Foto: Proparnaiba.com
Chagas disse que seguiu o procedimento orientado pelos biólogos do Tartarugas do Delta e ficou de prontidão até o término da desova da tartaruga que durou cerca de 3 horas para garantir que nada atrapalharia a postura da fêmea, nem seu retorno ao mar.
O fato chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local que se aproximaram para observar aquela cena rara da natureza. Segundo informações colhidas por seu Chagas, alguns pescadores afirmaram que há outros ninhos de tartaruga na praia e que já presenciaram vários filhotes na beira mar.
A preocupação maior dos moradores hoje é com a circulação desordenada de carros na praia que pode causar vários impactos ambientais, além de afetar com a preservação dos animais que se utilizam da praia no processo reprodutivo.
A bióloga Werlanne Magalhães que é coordenadora Técnica do Projeto Tartarugas do Delta, disse que este é o quinto registro de tartaruga-de-couro desta temporada no litoral do Piauí e a subida de fêmeas para desova deve acontecer até o mês de junho nas praias da região.
Marcos Cazuza/Proparnaiba.
Imagens: Marcos Cazuza e Francisco Chagas/Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário