Páginas

11/26/2010

V Festival do Caranguejo começa na Ilha nesta sexta

Começa nesta sexta feira, na Ilha Grande do Piauí, o 5º Festival do Caranguejo, uma promoção da Associação de Caranguejo Delta Uçá, com o apoio de parceiros como o Sebrae, CIA (Comissão Ilha Ativa), governo do Estado, dentre outros.
       Embora a prefeita do município, Joana Darc Machado, tenha negado apoio da administração municipal para o evento,  “a comunidade se mobilizou, convocada pela Associação dos Catadores, e a festa vai acontecer”, conta um dos integrantes da Comissão Organizadora do evento que pediu reserva do nome.
       Segundo esta fonte, a prefeitura fez um projeto orçado em 81 mil reais para os preparativos do festival. E a prefeita  Joana citou as dificuldades financeiras do município para não ajudar na realização do evento. “Mas com apenas 14 mil vamos realizar toda a programação organizada pela prefeitura, com exceção das bandas que vamos optar por artistas e grupos locais”, disse.
      Segundo os organizadores, o  apoio financeiro vem sendo conseguido junto a empresários, que ajudariam muito mais se fosse uma solicitação da prefeitura. “Não verdade houve foi falta de vontade da prefeitura”,  comentam.
      A importância do festival do caranguejo para a comunidade da Ilha é muito grande, principalmente por se tratar de um período em que quem trabalha com gastronomia e artesanato tem nesse período uma garantia de renda extra para este período de final de ano.
Da programação:
Dia 26 - manhã e tarde - roteiros turísticos internos e visita ao Delta do Parnaíba.
Das 17 às 24 horas: Feira de gastronomia, artesanato, confecção e Turismo de Ilha Grande; Exposição fotográfica. LOCAL: Sede da Colônia de Pescadores.
18 horas: MPB com Gildinho;
Das 20 às 24 horas: Banda Tomas Rock, apresentações culturais dos grupos Mandacaru, Carimbó, Pastorinhas, Rap Raiz WLMC; às 21 horas, Teófilo Lima e CIA; e das 24 horas Às 4 da manhã, Show com Forró Pé na Jaca.
Dia 27 - manhã e tarde - roteiros turísticos internos e visita ao Delta do Parnaíba.
Das 12 às 17 horas: Consumo de caranguejo toque-toque, com música ao Vivo. LOCAL:Centro de Morros da Mariana; atividades recreativas e esportivas na Praça N.S. da Conceição e no Porto dos Morros; das 17 às 24 horas: Feira de Gastronomia, Artesanato, Confecção e Turismo da Ilha; Exposição fotográfica. Local: Sede da Colônia dos Pescadores. E ainda: atrações musicais diversas,inclusive escolha da Musa do Festival do Caranguejo,  encerrando com show da banda Gibão de Couro.
Dia 28 - manhã e tarde: Roteiros turísticos internos e visita ao Delta do Parnaíba
A partir das 9 horas; Maratona masculina e feminina; passeio ciclístico, VII Regata de Canoas, Música ao vivo com Farias e Banda. LOCAL: Porto dos Tatus.
Das 12 às 17: Consumo de caranguejo, com música ao vivo. LOCAL: Porto dos Morros; Atividades recreativas e esportivas,  na Praça N. S da Conceição e no Porto dos Morros.
Das 17 às 24 horas:  Feira de Castronomia, artesanato, confecção e turismo de Ilha Grande; Apresentações culturais: grupo de Capoeira Arte Brasil, Teatro e Dança, apresentação de teatro.
21 horas; Show de Aline Bacelar
Das 22 às 24 horas - Banda Nativos Rasta
Das 24 horas às 4 da manhã: Show musical com a Banda Calor de Verão.

* Fonte: proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário