é uma cidade com o nível de potencial elevado no que diz respeito ao desenvolvimento econômico, mas quem vê a cidade que é conhecida por ter um dos mais belos cartões postais do Nordeste, não imagina a realidade oculta, o destino do lixo doméstico, um desastre que pode ser descrito pelo triste fato de que crianças deixam de estar aproveitando momentos de lazer, para ajudarem os mais adultos na complementação da renda familiar.

O lixo não passa por separação adequada, o que aumentam as probabilidades de que as pessoas que trabalhem no local adquiram algum tipo de doença.
Um dos momentos mais complicados, trata-se do momento onde o caminhão da coleta chega ao local, pois há uma grande disputa na retirada dos sacos de lixo e restos, pois alguns “lutam” pelos melhores materiais.
Além de questões de urgente necessidade, como providências para que esta situação calamitosa se extinga, dando segurança para os catadores, outro ponto importante está ligado à assistência social que diante de tal emergência, precisa integrar as famílias em planos de ações que combatam a miséria.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

5/29/2012

Na Doutrina eu Aprendo, na Doutrina eu me Curo!



Eu recebendo a Estrela
            
Conheci a Doutrina do Santo Daime há três anos, durante um trabalho de Concentração realizado na casa de um amigo na praia de atalaia em Luis Correia. E por laços do destino, lá também estava nosso Dirigente Manoel como convidado. Eu não o conhecia, mas lembro perfeitamente que quando saí do Salão para fazer uma limpeza, ele me acompanhou e ficou me olhando de longe. Mas, na Luz daquela primeira experiência com a Força do nosso Sacramento, tinha uma forte impressão de que ele não era uma pessoa, e sim um espírito desencarnado. De vez enquando lhe pergunto se ele estava lá mesmo...rsrsrs... Senti Paz com sua presença.

Lennon Recebendo a Estrela

Também estavam presentes os Irmãos Dionatan, João, Gisele, Lester e Tereza. Ali eu senti o primor no cantar dos Hinos e na recitação das preces! Recebi a visita de Seres Divinos, tratamento de saúde e muitas curas. Foi o meu primeiro forte, verdadeiro, mágico e fenomenal contato com os poderes da Divindade! Passei sete meses em estado de santidade. Depois caí novamente nas armadilhas do mundo da ilusão e muitos problemas voltaram. Então decidi voltar. Aproximei-me do Irmão Manoel novamente e trilhamos os primeiros passos rumo à organização do Centro. Fizemos Assembleia de Fundação, Estatuto, eleição de Diretoria, instituímos trabalhos de mutirão, contribuição, reuniões, ensaios.
Ernesto recebendo a Estrela
Deus enviou depois grandes Irmãos para esta batalha: Giovana, Bruno e Rafael para juntos trilharmos este caminho toda hora e todo dia e engrossar as fileiras do batalhão composto por Dionatan, Rodrigo, Luis Roberto, João, Carol, Lester, Renata Carvalho, Renata Galvão, Tereza, Thiago Araújo, eu, Lennon, Ernesto, Gisele e Tiago Caldas.
            Eu, Lennon e Ernesto, tomamos a decisão de nos fardar na visita do Padrinho Alfredo ao Céu de Todos os Santos. Não deu certo. Depois nos programamos para o festejo de São José. Não deu certo. O tempo passou e surgiu a proposta de um trabalho conjunto com a Igreja de Teresina. Nossos olhos brilharam, os corações aceleraram, os estudos aumentaram e o trabalho de arrumar o nosso Centro para este grande dia também aumentou e a emoção fluía cada vez mais porque sentimos no íntimo de nossa Alma, que o tão sonhado dia estava para chegar.  Estava escrito no Astral que seria no dia 26 de Maio de 2012, na nossa casa, no Céu da Pedra do sal, coroados e brindados com uma festa do Astral, com um Primor de Formosura, através da presença da Irmandade do Céu de Todos os Santos!
Solenidade de Fardamento

Foi o dia do nosso renascimento! Um presente Divino! Especialmente porque me acompanharam nessa jornada para uma nova vida meus filhos Lennon e Ernesto, fazendo suas próprias escolhas, com seus corações tocados pela Magia da Doutrina. Um momento histórico para o Céu da Pedra do Sal, fazendo uma grande transição na Firmeza do Ponto. A forca e a Luz que os Irmãos do Céu de Todos os Santos trouxeram para a corrente desencadearam fenômenos de Curas e Ensinamentos para nós e muita Prosperidade para o Lugar. Foram várias as presenças espirituais que se apresentaram e se manifestaram, trazendo junto com eles a Magia Curadora de Deus através dos seres Divinos da Floresta. O Padrinho também estava lá!... Eu vi! Senti e Ouvi!... Agora só nos resta seguir na Firmeza do Amor Divinal desta Santa Doutrina, agradecendo sempre ao Divino Pai Eterno, a Jesus Cristo Redentor, a Virgem Soberana Mãe, ao Mestre, ao Padrinho, a todos os Seres Divinos e a toda a Irmandade do Piauí, rogando e pedindo sempre a Deus todo Soberano, para nos livrar de todo o mal e das armadilhas do mundo da ilusão. Vamos seguir, vamos seguir, vamos seguir, porque descobrimos o verdadeiro tesouro, a verdadeira felicidade, que é a busca da Evolução Espiritual. Vamos seguir porque somos Filhos Eternos de Nossa Senhora! Vamos seguir porque hoje nós sabemos que NA DOUTRINA A GENTE APRENDE! NA DOUTRINA A GENTE SE CURA!

Batalhão Masculino

Céu de Todos os Santos no Comando do Trabalho

Musicalidade do Batalhão Feminino (Vanessa Puxadora  - Céu de Todos os Santos)

Padrinho Merirmão do Céu de Todos os Santos e Padrinho Manoel do Céu da Pedra do Sal



Comunidade pesqueira do litoral apresenta Carta Proposta em evento


Cajueiro da Praia. Foto: Proparnaiba.com
projeto “Gestão de Pesca” irá realizar no dia 1 de junho o Encontro de Apresentação da Carta Proposta de Pescadores e Marisqueiras do Estuário Timonha-Ubatuba CE/PI e contará com a participação de pescadores, marisqueiras e instituições diversas.
O evento será realizado no município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí, no Salão Paroquial em frente à igreja matriz.
O projeto denominado Sensibilização de Pescadores/as para a Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros no Estuário dos rios Timonha e Ubatuba (PI/CE), conta com a parceria da APA Delta do Parnaíba, Centro Mamíferos Aquáticos/PI, ICMBio, Comissão Ilha Ativa (CIA) e AQUASIS, ONGs do Piauíe Ceará, com apoio do Projeto Manguezais do Brasil (PNUD) e da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. O mesmo teve início no final de 2010, a partir de reuniões realizadas com pescadores das colônias Z-6, de Barra Grande (Cajueiro da Praia/PI), Z-23, de Bitupitá (Barroquinha/CE) e Z-24, de Chaval/CE.
A Carta Proposta, que será apresentada no encontro, representa o produto final do projeto e contêm os resultados obtidos no desenvolvimento e objetivos como o ordenamento e zoneamento da pesca, a melhoria na vida e renda do pescador, capacitações e pesquisas que estão diretamente envolvidas com as atividades pesqueiras.
Programação:
  • 8:30 – Credenciamento dos participantes.
  • 9:00 às 12:30 – Atividades: História do Projeto / Apresentação Carta Proposta e Formação Grupos de Trabalho.
  • 12:30 – Agradecimentos e Encerramentos dos trabalhos.
  • 13:00 – Almoço.
  • 15:00 – Dança Circular - Festividades.
  • 17:00 – Encerramento.
Edição e foto: Francisco Brandão/Proparnaiba.com

5/28/2012

Tartaruga gigante é flagrada desovando em Barra Grande


Foto: Proparnaiba.com
O pescador Francisco das Chagas do Nascimento Soares de 65 anos de idade é colaborador ambiental do Projeto Tartarugas do Delta na comunidade Barra Grande, município de Cajueiro da Praia.
Ele relatou ao Proparnaiba que ao sair de sua residência na madrugada desta quinta-feira (24) para fazer sua caminhada diária na praia, se deparou por volta das 4h em frente a sua residência na orla marítima da comunidade com uma tartaruga-de-couro gigante.
O animal mediu 1 metro e 72 centímetros. Segundo os biólogos do Projeto Tartarugas do Delta, essa espécie de tartaruga marinha é a mais ameaçada de extinção. ‘Seu Chagas’, como é popularmente conhecido, disse que foi algo jamais visto em toda a sua vida e ficou impressionado com o tamanho do animal.
- O pessoal do projeto disse que esta época é o período da desova das tartarugas, mas durante o tempo que moro aqui na localidade, nunca havia apreciado uma cenatão impressionante como a que presenciei – revela o pescador.
Chagas disse que seguiu o procedimento orientado pelos biólogos do Tartarugas do Delta e ficou de prontidão até o término da desova da tartaruga que durou cerca de 3 horas para garantir que nada atrapalharia a postura da fêmea, nem seu retorno ao mar.
O fato chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local que se aproximaram para observar aquela cena rara da natureza. Segundo informações colhidas por seu Chagas, alguns pescadores afirmaram que há outros ninhos de tartaruga na praia e que já presenciaram vários filhotes na beira mar.
A preocupação maior dos moradores hoje é com a circulação desordenada de carros na praia que pode causar vários impactos ambientais, além de afetar com a preservação dos animais que se utilizam da praia no processo reprodutivo.
A bióloga Werlanne Magalhães que é coordenadora Técnica do Projeto Tartarugas do Delta, disse que este é o quinto registro de tartaruga-de-couro desta temporada no litoral do Piauí e a subida de fêmeas para desova deve acontecer até o mês de junho nas praias da região.
Marcos Cazuza/Proparnaiba.
Imagens: Marcos Cazuza e Francisco Chagas/Proparnaiba.com

5/25/2012

Porto de Luiz Correia:"Pedregulho que enfeiou a Praia de Atalaia"


Foto: Proparnaiba.com
Na opinião do contador parnaibano Benedito Gomes, vice- presidente municipal do PMDB, continuar falando em Porto de Luís Correia como uma obra viável para os próximos anos, é puro blefe, demagogia de quem tenta enganar a população.
“O que temos alí é apenas um pedregulho, que acabou com a beleza da Praia de Atalaia”, destaca.
Para ele, quando o ex-governador Alberto Silva repassou a administração do Porto para uma empresa do Ceará “era para ver o Estado livre desse Abacaxi. Alberto Silva era um homem de visão e sabia que aquilo não tinha futuro”, diz.
Não é a primeira vez que Benedito Gomes se posiciona contra a forma como os políticos tratam a questão Porto e agora igualmente estão tratando a Z.P.E: “Estão jogando dinheiro no mar já há bastante tempo. Agora, com essa história de Z.P.E., começaram a jogar dinheiro no mato.Ora, se não temos um quilo de arroz para exportar, por que vamos gastar milhões como Zona de Exportação?”
Manter na mídia temas como Porto, Z.P.E e uma porção de outras obras inacabas, para Benedito Gomes só servem com fontes de renda para uns e votos para outros. “Este ano vou colocar carro de som nas ruas, pedindo ao povo de Parnaíba que não vote no político que vier prometendo Porto e Z.P.E, porque é mentira pura”, enfatiza.
Explicando os fatos
“Um Porto necessita de uma área de  no mínimo 50 hectares, com a maior parte concretada, para o tráfego e estacionamento de carretas, guindastes, carros, caminhões, armazéns, galpões, etc.O pedregulho de Luís Correia não dispõe de um único hectare.Porto do Piauí  já está passando de sonho a pesadelo, explica o peemedebista. “O Piaui não produz nem o abastecimento interno, comparada com as cidades do mesmo porte. Até a década de 60 toda a produção agrícola e extrativa de até 100 kms das margens do rio Parnaíba vinha para cá, pelo trasporte fluvial.Foi o apogeu do Moares S/A e de outros.Por onde andam? Parnaíba em termos de indústria parou no tempo”, completa Benedito.
Para ele o Piauí não possui nem o abastecimento interno. Com relação à soja e ao minério, produzidos no Sul do Estado, tudo será trasportado para o Porto de Saupe, em Pernambuco e do Pecém, no Ceará. Portanto, o pedregulho da praia de Luiz Correia não tem nenhuma utilidade.
Otimismo e realista
Para Benedito Gomes, “nem nossos filhos, tão pouco nossos netos vão ver um navio de Porte médio atracando em Luiz Correia. Um navio desse portetem 15 metros de calado (do nível da água para baixo). Em Luiz Correia a profundidade é de 8 metros, com variação da maré  de 2,5, chegando-se, portanto a 10 metros e meio. É impossível”.
Ele acredita que 90 por cento da população de Parnaíba é da mesma opinião que ele, porém fica calada, esperando dias melhores que virão, “não com o Porto e nem com Z.P.E”.
Sobre o que os políticos afirmam, de unir Porto, aeroporto e Z.P.E, num grande casamento, pelo progresso do Piauí, Benedito reage peremptoriamente:” Isso não dará casamento, no máximo um triângulo amoroso, com a sobrevivência, talvez, do aperoporto, apenas. A Z.P.E é “natimorta”, estão jogando dinheiro no mato. A Federação das Indústrias do Estado do Piauí é que deveria ter promovido o desenvolvimento da região, afinal, está nas mãos dos parnaibanos desde a sua fundação.mas não fez, sequer, o dever de casa”, diz. E finaliza:”Falam desses empreendimentos como grandes obras...são grandes, sim, no deperdício e na caça de votos. Em nada contribuem para o progresso da região. E não é que eu seja pessimista, pelo contrário, sou otimista, porém vendo a realidade.E não me curvarei dainte de desmandos”.
Bernardo Silva para o Proparnaiba.com

5/23/2012

Luis Carlos do PSOL é o menos rejeitado dos candidatos independentes.

Luis Carlos em contato com eleitores
Os pré-candidatos a Prefeito de Luis Correia, que assumem a posição de independência em relação aos grupos tradicionais do Município, aparecem em pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública (amostragem) - Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, o resultado revelou que o pré-candidato Luis Carlos do PSOL, tem a menor rejeição dentre os candidatos independentes com índice de 11,33%. Os nomes com maior rejeição são os de Antonio Veras do PV com 17% e Zequinha Machado do DEM com 15,33%. A pesquisa foi realizada nos dias 05 e 06 de maio com 300 pessoas a partir dos 16 anos de idade residentes em bairros e povoados rurais de Luis Correia. 
O nome de Luis Carlos não foi posto nas intenções de voto estimuladas (quando o entrevistador apresenta os nomes dos candidatos para o eleitor escolher). Na pesquisa de intenções de voto espontânea (quando o entrevistador não apresenta nenhum nome ao eleitor), os números revelam que 57,33% dos eleitores de Luis Correia não sabem em quem vão votar.

Fonte: Jornal Meio Norte.

OBRA DE FICÇÃO EM LUIS CORREIA: Reforma de escola para se ver em novela da Globo



Vista da proximidade da Lagoa do Sobradinho(Imagem:Reprodução)

O povo que saber onde foi parar tanto dinheiro na reforma.

O povoado Sobradinho, localizado no município de Luis Correia, ficou famoso depois de serem gravadas cenas da novela Cheias de Charme da Rede Globo. Agora famoso mesmo foi a reforma da Unidade Escolar Antônio Oliveira que fica no referido povoado, feita pela Secretaria Municipal de Educação pelo valor de R$ 58.096,02 (cinqüenta oito mil, noventa seis reais  e dois centavos). 

A população local ficou sem acreditar no valor da reforma e acreditam que a mesma só pode ter sido coisa de novela. Novela da Rede Globo.

Edição Blog do Pessoa 

Acusado de liderar o tráfico em Luís Correia é preso pela PM


Fotos: Costa Norte.
O homem acusado da polícia de ser o maior traficante de drogas do município de Luís Correia, litoral do Piauí, foi preso pela Polícia Militar por força de um mandado de prisão preventiva na manhã desta terça-feira (22) no bairro Nossa Senhora da Conceição.
Jean Galvão da Silva, 24 anos, conhecido “Neguinho da Pedra” ou “Neguinho da Marinete” é acusado da polícia de tentativa de homicídio e de tráfico e drogas. Ele e seu suposto comparsa Antonio Neilton da Silva, 21 anos, foram recolhidos à delegacia. A polícia apreendeu ainda facas e facões.
O cumprimento da prisão foi resultado da ação de policiais militares lotados na Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR) sob comando do capitão Valdeci Galeno. Por eles foram feitas algumas investigações que deram base à prisão.
Jean Galvão da Silva, o “Neguinho da Pedra”, estava sendo investigado pela polícia. O delegado Ramon Portela solicitou a prisão do acusado após uma tentativa de homicídio contra o jovem Edésio Jorge Filho que foi alvejado a tiros no dia 22 de abril, no centro da cidade, e ficou tetraplégico. A vítima teve que ser transferida para Teresina. Ainda pesam as acusações de tráfico de drogas. Os dois homens presos ficaram recolhidos na delegacia de Polícia Civil em Luís Correia.
Daniel Santos/Costa Norte.
Edição: Proparnaiba.com

5/21/2012

Areia atrapalha passagem de carros e pedestres na Orla de LC


Imagem: Proparnaiba
Na Avenida Antonio José de Moraes Souza, que compreende toda a extensão da Orla de Atalaia, em Luís Correia, tem por vários pontos um grande acúmulo de areia tanto em cima dos calçadões, como no meio da pista, o que dificulta tanto na passagem  de pedestres como a de automóveis.
A prefeitura do município de Luís Correia é a responsável pela limpeza da avenida, mas o ultimamente não tem o feito, já que é visível o montante espalhado ao longo da orla.

A falta de estrutura e incentivo ao turismo são grandes problemas de Luís Correia, principalmente no que diz respeito às áreas praianas, pois não possuem atrativos para os turistas. Portanto a deficiência aumenta, com a falta de requisitos necessários para manter o lugar como um “cartão postal”, como a limpeza das principais vias de acesso.

Um dos pontos com maior quantidade de areia está próximo ao restaurante do prefeito Francisco Araújo Galeno, o Kim do Caranguejo. Nem o fato do mesmo ter um estabelecimento no local faz com que a situação seja diferente.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

5/18/2012

Sem água encanada, Cajueiro é abastecida com carro-pipa


O prefeito de Cajueiro da Praia, Givaldo Albuquerque, informou que o principal problema da cidade é a falta de água. Para combater as constantes quebras de fornecimento, o gestor afirma que carros-pipa vão buscar o recurso na cidade cearense de Chaval.<--break->
Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com
 
“Temos uma promessa de que a Agespisa irá construir uma adutora que vai levar água de Parnaíba para a cidade de Cajueiro da Praia. Enquanto isso não ocorrer continuaremos pegando água no município do Ceará”, disse o gestor.
Além de prejuízos para a população, as constantes faltas de água também somam danos para a economia local da cidade que está situada à 384 quilômetros de Teresina. Cajueiro da Praia sobrevive basicamente do turismo.
 
 
“Vivemos principalmente do turismo e estamos sendo prejudicados porque as pessoas estão deixando de nos procurar porque quase sempre a cidade está sem fornecimento de água”, explica o prefeito.
 
Outra situação que vem preocupando a gestão municipal é que criadores de gado estão vendendo os animais a baixos preços porque não conseguem manter os pequenos rebanhos devido a falta de água.
 
 
“Os pequenos criadores também estão sofrendo. Os açudes não estão dando conta de manter o rebanho que temos. Os criadores estão vendendo o gado a um preço muito baixo, que não dá para sustentar os pequenos criadores”, explicou Givaldo Albuquerque.
Os carros-pipa com destino a Cajueiro da Praia são responsáveis pela subsistência de aproximadamente 500 famílias.
 
Lívio Galeno/Cidadeverde.com
Edição: Francisco Brandão/ Proparnaiba.com

5/16/2012

Quase 300 Kg: empresariado e comunidade atuam em limpeza de praia


O Projeto Tartarugas do Delta realizou na manhã desta terça-feira, dia 15, sua 3ª ação de limpeza de orla marítima do semestre, desta fez a atividade aconteceu na Praia do Itaqui em Luís Correia.
E contou com a participação de alunos e professores do 6º ano da Escola Carmosina Rocha, localizada no Coqueiro da Praia
.
Nesta ação os voluntários foram divididos em equipes formadas por cinco pessoas e a equipe que mais recolheu lixo durante o trabalho recebeu uma cesta básica.
- Iniciamos na Praia do Itaqui em direção ao Arrombado e contamos com a grata colaboração do empresário Gustavo Rodrigues da Vila Itaqui que nos cedeu alguns funcionários de sua pousada para ajudar na coleta do lixo e ainda ofereceu um lanchepara os participantes ao final da ação. Essa participação da comunidade local, juntamente com os empresários da região faz parte das nossas intenções de integração na causa ambiental – afirmou a coordenadora de Educação Ambiental do Tartarugas do Delta, bióloga Francinalda Rocha.
A limpeza de praia começou às 7h30 e durou cerca de duas horas, percorreu pouco mais de um quilômetro da orla e recolheu 129 kg de lixo não reciclável, 126 kg de plástico; 34 kg de vidro e 3 kg de metal, totalizando 292 quilos de lixo retirados da praia. Segundo os técnicos do projeto patrocinado pela Petrobras através do ProgramaPetrobras Ambiental, a renda conseguida com a venda do lixo reciclável será destinada à Escola Carmosina Rocha.
Ccom Tartarugas do Delta.
Edição: Francisco Brandão/Proparnaiba.com

5/15/2012

Anelisa dispara contra os professores do município


 Anelisa de Brito Vaz

A Ilustríssima Secretária de Educação e Cultura do município de Luís Correia, Anelisa Brito, revoltada com o vazamento da notícia dos seus indicados ao PARFOR, dispara num blogzinho do “assessor de imprensa” do prefeito, a seguinte declaração: “... É muito engraçado ao invés de ficarem (professores) felizes com o aumento dado pelo prefeito, ficaram com raiva por que não conseguiram fazer a BADERNA que PRETENDIAM”.
      Baderneiros, Ilustríssima Secretária, são algumas pessoas que se dizem graduadas, e que numa simples declaração comete erros gritantes de português, bem como, tenta induzir os leitores a idiotices, através de falácias que subestimam o intelecto daqueles que combatem a corrupção de gestões toscas e mentirosas, como vemos atualmente por aí.
      Em sua malograda declaração, a Secretária afirma também, que: "Primeiro lugar qual quer pessoa pode fazer sua pré-inscrição de sua casa, lan house ou em qual quer outro local com serviços de internet, inscrição esta que amplamente foi divulgada nas emissoras de televisão, internet e outros meios de comunicação. Quem não fez foi por que não teve interesse". Tal afirmativa nos faz pensar que a  Secretária de Educação desconhece suas funções básicas junto ao PARFOR. Pois sabemos que na pré-inscrição, a plataforma redireciona o candidato a uma área restrita, que somente com a autorização da Secretária, são gerados os dados conclusivos e efetivada a presença do citado no curso pretendido, ou seja, havendo vagas o candidato se inscreve, e somente ingressa com a validação da Secretaria de Educação.
      E disse Anelisa: "E por fim, acho ainda que se precipitam ao divulgar esta noticia por que eu sequer fiz a minha inscrição na UESPI". Mais uma vez, a citada demonstra desconhecer até mesmo as restrições das leis vigentes do PARFOR, pois o cargo de Secretária Municipal de Educação exercido por Anelisa Brito é administrativo, e o programa é bem claro, quando diz que: “O objetivo principal do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, por meio da implantação de turmas especiais, EXCLUSIVAS PARA OS PROFESSORES EM EXERCÍCIO”.  Pelo Município a Ilustríssima Secretária não poderia ingressar!
     Gostaria de saber se existem pessoas que não são professores e mesmo assim foram inseridas por Vossa Senhoria no PARFOR, porque “sonhei e filho” que além de tudo isso, na prefeitura de Luiz Correia, até vigia é professor. Sem falar que, pessoas não graduadas e até mesmo sem o ensino médio completo, estariam lecionando nas escolas municipais, isso seria verdade? Se precisar tenho uma lista de nomes que posso expor na imprensa, no intuito de ajudá-la. Quer?

Vejamos simplificadamente como funciona o PARFOR: http://capes.gov.br/educacao-basica/parfor

Por: Francisco das Chagas

Cadê a água, energia e esgotamento sanitário do litoral?

Add caption

Pelo menos três grandes empreendimentos hoteleiros (de investidores espanhóis, alemães e brasileiros) aguardam, no litoral piauiense, a realização de obra básica para suas instalações, implantações: uma adutora. As Prefeituras de Parnaíba, Luiz Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, bem como o Governo do Estado, são cientes que é obra pública comezinha, basilar para o desenvolvimento da região.
Sem água não dá. Outro empecilho, entrave é a ausência de energia elétrica (suficiente) nestas cidades.  [A conclusão da obra de esgotamento sanitário, essencial para implantação dos hotéis é outra que nem se fala mais]. Nosso temor é que empresas que adquiriram imóveis no litoral desistam de trazer seus negócios para o Estado em face da ausência de infraestrutura. Aliás, esta novela, os entendidos de Piauí, já conhece. 

Jornal da Parnaíba com informações de Charlles Max/Cidade Verde

Culinária do litoral estará representada no Piauí Sampa 



Durante 8ª edição do Piauí Sampa, que será realizado entre os dias 21 e 27 de maio, no shopping Eldorado, em São Paulo, os sabores do Piauí também estarão presentes.

No coquetel de abertura do evento, que acontecerá no dia 21 de maio às 11h00, serão servidas receitas a base da carne de caju como consumê, canapés, pães, barquetes e miniquiches, além de paçoca, Maria Izabel e escondidinho de macaxeira com carne de sol. Da culinária do litoral piauiense será servido camarão empanado, caranguejo ensopado e creme de camarão.

“Teremos também sucos das frutas tropicais produzidas no Ditalpi como acerola, manga, caju e goiaba, além de frutas desidratadas, castanha e cajuína, que é o suco de caju clarificado”, destaca a analista do Sebrae no Piauí, Ceres Rebelo.

Mas não é só na abertura do evento, que os produtos do Ditalpi terão espaço. Durante todo o período da mostra serão realizadas degustações dos sucos, principalmente a acerola orgânica produzida em larga escala por produtores do Ditalpi.

Os Distritos Irrigados dos Tabuleiros Litorâneos, Ditalpi, tem 5.985 hectares de área plantada, nas quais são cultivadas frutas de forma orgânica.
 
Jornal da Parnaiba
Edição: Thiago Pires/ Proparnaiba