Páginas

5/30/2012

Lixão de Parnaíba: Caso de calamidade pública!


Imagem: Proparnaiba
O lixão da cidade de Parnaíba está localizado às margens da BR 402, e trata-se de um problema social, de saúde e um verdadeiro descaso público.
Não há o mínimo de cuidados com o material depositado, onde são jogados todos os tipos de resíduos sólidos que podem causar sérios riscos para os que sobrevivem “do lixo”.  Além disso, os catadores não utilizam nenhum equipamento básico de segurança para executar o seu trabalho, como luvas, máscara e botas.

Entre a grande maioria de catadores, estão mulheres, algumas delas gestantes, crianças e pessoas idosas, que pela necessidade, buscam no lixo o que comer, além de utensílios que possam servir para o uso no dia-a-dia.

De acordo com alguns dos catadores, tudo o que possuem dentro de casa, como também as peças de roupas, objetos que usam, todos são provenientes do lixo.

Parnaíba é uma cidade com o nível de potencial elevado no que diz respeito ao desenvolvimento econômico, mas quem vê a cidade que é conhecida por ter um dos mais belos cartões postais do Nordeste, não imagina a realidade oculta, o destino do lixo doméstico, um desastre que pode ser descrito pelo triste fato de que crianças deixam de estar aproveitando momentos de lazer, para ajudarem os mais adultos na complementação da renda familiar.

O lixo não passa por separação adequada, o que aumentam as probabilidades de que as pessoas que trabalhem no local adquiram algum tipo de doença.
Um dos momentos mais complicados, trata-se do momento onde o caminhão da coleta chega ao local, pois há uma grande disputa na retirada dos sacos de lixo e restos, pois alguns “lutam” pelos melhores materiais.
Além de questões de urgente necessidade, como providências para que esta situação calamitosa se extinga, dando segurança para os catadores, outro ponto importante está ligado à assistência social que diante de tal emergência, precisa integrar as famílias em planos de ações que combatam a miséria.

Tacyane Machado para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário